Num evento crítico a postura organizacional não rotineira é necessária pois

Grátis

4 pág.

Num evento crítico a postura organizacional não rotineira é necessária pois

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Aluno:  
	Matr.: 
	Disc.: GEST.CONF.EVENT.CRIT 
	2019.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas, conforme a doutrina adotada pelo FBI, marque a alternativa CORRETA que corresponde, ao seguinte conceito:¿ Pela simples leitura desta característica, já se percebe que quando se fala em crise, se refere a algum estado de emergência, pois envolve, como já vimos, ameaças ao nosso maior bem jurídico tutelado, a vida, ou se não expor a vida de alguém a perigo, poderá ser algum patrimônio alheio, portanto, toda a agilidade e presteza devem ser utilizados para alocar os devidos recursos necessários ao seu devido gerenciamento, tornando-se preeminente necessário adoção de medidas pré-estabelecidas.¿
	
	
	
	Necessidade de postura organizacional não rotineira
	
	
	Ameaça de vida
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	Compressão de tempo
	
	
	Imprevisibilidade
	
Explicação:
De acordo com o material didático da disciplina:
Quando se fala em crise, refere-se a algum estado de emergência, pois envolve ameaças ao nosso maior bem jurídico tutelado, a vida; ou, se não expuser a vida de alguém a perigo, poderá ser algum patrimônio alheio, portanto, toda a agilidade e presteza devem ser utilizadas para alocar os devidos recursos ao seu gerenciamento, tornando-se necessária a adoção de medidas preestabelecidas.
 
Nessa perspectiva, torna-se claro que o preparo e a qualificação dos agentes de Segurança Pública, assim como a estrutura dos órgãos, devem ser construídos de maneira adequada para a atuação em eventos de crise, pois, se não o for, estaremos diante de graves dificuldades, seja por ações inapropriadas, seja pela simples falta de recursos estruturais adequados.  
Afinal, o tempo é sempre um fator limitante!
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O gerenciamento de crise assume hoje importante papel para os órgãos de segurança pública. Considerando esse contexto marque a alternativa que indica a correspondência CORRETA entre uma das alternativas abaixo e o seguinte conceito: ¿ Não podemos deixar de perceber que a evolução tecnológica ajudou muito o trabalho da imprensa. Hoje apesar da distância os repórteres conseguem imagens perfeitamente nítidas em função das lentes de suas câmeras.¿
	
	
	
	Perímetro circular
	
	
	A crise é não seletiva e inesperada
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	Responsabilidade da Organização Policial (Instituição de Segurança Pública)
	
	
	Ação da mídia
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas, conforme a doutrina adotada pelo FBI, marque a alternativa CORRETA que corresponde, ao seguinte conceito: ¿Esta característica denominada de imprevisibilidade, notadamente numa situação de crise, está relacionada ao fato de que, apesar da adoção de todas as medidas disponíveis que visem prevenir a crise, seja em qualquer local e mais ainda, num local potencialmente propenso as crises, como estabelecimentos prisionais, financeiros, prédios públicos, aeroportos, residências de autoridades, ou qualquer outro ponto geográfico que possa acarretar o desenrolar de uma crise, irá conseguir cem por cento de certeza em prevenir e impedir que ela ocorra, pois apesar de todos os cuidados que as autoridades possam tomar, nada impede que qualquer pessoa, utilizando de qualquer meio, crie as condições favoráveis que resultem em uma situação grave e de iminente risco de vida. Sendo assim, percebe-se que a prevenção, propriamente dita, é indispensável, mas não garante a total certeza de que irá tornar impossível a perpetração criminosa.¿
	
	
	
	Ameaça de vida
	
	
	Imprevisibilidade
	
	
	Necessidade de postura organizacional não rotineira
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	Compressão de tempo
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando que todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas. Tais características poderão demonstrar na prática a importância da instrução no preparo adequado das instituições de segurança pública para o gerenciamento de uma crise. No tocante as características, conforme a doutrina utilizada pelo FBI marque a alternativa que NÃO indica uma necessidade como característica de crise segundo aquela polícia americana.
	
	
	
	Necessidade de planejamento analítico especial e capacidade de implementação;
	
	
	Necessidade de considerações legais especiais;
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	Necessidade de postura organizacional não rotineira;
	
	
	Necessidade de atendimento de todas exigências do Tomador de Reféns
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas. Tais características poderão demonstrar na prática a importância da instrução no preparo adequado das instituições de segurança pública para o gerenciamento de uma crise. No tocante as características, conforme a doutrina utilizada pelo FBI marque a alternativa que NÃO indica uma característica de crise segundo aquela polícia americana.
	
	
	
	Sempre causada por terroristas
	
	
	Compressão de tempo (urgência);
	
	
	Imprevisibilidade;
	
	
	Ameaça de vida;
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na esfera de atuação em eventos críticos ou crises, podemos citar alguns exemplos em que se fará necessária atuação dos órgãos de segurança pública, tais como as abaixo, EXCETO:
	
	
	
	rebelião em estabelecimentos prisionais,
	
	
	manifestações de caráter não-violento
	
	
	ameaças de bombas,
	
	
	roubos diversos com tomada de reféns,
	
	
	atos terroristas,
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O gerenciamento de crise assume hoje importante papel para os órgãos de segurança pública. Considerando esse contexto marque a alternativa que indica a correspondência CORRETA entre uma das alternativas abaixo e o seguinte conceito: ¿ a única certeza que nós temos é que a crise irá ocorrer, só não sabemos quando nem onde, sendo assim podemos concluir que ninguém está imune à ocorrência de uma crise em sua área de atuação e nem mesmo poderá prever quando esse evento vai ocorrer.¿
	
	
	
	Perímetro circular
	
	
	nenhuma das alternativas
	
	
	Ação da mídia
	
	
	A crise é não seletiva esperada
	
	
	A crise é não seletiva e inesperada
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Todo evento crítico ou crise são caracterizados por apresentar configurações próprias que lhe conferem características específicas. Considerando esse contexto, um planejamento analítico especial se faz necessário, mas devemos ter em consideração que todo o planejamento tem que estar apto a sofrer alterações em função dos fatores não previstos e atípicos que estão vinculados a crise e são excepcionais. Desta forma, marque a alternativa que NÃO corresponde a esses fatores.
	
	
	
	nenhuma das alternativas.
	
	
	a intervenção da mídia e o tumulto de

Página12

O que é uma postura organizacional não rotineira?

preparada para tanto, sabendo as diretrizes e limites da sua atuação; v) uma postura organizacional não rotineira: por suas características, as medidas de rotina, em regra, não são aplicáveis à situação de crise, exigindo adoção de uma postura técnica especial.

Quais são as características de um evento crítico?

Entre as características que englobam um evento critico está a compressão de tempo, a qual alguns autores defendem que não pode ser confundida com o tempo de duração da ocorrência, uma vez que uma crise pode não ter prazo para terminar, bem como, deve ter relação com o iminente risco de morte, necessitando urgência, ...

Como uma das características de um evento crítico a imprevisibilidade?

Imprevisibilidade: A crise é não seletiva e inesperada, isto é, qualquer pessoa ou instituição pode ser atingida a qualquer instante, em qualquer local, a qualquer hora. Sabe- -se que vai acontecer, mas não se pode prever quando.

São medidas que podem auxiliar a iniciar e conduzir uma negociação de crise mesmo pelo profissional que primeiro chegar ao local de crise as indicadas abaixo exceto?

São medidas que podem auxiliar a iniciar e conduzir uma negociação de crise, mesmo pelo profissional que primeiro chegar ao local de crise, as indicadas abaixo, EXCETO: Certo Aceite a proposta de troca de reféns; Seja tão honesto o quanto possível e evite truques; Evite dirigir sua atenção as vítimas com muita ...