É verdade que por conta da rotação da Terra o Sol aparenta dar uma volta completa no CEL em 24 horas?

  • Capa
  • Byte

Desde que cientistas começaram a calcular a velocidade de rotação da Terra, em 1960, o planeta já ficou mais rápido 28 vezes

1 ago 2022 - 17h57

(atualizado às 18h52)

É verdade que por conta da rotação da Terra o Sol aparenta dar uma volta completa no CEL em 24 horas?

Planeta Terra girou em 29 de julho deste ano 1,59 milissegundo a menos que as 24 horas tradicionais

Foto: LoganArt / Pixabay

A Terra bateu o recorde de dia mais curto, em 29 de junho deste ano. Segundo o site TimeAndDate, o planeta completou uma rotação completa em torno do próprio eixo em 1,59 milissegundo a menos que as 24 horas tradicionais. De acordo com uma reportagem do The Independent, o marco quase foi superado novamente, em 26 de julho, quando cientistas registraram um giro com menos 1,50 milissegundo.

Antes, o recorde de rotação da Terra era de 1,46 milissegundo a menos que as 24 horas tradicionais. Esse dado foi registrado em 19 de julho de 2020. Desde que cientistas começaram a cronometrar os giros terrestres, em 1960, o planeta já superou a própria marca de dia mais curto 28 vezes.

Na teoria, a Terra leva exatos 86.400 segundos para realizar um giro completo. Mas, as rotações completas levam cada vez menos tempo com o passar dos anos. Cientistas ainda não descobriram os reais motivos que causam as alterações nos giros terrestres, mas há algumas suspeitas de processos que podem impactar na forma como percebemos o tempo.

Aquecimento global pode afetar rotação da Terra

A reportagem do jornal The Independent cita aquecimento global e derretimento de geleiras para explicar a alteração na velocidade da rotação da Terra. Esses fatores causam mudanças no núcleo terrestre, tremores e um fenômeno chamado Oscilação de Chandler.

O fenômeno é uma pequena divergência no eixo de rotação da Terra. É como se o planeta fosse um grande peão girando, e a oscilação fizesse o objeto ganhar impulso a partir de um impacto no lugar certo em um momento específico.

Alguns cientistas ainda acreditam que a Lua pode ser a culpada pelas alterações na rotação da Terra. O satélite causa alterações gravitacionais, afetando as marés dos oceanos. Com a força das águas, o planeta pode ganhar ou perder velocidade ao longo de 24 horas.

Como a rotação da Terra afeta o cotidiano

Apesar de parecer minúsculo, o 1,59 milissegundo a menos no tempo de rotação da Terra pode causar problemas sérios em satélites de GPS equipados com relógios atômicos, por exemplo. O fato também pode prejudicar celulares, computadores e sistemas de comunicação conectados ao Protocolo de Tempo de Rede (da sigla NTP, em inglês).

Para evitar que falhas graves ocorram, a União Internacional de Telecomunicações pensa em adiantar ou pausar os relógios atômicos utilizados para calcular o Tempo Universal Coordenado (UTC) por um segundo. Esses relógios são bastante precisos e invariáveis, já que medem o tempo por meio do movimento dos elétrons em átomos congelados.

No entanto, forçar qualquer alteração nos relógios atômicos pode gerar consequências graves em sistemas de comunicação, componentes de hardware e softwares que dependem da precisão do UTC. Por isso, é necessário ter planejamento para enfrentar possíveis crises.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Redação Byte

Augusto Daminelí Neto

Imagine um grupo de amigos assistindo ao pôr-do-sol. O Sol encosta na linha do horizonte e alguém pergunta: “Onde está o Sol, neste exato momento?” À primeira vista, qualquer criança poderia responder, apenas apontando o dedo: “Está lá, é claro!” Mas nem tudo é assim tão claro. Algumas simples continhas mostram que, no momento em que o Sol parece pronto para “apagar-se” no horizonte, na verdade ele não está mais lá – já desceu cerca de 2 graus em relação à linha do horizonte.

Vejamos: se a luz viaja a 300 000 quilômetros por segundo e o Sol está a 150 milhões de quilômetros, um raio de luz solar leva 8,3 minutos para chegar até nós. No seu movimento de rotação, a Terra precisa de 24 horas (1440 minutos) para dar uma volta completa em si mesma, ou seja, para percorrer todos os 360 graus de uma circunferência. Portanto, nos 8,3 minutos em que a luz viaja do Sol à Terra, o planeta gira 2,08 graus. Para se ter uma idéia, o disco solar mede cerca de 0,5 grau. Portanto, quando a Terra gira 2,08 graus, o Sol desce o equivalente a quatro vezes o seu tamanho, abaixo do horizonte. Assim, o Sol nos ilumina do passado – um curto passado de 8,3 minutos.

Essa Viagem pelo tempo acontece com a luz de todos os corpos celestes. A luz das estrelas e das galáxias vem de um passado bem mais remoto: distante de nós mais de 40 trilhões de quilômetros, a Alfa Centauri que brilha hoje no céu da Terra é, na verdade, uma “fotografia” tirada há mais de quatro anos. Outro exemplo: se acontecer exatamente agora uma explosão numa estrela da Grande Nuvem de Magalhães, a 1,7 quintilhão de quilômetros de distância, sua luz vai chegar aos telescópios da Terra só daqui a 180 000 anos. A conseqüência desses “atrasos” na viagem da luz de diferentes estrelas é que jamais conseguimos ter uma imagem instantânea do Universo como um todo. O que vemos é uma espécie de sanduíche onde se intercalam diversas “fatias” do passado.

Continua após a publicidade

  • Astronomia
  • Estrelas
  • Sol

O Sol está mesmo onde parece

As longas distâncias fazem com que a luz das estrelas nos chegue "atrasada”

Superinteressante pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

É verdade que por conta da rotação da Terra o Sol aparenta dar uma volta completa no céu em 24 horas?

Já o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo gera o dia de 24 horas. Esse movimento é responsável pela impressão que temos de que o Sol gira em torno da Terra, nascendo e se pondo em uma sequência sem fim.

Quanto tempo dura a rotação da Terra em volta do Sol?

Hoje, com os foguetões e as naves espaciais, podemo-nos afastar muito da Terra e observar que ela se desloca em torno do Sol, dando uma volta completa em aproximadamente 365 dias e 6 horas.

Como funciona a rotação da Terra com o Sol?

A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.

É verdade que a rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol?

O planeta Terra realiza dois movimentos principais. Em um primeiro movimento, chamado de translação, ela traça uma órbita em torno do Sol. Realiza também um giro em seu próprio eixo, chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.