Movimento que a Terra faz em torno de si mesma

OS MOVIMENTOS DA TERRA

A Terra com a sua forma esférica, um pouco achatada nos pólos abaulada no equador, executa entre outros dois movimentos muito importante: rotação e translação.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma ou no eixo imaginário que passa pelos seus pólos. A duração desse movimento é de 24 horas, ou seja, mais precisamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e sua velocidade é de 1,666 Km/h na altura do equador. Nos pólos a velocidade é nula. A Terra movimenta e gira sobre si mesma diante do Sol, o que possibilita a ocorrência dos dias e das noites.

O fato é que o Sol não poderia mesmo girar ao redor da Terra, pois se assim fosse, estaria contrariando a conhecida Lei de Newton, segundo a qual "os corpos se atraem na razão direta de suas massas..." Ora, se a massa do Sol é 330 vezes maior do que a da Terra, ele jamais poderia girar ao redor da Terra. A assim a "trajetória" diária do Sol ( nasce a Leste e se põe a oeste) é apenas aparente.

As conseqüências da rotação terrestre são:

  • A sucessão dos dias e noites e a conseqüente influência na organização da vida ou do cotidiano das pessoas ( período de aulas, jornada de trabalho, expediente comercial, etc.)
  • Interfere na circulação atmosférica e no movimento das correntes marítimas.
  • Com base na rotação foram criadas as horas e os fusos horários, de grande importância na organização da vida e das atividades humanas.
  • O achatamento dos pólos e a dilatação da região equatorial.

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

É o movimento que a Terra (bem como os demais planetas) executa ao redor do Sol. A trajetória percorrida chama-se órbita e tem a forma ligeiramente oval, ou seja , elíptica.

essa órbita mede cerca de 930 milhões de quilômetros e é percorrida pela Terra em exatamente, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 Km/s.

Enquanto a principal conseqüência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites, no caso da translação é a ocorrência das estações do ano, períodos durante os quais, dependendo da posição da Terra em relação ao Sol, os hemisférios norte e Sul da Terra poderão ser igual ou desigualmente iluminados. Isso, como sabemos, tem grande influência e importância na vida em geral e também nas atividades humanas em particular.

Por que existem as estações do ano?

Existem por dois motivos:

  1. Os planos do equador e da órbita terrestre não coincidem, ocorrendo uma inclinação da ordem de 23� 27�(vinte e três graus e vinte e sete minutos). Podemos dizer que o eixo imaginário da Terra está inclinado em relação ao plana do eclíptica.
  2. Durante a translação a Terra ocupa diferentes posições em relação ao Sol. Se os planos do equador e da eclíptica fossem coincidentes e se a Terra permanecesse sempre na mesma posição (digamos , perpendicularmente ao Sol), não haveria as quatro estações do ano, o Sol incidiria sempre na altura do equador. Os hemisférios norte e sul da Terra receberiam sempre a mesma quantidade de iluminação. Só há duas ocasiões que os dois hemisférios são igualmente iluminados: nos dias 21 de março e 23 de setembro, chamados dias equinócio (noites e dias iguais), épocas em que o Sol incide perpendicularmente no Equador, propiciando igual insolação nos dois hemisférios. Fora essas datas, a Terra mantém-se sempre inclinada em relação ao plano da sua órbita.

A TRANSLAÇÃO DA TERRA E ANO BISSEXTO

O movimento da translação terrestre é base ou referencial Para a divisão do tempo. De acordo com o antigo calendário egípcio, duração do ano civil era de 365 dias. Como movimento de translação da Terra é de 365 dias e 6 horas, os romanos corrigiram o calendário egípcio acrescentando a seu calendário (juliano, 46 a.C.) aquelas 6 horas que não eram computadas pelos egípcios.

Como "sobravam" 6 horas em cada ano, no final de 4 anos essas 6 horas, somados (24 horas), eqüivaliam a 1 dia. Os romanos acrescentaram, então, esse dia ao mês de fevereiro.

É por isso que, a cada 4 anos, o mês de fevereiro, que normalmente tem 28 dias, passa a ter 29. É chamado o ano bissexto. Como o ano de 1996 foi bissexto, os próximos serão 2000, 2004 e assim sucessivamente.

A pessoa que nascer no dia 29 de fevereiro, ano bissexto, e for registrado nesta data, só fará aniversário de 4 em 4 anos.

ESTAÇÕES DO ANO

Movimento que a Terra faz em torno de si mesma

Os Solstícios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul da Terra são desigualmente iluminados. Ocorrem nas seguintes datas:

  • 21 de dezembro
  • . marca o solstício de verão no hemisfério sul. É época em que o Sol se encontra na altura do trópico de capricórnio, sendo , portanto , verão no hemisfério sul. Os dias são mais longos e as noites mais curtas. No hemisfério norte ocorre o inverso.

21 de junho

. È o solstício de verão no hemisfério norte. O Sol encontra-se na altura do Trópico de Câncer , ocasionando o verão, época de dias mais longos e noites mais curtas.

Os equinócios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul são igualmente iluminados. Ocorrem nestas datas:

  • 21 de março
  • . Marca o início do outono no hemisfério sul e o início da primavera no hemisfério norte. Nessa data, o Sol está incidindo na altura do equador , acarretando igual duração dos dias e das noites nos dois hemisférios.

  • 23 de setembro
  • . Marca o início da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. O Sol encontra-se novamente na altura do Equador, propiciando igual duração dos dias e das noites nos dois hemisférios.

PÁGINA INICIAL

Qual é o nome do movimento que a Terra faz em torno de si mesma?

Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.

Qual é o movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.

Como se chama o movimento da Terra em torno de si mesma e em torno do Sol?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Qual é o movimento realizado pela Terra?

Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.