Para nascer num determinado meio cultural

Grátis

4 pág.

Para nascer num determinado meio cultural

  • Para nascer num determinado meio cultural
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTAS DO LIVRO DIDÁTICO PARA FIXAR CONHECIMENTO
UNIDADE 1 – Cientificidade do conhecimento
1 – A metodologia pode ser compreendida como o caminho, o percurso percorrido para a construção do conhecimento ou para a realização de algo. No âmbito acadêmico, metodologia nem sempre tem o mesmo significado, podendo ser compreendida de duas formas. Assinale a alternativa que melhor descreve essas abordagens:
(X)(a) Pode significar o estudo dos métodos ou também o método e os procedimentos dele decorrentes.
b) Significa o caminho do pensamento na construção do conhecimento e também das técnicas utilizadas para coleta de informações.
c) O significado mais comum é o de pesquisa e também o de coleta de dados para construir um entendimento.
d) Significa apenas o método e os procedimentos dele decorrentes, uma vez que se trata de um entendimento acadêmico.
e) Pode significar o estudo dos procedimentos para obtenção de informações, e também o estudo dos métodos.
2 – Por nascer num determinado meio cultural e num determinado momento histórico, os seres humanos constroem maneiras particulares de compreender e interpretar o que está no seu entorno. Isso representa uma forma de conhecimento. Com relação à forma como o conhecimento é construído, analise as afirmativas a seguir:
I. A forma como os seres humanos constroem seu conhecimento está vinculada a uma determinação social e, sendo assim, as crenças permanecem inalteradas ao longo da vida.
II. Uma das formas de se construir conhecimento é por meio das informações advindas dos meios de comunicação, que sempre carregam uma intenção ainda que não explicitamente revelada.
III. A forma predominante de os seres humanos construírem seu entendimento sobre o mundo no início de suas vidas é na família, que irá exercer grande influência, porém não determinará sua manutenção ao longo da existência.
IV. A educação formal se configura num meio de levar à construção do conhecimento com base no acesso ao conhecimento científico.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II e III.
(X)(c) II, III e IV.
d) I e IV.
e) Somente a IV.
3 – Com relação à definição do conhecimento, complete as lacunas da sentença a seguir:
O conhecimento é __________________ estabelecida entre ________________ que pretende conhecer, e o _______________ que será conhecido. O conhecimento depende dos nossos ____________ que apontam a maneira de ser das coisas.
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que corresponder à correta sequência:
a) uma ação; a mente; sentido; órgãos sensoriais.
b) uma relação; o universal; particular; conhecimentos.
c) a síntese; sujeito; objeto; antepassados.
d) uma concepção; o objeto; sujeito; sentidos.
(X)(e) uma relação; o sujeito; objeto; sentidos.
4 – Leia as afirmativas a seguir:
Muitos teóricos afirmam que a ciência é o senso comum especializado, 
PORQUE 
muito do processo de construção científica tem aspectos comuns com o conhecimento empírico. 
Assinale a alternativa correta:
a) A afirmativa I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
(X)(b) Ambas as afirmativas são verdadeiras, e a afirmativa II justifica a I.
c) As duas afirmativas são falsas.
d) A afirmativa I é verdadeira, e a afirmativa II se contrapõe à afirmativa I.
e) A afirmativa I é verdadeira, e a afirmativa II é falsa.
5 – Na sociedade atual, mesmo com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, ainda é comum a utilização de plantas medicinais. Isso é uma prática de longa data, especialmente no Brasil, devido à riqueza da flora que, apesar de ser rica e vasta, há o consenso de que os estudos científicos nessa área ainda são insuficientes. Para atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde, foi proposta a validação das propriedades medicinais das plantas com base nos conhecimentos científico e empírico.
Muito do desenvolvimento científico se deve ao conhecimento empírico ou vulgar. Com relação a isso, é correto afirmar que:
a) O conhecimento senso comum é crítico, rigoroso, objetivo e decorre de procedimentos sistemáticos para sua validação.
(X)(b) O conhecimento científico é construído por meio de metodologias específicas que busca as relações entre os componentes de um fenômeno, e seu desenvolvimento advém da observação e situações da realidade para as quais muitas vezes o senso comum oferece uma resposta.
c) O senso comum tem muitos elementos do conhecimento científico, principalmente no que se refere à utilização da demonstração e da prova para sua validação.
d) A ciência não tem qualquer relação com o senso comum, e são situações muito incomuns que levam a construção científica a partir do senso comum.
e) A utilização por tanto tempo de plantas medicinais seria suficiente para validar os resultados obtidos e os benefícios são provas mais válidas do que a ciência.
6 – Um dos aspectos importantes em relação ao conhecimento é que permite um entendimento e uma compreensão da realidade. Não há conhecimento que ocorra fora de uma ação do sujeito no mundo, por isso a importância do conhecimento como fundamento para uma ação libertadora. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I. O senso comum serve ao propósito de refletir sobre a realidade e transformá-la, uma vez que parte da vida cotidiana.
II. O conhecimento que pode libertar os seres humanos da opressão não encontra reflexo no senso comum, uma vez que ele não viabiliza a análise crítica da realidade.
III. Aquele que detém o conhecimento pode subjugar outros que, por não compreenderem ou terem condições de avançar em suas reflexões, se sentem dominados por aquele que conhece.
IV. O conhecimento, mesmo o senso comum, liberta e dá autonomia aos seres humanos.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) III e IV.
(X)(e) II e III.
7 - (UPE, 2013 - Adaptada) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. (MARTINS, 1969, p. 9.)
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica. 
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita, e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto, que, no caso desta, é particular e, no caso daquela, é universal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, V, F, V.
b) F, V, F, V, V.
c) V, V, F, F, V.
(X)(d) V, V, V, V, V.
e) F, V, F, V, F.
8 – Com relação ao conhecimento filosófico, analise as afirmativas a seguir:
A filosofia não é algo abstrato e de ideias de difícil compreensão, destinada somente a filósofos e iniciados. 
O conhecimento filosófico é o mesmo que o conhecimento científico, a única diferença é o método, uma vez que na filosofia o privilégio é para o raciocínio, a razão e a lógica. 
 É uma forma de conhecimento prático e que orienta o exercício da nossa vida em sociedade, encaminhando nossas ações cotidianas. 
 É uma forma de conhecimento pelo qual o ser humano toma consciência de si, de sua história e do que projeta para o futuro.
Estão corretas as afirmativas:
a) II, III e IV.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente a II.
d) I, III e IV.
(X)(e) I, II e III.
9 – Os conceitos de moral e ética, embora diferentes,

Página12