Qual a diferença entre efeito estufa é aquecimento global brainly

Qual a diferença entre efeito estufa e aquecimento global?

O efeito estufa refere-se a uma camada composta por gases que regula a temperatura, uma característica natural da Terra. Já o aquecimento global tem relação com a intensificação do efeito estufa e as alterações climáticas responsáveis pela elevação da temperatura média do planeta.

Parte do calor gerado pela energia emitida do Sol e refletido pelo planeta de volta para o espaço. Entretanto, essa cobertura de gases é responsável por bloquear parte dessa emissão e "aprisionar" o calor, devolvendo-o para à Terra. Isso conserva a temperatura média do planeta em cerca de 14 °C.

A emissão de poluentes faz com que essa camada de gases torne-se mais espessa, represando mais o calor e causando o aquecimento global.

Efeito estufaAquecimento global
Significado Efeito causado pela cobertura natural do de gases suspensos na atmosfera terrestre. Aumento da temperatura média do planeta e dos mares e os efeitos causados pela intensificação do efeito estufa.
Como ocorre A cobertura de gases suspensas na atmosfera represa parte do calor da superfície terrestre e mantém a temperatura média do planeta. A cobertura se torna mais densa, retendo mais calor e aumentando a temperatura dentro da camada de gases.
Elementos
  • Vapor de água (H2O)
  • Clorofluorcarbono (CFC)
  • Ozônio (O3)
  • Metano (CH4)
  • Óxido nitroso (N2O)
  • Dióxido de carbono (CO2)
  • Clorofluorcarbono (CFC)
  • Metano (CH4)
  • Óxido nitroso (N2O)
  • Dióxido de carbono (CO2)
  • Monóxido de carbono (CO)
Consequências Manutenção da temperatura média do planeta. Mudanças climáticas e seus efeitos como: elevação da temperatura e dos níveis dos mares, derretimento das calotas polares, desertificação, salinização da água potável, intensificação de fenômenos naturais.

O que é efeito estufa?

O efeito estufa é o resultado da cobertura formada por gases que atuam na atmosfera terrestre, regulando a temperatura de superfície do planeta.

O Sol envia sua energia e a maior parte é refletida pela superfície do planeta e devolvida para o espaço. Da energia recebida, a maior parte é responsável pela evaporação dos mares. O vapor de água combinado com outros elementos formam uma cobertura que mantém a temperatura do planeta.

Os chamados gases-estufa são os responsáveis por esse efeito, são eles:

  • Vapor de água
  • Clorofluorcarbono (CFC)
  • Ozônio (O3)
  • Metano (CH4)
  • Óxido nitroso (N2O)
  • Dióxido de carbono (CO2)

Esses gases absorvem uma parte da energia irradiada pela Terra e a devolvem à superfície do planeta. Esse processo favorece a existência dos organismos vivos, inclusive dos seres humanos.

A emissão desses gases ocorre naturalmente pela ação da própria natureza através da vaporização dos mares, atividade vulcânica, respiração, etc.

Entretanto, o aumento da poluição gerada pela produção industrial, pelas queimadas nas florestas e de derivados do petróleo e carvão mineral fazem com que haja uma maior concentração de gases-estufa, elevando a temperatura média do planeta.

O que é o aquecimento global?

O aquecimento global se refere à elevação da temperatura média do planeta e dos efeitos prejudiciais por ela gerado.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), referência no tema, no último século, a temperatura do planeta subiu 1 °C e até 2052 deve subir mais 0,5 °C.

Entretanto,

Apesar de parecer uma mudança pequena, as consequências desse aumento sobre a taxa de derretimento das geleiras polares pode elevar o nível dos mares e causar uma série de impactos ambientais.

Consequências do aquecimento global

Além do aumento da temperatura dos mares e do planeta em sua totalidade, o aquecimento tem como efeitos diretos:

  • Derretimento das calotas polares;
  • Elevação do nível do mar entre 9 e 88 cm;
  • Submersão de ilhas planas;
  • Salinização de água potável;
  • Submersão de cidades e localidades costeiras;
  • Desertificação;
  • Intensificação de fenômenos naturais como El Niño, furacões, enchentes e secas.

Essas mudanças podem afetar toda a vida no planeta e pôr em risco de extinção, diversas espécies de plantas e animais.

Veja também a diferença entre:

  • Tipos de poluição
  • Fontes de energia renováveis e não renováveis
  • Clima e tempo
  • Calor e temperatura

O efeito estufa em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto, o problema é a exacerbação desse efeito, o que leva ao aquecimento global. Para entender como isso ocorre, vamos primeiro explicar como funciona uma estufa usada por agricultores e depois relacioná-la com o efeito estufa terrestre.

Uma estufa é uma câmara fechada com estruturas de painéis de vidro transparente usada principalmente em lugares frios para cultivar legumes e plantas ornamentais. Quando o clima está mais quente, essa estrutura permite que os raios solares entrem, aquecendo o ambiente, porém, impedem que essa energia volte para o lado de fora, retendo então o calor, mantendo uma temperatura propícia para os vegetais serem produzidos.

Qual a diferença entre efeito estufa é aquecimento global brainly

As estufas permitem a retenção do calor para o cultivo de vegetais

Com a Terra ocorre um processo parecido de retenção de calor, porém de um modo mais complexo. Resumidamente, podemos dizer que o Sol emite radiações em várias faixas de comprimento de onda, que chegam até a superfície do planeta Terra. A superfície absorve cerca de 51% dessa radiação e converte e emite o restante na forma de radiação infravermelha.

Quando essa radiação chega à atmosfera, alguns gases que a compõem, chamados de gases-estufa, são capazes de absorver essas radiações e impedem que elas retornem para o espaço. Esses gases absorvem normalmente cerca de 19% da radiação solar e ajudam a aquecer o nosso planeta, que teria uma temperatura cerca de 30ºC menor do que se não houvesse esse processo. Além disso, o efeito estufa mantém o clima sem grandes variações, mantendo a vida no planeta e propiciando que várias transformações químicas e físicas ocorram.

Então, assim como em uma estufa, esses gases presentes na atmosfera retêm o calor proveniente do Sol.

Qual a diferença entre efeito estufa é aquecimento global brainly

Esquema de efeito estufa natural da Terra

O ar atmosférico é composto na sua maioria dos gases nitrogênio (N2- 78%) e oxigênio (O2- 21%), que não são gases-estufa. O 1% restante contém vários gases e vapor de água, sendo que a água é a grande responsável pelo efeito estufa natural. Os outros gases-estufa são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonetos (CFCs), hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O problema acontece porque o ser humano está lançando cada vez mais gases-estufa na atmosfera, sendo que o principal vilão é o gás carbônico (dióxido de carbono - CO2- 0,035%), que é liberado na queima dos combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel etc.) e o carvão. Além do CO2, essa queima também gera óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e material particulado que poluem a atmosfera.

Qual a diferença entre efeito estufa é aquecimento global brainly

A poluição atmosférica pela queima de combustíveis fósseis aumenta a concentração dos gases-estufa na atmosfera

Assim, com uma maior concentração desses gases na atmosfera, forma-se uma espécie de barreira que faz com que mais radiação infravermelha seja retida e refletida novamente para a superfície. Dessa forma, o efeito estufa deixa de ser natural e passa a causar o aquecimento do planeta.

Os desmatamentos também liberam os gases mencionados, principalmente o CO2. A pecuária bovina também é responsável por cerca de 50% da emissão desse gás para a atmosfera, bem como do gás metano. Já os clorofluorcarbonetos, também chamados de fréons, são gases utilizados em refrigeradores, condicionadores de ar e sprays, mas já vêm sendo substituídos por outros gases há algum tempo.

Entre as principais consequências do efeito estufa, temos:

  • Derretimento das calotas polares, que aumenta o nível das águas dos mares, que é agravado também pela dilatação térmica da massa de água oceânica. Isso causará a perda de vários ecossistemas costeiros;

  • Alterações climáticas, ou seja, enquanto em algumas regiões há chuvas muito fortes, em outras ocorrem grandes ondas de calor;

  • Aumento de doenças tropicais e proliferação de insetos nocivos transmissores de doenças;

  • Modificações em vegetações de determinados lugares;

  • A aceleração da função clorofiliana e o aumento do CO2 dissolvido nos oceanos levarão a um aumento da biomassa terrestre e oceânica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Qual é a diferença entre o efeito estufa e aquecimento global?

O aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera. O efeito estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta, enquanto o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases.

Qual é a principal causa do efeito estufa?

Causas do efeito estufa Nos últimos anos, houve um considerável aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As atividades humanas ligadas à indústria, as atividades agrícolas, o desmatamento e o aumento do uso dos transportes são os principais responsáveis pela emissão desses gases.

Quais são as causas e as consequências do aquecimento global?

A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno natural é intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases de efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.

Quais são os principais problemas causados pelo aquecimento global?

O aquecimento global tem consequências negativas para a vida de todas as espécies do planeta. As estações estão chegando fora de época, a vegetação e os solos secam mais cedo, o nível do mar está subindo e diversas espécies correm o risco de serem extintas, promovendo uma redução expressiva da biodiversidade.