Quem pode ser administrador de uma sociedade limitada?

Um administrador de sociedade limitada não se diferencia de uma pessoa que possui seu próprio negócio. A sociedade limitada poderá ser gerenciada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou até em um ato separado. Também é possível que um administrador que não seja sócio, mas precisará passar por votação, com unanimidade se não estiver totalmente integralizado ou dois terços se estiver.

Se as atividades do administrador tiverem sido encerradas, a cessão pode ser feita por destituição a qualquer tempo ou pelo fim do período acordado, se não houver recondução.

Para destituir de administrador um sócio do contrato social, se não houver empecilhos contratuais, deve ser feito por aprovação de dois terços das quotas no mínimo.

O administrador que agir com culpa no desempenho de sua função responderá por seus atos solidariamente com a sociedade e terceiros. Se o administrador quiser renunciar, deve comunicar a sociedade por meio escrito e a terceiros por averbação e publicação em registro competente. O administrador não poderá ser substituído no exercício de sua função. 

Se o administrador for considerado mandatário, nos limites impostos, deverá ser especificado em instrumento os atos e operações que poderão ser feitos. Somente os administradores que tenham os poderes poderão utilizar do nome da sociedade.

É de responsabilidade dos administradores, ao término de cada exercício social, a elaboração do inventário, bem como o balanço patrimonial e balanço de resultado econômico, que serão apresentados aos sócios através da assembleia ou da reunião.

Não podem exercer o cargo de administrador de sociedade limitada as pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; o condenado por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, ou até mesmo, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação.

O administrador é pessoalmente responsável pelas obrigações da sociedade limitada, quando elas forem originadas de atos praticados com excesso de poderes ou infração da lei, contrato social ou estatuto.

Quem pode ser administrador de uma sociedade limitada?

Quem não pode ser administrador de uma sociedade limitada?

Chefes do executivo, legislativo e judiciário, em qualquer instância, também não podem administrar sociedades limitadas. O mesmo vale para os membros do Ministério Público e magistrados. Servidores públicos federais, sejam eles civis ou militares, também são impedidos.

O que faz um administrador de sociedade limitada?

A figura do administrador é de extrema importância para a sociedade limitada, pois é através dele que a sociedade desenvolve suas atividades empresarias (poder de gerência) e expressa sua vontade social (poder de representação), gerando direitos e obrigações perante terceiros.

Como é definido a administração de uma sociedade?

A administração da sociedade caberá separadamente à cada um dos sócios, se não houver disposição em contrário. No caso de administração separada, quando houver vários administradores, cada um poderá impugnar a operação do outro, e se estabelecerá a maioria dos votos.

Quem pode ser administrador de uma empresa?

O administrador poderá ser pessoa física ou jurídica, sócio ou não sócio, desde que lhe sejam concedidos poderes para isso. O artigo 977 do Código Civil – CC, em seu inciso VI determina que o contrato social deve prever expressamente quantas pessoas exercerão a administração, seus poderes e atribuições.

Quem não pode ser administrador de empresa?

1) - Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, ...

Quem pode ser administrador de uma sociedade limitada e como pode ser designado?

O art. 1.060 do Código Civil estabelece que a sociedade limitada pode ser administrada por uma ou mais pessoas designadas no Contrato Social ou em ato separado. Se o Contrato Social permitir que a administração seja exercida por pessoa que não seja sócia, dispõe o art.

Quais os poderes do sócio administrador?

O sócio-administrador é o responsável por desempenhar todas as funções administrativas da empresa. É ele quem conduz o dia a dia do negócio, assinando documentos, respondendo legalmente pela sociedade, realizando empréstimos e outras ações gerenciais.

O que é administração de uma sociedade?

CONCEITO A administração de uma sociedade qualquer é composta de uma ou mais pessoas físicas (naturais), responsáveis pela gestão ou condução dos negócios sociais.

Quem pode ser administrador de uma sociedade simples?

Segundo o artigo 1.010 do código civil, a administração da sociedade simples caberá a um ou a todos sócios designados a priori no contrato social. ... É importante salientar que, a priori, todos os sócios podem ser administradores, desde que não incidam sobre eles nenhum impedimento do artigo 1.011, parágrafo 1º.

Qual a definição da sociedade limitada?

  • Antes, esse tipo de sociedade era regido pelo Código Civil, que definia a sociedade limitada como aquela que conta com dois ou mais sócios. Com a lei da EIRELI, ocorreu uma flexibilização permitindo que uma empresa com características de Limitada tenha um único sócio.

Quem pode ser excluído de uma sociedade limitada?

  • Um sócio pode ser excluído de uma sociedade limitada em duas situações: caso não pague o valor acordado no contrato social, ou quando coloca em perigo a existência e o funcionamento da empresa — como a quebra de um contrato ou uma de suas cláusulas.

Será que a pessoa jurídica está impedida de ser administradora de sociedade limitada?

  • Isto leva a célere interpretação que a pessoa jurídica não está impedida de ser administradora de sociedade limitada, pois, não há lei especial que assim o diga, e que também, por conseguinte prevaleça sobre a norma geral.

Qual a responsabilidade dos sócios de uma sociedade limitada?

  • Ou seja, em uma organização na qual um dos dois sócios investiu 100 mil, e o segundo 5 mil, no caso de débitos com o Estado ou terceiros, ambos têm responsabilidade sobre o capital total de 105 mil da sociedade limitada. Os sócios devem atuar de maneira integrada para que a empresa alcance um bom desempenho.

Quem não pode ser administrador de uma sociedade limitada?

§ 1º - Não podem ser administradores, além das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, ...

Quais são os requisitos para ser administrador de uma sociedade limitada?

Pela regra do artigo 1.060 do código civil a sociedade limitada deve ser administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. Este mandamento legal não determina que o administrador obrigatoriamente deva ser sócio, e sim que seja administrada por uma ou mais pessoas.

Quem são os administradores da sociedade limitada?

A sociedade limitada poderá ter como administrador, um dos sócios ou alguém fora da sociedade, designado para este cargo. No artigo 1.060 do Código Civil, é estabelecido que a sociedade pode ser administrada por uma ou mais pessoas, previsão esta que se dá no Contrato Social ou outro ato separado.

Quem pode ser administrador da sociedade?

O administrador poderá ser pessoa física ou jurídica, sócio ou não sócio, desde que lhe sejam concedidos poderes para isso. O artigo 977 do Código Civil – CC, em seu inciso VI determina que o contrato social deve prever expressamente quantas pessoas exercerão a administração, seus poderes e atribuições.