Movimento da Escola Nova em Portugal

Boto, C. (2010). Compêndios pedagógicos de Augusto Coelho (1850-1925): a arte de tornar ciência o ofício de ensinar. História da Educação, 14(30), 9-60. Recuperado de: http://fae.ufpel.edu.br/asphe/revista/rhe30.pdf

Cruz, M. G. M. B. (2001). António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939): um português no Movimento da Escola Nova. Educação em Revista, 2(1).

Duarte, M. L. P. (2010). À descoberta da Escola Nova de Faria de Vasconcelos (Dissertação de Mestrado), Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Aveiro.

Faria de Vasconcelos. (1986). Obras completas (1900-1909) (Tomo I). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Faria de Vasconcelos. (2000). Obras completas(1915-1920) (Tomo II). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Faria de Vasconcelos (2006). Obras completas (1921-1925) (Tomo III). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Faria de Vasconcelos. (2009). Obras completas (1925-1933) (Tomo IV). Lisboa, PT: Fundação CalousteGulbenkian.

Faria de Vasconcelos (2010a). Obras completas(1933-1935) (Tomo V). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Faria de Vasconcelos. (2010b). Obras completas(1936-1939) (Tomo VI). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Faria de Vasconcelos. (2011). Obras completas(Adenda) (Tomo VII). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Fernandes, R. (1978). O pensamento pedagógico em Portugal. Lisboa, PT: Instituto da Cultura Portuguesa.

Ferreira, António Gomes (2005). A difusão da escola e a afirmação da sociedade burguesa. Revista Brasileira de História da Educação, 5(1[9]).

Ferreira, A. G. (2008). O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 31(2), 124-138.

Ferrière, A. (2000). Préface de M. Adolphe Ferrière. In Faria de Vasconcelos. Obras completas(Tomo II, p.3-11). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Figueira, M. H. (2004). A educação nova em Portugal (1882-1935): semelhanças, particularidades e relações com o movimento homónimo internacional (Parte II). História da Educação, 8(15), 29-52.

Gomes, J. F. A. (1984). Faria de Vasconcelos. In Estudos de história e de pedagogia (p.119-140). Coimbra, PT: Almedina.

Magalhães, J. (2016). Intelectuais e história da educação em Portugal e no Brasil. Cadernos de História da Educação,15(1), 299-322.

Marques, J. F. (2000). Introdução sobre as publicações e escritos de Faria de Vasconcelos entre 1915 e 1920. In Faria de Vasconcelos. Obras completas (Tomo II, p. IX-XIII). Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian.

Martins, Ernesto Candeias (2015). Faria de Vasconcelos, pioneiro da Educação Ativa: orientação escolar e profissional e o sistema educativo português. Imagens da Educação, 5(3), 70-82.

Meirelles-Coelho, C. (s.n.). Educação intelectual, moral e física segundo Faria de Vasconcelos. In J. Tavares, A. Pereira, C. Fernandes & S. Monteiro (Orgs), Activação do desenvolvimento psicológico: actas do Simpósio Internacional. Aveiro, PT: Universidade de Aveiro.

Nóvoa, A. (2005). Evidentementemente: histórias da educação. Porto, PT: Asa.

Ó, J. (2009). A governamentalidade e a história da escola moderna: outras conexões investigativas. Educação e Realidade, 34(2), 97-117.

Pintassilgo, J. (2003). Construção histórica da noção de democratização de ensino: o contributo do pensamento pedagógico português. In Democratização escolar: intenções e apropriações (p.119-141). Lisboa, PT: Centro de Investigação em Educação.

Sousa Machado, T. (2016). Faria de Vasconcelos: um pioneiro no movimento da Escola Nova na Europa e na América Latina. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, 8(2), 115-123.

Movimento da Escola Nova em Portugal

Professor de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Na escola da flexibilidade não há lugar para incrédulos: quem denuncia as contradições da cartilha é rotulado de professor ignorante, senil e falastrão, aluno arrogante ou pais elitistas e reacionários

O historiador António Sampaio da Nóvoa escreveu no início do seu livro Evidentemente: Histórias da Educação (2005): «Uns anunciam o paraíso, outros o caos – a educação das novas gerações é sempre pior do que a nossa. Será?! […] Não há outro lugar da sociedade tão carregado de crenças e convicções. […] Quando se trata de educação, nenhum político tem dúvidas, nenhum comentador se engana, nenhum português hesita». Todos debitam opiniões e convicções, mas poucos sustentam os seus argumentos na experiência quotidiana vivida no interior das escolas e no soalho da sala de aula ou na articulação entre a prática pedagógica sistemática e a investigação persistente.

Devemos reconhecer que a educação em Portugal progrediu muito nas últimas décadas. A taxa de analfabetismo baixou para menos de 5% (era de 25,7% em 1970). Foi decretada e cumprida a escolaridade obrigatória até aos 18 anos. Consagrou-se a universalidade da educação pré-escolar para crianças que perfazem 5 anos de idade. Segundo os dados do PISA, ao longo dos anos 2000, Portugal galgou lugares, nos domínios das ciências, leitura e matemática, encontrando-se acima da média dos países da OCDE (a lógica economicista do PISA não o vocacionou para medir os conhecimentos de História e de outros domínios das humanidades!). Tornou-se, por isso, uma «estrela ascendente da educação internacional».

Porém, o país encontra-se ainda abaixo da Finlândia, Singapura, Japão, Canadá, Suíça, Suécia, Nova Zelândia e de pouco mais de uma dezena de outros países desenvolvidos. Por conseguinte, atrás de países que ostentam outros valores de crescimento económico, social e cultural. Que estão ausentes dos primeiros lugares nos rankings de corrupção e tráfico de influências. Que não têm uma cultura da «cunha», do nepotismo e do amiguismo. Países onde os encarregados de educação possuem habilitações académicas bem mais elevadas. Que tratam os seus professores com maior dignidade. Que cuidam equitativamente de todo o seu território nacional. Que suprimiram as «escolas-pardieiros» e desconhecem mega-agrupamentos providos com recursos tecnológicos primitivos.

Não obstante os bons resultados obtidos, decidiu-se que Portugal deve alcançar imediatamente os países acima citados, apesar dos anos-luz que nos separam deles. Para isso tem de suprimir as reprovações no ensino básico e no secundário. Em terra abençoada por milagres e epifanias, o governo português e os seus gurus do movimento da escola moderna tiraram da cartola um novo milagre de Nossa Senhora de Fátima: chama-se Autonomia e Flexibilidade Curricular. Pedagogias construtivistas, trabalhos cooperativos de projeto, ensino por núcleos de aprendizagens, onde os alunos decidem como e o que querem aprender, diferenciação pedagógica que atenda aos ritmos de aprendizagem de cada aluno, desvalorização dos conhecimentos científicos, redução extrema do peso dos testes escritos no processo avaliativo, etc.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tudo isto propagado por um eduquês tão eloquente quanto cabalístico vertido em decretos-lei e declamado por teóricos obstinados ou praticantes extasiados de uma cartilha inspirada, dogmaticamente, em diversos autores. Por exemplo, no velho psicólogo marxista Vygotsky, no antigo pedagogo anarquista Freinet, na venerável médica pedagoga Montessori, no saudoso filósofo diletante Agostinho da Silva, ou no sociólogo Edgar Morin, com a sua complexa visão multidimensional, universal e cívica da educação.

Eis, pois, a última panaceia educativa, a «novel» receita miraculosa do sucesso que vai, enfim, transformar a vil escola de massas numa verdadeira escola inclusiva, libertadora e criadora de cidadãos resplandecentes. Como se os professores da «escola retrógrada», que produziu os resultados acima descritos, ignorassem estes e outros autores mais as suas filosofias e pedagogias e não desenvolvessem há anos uma miríade de atividades cooperativas, cívicas e inclusivas com os seus alunos, que complementam os conteúdos formais apreendidos em sala de aula: clube europeu, clubes de jornal, rádio, teatro, cinema, património, ambiente e saúde, visitas de estudo, intercâmbios com escolas estrangeiras, palestras, exposições, desporto escolar, evocações de efemérides, saraus, quizes temáticos, jogos de Matemática, concursos de leitura e escrita, feiras do livro, projetos de ciência viva, Parlamento dos Jovens, salas de estudo com apoio individualizado, e muitas coisas mais!

Todavia, subsistem «detalhes» que podem atrapalhar a consagração dos conceitos tecnocráticos pós-modernos de «sucesso» educativo e «excelência» académica vertidos na flexibilidade curricular. E quais são esses «detalhes»? Muitas das fórmulas da nova escola agora decretadas não são consensuais entre professores, pedagogos e «cientistas da educação». Várias das soluções promulgadas por esta nova reforma foram implementadas sem êxito no tempo da secretária de estado da educação Ana Benavente (1995-2001).

A promoção da educação para a cidadania contrasta com a redução da carga horária das disciplinas de História e Geografia. O Ministério da Educação persiste em negligenciar a formação científica dos professores nas diversas áreas disciplinares. E reduziu escandalosamente o orçamento atribuído às escolas, a ponto de os seus diretores não disporem de meios para realizarem obras básicas de manutenção dos seus edifícios, repararem os seus decrépitos recursos tecnológicos, acionarem o aquecimento central nos dias mais gélidos do inverno ou para reembolsarem, no tempo adequado, os seus professores classificadores, pelas deslocações às delegações regionais do JNI, a fim de receberem e devolverem as provas e exames nacionais.

Last, but not least: muitas das «novas» metodologias pedagógicas são impraticáveis nas escolas portuguesas, onde, entre outros aspetos atrás enumerados, no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no secundário existe pluridocência, provas de final de ciclo, exames nacionais, e a maioria dos professores tem mais de seis turmas, bem mais de 100 alunos, um ou dois tempos semanais de 50 minutos para lecionar programas densos e longos e sobrevivem atolados no lamaçal da «burrocracia».

Mas que interessa isto? Evidentemente, tudo isto são minudências para os políticos, os tecnocratas, os gurus, os missionários e os «controleiros» da proclamada «educação ética». Na escola da flexibilidade não há lugar para incrédulos — quem denuncia os riscos, as contradições e as inviabilidades desta cartilha é rotulado de professor ignorante, ocioso, senil e falastrão, aluno arrogante ou mãe e pai elitistas e reacionários. Os prosélitos da pedagogia «pura» já decidiram que a «escola retrógrada» provocou um «verdadeiro genocídio educacional» em Portugal e creem – e uma crença não se discute – que este novo espetáculo educativo vai proporcionar o nascimento de um Homem novo. Ora, todos sabemos como acabaram as ideologias que profetizaram a criação de um Homem novo…

Professor de História em Oliveira do Hospital, mestre em História Económica e Social Contemporânea e doutorado em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20). Autor dos livros O sol bailou ao meio-dia. A criação de Fátima (2015), Tomás da Fonseca. Missionário do povo (2016), Fátima. A (des)construção do mito (2017). 

O que foi o movimento da Escola Nova?

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.

O que defendia a Escola Nova?

MANIFESTO DA ESCOLA NOVA Ele e seus colegas defendiam que apenas um sistema estatal de ensino, pautado pela liberdade e por uma pedagogia laica e contemporânea, daria as bases para a superação das desigualdades sociais brasileiras.

Quais as principais características do movimento Escola Nova?

Características da Escola Nova Atenção à individualidade de cada aluno. Respeito à diversidade. Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes. Incentivo à reflexão, à observação e ao pensamento crítico.

Onde surgiu o movimento da Escola Nova?

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino especialmente forte na Europa, na América e no Brasil na primeira metade do século XX. O escolanovismo se desenvolveu no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.