O que é bom para cobreiro

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Ouça este artigo:

O Herpes Zoster (HZ), conhecida como cobreiro, é uma doença de pele muito comum, principalmente em idosos e indivíduos imunocomprometidos, como indivíduos infectados pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), pessoas transplantadas e pacientes oncológicos que fazem quimioterapia para o tratamento do câncer, causada pelo herpes vírus Varicela-Zoster (VVZ), o mesmo que provoca a varicela (catapora).

O HZ é causado pela reativação do vírus da varicela. O vírus permanece inativo em um gânglio da medula espinhal e em algum momento pode ser reativado. Ou seja, apenas quem já teve a catapora vai desenvolver a cobreiro. Mesmo aqueles indivíduos que não apresentaram a catapora sintomática, mas entraram em contato com o vírus. Agora, quem nunca teve a catapora e entrar em contato com o cobreiro, primeiramente vai desenvolver a catapora, pois ela é a manifestação primaria do vírus.

Sintomas

Quando o vírus é reativado, ele segue o caminho de um nervo, como ele está em um gânglio, vai para o nervo correspondente, por essa razão, assim como a catapora, aparecem bolhas de água, mas nesse caso apenas de um lado do corpo. As regiões mais afetadas incluem da coluna até a área frontal da barriga ou do tórax, ainda podem ocorrer bolhas e feridas no rosto, nos olhos, na boca e nas orelhas. Em geral, as vesículas se distribuem ao redor da cintura. O nome da doença em inglês é shingles, do latim cingulum, que significa cinto.

Existe um mito muito difundido de que se a pessoa infectada por cobreiro tiver as bolhas ou feridas completando a volta inteira no corpo, ela morre. Essa informação não procede. Como foi dito, o vírus segue o caminho de um nervo, e por isso costuma aparecer apenas de um lado do corpo, mas apesar de raro, pode acontecer das bolhas aparecerem nos dois lados.

Os principais sintomas incluem muita dor no local atingido, vermelhidão, formigamento, inchaço, febre e após aproximadamente três dias surgem bolhas. As feridas somem em média em 10 dias, mas podem durar até 21 dias. Existem complicações mais sérias associada a infecção, como a dor permanecer por tempo prolongado, que ocorre quando os nervos são danificados após uma crise de cobreiro, conhecido como nevralgia (inflamação crônica do nervo) e caso a lesão ocorra no nervo da face, podem ocorrer a diminuição da audição, alterações nos olhos e até paralisia facial.

Transmissão

Assim como a varicela, a transmissão ocorre pelo contato direto, pessoa-pessoa, através do contato com as secreções produzidas pelas bolhas do indivíduo infectado. O cobreiro pode aparecer em situações de estresse, exposição solar, ou alguma baixa no sistema imunológico.

Tratamento

O tratamento é baseado em medicações antivirais, como o Aciclovir, que ataca o vírus e progressivamente vai eliminando os sintomas. É necessário evitar o contato com as feridas de pessoas infectas. Existem também uma eficiente vacina para o HZ, que é a mesma vacina da catapora, mas com maior quantidade do agente imunizante.

Bibliografia:

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. -8. ed.-Porto Alegre: Artmed, 2005.

PORTELLA, A.V.T., et al. Herpes-zóster e neuralgia pós-herpética. Rev. dor vol.14 no.3 São Paulo July/Sept. 2013

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/cobreiro/

Baixe em PDF

Baixe em PDF

O herpes zoster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma erupção cutânea angustiante causada pelo vírus varicela-zóster. Este é o mesmo vírus que causa a catapora. Depois que uma pessoa teve catapora, o vírus permanece no corpo. Normalmente, ele não causa problemas; no entanto, ele reaparece ocasionalmente, causando bolhas desagradáveis chamadas de herpes zoster. O artigo a seguir descreverá os tratamentos para cobreiros.

  1. O que é bom para cobreiro

    1

    Conheça os sintomas comumente associados com cobreiros. Depois que uma pessoa pega o vírus da catapora, ele pode permanecer no organismo, muitas vezes resultando em surtos de erupção cutânea e bolhas. Os sintomas mais comuns são:

    • Dor de cabeça.
    • Sintomas similares aos da gripe.
    • Sensibilidade à luz.
    • Prurido, irritação, formigamento e dor, onde uma erupção cutânea começa a se desenvolver, mas apenas em um dos lados do corpo.

  2. O que é bom para cobreiro

    2

    Entenda que existem três fases associadas com cobreiros. Conhecer os sintomas de cada fase pode ajudar o seu médico a avaliar a melhor forma de tratamento.

    • Fase 1 (antes da erupção): comichão, formigamento, dormência ou dor desenvolvem-se na zona onde a erupção eventualmente aparecerá. Diarreia, dor de estômago e calafrios (geralmente sem febre) acompanham esta irritação dérmica. Seus nódulos linfáticos podem se tornar sensíveis ou inchados.
    • Fase 2 (erupção cutânea e bolhas): a erupção vai se desenvolver em um dos lados do corpo, criando, eventualmente, bolhas. O líquido das bolhas é de coloração clara no início, escurecendo gradativamente. Se uma erupção se desenvolver ao redor dos olhos, consulte um médico imediatamente. Em alguns casos, as bolhas provocarão alguma dor.
    • Fase 3 (após a erupção e bolhas): a dor pode se desenvolver na área afetada pela erupção. Esta dor é chamada de neuralgia pós-herpética (NPH), e isso pode durar algumas semanas ou até mesmo anos. A NPH está associada à sensibilidade extrema, dor crônica, bem como com sensação de dor ou ardor.[1]

  3. O que é bom para cobreiro

    3

    Descubra se você tem maior risco de contrair cobreiros. Quem usa imunossupressores, como corticoides, após uma cirurgia está no grupo de risco. O mesmo vale se você sofre das seguintes condições:

    • Câncer.
    • Linfoma.
    • HIV.
    • Leucemia.

    Publicidade

  1. O que é bom para cobreiro

    1

    Consulte um médico assim que puder. Quanto mais cedo o profissional fizer um diagnóstico, melhor (o autodiagnostico não é recomendado). Pacientes que iniciam um tratamento dentro de três dias após os primeiros sintomas têm melhores resultados do que os que esperam mais de três dias para iniciar o tratamento.

  2. O que é bom para cobreiro

    2

    Converse com o médico sobre o tratamento da erupção e da dor. A maioria dos tratamentos não é muito elaborada. Eles envolvem o tratamento dos sintomas da erupção enquanto controlam a dor do paciente. O profissional de saúde pode pedir que você tente o seguinte:

    • Um medicamento antiviral, como o Zovirax ou Fanciclovir, para aliviar a dor da erupção e evitar que ela se prolongue.
    • Anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, aspirina ou paracetamol para controlar a dor.
    • Certos antibióticos tópicos para prevenir a infecção e proliferação de quaisquer bolhas ou erupção.

  3. O que é bom para cobreiro

    3

    Consulte novamente o médico se a dor persistir, mesmo depois de as bolhas sumirem. Ele pode diagnosticar a neuralgia pós-herpética (NPH). A fim de tratar essa condição crônica, que atinge 15 de cada 100 pacientes, ele pode receitar:

    • Antidepressivos (a NPH é muitas vezes associada à depressão, já que certas atividades diárias tornam-se dolorosas ou difíceis de serem realizadas).
    • Anestésicos tópicos, incluindo benzocaína e emplastros de lidocaína (disponíveis apenas mediante prescrição médica).
    • Anticonvulsivantes, pois alguns estudos mostram que essas drogas podem ajudar no combate à dor crônica do nervo.
    • Opioides, como a codeína, para ajudar a reduzir a dor crônica.

  4. O que é bom para cobreiro

    4

    Prepare alguns tratamentos caseiros para lidar com o cobreiro mais facilmente. Embora nunca deva deixar de tratar essa condição com um médico, há uma série de coisas que você pode fazer em casa para combinar com o tratamento médico. Tais incluem:

    • Não cubra ou coce demais a erupção ou bolhas. Deixe-as arejadas, mesmo que elas criem uma crosta. Se a dor o impedir de dormir, cubra a erupção com um curativo.
    • Aplique compressas geladas sobre o local afetado durante dez minutos, com intervalos de cinco minutos, durante várias horas. Depois, dissolva um pouco de acetato de alumínio em água e aplique com uma compressa úmida sobre a erupção.
    • Faça uma pomada em uma farmácia de manipulação. Peça para misturarem: 78% de loção de calamina com 20% de álcool, 1% de fenol e 1% de mentol. Aplique este bálsamo sobre as bolhas até que elas comecem a descascar.

  5. O que é bom para cobreiro

    5

    Preste atenção em um eventual agravamento de sua condição. O cobreiro, em alguns casos, causa complicações em longo prazo. Você deve ficar atento aos seguintes cenários se estiver lidando com cobreiro ou NHP:

    • A disseminação da erupção em partes grandes do seu corpo. Esta condição é chamada zoster disseminado e pode afetar os órgãos internos, bem como as articulações. O tratamento de zoster disseminado geralmente envolve medicamentos antibióticos e antivirais.
    • A propagação da erupção no rosto. Essa variante é chamada herpes zoster oftálmico e ameaça a visão, se não for tratada. Consulte o seu médico ou oftalmologista rapidamente se você notar o cobreiro espalhando-se pelo seu rosto.

    Publicidade

  1. O que é bom para cobreiro

    1

    Decida se quer tomar a vacina contra cobreiros. Se já tiver sido exposto à varicela e estiver preocupado com a possibilidade de contrair cobreiro ou quiser diminuir a intensidade dos sintomas, considere ser vacinado. Adultos com mais de 60 anos, que tiveram ou não catapora, devem tomar a vacina contra o herpes-zoster.

    • Pessoas mais novas que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar esta vacina, optando, em vez disso, pela vacina contra a catapora.

  2. O que é bom para cobreiro

    2

    Evite o contato com pessoas infectadas. Aqueles que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar contato com pessoas que têm um surto de qualquer um dos dois. As bolhas são contagiosas e devem ser evitadas; a exposição ao fluido das bolhas pode causar o desenvolvimento de uma, ou das duas, condições mais tarde.

    • O cobreiro é mais comum em pessoas com mais de 50 anos do que em pessoas mais jovens. Pessoas com mais de 50 devem ficar especialmente atentas ao cobreiro.

    Publicidade

  1. O que é bom para cobreiro

    1

    Tome um banho frio. A temperatura da água vai aliviar a dor e o desconforto causado pelo cobreiro. Tome cuidado para não deixar a água fria demais! Sua pele reagirá a qualquer temperatura extrema, causando ainda mais dor. Quando terminar, seque-se completamente com uma toalha quente.

    • Você poderia fazer um banho de aveia ou de amido de milho também. Em água morna (não gelada ou quente), a aveia (ou o amido) tratará a pele e a dor. Leia o artigo Como Fazer um Banho de Aveia para ter mais ideias!
    • Lave as toalhas que usar em água quente na máquina de lavar. Você não quer espalhar o vírus pela toalha!

  2. O que é bom para cobreiro

    2

    Use uma compressa úmida. Assim como o banho, qualquer coisa molhada e fria fará bem para a pele. Pegue um pano, ensope-o com água fria, torça e aplique na pele. Após alguns minutos, repita o processo para renovar a sensação.

    • Não use compressas congeladas! Elas são muito frias para sua pele neste momento. Acha que sua pele é sensível? Ela está ainda mais agora.
    • Sempre lave as toalhas que usar, principalmente quando tiver cobreiros.

  3. O que é bom para cobreiro

    3

    Use loção de calamina. Loções normais, especialmente as aromatizadas, poderiam piorar a situação. Prefira loções como a calamina, que fazem bem para a pele, e lave as mãos após aplicar. Lembre-se de aplicar apenas na área afetada.

  4. O que é bom para cobreiro

    4

    Confie na capscaína. A capscaína é a substância presente nas pimentas malaguetas, acredite ou não. É óbvio que você não deve passar a tarde inteira esfregando pimenta na pele: um creme que contenha capscaína servirá para aliviar os sintomas. Eles podem ser encontrados em muitas farmácias.

    • Lembre-se de que isso não fará com que os cobreiros sumam, mas você se sentirá muito melhor. Seu problema deve desaparecer depois de 3 semanas, só para avisar.[2]

  5. O que é bom para cobreiro

    5

    Use bicarbonato de sódio ou amido de milho nas feridas. Só nas feridas, entendeu? O bicarbonato e o amido secarão as feridas e agilizarão o processo de cura. Faça uma pasta com duas partes de bicarbonato de sódio (ou amido) para cada parte de água. Deixe a pasta na ferida por 15 minutos, enxugue e seque suavemente com uma toalha. Lave a toalha após acabar![3]

    • Você pode fazer isso algumas vezes por dia. Apenas tome cuidado com a frequência! A pele poderia ficar ressecada e piorar o cobreiro.

    Publicidade

Dicas

  • Qualquer pessoa que já teve catapora pode contrair cobreiro, até mesmo crianças.
  • Vacine-se. A vacina contra cobreiro foi recomendada recentemente pelo Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (ACIP) para reduzir o risco de herpes em pessoas com 60 anos ou mais.
  • Há aqueles que não devem ser vacinados ou que precisam esperar. Pessoas que não deveriam ser vacinadas têm:
    • AIDS HIV ou outra doença que afeta o sistema imunológico.
    • Tratamento contínuo do câncer, como radioterapia ou quimioterapia.
    • Tuberculose não tratada.
    • Está ou pode estar grávida. As mulheres não devem engravidar até pelo menos três meses depois de receber a vacina contra cobreiros.
    • Tiveram uma reação alérgica com risco de vida ao antibiótico neomicina, gelatina ou qualquer outro componente da vacina contra cobreiros.
    • História de câncer que afeta o sistema linfático ou da medula óssea, como linfoma ou leucemia.
  • O vírus pode ser transmitido de uma pessoa com cobreiro para uma pessoa que nunca teve catapora e que entra em contato direto com a erupção. A pessoa exposta iria desenvolver catapora, e não cobreiros.
  • O vírus não é transmitido através da tosse, espirro ou contato casual.
  • Uma pessoa com cobreiro pode espalhar a doença quando o prurido está na fase de bolha. Após cicatrizar, a doença perde seu poder de contágio.
  • O vírus não é transmissível antes das bolhas aparecem.
  • O risco de propagação é baixo se a erupção for coberta.
  • Seja responsável e ajude a prevenir a propagação de cobreiros. Pessoas infectadas devem manter a erupção coberta. Elas não devem tocar ou coçar as bolhas e devem lavar as mãos com frequência.

Publicidade

Avisos

  • Em cerca de uma em cada cinco pessoas, a dor intensa pode continuar mesmo após a erupção ter sido eliminada. Esta dor é chamada de neuralgia pós-herpética. As pessoas mais velhas têm maior probabilidade de desenvolver a NPH, e é mais provável que seja grave.
  • Muito raramente, o cobreiro pode levar a problemas de audição, pneumonia, inflamação do cérebro (encefalite), cegueira ou morte.

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 533 310 vezes.

O que é bom para matar cobreiro?

O tratamento para cobreiro deve ser feito sob orientação do dermatologista ou do clínico geral, que normalmente indica o uso de medicamentos antivirais por 5 a 10 dias, como o Aciclovir (Zovirax), o Fanciclovir (Penvir) ou o Valaciclovir (Valtrex).

O que é bom para cobreiro caseiro?

Os principais remédios caseiros para o cobreiro são:.
Água oxigenada aplicada em gotas diretamente nas bolhas..
Mel puro ou suco de alho-poró para aliviar as coceiras..
Farinha de aveia aplicada nas feridas..
Chá de folhas de dente de leão. ... .
Gel de babosa aplicado nas feridas..

Qual é a causa do cobreiro?

Herpes, ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa.

Quanto tempo demora para curar o cobreiro?

A doença Herpes Zoster em geral dura cerca de 14 dias. O interior das vesículas da dermatose contêm vírus, e são contagiosas.