Porque ao viajar em pé num ônibus um passageiro procura um ponto de apoio quando o ônibus freia?

NÃO ESCREVA NO LIVRO

- Qual das pessoas representadas na figura é mais difícil de ser empurrada? Por quê?

CRÉDITO: Paulo César Pereira

Resposta: O corpo de maior massa tem a maior inércia e é mais resistente à mudança do seu estado.

Fim do complemento.

EXERCÍCIO RESOLVIDO

1. Por que o cavaleiro é jogado para a frente quando o cavalo para bruscamente na frente do obstáculo?

CRÉDITO: Editoria de Arte

Resolução

O cavaleiro é jogado para a frente por causa da inércia. Ele tende a continuar com a mesma velocidade que possuía enquanto se mantinha em cima do cavalo.

128

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

NÃO ESCREVA NO LIVRO

1. Por que, ao viajar em pé num ônibus, um passageiro procura um ponto de apoio quando o ônibus arranca ou freia?

Resposta: Para não cair, uma vez que seu corpo tende a permanecer com o movimento imediatamente anterior ao da arrancada ou da freada.

2. Num espetáculo de circo, um palhaço se coloca diante de uma mesa coberta com uma toalha. Sobre a toalha estão pratos e talheres. O palhaço puxa a toalha rapidamente, retirando-a da mesa, mas os pratos e talheres continuam sobre ela. Qual é a explicação para esse fato?

Resposta: A lei da inércia. Os pratos e talheres, em repouso, vão continuar em repouso se a toalha for puxada com muita rapidez.

3. (Unifesp-SP) "Na divulgação de um novo modelo, uma fábrica de automóveis destaca duas inovações em relação à prevenção de acidentes decorrentes de colisões traseiras: protetores móveis de cabeça e luzes intermitentes de freio. Em caso de colisão traseira, 'os protetores de cabeça, controlados por sensores, são movidos para a frente para proporcionar proteção para a cabeça do motorista e do passageiro dianteiro dentro de milessegundos. Os protetores [...] previnem que a coluna vertebral se dobre, em caso de acidente, reduzindo o risco de ferimentos devido ao efeito chicote [a cabeça é forçada para trás e, em seguida, volta rápido para a frente]'.

As 'luzes intermitentes de freio [...] alertam os motoristas que estão atrás com maior eficiência em relação às luzes de freio convencionais quando existe o risco de acidentes. Testes [...] mostram que o tempo de reação de frenagem dos motoristas pode ser encurtado em média de até 0,20 segundo se uma luz de aviso piscante for utilizada durante uma frenagem de emergência. Como resultado, a distância de frenagem pode ser reduzida de 5,5 metros [aproximadamente, quando o carro estiver] a uma velocidade de 100 km/h'."

(http://www.daimlerchysler.com.br/noticias/Agosto/Nova_ClasseE_2006/popexpande.htm)

a) Qual lei da Física explica a razão de a cabeça do motorista ser forçada para trás quando o seu carro sofre uma colisão traseira, dando origem ao "efeito chicote"? Justifique.

Resposta: Na colisão traseira, o carro é subitamente empurrado para a frente. Em relação ao carro, a cabeça do motorista parece se deslocar para trás devido à inércia.

b) Mostre como foi calculada a redução na distância da frenagem.

Resposta: v = 100 km/h = 27,7 m/s


Δt = 0,2 s; Δs = 27,7 ∙ 0,2 ≃ 5,54 m

4. Quando um veículo faz uma curva, temos a sensação que somos lançados para fora do carro, como explicar esse fenômeno?

Resposta: Inércia. Para variar a velocidade de um veículo (valor e orientação) é preciso sofrer a ação de uma força. Como estamos dentro do carro, não recebemos essa força e por isso temos a impressão de sermos lançados para fora do carro, pois mantemos o nosso movimento anterior.

5. Na figura temos três exemplos da atuação de forças. Um corresponde a um puxão, outro a um empurrão e o terceiro a força de ação a distância:

CRÉDITO DAS ILUSTRAÇÕES: Paulo César Pereira

Em cada exemplo, qual é o agente atuante?

Resposta: I - a corda é o agente; II - a mola é o agente; III - a Terra é o agente.




Compartilhe com seus amigos:

Exercícios Resolvidos de Primeira Lei de Newton

Ver Teoria

Enunciado

Uma pessoa está em pé em um ônibus em movimento e olhando à frente do veículo. De repente, o ônibus freia bruscamente e ela cai para frente. A força que atua sobre a pessoa e que causa a sua queda é:(A) a força da gravidade. (B) a força normal do piso do ônibus sobre a pessoa. (C) a força de atrito estático entre a pessoa e o piso do ônibus. (D) a força de atrito cinético entre a pessoa e o piso do ônibus. (E) não há nenhuma força atuando sobre a pessoa que cause a queda.

Passo 1

Vamos entender a situação. A tendência do ônibus era continuar reto e em movimento, certo? No momento em que o motorista freia bruscamente, a tendência da pessoa é continuar indo para frente e, por isso, ela cai.

Mas ela só cai porque existe uma força agindo nela que é contrária a essa tendência que ela tem de continuar o movimento: A força de atrito estático que existe entre os seus pés e o ônibus.

Por isso que quando isso acontece com a gente, geralmente caímos de frente: Primeiro a parte de cima é projetada, depois os pés saem do chão.

Então, a alternativa correta é a letra C).

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apen

Ver Mais

Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu car

Ver Mais

Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada um

Ver Mais

3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Qua

Ver Mais

Ver Também

Ver tudo sobre FísicaVer tudo sobre Leis de NewtonLista de exercícios de Primeira Lei de Newton