Marque a alternativa que corresponde as atribuições do técnico em enfermagem do trabalho

NR 4 - SERVI�OS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURAN�A E EM MEDICINA DO TRABALHO

Publica��o D.O.U.
Portaria MTb n.� 3.214, de 08 de junho de 1978 06/07/78

Altera��es/Atualiza��es D.O.U.
Portaria SSMT n.� 33, de 27de outubro de 1983 31/10/83
Portaria SSMT n.� 34, de 20 de dezembro de 1983 29/12/83
Portaria SSMT n.� 34, de 11 de dezembro de 1987 16/12/87
Portaria DSST n.� 11, de 17 de setembro de 1990 20/09/90
Portaria DSST n.� 04, de 08 de outubro de 1991 10/10/91
Portaria SNT n.� 04, de 06 de fevereiro de 1992 10/02/92
Portaria SSST n.� 08, de 01 de junho de 1993 03/06/93
Portaria SSST n.� 01, de 12 de maio de 1995 25/05/95
Portaria SIT n.� 17, de 01 de agosto de 2007 02/08/07
Portaria SIT n.� 76, de 21 de novembro de 2008 25/11/08
Portaria SIT n.� 128, de 11 de dezembro de 2009 14/12/09
Portaria MTE n.� 590, de 28 de abril de 2014 30/04/14
Portaria MTE n.� 2.018, de 23 de dezembro de 2014 24/12/14
Portaria MTPS n.� 510, de 29 de abril de 2016 02/05/16
Portaria MTPS n.� 2.318 de 3 de agosto de 2022 12/08/22

4.1 Objetivo

4.1.1 Esta Norma estabelece os par�metros e os requisitos para constitui��o e manuten��o dos Servi�os Especializados em Seguran�a e Medicina do Trabalho - SESMT, com a finalidade de promover a sa�de e proteger a integridade do trabalhador.

4.2 Campo de aplica��o

4.2.1 As organiza��es e os �rg�os p�blicos da administra��o direta e indireta, bem como os �rg�os dos Poderes Legislativo e Judici�rio e do Minist�rio P�blico, que possuam empregados regidos pelo Decreto-Lei n� 5.452, de 1� de maio de 1943 - Consolida��o das Leis do Trabalho - CLT, devem constituir e manter os SESMT, no local de trabalho, nos termos definidos nesta NR.

4.2.2 Nos termos previstos em lei, aplica-se o disposto nesta NR a outras rela��es jur�dicas de trabalho.

4.3 Compet�ncia, composi��o e funcionamento

4.3.1 Compete aos SESMT:

a) elaborar ou participar da elabora��o do invent�rio de riscos;

b) acompanhar a implementa��o do plano de a��o do Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR;

c) implementar medidas de preven��o de acordo com a classifica��o de risco do PGR e na ordem de prioridade estabelecida na Norma Regulamentadora n� 01 (NR-01) - Disposi��es Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;

d) elaborar plano de trabalho e monitorar metas, indicadores e resultados de seguran�a e sa�de no trabalho;

e) responsabilizar-se tecnicamente pela orienta��o quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplic�veis �s atividades executadas pela organiza��o;

f) manter permanente intera��o com a Comiss�o Interna de Preven��o de Acidentes - CIPA, quando existente;

g) promover a realiza��o de atividades de orienta��o, informa��o e conscientiza��o dos trabalhadores para a preven��o de acidentes e doen�as relacionadas ao trabalho;

h) propor, imediatamente, a interrup��o das atividades e a ado��o de medidas corretivas e/ou de controle quando constatar condi��es ou situa��es de trabalho que estejam associadas a grave e iminente risco para a seguran�a ou a sa�de dos trabalhadores;

i) conduzir ou acompanhar as investiga��es dos acidentes e das doen�as relacionadas ao trabalho, em conformidade com o previsto no PGR;

j) compartilhar informa��es relevantes para a preven��o de acidentes e de doen�as relacionadas ao trabalho com outros SESMT de uma mesma organiza��o, assim como a CIPA, quando por esta solicitado; e

k) acompanhar e participar nas a��es do Programa de Controle M�dico de Sa�de Ocupacional - PCMSO, nos termos da Norma Regulamentadora n� 07 (NR-07).

4.3.2 O SESMT deve ser composto por m�dico do trabalho, engenheiro de seguran�a do trabalho, t�cnico de seguran�a do trabalho, enfermeiro do trabalho e auxiliar/t�cnico em enfermagem do trabalho, obedecido o Anexo II.

4.3.3 Os profissionais integrantes do SESMT devem possuir forma��o e registro profissional em conformidade com o disposto na regulamenta��o da profiss�o e nos instrumentos normativos emitidos pelo respectivo conselho profissional, quando existente.

4.3.4 O SESMT deve ser coordenado por um dos profissionais integrantes deste servi�o.

4.3.5 O t�cnico de seguran�a do trabalho e o auxiliar/t�cnico de enfermagem do trabalho devem dedicar quarenta e quatro horas por semana para as atividades do SESMT, de acordo com o estabelecido no Anexo II, observadas as disposi��es, inclusive relativas � dura��o do trabalho, de legisla��o pertinente, de acordo ou de conven��o coletiva de trabalho.

4.3.6 Na modalidade de SESMT individual, caso a organiza��o possua mais de um t�cnico de seguran�a do trabalho, conforme dimensionamento previsto nesta NR, as escalas de trabalho devem ser estabelecidas de forma a garantir o atendimento por pelo menos um desses profissionais em cada turno que atingir cento e um ou mais trabalhadores, para a atividade de grau de risco 3, e cinquenta ou mais trabalhadores, para a atividade de grau de risco 4, sem implicar em acr�scimo no n�mero de profissionais previstos no Anexo II.

4.3.7 O engenheiro de seguran�a do trabalho, o m�dico do trabalho e o enfermeiro do trabalho devem dedicar, no m�nimo, quinze horas (tempo parcial) ou trinta horas (tempo integral) por semana, para as atividades do SESMT, de acordo com o estabelecido no Anexo II, respeitada a legisla��o pertinente em vigor, durante o hor�rio de expediente do estabelecimento.

4.3.7.1 Relativamente aos profissionais referidos no item 4.3.7, para cumprimento das atividades dos SESMT em tempo integral, a organiza��o pode contratar mais de um profissional, desde que cada um dedique, no m�nimo, a metade da carga hor�ria semanal.

4.3.8 Aos profissionais do SESMT � vedado o exerc�cio de atividades que n�o fa�am parte das atribui��es previstas no item 4.3.1 desta NR e em outras NR, durante o hor�rio de atua��o neste servi�o.

4.3.9 A organiza��o deve garantir os meios e recursos necess�rios para o cumprimento dos objetivos e atribui��es do SESMT.

4.4 Modalidades

4.4.1 O SESMT deve ser constitu�do nas modalidades individual, regionalizado ou estadual.

4.4.1.1 O SESMT, independentemente de sua modalidade, deve atender estabelecimentos da mesma unidade da federa��o, ressalvado o previsto no item 4.4.5.

4.4.2 A organiza��o deve constituir SESMT individual quando possuir estabelecimento enquadrado no Anexo II desta NR.

4.4.3 A organiza��o deve constituir SESMT regionalizado quando possuir estabelecimento que se enquadre no Anexo II e outro(s) estabelecimento(s) que n�o se enquadre(m), devendo o primeiro estender a assist�ncia em seguran�a e sa�de aos demais e considerar o somat�rio de trabalhadores atendidos no seu dimensionamento, bem como o disposto no item 4.5.1 e seus subitens.

4.4.3.1 Havendo mais de um estabelecimento que se enquadre no Anexo II, a empresa pode constituir mais de um SESMT regionalizado.

4.4.4 A organiza��o deve constituir SESMT estadual quando o somat�rio de trabalhadores de todos os estabelecimentos da mesma unidade da federa��o alcance os limites previstos no Anexo II, desde que nenhum estabelecimento individualmente se enquadre, observado o disposto no item 4.5.1 e seus subitens.

4.4.5 Uma ou mais organiza��es de mesma atividade econ�mica, localizadas em um mesmo munic�pio ou em munic�pios lim�trofes, ainda que em diferentes unidades da federa��o, cujos estabelecimentos se enquadrem no Anexo II, podem constituir SESMT compartilhado, organizado pelas pr�prias interessadas ou na forma definida em acordo ou conven��o coletiva de trabalho.

4.4.5.1 O SESMT compartilhado pode ser estendido a organiza��es cujos estabelecimentos n�o se enquadrem no Anexo II, devendo considerar no dimensionamento o somat�rio dos trabalhadores assistidos e o disposto no item 4.5.1 e seus subitens.

4.4.5.2 Os trabalhadores assistidos pelo SESMT compartilhado n�o integram a base de c�lculo para dimensionamento de outras modalidades de SESMT.

4.5 Dimensionamento

4.5.1 O dimensionamento do SESMT vincula-se ao n�mero de empregados da organiza��o e ao maior grau de risco entre a atividade econ�mica principal e atividade econ�mica preponderante no estabelecimento, nos termos dos Anexos I e II, observadas as exce��es previstas nesta NR.

4.5.1.1 A atividade econ�mica principal � a constante no Cadastro Nacional de Pessoa Jur�dica - CNPJ.

4.5.1.2 A atividade econ�mica preponderante � aquela que ocupa o maior n�mero de trabalhadores.

4.5.1.2.1 Em atividades econ�micas distintas com o mesmo n�mero de trabalhadores, deve ser considerada como preponderante aquela com maior grau de risco.

4.5.2 Na contrata��o de empresa prestadora de servi�os a terceiros, o SESMT da contratante deve ser dimensionado considerando o n�mero total de empregados da contratante e trabalhadores das contratadas, quando o trabalho for realizado de forma n�o eventual nas depend�ncias da contratante ou local previamente convencionado em contrato, observado o disposto no item 4.5.1 e seus subitens.

4.5.2.1 Considera-se, para fins desta NR, trabalho eventual aquele decorrente de evento futuro e incerto.

4.5.2.2 Excluem-se do dimensionamento do SESMT da contratante os trabalhadores das contratadas atendidos pelos SESMT das contratadas.

4.5.3 O dimensionamento do SESMT regionalizado ou estadual com estabelecimentos de graus de risco diversos deve considerar o somat�rio dos trabalhadores de todos os estabelecimentos atendidos.

4.5.3.1 Para estabelecimentos graus de risco 1 e 2 de Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte - EPP, deve ser considerado o somat�rio da metade do n�mero de trabalhadores desses estabelecimentos.

4.5.4 Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de mil trabalhadores e situados na mesma unidade da federa��o n�o s�o considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal respons�vel, a quem cabe organizar os SESMT.

4.5.4.1 Para fins de aplica��o do item 4.5.4:

a) os engenheiros de seguran�a do trabalho, os m�dicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho podem ficar centralizados; e

b) o dimensionamento para os t�cnicos de seguran�a do trabalho e auxiliares/t�cnicos de enfermagem do trabalho deve ser feito por canteiro de obra ou frente de trabalho, conforme o Anexo II.

4.5.4.2 A organiza��o deve garantir que o SESMT atenda, no exerc�cio de suas compet�ncias, a todos os canteiros de obras e frentes de trabalho.

4.5.5 Quando se tratar de empreiteiras, considera-se estabelecimento, para fins de aplica��o desta NR, o local em que os seus empregados estiverem exercendo suas atividades.

4.5.6 Para as organiza��es que j� possuem SESMT constitu�do, em qualquer uma das suas modalidades, em caso de aumento no dimensionamento decorrente da contrata��o de trabalhadores por prazo determinado, o SESMT deve ser complementado durante o per�odo de aumento para atender ao disposto no Anexo II.

4.6 Registro

4.6.1 A organiza��o deve registrar os SESMT de que trata esta NR por meio de sistema eletr�nico dispon�vel no portal gov.br.

4.6.1.1 A organiza��o deve informar e manter atualizados os seguintes dados:

a) n�mero de Cadastro de Pessoa F�sica - CPF dos profissionais integrantes do SESMT;

b) qualifica��o e n�mero de registro dos profissionais;

c) grau de risco estabelecido, conforme item 4.5.1 e seus subitens e o n�mero de trabalhadores atendidos, por estabelecimento; e

d) hor�rio de trabalho dos profissionais do SESMT.

4.7 Disposi��es finais

4.7.1 As organiza��es que forem obrigadas a constituir SESMT, nos termos desta NR, e Servi�o Especializado em Seguran�a e Sa�de no Trabalho Rural - SESTR, nos termos da Norma Regulamentadora n� 31 (NR-31) - Seguran�a e Sa�de no Trabalho na Agricultura, Pecu�ria, Silvicultura, Explora��o Florestal e Aquicultura, podem optar em constituir apenas um destes servi�os, considerando o somat�rio de trabalhadores de ambas as atividades.

4.7.2 A organiza��o que constituir SESMT � respons�vel pelo cumprimento desta NR, devendo assegurar a isen��o t�cnica e o exerc�cio profissional dos integrantes do SESMT.

4.7.3 A organiza��o deve indicar, entre os m�dicos do SESMT, um respons�vel pelo PCMSO.

ANEXO I

RELA��O DA CLASSIFICA��O NACIONAL DE ATIVIDADES ECON�MICAS - CNAE (VERS�O 2.0), COM CORRESPONDENTE GRAU DE RISCO - GR

C�digos

Denomina��o

GR

A

AGRICULTURA, PECU�RIA, PRODU��O FLORESTAL, PESCA E AQ�ICULTURA

01

AGRICULTURA, PECU�RIA E SERVI�OS RELACIONADOS

01.1

Produ��o de lavouras tempor�rias

01.11-3

Cultivo de cereais

3

01.12-1

Cultivo de algod�o herb�ceo e de outras fibras de lavoura tempor�ria

3

01.13-0

Cultivo de cana-de-a��car

3

01.14-8

Cultivo de fumo

3

01.15-6

Cultivo de soja

3

01.16-4

Cultivo de oleaginosas de lavoura tempor�ria, exceto soja

3

01.19-9

Cultivo de plantas de lavoura tempor�ria n�o especificadas anteriormente

3

01.2

Horticultura e floricultura

01.21-1

Horticultura

3

01.22-9

Cultivo de flores e plantas ornamentais

3

01.3

Produ��o de lavouras permanentes

01.31-8

Cultivo de laranja

3

01.32-6

Cultivo de uva

3

01.33-4

Cultivo de frutas de lavoura permanente, exceto laranja e uva

3

01.34-2

Cultivo de caf�

3

01.35-1

Cultivo de cacau

3

01.39-3

Cultivo de plantas de lavoura permanente n�o especificadas anteriormente

3

01.4

Produ��o de sementes e mudas certificadas

01.41-5

Produ��o de sementes certificadas

3

01.42-3

Produ��o de mudas e outras formas de propaga��o vegetal, certificadas

3

01.5

Pecu�ria

01.51-2

Cria��o de bovinos

3

01.52-1

Cria��o de outros animais de grande porte

3

01.53-9

Cria��o de caprinos e ovinos

3

01.54-7

Cria��o de su�nos

3

01.55-5

Cria��o de aves

3

01.59-8

Cria��o de animais n�o especificados anteriormente

3

01.6

Atividades de apoio � agricultura e � pecu�ria; atividades de p�s-colheita

01.61-0

Atividades de apoio � agricultura

3

01.62-8

Atividades de apoio � pecu�ria

3

01.63-6

Atividades de p�s-colheita

3

01.7

Ca�a e servi�os relacionados

01.70-9

Ca�a e servi�os relacionados

3

02

PRODU��O FLORESTAL

02.1

Produ��o florestal - florestas plantadas

02.10-1

Produ��o florestal - florestas plantadas

3

02.2

Produ��o florestal - florestas nativas

02.20-9

Produ��o florestal - florestas nativas

4

02.3

Atividades de apoio � produ��o florestal

02.30-6

Atividades de apoio � produ��o florestal

3

03

PESCA E AQUICULTURA

03.1

Pesca

03.11-6

Pesca em �gua salgada

3

03.12-4

Pesca em �gua doce

3

03.2

Aquicultura

03.21-3

Aquicultura em �gua salgada e salobra

3

03.22-1

Aquicultura em �gua doce

3

B

IND�STRIAS EXTRATIVAS

05

EXTRA��O DE CARV�O MINERAL

05.0

Extra��o de carv�o mineral

05.00-3

Extra��o de carv�o mineral

4

06

EXTRA��O DE PETR�LEO E G�S NATURAL

06.0

Extra��o de petr�leo e g�s natural

06.00-0

Extra��o de petr�leo e g�s natural

4

07

EXTRA��O DE MINERAIS MET�LICOS

07.1

Extra��o de min�rio de ferro

07.10-3

Extra��o de min�rio de ferro

4

07.2

Extra��o de minerais met�licos n�o ferrosos

07.21-9

Extra��o de min�rio de alum�nio

4

07.22-7

Extra��o de min�rio de estanho

4

07.23-5

Extra��o de min�rio de mangan�s

4

07.24-3

Extra��o de min�rio de metais preciosos

4

07.25-1

Extra��o de minerais radioativos

4

07.29-4

Extra��o de minerais met�licos n�o ferrosos n�o especificados anteriormente

4

08

EXTRA��O DE MINERAIS N�O MET�LICOS

08.1

Extra��o de pedra, areia e argila

08.10-0

Extra��o de pedra, areia e argila

4

08.9

Extra��o de outros minerais n�o met�licos

08.91-6

Extra��o de minerais para fabrica��o de adubos, fertilizantes e outros produtos qu�micos

4

08.92-4

Extra��o e refino de sal marinho e sal-gema

4

08.93-2

Extra��o de gemas (pedras preciosas e semipreciosas)

4

08.99-1

Extra��o de minerais n�o met�licos n�o especificados anteriormente

4

09

ATIVIDADES DE APOIO � EXTRA��O DE MINERAIS

09.1

Atividades de apoio � extra��o de petr�leo e g�s natural

09.10-6

Atividades de apoio � extra��o de petr�leo e g�s natural

4

09.9

Atividades de apoio � extra��o de minerais, exceto petr�leo e g�s natural

09.90-4

Atividades de apoio � extra��o de minerais, exceto petr�leo e g�s natural

4

C

IND�STRIAS DE TRANSFORMA��O

10

FABRICA��O DE PRODUTOS ALIMENT�CIOS

10.1

Abate e fabrica��o de produtos de carne

10.11-2

Abate de reses, exceto su�nos

3

10.12-1

Abate de su�nos, aves e outros pequenos animais

3

10.13-9

Fabrica��o de produtos de carne

3

10.2

Preserva��o do pescado e fabrica��o de produtos do pescado

10.20-1

Preserva��o do pescado e fabrica��o de produtos do pescado

3

10.3

Fabrica��o de conservas de frutas, legumes e outros vegetais

10.31-7

Fabrica��o de conservas de frutas

3

10.32-5

Fabrica��o de conservas de legumes e outros vegetais

3

10.33-3

Fabrica��o de sucos de frutas, hortali�as e legumes

3

10.4

Fabrica��o de �leos e gorduras vegetais e animais

10.41-4

Fabrica��o de �leos vegetais em bruto, exceto �leo de milho

3

10.42-2

Fabrica��o de �leos vegetais refinados, exceto �leo de milho

3

10.43-1

Fabrica��o de margarina e outras gorduras vegetais e de �leos n�o comest�veis de animais

3

10.5

Latic�nios

10.51-1

Prepara��o do leite

3

10.52-0

Fabrica��o de latic�nios

3

10.53-8

Fabrica��o de sorvetes e outros gelados comest�veis

3

10.6

Moagem, fabrica��o de produtos amil�ceos e de alimentos para animais

10.61-9

Beneficiamento de arroz e fabrica��o de produtos do arroz

3

10.62-7

Moagem de trigo e fabrica��o de derivados

3

10.63-5

Fabrica��o de farinha de mandioca e derivados

3

10.64-3

Fabrica��o de farinha de milho e derivados, exceto �leos de milho

3

10.65-1

Fabrica��o de amidos e f�culas de vegetais e de �leos de milho

3

10.66-0

Fabrica��o de alimentos para animais

3

10.69-4

Moagem e fabrica��o de produtos de origem vegetal n�o especificados anteriormente

3

10.7

Fabrica��o e refino de a��car

10.71-6

Fabrica��o de a��car em bruto

3

10.72-4

Fabrica��o de a��car refinado

3

10.8

Torrefa��o e moagem de caf�

10.81-3

Torrefa��o e moagem de caf�

3

10.82-1

Fabrica��o de produtos � base de caf�

3

10.9

Fabrica��o de outros produtos aliment�cios

10.91-1

Fabrica��o de produtos de panifica��o

3

10.92-9

Fabrica��o de biscoitos e bolachas

3

10.93-7

Fabrica��o de produtos derivados do cacau, de chocolates e confeitos

3

10.94-5

Fabrica��o de massas aliment�cias

3

10.95-3

Fabrica��o de especiarias, molhos, temperos e condimentos

3

10.96-1

Fabrica��o de alimentos e pratos prontos

3

10.99-6

Fabrica��o de produtos aliment�cios n�o especificados anteriormente

3

11

FABRICA��O DE BEBIDAS

11.1

Fabrica��o de bebidas alco�licas

11.11-9

Fabrica��o de aguardentes e outras bebidas destiladas

3

11.12-7

Fabrica��o de vinho

3

11.13-5

Fabrica��o de malte, cervejas e chopes

3

11.2

Fabrica��o de bebidas n�o alco�licas

11.21-6

Fabrica��o de �guas envasadas

3

11.22-4

Fabrica��o de refrigerantes e de outras bebidas n�o alco�licas

3

12

FABRICA��O DE PRODUTOS DO FUMO

12.1

Processamento industrial do fumo

12.10-7

Processamento industrial do fumo

3

12.2

Fabrica��o de produtos do fumo

12.20-4

Fabrica��o de produtos do fumo

3

13

FABRICA��O DE PRODUTOS T�XTEIS

13.1

Prepara��o e fia��o de fibras t�xteis

13.11-1

Prepara��o e fia��o de fibras de algod�o

3

13.12-0

Prepara��o e fia��o de fibras t�xteis naturais, exceto algod�o

3

13.13-8

Fia��o de fibras artificiais e sint�ticas

3

13.14-6

Fabrica��o de linhas para costurar e bordar

3

13.2

Tecelagem, exceto malha

13.21-9

Tecelagem de fios de algod�o

3

13.22-7

Tecelagem de fios de fibras t�xteis naturais, exceto algod�o

3

13.23-5

Tecelagem de fios de fibras artificiais e sint�ticas

3

13.3

Fabrica��o de tecidos de malha

13.30-8

Fabrica��o de tecidos de malha

3

13.4

Acabamentos em fios, tecidos e artefatos t�xteis

13.40-5

Acabamentos em fios, tecidos e artefatos t�xteis

3

13.5

Fabrica��o de artefatos t�xteis, exceto vestu�rio

13.51-1

Fabrica��o de artefatos t�xteis para uso dom�stico

3

13.52-9

Fabrica��o de artefatos de tape�aria

3

13.53-7

Fabrica��o de artefatos de cordoaria

3

13.54-5

Fabrica��o de tecidos especiais, inclusive artefatos

3

13.59-6

Fabrica��o de outros produtos t�xteis n�o especificados anteriormente

3

14

CONFEC��O DE ARTIGOS DO VESTU�RIO E ACESS�RIOS

14.1

Confec��o de artigos do vestu�rio e acess�rios

14.11-8

Confec��o de roupas �ntimas

2

14.12-6

Confec��o de pe�as do vestu�rio, exceto roupas �ntimas

2

14.13-4

Confec��o de roupas profissionais

2

14.14-2

Fabrica��o de acess�rios do vestu�rio, exceto para seguran�a e prote��o

2

14.2

Fabrica��o de artigos de malharia e tricotagem

14.21-5

Fabrica��o de meias

2

14.22-3

Fabrica��o de artigos do vestu�rio, produzidos em malharias e tricotagens, exceto meias

2

15

PREPARA��O DE COUROS E FABRICA��O DE ARTEFATOS DE COURO, ARTIGOS PARA VIAGEM E CAL�ADOS

15.1

Curtimento e outras prepara��es de couro

15.10-6

Curtimento e outras prepara��es de couro

3

15.2

Fabrica��o de artigos para viagem e de artefatos diversos de couro

15.21-1

Fabrica��o de artigos para viagem, bolsas e semelhantes de qualquer material

2

15.29-7

Fabrica��o de artefatos de couro n�o especificados anteriormente

2

15.3

Fabrica��o de cal�ados

15.31-9

Fabrica��o de cal�ados de couro

3

15.32-7

Fabrica��o de t�nis de qualquer material

3

15.33-5

Fabrica��o de cal�ados de material sint�tico

3

15.39-4

Fabrica��o de cal�ados de materiais n�o especificados anteriormente

3

15.4

Fabrica��o de partes para cal�ados, de qualquer material

15.40-8

Fabrica��o de partes para cal�ados, de qualquer material

3

16

FABRICA��O DE PRODUTOS DE MADEIRA

16.1

Desdobramento de madeira

16.10-2

Desdobramento de madeira

3

16.2

Fabrica��o de produtos de madeira, corti�a e material tran�ado, exceto m�veis

16.21-8

Fabrica��o de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada

3

16.22-6

Fabrica��o de estruturas de madeira e de artigos de carpintaria para constru��o

3

16.23-4

Fabrica��o de artefatos de tanoaria e de embalagens de madeira

3

16.29-3

Fabrica��o de artefatos de madeira, palha, corti�a, vime e material tran�ado n�o especificados anteriormente, exceto m�veis

3

17

FABRICA��O DE CELULOSE, PAPEL E PRODUTOS DE PAPEL

17.1

Fabrica��o de celulose e outras pastas para a fabrica��o de papel

17.10-9

Fabrica��o de celulose e outras pastas para a fabrica��o de papel

3

17.2

Fabrica��o de papel, cartolina e papel-cart�o

17.21-4

Fabrica��o de papel

3

17.22-2

Fabrica��o de cartolina e papel-cart�o

3

17.3

Fabrica��o de embalagens de papel, cartolina, papel-cart�o e papel�o ondulado

17.31-1

Fabrica��o de embalagens de papel

2

17.32-0

Fabrica��o de embalagens de cartolina e papel-cart�o

2

17.33-8

Fabrica��o de chapas e de embalagens de papel�o ondulado

2

17.4

Fabrica��o de produtos diversos de papel, cartolina, papel-cart�o e papel�o ondulado

17.41-9

Fabrica��o de produtos de papel, cartolina, papel-cart�o e papel�o ondulado para uso comercial e de escrit�rio

2

17.42-7

Fabrica��o de produtos de papel para usos dom�stico e higi�nico-sanit�rio

2

17.49-4

Fabrica��o de produtos de pastas celul�sicas, papel, cartolina, papel-cart�o e papel�o ondulado n�o especificados anteriormente

2

18

IMPRESS�O E REPRODU��O DE GRAVA��ES

18.1

Atividade de impress�o

18.11-3

Impress�o de jornais, livros, revistas e outras publica��es peri�dicas

3

18.12-1

Impress�o de material de seguran�a

3

18.13-0

Impress�o de materiais para outros usos

3

18.2

Servi�os de pr�-impress�o e acabamentos gr�ficos

18.21-1

Servi�os de pr�-impress�o

3

18.22-9

Servi�os de acabamentos gr�ficos

3

18.3

Reprodu��o de materiais gravados em qualquer suporte

18.30-0

Reprodu��o de materiais gravados em qualquer suporte

3

19

FABRICA��O DE COQUE, DE PRODUTOS DERIVADOS DO PETR�LEO E DE BIOCOMBUST�VEIS

19.1

Coquerias

19.10-1

Coquerias

3

19.2

Fabrica��o de produtos derivados do petr�leo

19.21-7

Fabrica��o de produtos do refino de petr�leo

3

19.22-5

Fabrica��o de produtos derivados do petr�leo, exceto produtos do refino

3

19.3

Fabrica��o de biocombust�veis

19.31-4

Fabrica��o de �lcool

3

19.32-2

Fabrica��o de biocombust�veis, exceto �lcool

3

20

FABRICA��O DE PRODUTOS QU�MICOS

20.1

Fabrica��o de produtos qu�micos inorg�nicos

20.11-8

Fabrica��o de cloro e �lcalis

3

20.12-6

Fabrica��o de intermedi�rios para fertilizantes

3

20.13-4

Fabrica��o de adubos e fertilizantes

3

20.14-2

Fabrica��o de gases industriais

3

20.19-3

Fabrica��o de produtos qu�micos inorg�nicos n�o especificados anteriormente

3

20.2

Fabrica��o de produtos qu�micos org�nicos

20.21-5

Fabrica��o de produtos petroqu�micos b�sicos

3

20.22-3

Fabrica��o de intermedi�rios para plastificantes, resinas e fibras

3

20.29-1

Fabrica��o de produtos qu�micos org�nicos n�o especificados anteriormente

3

20.3

Fabrica��o de resinas e elast�meros

20.31-2

Fabrica��o de resinas termopl�sticas

3

20.32-1

Fabrica��o de resinas termofixas

3

20.33-9

Fabrica��o de elast�meros

3

20.4

Fabrica��o de fibras artificiais e sint�ticas

20.40-1

Fabrica��o de fibras artificiais e sint�ticas

3

20.5

Fabrica��o de defensivos agr�colas e desinfetantes domissanit�rios

20.51-7

Fabrica��o de defensivos agr�colas

3

20.52-5

Fabrica��o de desinfestantes domissanit�rios

3

20.6

Fabrica��o de sab�es, detergentes, produtos de limpeza, cosm�ticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

20.61-4

Fabrica��o de sab�es e detergentes sint�ticos

3

20.62-2

Fabrica��o de produtos de limpeza e polimento

3

20.63-1

Fabrica��o de cosm�ticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

2

20.7

Fabrica��o de tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins

20.71-1

Fabrica��o de tintas, vernizes, esmaltes e lacas

3

20.72-0

Fabrica��o de tintas de impress�o

3

20.73-8

Fabrica��o de impermeabilizantes, solventes e produtos afins

3

20.9

Fabrica��o de produtos e preparados qu�micos diversos

20.91-6

Fabrica��o de adesivos e selantes

3

20.92-4

Fabrica��o de explosivos

4

20.93-2

Fabrica��o de aditivos de uso industrial

3

20.94-1

Fabrica��o de catalisadores

3

20.99-1

Fabrica��o de produtos qu�micos n�o especificados anteriormente

3

21.10-6

Fabrica��o de produtos farmoqu�micos

3

21.2

Fabrica��o de produtos farmac�uticos

21.21-1

Fabrica��o de medicamentos para uso humano

3

21.22-0

Fabrica��o de medicamentos para uso veterin�rio

3

21.23-8

Fabrica��o de prepara��es farmac�uticas

3

22

FABRICA��O DE PRODUTOS DE BORRACHA E DE MATERIAL PL�STICO

22.1

Fabrica��o de produtos de borracha

22.11-1

Fabrica��o de pneum�ticos e de c�maras-de-ar

3

22.12-9

Reforma de pneum�ticos usados

3

22.19-6

Fabrica��o de artefatos de borracha n�o especificados anteriormente

3

22.2

Fabrica��o de produtos de material pl�stico

22.21-8

Fabrica��o de laminados planos e tubulares de material pl�stico

3

22.22-6

Fabrica��o de embalagens de material pl�stico

3

22.23-4

Fabrica��o de tubos e acess�rios de material pl�stico para uso na constru��o

3

22.29-3

Fabrica��o de artefatos de material pl�stico n�o especificados anteriormente

3

23

FABRICA��O DE PRODUTOS DE MINERAIS N�O MET�LICOS

23.1

Fabrica��o de vidro e de produtos do vidro

23.11-7

Fabrica��o de vidro plano e de seguran�a

3

23.12-5

Fabrica��o de embalagens de vidro

3

23.19-2

Fabrica��o de artigos de vidro

3

23.2

Fabrica��o de cimento

23.20-6

Fabrica��o de cimento

4

23.3

Fabrica��o de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes

23.30-3

Fabrica��o de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes

4

23.4

Fabrica��o de produtos cer�micos

23.41-9

Fabrica��o de produtos cer�micos refrat�rios

4

23.42-7

Fabrica��o de produtos cer�micos n�o refrat�rios para uso estrutural na constru��o

3

23.49-4

Fabrica��o de produtos cer�micos n�o refrat�rios n�o especificados anteriormente

4

23.9

Aparelhamento de pedras e fabrica��o de outros produtos de minerais n�o-met�licos

23.91-5

Aparelhamento e outros trabalhos em pedras

3

23.92-3

Fabrica��o de cal e gesso

4

23.99-1

Fabrica��o de produtos de minerais n�o met�licos n�o especificados anteriormente

3

24

METALURGIA

24.1

Produ��o de ferro-gusa e de ferroligas

24.11-3

Produ��o de ferro-gusa

4

24.12-1

Produ��o de ferroligas

4

24.2

Siderurgia

24.21-1

Produ��o de semiacabados de a�o

4

24.22-9

Produ��o de laminados planos de a�o

4

24.23-7

Produ��o de laminados longos de a�o

4

24.24-5

Produ��o de relaminados, trefilados e perfilados de a�o

4

24.3

Produ��o de tubos de a�o, exceto tubos sem costura

24.31-8

Produ��o de tubos de a�o com costura

4

24.39-3

Produ��o de outros tubos de ferro e a�o

4

24.4

Metalurgia dos metais n�o ferrosos

24.41-5

Metalurgia do alum�nio e suas ligas

4

24.42-3

Metalurgia dos metais preciosos

4

24.43-1

Metalurgia do cobre

4

24.49-1

Metalurgia dos metais n�o ferrosos e suas ligas n�o especificados anteriormente

4

24.5

Fundi��o

24.51-2

Fundi��o de ferro e a�o

4

24.52-1

Fundi��o de metais n�o ferrosos e suas ligas

4

25

FABRICA��O DE PRODUTOS DE METAL, EXCETO M�QUINAS E EQUIPAMENTOS

25.1

Fabrica��o de estruturas met�licas e obras de caldeiraria pesada

25.11-0

Fabrica��o de estruturas met�licas

4

25.12-8

Fabrica��o de esquadrias de metal

3

25.13-6

Fabrica��o de obras de caldeiraria pesada

3

25.2

Fabrica��o de tanques, reservat�rios met�licos e caldeiras

25.21-7

Fabrica��o de tanques, reservat�rios met�licos e caldeiras para aquecimento central

3

25.22-5

Fabrica��o de caldeiras geradoras de vapor, exceto para aquecimento central e para ve�culos

3

25.3

Forjaria, estamparia, metalurgia do p� e servi�os de tratamento de metais

25.31-4

Produ��o de forjados de a�o e de metais n�o ferrosos e suas ligas

4

25.32-2

Produ��o de artefatos estampados de metal; metalurgia do p�

4

25.39-0

Servi�os de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais

4

25.4

Fabrica��o de artigos de cutelaria, de serralheria e ferramentas

25.41-1

Fabrica��o de artigos de cutelaria

3

25.42-0

Fabrica��o de artigos de serralheria, exceto esquadrias

3

25.43-8

Fabrica��o de ferramentas

3

25.5

Fabrica��o de equipamento b�lico pesado, armas de fogo e muni��es

25.50-1

Fabrica��o de equipamento b�lico pesado, armas de fogo e muni��es

4

25.9

Fabrica��o de produtos de metal n�o especificados anteriormente

25.91-8

Fabrica��o de embalagens met�licas

3

25.92-6

Fabrica��o de produtos de trefilados de metal

4

25.93-4

Fabrica��o de artigos de metal para uso dom�stico e pessoal

3

25.99-3

Fabrica��o de produtos de metal n�o especificados anteriormente

3

26

FABRICA��O DE EQUIPAMENTOS DE INFORM�TICA, PRODUTOS ELETR�NICOS E �PTICOS

26.1

Fabrica��o de componentes eletr�nicos

26.10-8

Fabrica��o de componentes eletr�nicos

3

26.2

Fabrica��o de equipamentos de inform�tica e perif�ricos

26.21-3

Fabrica��o de equipamentos de inform�tica

3

26.22-1

Fabrica��o de perif�ricos para equipamentos de inform�tica

3

26.3

Fabrica��o de equipamentos de comunica��o

26.31-1

Fabrica��o de equipamentos transmissores de comunica��o

3

26.32-9

Fabrica��o de aparelhos telef�nicos e de outros equipamentos de comunica��o

3

26.4

Fabrica��o de aparelhos de recep��o, reprodu��o, grava��o e amplifica��o de �udio e v�deo

26.40-0

Fabrica��o de aparelhos de recep��o, reprodu��o, grava��o e amplifica��o de �udio e v�deo

3

26.5

Fabrica��o de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle; cron�metros e rel�gios

26.51-5

Fabrica��o de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle

3

26.52-3

Fabrica��o de cron�metros e rel�gios

3

26.6

Fabrica��o de aparelhos eletrom�dicos e eletroterap�uticos e equipamentos de irradia��o

26.60-4

Fabrica��o de aparelhos eletrom�dicos e eletroterap�uticos e equipamentos de irradia��o

3

26.7

Fabrica��o de equipamentos e instrumentos �pticos, fotogr�ficos e cinematogr�ficos

26.70-1

Fabrica��o de equipamentos e instrumentos �pticos, fotogr�ficos e cinematogr�ficos

3

26.8

Fabrica��o de m�dias virgens, magn�ticas e �pticas

26.80-9

Fabrica��o de m�dias virgens, magn�ticas e �pticas

3

27

FABRICA��O DE M�QUINAS, APARELHOS E MATERIAIS EL�TRICOS

27.1

Fabrica��o de geradores, transformadores e motores el�tricos

27.10-4

Fabrica��o de geradores, transformadores e motores el�tricos

3

27.2

Fabrica��o de pilhas, baterias e acumuladores el�tricos

27.21-0

Fabrica��o de pilhas, baterias e acumuladores el�tricos, exceto para ve�culos automotores

3

27.22-8

Fabrica��o de baterias e acumuladores para ve�culos automotores

3

27.3

Fabrica��o de equipamentos para distribui��o e controle de energia el�trica

27.31-7

Fabrica��o de aparelhos e equipamentos para distribui��o e controle de energia el�trica

3

27.32-5

Fabrica��o de material el�trico para instala��es em circuito de consumo

3

27.33-3

Fabrica��o de fios, cabos e condutores el�tricos isolados

3

27.4

Fabrica��o de l�mpadas e outros equipamentos de ilumina��o

27.40-6

Fabrica��o de l�mpadas e outros equipamentos de ilumina��o

3

27.5

Fabrica��o de eletrodom�sticos

27.51-1

Fabrica��o de fog�es, refrigeradores e m�quinas de lavar e secar para uso dom�stico

3

27.59-7

Fabrica��o de aparelhos eletrodom�sticos n�o especificados anteriormente

3

27.9

Fabrica��o de equipamentos e aparelhos el�tricos n�o especificados anteriormente

27.90-2

Fabrica��o de equipamentos e aparelhos el�tricos n�o especificados anteriormente

3

28

FABRICA��O DE M�QUINAS E EQUIPAMENTOS

28.1

Fabrica��o de motores, bombas, compressores e equipamentos de transmiss�o

28.11-9

Fabrica��o de motores e turbinas, exceto para avi�es e ve�culos rodovi�rios

3

28.12-7

Fabrica��o de equipamentos hidr�ulicos e pneum�ticos, exceto v�lvulas

3

28.13-5

Fabrica��o de v�lvulas, registros e dispositivos semelhantes

3

28.14-3

Fabrica��o de compressores

3

28.15-1

Fabrica��o de equipamentos de transmiss�o para fins industriais

3

28.2

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos de uso geral

28.21-6

Fabrica��o de aparelhos e equipamentos para instala��es t�rmicas

3

28.22-4

Fabrica��o de m�quinas, equipamentos e aparelhos para transporte e eleva��o de cargas e pessoas

3

28.23-2

Fabrica��o de m�quinas e aparelhos de refrigera��o e ventila��o para uso industrial e comercial

3

28.24-1

Fabrica��o de aparelhos e equipamentos de ar-condicionado

3

28.25-9

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para saneamento b�sico e ambiental

3

28.29-1

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos de uso geral n�o especificados anteriormente

3

28.3

Fabrica��o de tratores e de m�quinas e equipamentos para a agricultura e pecu�ria

28.31-3

Fabrica��o de tratores agr�colas

3

28.32-1

Fabrica��o de equipamentos para irriga��o agr�cola

3

28.33-0

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para a agricultura e pecu�ria, exceto para irriga��o

3

28.4

Fabrica��o de m�quinas-ferramenta

28.40-2

Fabrica��o de m�quinas-ferramenta

3

28.5

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos de uso na extra��o mineral e na constru��o

28.51-8

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para a prospec��o e extra��o de petr�leo

3

28.52-6

Fabrica��o de outras m�quinas e equipamentos para uso na extra��o mineral, exceto na extra��o de petr�leo

3

28.53-4

Fabrica��o de tratores, exceto agr�colas

3

28.54-2

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para terraplenagem, pavimenta��o e constru��o, exceto tratores

3

28.6

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos de uso industrial espec�fico

28.61-5

Fabrica��o de m�quinas para a ind�stria metal�rgica, exceto m�quinas-ferramenta

3

28.62-3

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para as ind�strias de alimentos, bebidas e fumo

3

28.63-1

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para a ind�stria t�xtil

3

28.64-0

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para as ind�strias do vestu�rio, do couro e de cal�ados

3

28.65-8

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para as ind�strias de celulose, papel e papel�o e artefatos

3

28.66-6

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para a ind�stria do pl�stico

3

28.69-1

Fabrica��o de m�quinas e equipamentos para uso industrial espec�fico n�o especificados anteriormente

3

29

FABRICA��O DE VE�CULOS AUTOMOTORES, REBOQUES E CARROCERIAS

29.1

Fabrica��o de autom�veis, camionetas e utilit�rios

29.10-7

Fabrica��o de autom�veis, camionetas e utilit�rios

3

29.2

Fabrica��o de caminh�es e �nibus

29.20-4

Fabrica��o de caminh�es e �nibus

3

29.3

Fabrica��o de cabines, carrocerias e reboques para ve�culos automotores

29.30-1

Fabrica��o de cabines, carrocerias e reboques para ve�culos automotores

3

29.4

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para ve�culos automotores

29.41-7

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para o sistema motor de ve�culos automotores

3

29.42-5

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para os sistemas de marcha e transmiss�o de ve�culos automotores

3

29.43-3

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para o sistema de freios de ve�culos automotores

3

29.44-1

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para o sistema de dire��o e suspens�o de ve�culos automotores

3

29.45-0

Fabrica��o de material el�trico e eletr�nico para ve�culos automotores, exceto baterias

3

29.49-2

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para ve�culos automotores n�o especificados anteriormente

3

29.5

Recondicionamento e recupera��o de motores para ve�culos automotores

29.50-6

Recondicionamento e recupera��o de motores para ve�culos automotores

3

30

FABRICA��O DE OUTROS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE, EXCETO VE�CULOS AUTOMOTORES

30.1

Constru��o de embarca��es

30.11-3

Constru��o de embarca��es e estruturas flutuantes

3

30.12-1

Constru��o de embarca��es para esporte e lazer

3

30.3

Fabrica��o de ve�culos ferrovi�rios

30.31-8

Fabrica��o de locomotivas, vag�es e outros materiais rodantes

3

30.32-6

Fabrica��o de pe�as e acess�rios para ve�culos ferrovi�rios

3

30.4

Fabrica��o de aeronaves

30.41-5

Fabrica��o de aeronaves

3

30.42-3

Fabrica��o de turbinas, motores e outros componentes e pe�as para aeronaves

3

30.5

Fabrica��o de ve�culos militares de combate

30.50-4

Fabrica��o de ve�culos militares de combate

3

30.9

Fabrica��o de equipamentos de transporte n�o especificados anteriormente

30.91-1

Fabrica��o de motocicletas

3

30.92-0

Fabrica��o de bicicletas e triciclos n�o motorizados

3

30.99-7

Fabrica��o de equipamentos de transporte n�o especificados anteriormente

3

31

FABRICA��O DE M�VEIS

31.0

Fabrica��o de m�veis

31.01-2

Fabrica��o de m�veis com predomin�ncia de madeira

3

31.02-1

Fabrica��o de m�veis com predomin�ncia de metal

3

31.03-9

Fabrica��o de m�veis de outros materiais, exceto madeira e metal

3

31.04-7

Fabrica��o de colch�es

2

32

FABRICA��O DE PRODUTOS DIVERSOS

32.1

Fabrica��o de artigos de joalheria, bijuteria e semelhantes

32.11-6

Lapida��o de gemas e fabrica��o de artefatos de ourivesaria e joalheria

3

32.12-4

Fabrica��o de bijuterias e artefatos semelhantes

3

32.2

Fabrica��o de instrumentos musicais

32.20-5

Fabrica��o de instrumentos musicais

3

32.3

Fabrica��o de artefatos para pesca e esporte

32.30-2

Fabrica��o de artefatos para pesca e esporte

3

32.4

Fabrica��o de brinquedos e jogos recreativos

32.40-0

Fabrica��o de brinquedos e jogos recreativos

3

32.5

Fabrica��o de instrumentos e materiais para uso m�dico e odontol�gico e de artigos �pticos

32.50-7

Fabrica��o de instrumentos e materiais para uso m�dico e odontol�gico e de artigos �pticos

3

32.9

Fabrica��o de produtos diversos

32.91-4

Fabrica��o de escovas, pinc�is e vassouras

3

32.92-2

Fabrica��o de equipamentos e acess�rios para seguran�a e prote��o pessoal e profissional

3

32.99-0

Fabrica��o de produtos diversos n�o especificados anteriormente

3

33

MANUTEN��O, REPARA��O E INSTALA��O DE M�QUINAS E EQUIPAMENTOS

33.1

Manuten��o e repara��o de m�quinas e equipamentos

33.11-2

Manuten��o e repara��o de tanques, reservat�rios met�licos e caldeiras, exceto para ve�culos

3

33.12-1

Manuten��o e repara��o de equipamentos eletr�nicos e �pticos

3

33.13-9

Manuten��o e repara��o de m�quinas e equipamentos el�tricos

3

33.14-7

Manuten��o e repara��o de m�quinas e equipamentos da ind�stria mec�nica

3

33.15-5

Manuten��o e repara��o de ve�culos ferrovi�rios

3

33.16-3

Manuten��o e repara��o de aeronaves

3

33.17-1

Manuten��o e repara��o de embarca��es

3

33.19-8

Manuten��o e repara��o de equipamentos e produtos n�o especificados anteriormente

3

33.2

Instala��o de m�quinas e equipamentos

33.21-0

Instala��o de m�quinas e equipamentos industriais

3

33.29-5

Instala��o de equipamentos n�o especificados anteriormente

3

D

ELETRICIDADE E G�S

35

ELETRICIDADE, G�S E OUTRAS UTILIDADES

35.1

Gera��o, transmiss�o e distribui��o de energia el�trica

35.11-5

Gera��o de energia el�trica

3

35.12-3

Transmiss�o de energia el�trica

3

35.13-1

Com�rcio atacadista de energia el�trica

3

35.14-0

Distribui��o de energia el�trica

3

35.2

Produ��o e distribui��o de combust�veis gasosos por redes urbanas

35.20-4

Produ��o de g�s; processamento de g�s natural; distribui��o de combust�veis gasosos por redes urbanas

3

35.3

Produ��o e distribui��o de vapor, �gua quente e ar condicionado

35.30-1

Produ��o e distribui��o de vapor, �gua quente e ar condicionado

3

E

�GUA, ESGOTO, ATIVIDADES DE GEST�O DE RES�DUOS E DESCONTAMINA��O

36

CAPTA��O, TRATAMENTO E DISTRIBUI��O DE �GUA

36.0

Capta��o, tratamento e distribui��o de �gua

36.00-6

Capta��o, tratamento e distribui��o de �gua

3

37

ESGOTO E ATIVIDADES RELACIONADAS

37.0

Esgoto e atividades relacionadas

37.01-1

Gest�o de redes de esgoto

3

37.02-9

Atividades relacionadas a esgoto, exceto a gest�o de redes

3

38

COLETA, TRATAMENTO E DISPOSI��O DE RES�DUOS; RECUPERA��O DE MATERIAIS

38.1

Coleta de res�duos

38.11-4

Coleta de res�duos n�o perigosos

3

38.12-2

Coleta de res�duos perigosos

3

38.2

Tratamento e disposi��o de res�duos

38.21-1

Tratamento e disposi��o de res�duos n�o perigosos

3

38.22-0

Tratamento e disposi��o de res�duos perigosos

3

38.3

Recupera��o de materiais

38.31-9

Recupera��o de materiais met�licos

3

38.32-7

Recupera��o de materiais pl�sticos

3

38.39-4

Recupera��o de materiais n�o especificados anteriormente

3

39

DESCONTAMINA��O E OUTROS SERVI�OS DE GEST�O DE RES�DUOS

39.0

Descontamina��o e outros servi�os de gest�o de res�duos

39.00-5

Descontamina��o e outros servi�os de gest�o de res�duos

3

F

CONSTRU��O

41

CONSTRU��O DE EDIF�CIOS

41.1

Incorpora��o de empreendimentos imobili�rios

41.10-7

Incorpora��o de empreendimentos imobili�rios

1

41.2

Constru��o de edif�cios

41.20-4

Constru��o de edif�cios

3

42

OBRAS DE INFRAESTRUTURA

42.1

Constru��o de rodovias, ferrovias, obras urbanas e obras-de-arte especiais

42.11-1

Constru��o de rodovias e ferrovias

4

42.12-0

Constru��o de obras de arte especiais

4

42.13-8

Obras de urbaniza��o - ruas, pra�as e cal�adas

3

42.2

Obras de infraestrutura para energia el�trica, telecomunica��es, �gua, esgoto e transporte por dutos

42.21-9

Obras para gera��o e distribui��o de energia el�trica e para telecomunica��es

4

42.22-7

Constru��o de redes de abastecimento de �gua, coleta de esgoto e constru��es correlatas

4

42.23-5

Constru��o de redes de transportes por dutos, exceto para �gua e esgoto

4

42.9

Constru��o de outras obras de infraestrutura

42.91-0

Obras portu�rias, mar�timas e fluviais

4

42.92-8

Montagem de instala��es industriais e de estruturas met�licas

4

42.99-5

Obras de engenharia civil n�o especificadas anteriormente

3

43

SERVI�OS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRU��O

43.1

Demoli��o e prepara��o do terreno

43.11-8

Demoli��o e prepara��o de canteiros de obras

4

43.12-6

Perfura��es e sondagens

4

43.13-4

Obras de terraplenagem

3

43.19-3

Servi�os de prepara��o do terreno n�o especificados anteriormente

3

43.2

Instala��es el�tricas, hidr�ulicas e outras instala��es em constru��es

43.21-5

Instala��es el�tricas

3

43.22-3

Instala��es hidr�ulicas, de sistemas de ventila��o e refrigera��o

3

43.29-1

Obras de instala��es em constru��es n�o especificadas anteriormente

3

43.3

Obras de acabamento

43.30-4

Obras de acabamento

3

43.9

Outros servi�os especializados para constru��o

43.91-6

Obras de funda��es

4

43.99-1

Servi�os especializados para constru��o n�o especificados anteriormente

3

G

COM�RCIO; REPARA��O DE VE�CULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS

45

COM�RCIO E REPARA��O DE VE�CULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS

45.1

Com�rcio de ve�culos automotores

45.11-1

Com�rcio a varejo e por atacado de ve�culos automotores

2

45.12-9

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de ve�culos automotores

2

45.2

Manuten��o e repara��o de ve�culos automotores

45.20-0

Manuten��o e repara��o de ve�culos automotores

3

45.3

Com�rcio de pe�as e acess�rios para ve�culos automotores

45.30-7

Com�rcio de pe�as e acess�rios para ve�culos automotores

2

45.4

Com�rcio, manuten��o e repara��o de motocicletas, pe�as e acess�rios

45.41-2

Com�rcio por atacado e a varejo de motocicletas, pe�as e acess�rios

2

45.42-1

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de motocicletas, pe�as e acess�rios

2

45.43-9

Manuten��o e repara��o de motocicletas

3

46

COM�RCIO POR ATACADO, EXCETO VE�CULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS

46.1

Representantes comerciais e agentes do com�rcio, exceto de ve�culos automotores e motocicletas

46.11-7

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de mat�rias-primas agr�colas e animais vivos

2

46.12-5

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de combust�veis, minerais, produtos sider�rgicos e qu�micos

2

46.13-3

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de madeira, material de constru��o e ferragens

2

46.14-1

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de m�quinas, equipamentos, embarca��es e aeronaves

2

46.15-0

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de eletrodom�sticos, m�veis e artigos de uso dom�stico

2

46.16-8

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de t�xteis, vestu�rio, cal�ados e artigos de viagem

2

46.17-6

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de produtos aliment�cios, bebidas e fumo

2

46.18-4

Representantes comerciais e agentes do com�rcio especializado em produtos n�o especificados anteriormente

2

46.19-2

Representantes comerciais e agentes do com�rcio de mercadorias em geral n�o especializado

2

46.2

Com�rcio atacadista de mat�rias-primas agr�colas e animais vivos

46.21-4

Com�rcio atacadista de caf� em gr�o

2

46.22-2

Com�rcio atacadista de soja

2

46.23-1

Com�rcio atacadista de animais vivos, alimentos para animais e mat�rias-primas agr�colas, exceto caf� e soja

2

46.3

Com�rcio atacadista especializado em produtos aliment�cios, bebidas e fumo

46.31-1

Com�rcio atacadista de leite e latic�nios

2

46.32-0

Com�rcio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, farinhas, amidos e f�culas

2

46.33-8

Com�rcio atacadista de hortifrutigranjeiros

2

46.34-6

Com�rcio atacadista de carnes, produtos da carne e pescado

2

46.35-4

Com�rcio atacadista de bebidas

2

46.36-2

Com�rcio atacadista de produtos do fumo

2

46.37-1

Com�rcio atacadista especializado em produtos aliment�cios n�o especificados anteriormente

2

46.39-7

Com�rcio atacadista de produtos aliment�cios em geral

2

46.4

Com�rcio atacadista de produtos de consumo n�o-alimentar

46.41-9

Com�rcio atacadista de tecidos, artefatos de tecidos e de armarinho

2

46.42-7

Com�rcio atacadista de artigos do vestu�rio e acess�rios

2

46.43-5

Com�rcio atacadista de cal�ados e artigos de viagem

2

46.44-3

Com�rcio atacadista de produtos farmac�uticos para uso humano e veterin�rio

2

46.45-1

Com�rcio atacadista de instrumentos e materiais para uso m�dico, cir�rgico, ortop�dico e odontol�gico

2

46.46-0

Com�rcio atacadista de cosm�ticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

2

46.47-8

Com�rcio atacadista de artigos de escrit�rio e de papelaria; livros, jornais e outras publica��es

2

46.49-4

Com�rcio atacadista de equipamentos e artigos de uso pessoal e dom�stico n�o especificados anteriormente

2

46.5

Com�rcio atacadista de equipamentos e produtos de tecnologias de informa��o e comunica��o

46.51-6

Com�rcio atacadista de computadores, perif�ricos e suprimentos de inform�tica

3

46.52-4

Com�rcio atacadista de componentes eletr�nicos e equipamentos de telefonia e comunica��o

3

46.6

Com�rcio atacadista de m�quinas, aparelhos e equipamentos, exceto de tecnologias de informa��o e comunica��o

46.61-3

Com�rcio atacadista de m�quinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecu�rio; partes e pe�as

3

46.62-1

Com�rcio atacadista de m�quinas, equipamentos para terraplenagem, minera��o e constru��o; partes e pe�as

3

46.63-0

Com�rcio atacadista de m�quinas e equipamentos para uso industrial; partes e pe�as

3

46.64-8

Com�rcio atacadista de m�quinas, aparelhos e equipamentos para uso odonto-m�dico- hospitalar; partes e pe�as

3

46.65-6

Com�rcio atacadista de m�quinas e equipamentos para uso comercial; partes e pe�as

3

46.69-9

Com�rcio atacadista de m�quinas, aparelhos e equipamentos n�o especificados anteriormente; partes e pe�as

3

46.7

Com�rcio atacadista de madeira, ferragens, ferramentas, material el�trico e material de constru��o

46.71-1

Com�rcio atacadista de madeira e produtos derivados

3

46.72-9

Com�rcio atacadista de ferragens e ferramentas

3

46.73-7

Com�rcio atacadista de material el�trico

3

46.74-5

Com�rcio atacadista de cimento

3

46.79-6

Com�rcio atacadista especializado de materiais de constru��o n�o especificados anteriormente e de materiais de constru��o em geral

3

46.8

Com�rcio atacadista especializado em outros produtos

46.81-8

Com�rcio atacadista de combust�veis s�lidos, l�quidos e gasosos, exceto g�s natural e GLP

3

46.82-6

Com�rcio atacadista de g�s liquefeito de petr�leo (GLP)

3

46.83-4

Com�rcio atacadista de defensivos agr�colas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo

3

46.84-2

Com�rcio atacadista de produtos qu�micos e petroqu�micos, exceto agroqu�micos

3

46.85-1

Com�rcio atacadista de produtos sider�rgicos e metal�rgicos, exceto para constru��o

3

46.86-9

Com�rcio atacadista de papel e papel�o em bruto e de embalagens

3

46.87-7

Com�rcio atacadista de res�duos e sucatas

3

46.89-3

Com�rcio atacadista especializado de outros produtos intermedi�rios n�o especificados anteriormente

3

46.9

Com�rcio atacadista n�o-especializado

46.91-5

Com�rcio atacadista de mercadorias em geral, com predomin�ncia de produtos aliment�cios

2

46.92-3

Com�rcio atacadista de mercadorias em geral, com predomin�ncia de insumos agropecu�rios

2

46.93-1

Com�rcio atacadista de mercadorias em geral, sem predomin�ncia de alimentos ou de insumos agropecu�rios

2

47

COM�RCIO VAREJISTA

47.1

Com�rcio varejista n�o-especializado

47.11-3

Com�rcio varejista de mercadorias em geral, com predomin�ncia de produtos aliment�cios - hipermercados e supermercados

2

47.12-1

Com�rcio varejista de mercadorias em geral, com predomin�ncia de produtos aliment�cios - minimercados, mercearias e armaz�ns

2

47.13-0

Com�rcio varejista de mercadorias em geral, sem predomin�ncia de produtos aliment�cios

2

47.2

Com�rcio varejista de produtos aliment�cios, bebidas e fumo

47.21-1

Com�rcio varejista de produtos de padaria, latic�nio, doces, balas e semelhantes

2

47.22-9

Com�rcio varejista de carnes e pescados - a�ougues e peixarias

3

47.23-7

Com�rcio varejista de bebidas

2

47.24-5

Com�rcio varejista de hortifrutigranjeiros

2

47.29-6

Com�rcio varejista de produtos aliment�cios em geral ou especializado em produtos aliment�cios n�o especificados anteriormente; produtos do fumo

2

47.3

Com�rcio varejista de combust�veis para ve�culos automotores

47.31-8

Com�rcio varejista de combust�veis para ve�culos automotores

3

47.32-6

Com�rcio varejista de lubrificantes

3

47.4

Com�rcio varejista de material de constru��o

47.41-5

Com�rcio varejista de tintas e materiais para pintura

2

47.42-3

Com�rcio varejista de material el�trico

1

47.43-1

Com�rcio varejista de vidros

2

47.44-0

Com�rcio varejista de ferragens, madeira e materiais de constru��o

2

47.5

Com�rcio varejista de equipamentos de inform�tica e comunica��o; equipamentos e artigos de uso dom�stico

47.51-2

Com�rcio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de inform�tica

1

47.52-1

Com�rcio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunica��o

1

47.53-9

Com�rcio varejista especializado de eletrodom�sticos e equipamentos de �udio e v�deo

1

47.54-7

Com�rcio varejista especializado de m�veis, colchoaria e artigos de ilumina��o

1

47.55-5

Com�rcio varejista especializado de tecidos e artigos de cama, mesa e banho

1

47.56-3

Com�rcio varejista especializado de instrumentos musicais e acess�rios

1

47.57-1

Com�rcio varejista especializado de pe�as e acess�rios para aparelhos eletroeletr�nicos para uso dom�stico, exceto inform�tica e comunica��o

1

47.59-8

Com�rcio varejista de artigos de uso dom�stico n�o especificados anteriormente

1

47.6

Com�rcio varejista de artigos culturais, recreativos e esportivos

47.61-0

Com�rcio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria

1

47.62-8

Com�rcio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas

1

47.63-6

Com�rcio varejista de artigos recreativos e esportivos

1

47.7

Com�rcio varejista de produtos farmac�uticos, perfumaria e cosm�ticos e artigos m�dicos, �pticos e ortop�dicos

47.71-7

Com�rcio varejista de produtos farmac�uticos para uso humano e veterin�rio

2

47.72-5

Com�rcio varejista de cosm�ticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

1

47.73-3

Com�rcio varejista de artigos m�dicos e ortop�dicos

1

47.74-1

Com�rcio varejista de artigos de �ptica

1

47.8

Com�rcio varejista de produtos novos n�o especificados anteriormente e de produtos usados

47.81-4

Com�rcio varejista de artigos do vestu�rio e acess�rios

1

47.82-2

Com�rcio varejista de cal�ados e artigos de viagem

1

47.83-1

Com�rcio varejista de joias e rel�gios

1

47.84-9

Com�rcio varejista de g�s liquefeito de petr�leo (GLP)

3

47.85-7

Com�rcio varejista de artigos usados

2

47.89-0

Com�rcio varejista de outros produtos novos n�o especificados anteriormente

1

47.9

Com�rcio ambulante e outros tipos de com�rcio varejista

47.90-3

Com�rcio ambulante e outros tipos de com�rcio varejista

2

H

TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E CORREIO

49

TRANSPORTE TERRESTRE

49.1

Transporte ferrovi�rio e metroferrovi�rio

49.11-6

Transporte ferrovi�rio de carga

3

49.12-4

Transporte metroferrovi�rio de passageiros

3

49.2

Transporte rodovi�rio de passageiros

49.21-3

Transporte rodovi�rio coletivo de passageiros, com itiner�rio fixo, municipal e em regi�o metropolitana

3

49.22-1

Transporte rodovi�rio coletivo de passageiros, com itiner�rio fixo, intermunicipal, interestadual e internacional

3

49.23-0

Transporte rodovi�rio de t�xi

3

49.24-8

Transporte escolar

3

49.29-9

Transporte rodovi�rio coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, e outros transportes rodovi�rios n�o especificados anteriormente

3

49.3

Transporte rodovi�rio de carga

49.30-2

Transporte rodovi�rio de carga

3

49.4

Transporte dutovi�rio

49.40-0

Transporte dutovi�rio

3

49.5

Trens tur�sticos, telef�ricos e similares

49.50-7

Trens tur�sticos, telef�ricos e similares

3

50

TRANSPORTE AQUAVI�RIO

50.1

Transporte mar�timo de cabotagem e longo curso

50.11-4

Transporte mar�timo de cabotagem

3

50.12-2

Transporte mar�timo de longo curso

3

50.2

Transporte por navega��o interior

50.21-1

Transporte por navega��o interior de carga

3

50.22-0

Transporte por navega��o interior de passageiros em linhas regulares

3

50.3

Navega��o de apoio

50.30-1

Navega��o de apoio

3

50.9

Outros transportes aquavi�rios

50.91-2

Transporte por navega��o de travessia

3

50.99-8

Transportes aquavi�rios n�o especificados anteriormente

3

51

TRANSPORTE A�REO

51.1

Transporte a�reo de passageiros

51.11-1

Transporte a�reo de passageiros regular

3

51.12-9

Transporte a�reo de passageiros n�o regular

3

51.2

Transporte a�reo de carga

51.20-0

Transporte a�reo de carga

3

51.3

Transporte espacial

51.30-7

Transporte espacial

3

52

ARMAZENAMENTO E ATIVIDADES AUXILIARES DOS TRANSPORTES

52.1

Armazenamento, carga e descarga

52.11-7

Armazenamento

3

52.12-5

Carga e descarga

3

52.2

Atividades auxiliares dos transportes terrestres

52.21-4

Concession�rias de rodovias, pontes, t�neis e servi�os relacionados

3

52.22-2

Terminais rodovi�rios e ferrovi�rios

3

52.23-1

Estacionamento de ve�culos

3

52.29-0

Atividades auxiliares dos transportes terrestres n�o especificadas anteriormente

3

52.3

Atividades auxiliares dos transportes aquavi�rios

52.31-1

Gest�o de portos e terminais

3

52.32-0

Atividades de agenciamento mar�timo

3

52.39-7

Atividades auxiliares dos transportes aquavi�rios n�o especificadas anteriormente

3

52.4

Atividades auxiliares dos transportes a�reos

52.40-1

Atividades auxiliares dos transportes a�reos

3

52.5

Atividades relacionadas � organiza��o do transporte de carga

52.50-8

Atividades relacionadas � organiza��o do transporte de carga

3

53

CORREIO E OUTRAS ATIVIDADES DE ENTREGA

53.1

Atividades de Correio

53.10-5

Atividades de Correio

2

53.2

Atividades de malote e de entrega

53.20-2

Atividades de malote e de entrega

2

I

ALOJAMENTO E ALIMENTA��O

55

ALOJAMENTO

55.1

Hot�is e similares

55.10-8

Hot�is e similares

2

55.9

Outros tipos de alojamento n�o especificados anteriormente

55.90-6

Outros tipos de alojamento n�o especificados anteriormente

2

56

ALIMENTA��O

56.1

Restaurantes e outros servi�os de alimenta��o e bebidas

56.11-2

Restaurantes e outros estabelecimentos de servi�os de alimenta��o e bebidas

2

56.12-1

Servi�os ambulantes de alimenta��o

2

56.2

Servi�os de catering, buf� e outros servi�os de comida preparada

56.20-1

Servi�os de catering, buf� e outros servi�os de comida preparada

2

J

INFORMA��O E COMUNICA��O

58

EDI��O E EDI��O INTEGRADA � IMPRESS�O

58.1

Edi��o de livros, jornais, revistas e outras atividades de edi��o

58.11-5

Edi��o de livros

3

58.12-3

Edi��o de jornais

3

58.13-1

Edi��o de revistas

3

58.19-1

Edi��o de cadastros, listas e outros produtos gr�ficos

3

58.2

Edi��o integrada � impress�o de livros, jornais, revistas e outras publica��es

58.21-2

Edi��o integrada � impress�o de livros

3

58.22-1

Edi��o integrada � impress�o de jornais

3

58.23-9

Edi��o integrada � impress�o de revistas

3

58.29-8

Edi��o integrada � impress�o de cadastros, listas e outros produtos gr�ficos

3

59

ATIVIDADES CINEMATOGR�FICAS, PRODU��O DE V�DEOS E DE PROGRAMAS DE TELEVIS�O; GRAVA��O DE SOM E EDI��O DE M�SICA

59.1

Atividades cinematogr�ficas, produ��o de v�deos e de programas de televis�o

59.11-1

Atividades de produ��o cinematogr�fica, de v�deos e de programas de televis�o

2

59.12-0

Atividades de p�s-produ��o cinematogr�fica, de v�deos e de programas de televis�o

2

59.13-8

Distribui��o cinematogr�fica, de v�deo e de programas de televis�o

2

59.14-6

Atividades de exibi��o cinematogr�fica

2

59.2

Atividades de grava��o de som e de edi��o de m�sica

59.20-1

Atividades de grava��o de som e de edi��o de m�sica

2

60

ATIVIDADES DE R�DIO E DE TELEVIS�O

60.1

Atividades de r�dio

60.10-1

Atividades de r�dio

2

60.2

Atividades de televis�o

60.21-7

Atividades de televis�o aberta

2

60.22-5

Programadoras e atividades relacionadas � televis�o por assinatura

2

61

TELECOMUNICA��ES

61.1

Telecomunica��es por fio

61.10-8

Telecomunica��es por fio

2

61.2

Telecomunica��es sem fio

61.20-5

Telecomunica��es sem fio

2

61.3

Telecomunica��es por sat�lite

61.30-2

Telecomunica��es por sat�lite

2

61.4

Operadoras de televis�o por assinatura

61.41-8

Operadoras de televis�o por assinatura por cabo

2

61.42-6

Operadoras de televis�o por assinatura por micro-ondas

2

61.43-4

Operadoras de televis�o por assinatura por sat�lite

2

61.9

Outras atividades de telecomunica��es

61.90-6

Outras atividades de telecomunica��es

2

62

ATIVIDADES DOS SERVI�OS DE TECNOLOGIA DA INFORMA��O

62.0

Atividades dos servi�os de tecnologia da informa��o

62.01-5

Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

2

62.02-3

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customiz�veis

2

62.03-1

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador n�o customiz�veis

2

62.04-0

Consultoria em tecnologia da informa��o

2

62.09-1

Suporte t�cnico, manuten��o e outros servi�os em tecnologia da informa��o

2

63

ATIVIDADES DE PRESTA��O DE SERVI�OS DE INFORMA��O

63.1

Tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas

63.11-9

Tratamento de dados, provedores de servi�os de aplica��o e servi�os de hospedagem na internet

2

63.19-4

Portais, provedores de conte�do e outros servi�os de informa��o na internet

2

63.9

Outras atividades de presta��o de servi�os de informa��o

63.91-7

Ag�ncias de not�cias

2

63.99-2

Outras atividades de presta��o de servi�os de informa��o n�o especificadas anteriormente

2

K

ATIVIDADES FINANCEIRAS, DE SEGUROS E SERVI�OS RELACIONADOS

64

ATIVIDADES DE SERVI�OS FINANCEIROS

64.1

Banco Central

1

64.10-7

Banco Central

1

64.2

Intermedia��o monet�ria - dep�sitos � vista

64.21-2

Bancos comerciais

1

64.22-1

Bancos m�ltiplos, com carteira comercial

1

64.23-9

Caixas econ�micas

1

64.24-7

Cr�dito cooperativo

1

64.3

Intermedia��o n�o monet�ria - outros instrumentos de capta��o

64.31-0

Bancos m�ltiplos, sem carteira comercial

1

64.32-8

Bancos de investimento

1

64.33-6

Bancos de desenvolvimento

1

64.34-4

Ag�ncias de fomento

1

64.35-2

Cr�dito imobili�rio

1

64.36-1

Sociedades de cr�dito, financiamento e investimento - financeiras

1

64.37-9

Sociedades de cr�dito ao microempreendedor

1

64.38-7

Bancos de c�mbio e outras institui��es de intermedia��o n�o monet�ria

1

64.4

Arrendamento mercantil

64.40-9

Arrendamento mercantil

1

64.5

Sociedades de capitaliza��o

64.50-6

Sociedades de capitaliza��o

1

64.6

Atividades de sociedades de participa��o

64.61-1

Holdings de institui��es financeiras

1

64.62-0

Holdings de institui��es n�o financeiras

1

64.63-8

Outras sociedades de participa��o, exceto holdings

1

64.7

Fundos de investimento

64.70-1

Fundos de investimento

1

64.9

Atividades de servi�os financeiros n�o especificadas anteriormente

64.91-3

Sociedades de fomento mercantil - factoring

1

64.92-1

Securitiza��o de cr�ditos

1

64.93-0

Administra��o de cons�rcios para aquisi��o de bens e direitos

1

64.99-9

Outras atividades de servi�os financeiros n�o especificadas anteriormente

1

65

SEGUROS, RESSEGUROS, PREVID�NCIA COMPLEMENTAR E PLANOS DE SA�DE

65.1

Seguros de vida e n�o vida

65.11-1

Seguros de vida

1

65.12-0

Seguros n�o vida

1

65.2

Seguros-sa�de

65.20-1

Seguros-sa�de

1

65.3

Resseguros

65.30-8

Resseguros

1

65.4

Previd�ncia complementar

65.41-3

Previd�ncia complementar fechada

1

65.42-1

Previd�ncia complementar aberta

1

65.5

Planos de sa�de

65.50-2

Planos de sa�de

1

66

ATIVIDADES AUXILIARES DOS SERVI�OS FINANCEIROS, SEGUROS, PREVID�NCIA COMPLEMENTAR E PLANOS DE SA�DE

66.1

Atividades auxiliares dos servi�os financeiros

66.11-8

Administra��o de bolsas e mercados de balc�o organizados

1

66.12-6

Atividades de intermedi�rios em transa��es de t�tulos, valores mobili�rios e mercadorias

1

66.13-4

Administra��o de cart�es de cr�dito

1

66.19-3

Atividades auxiliares dos servi�os financeiros n�o especificadas anteriormente

1

66.2

Atividades auxiliares dos seguros, da previd�ncia complementar e dos planos de sa�de

66.21-5

Avalia��o de riscos e perdas

1

66.22-3

Corretores e agentes de seguros, de planos de previd�ncia complementar e de sa�de

1

66.29-1

Atividades auxiliares dos seguros, da previd�ncia complementar e dos planos de sa�de n�o especificadas anteriormente

1

66.3

Atividades de administra��o de fundos por contrato ou comiss�o

66.30-4

Atividades de administra��o de fundos por contrato ou comiss�o

1

L

ATIVIDADES IMOBILI�RIAS

68

ATIVIDADES IMOBILI�RIAS

68.1

Atividades imobili�rias de im�veis pr�prios

68.10-2

Atividades imobili�rias de im�veis pr�prios

1

68.2

Atividades imobili�rias por contrato ou comiss�o

68.21-8

Intermedia��o na compra, venda e aluguel de im�veis

1

68.22-6

Gest�o e administra��o da propriedade imobili�ria

1

M

ATIVIDADES PROFISSIONAIS, CIENT�FICAS E T�CNICAS

69

ATIVIDADES JUR�DICAS, DE CONTABILIDADE E DE AUDITORIA

69.1

Atividades jur�dicas

69.11-7

Atividades jur�dicas, exceto cart�rios

1

69.12-5

Cart�rios

1

69.2

Atividades de contabilidade, consultoria e auditoria cont�bil e tribut�ria

69.20-6

Atividades de contabilidade, consultoria e auditoria cont�bil e tribut�ria

1

70

ATIVIDADES DE SEDES DE EMPRESAS E DE CONSULTORIA EM GEST�O EMPRESARIAL

70.1

Sedes de empresas e unidades administrativas locais

70.10-7

Sedes de empresas e unidades administrativas locais

1

70.2

Atividades de consultoria em gest�o empresarial

70.20-4

Atividades de consultoria em gest�o empresarial

1

71

SERVI�OS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA; TESTES E AN�LISES T�CNICAS

71.1

Servi�os de arquitetura e engenharia e atividades t�cnicas relacionadas

71.11-1

Servi�os de arquitetura

1

71.12-0

Servi�os de engenharia

1

71.19-7

Atividades t�cnicas relacionadas � arquitetura e engenharia

1

71.2

Testes e an�lises t�cnicas

71.20-1

Testes e an�lises t�cnicas

2

72

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENT�FICO

72.1

Pesquisa e desenvolvimento experimental em ci�ncias f�sicas e naturais

72.10-0

Pesquisa e desenvolvimento experimental em ci�ncias f�sicas e naturais

2

72.2

Pesquisa e desenvolvimento experimental em ci�ncias sociais e humanas

72.20-7

Pesquisa e desenvolvimento experimental em ci�ncias sociais e humanas

2

73

PUBLICIDADE E PESQUISA DE MERCADO

73.1

Publicidade

73.11-4

Ag�ncias de publicidade

1

73.12-2

Agenciamento de espa�os para publicidade, exceto em ve�culos de comunica��o

1

73.19-0

Atividades de publicidade n�o especificadas anteriormente

1

73.2

Pesquisas de mercado e de opini�o p�blica

73.20-3

Pesquisas de mercado e de opini�o p�blica

1

74

OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, CIENT�FICAS E T�CNICAS

74.1

Design e decora��o de interiores

74.10-2

Design e decora��o de interiores

1

74.2

Atividades fotogr�ficas e similares

74.20-0

Atividades fotogr�ficas e similares

2

74.9

Atividades profissionais, cient�ficas e t�cnicas n�o especificadas anteriormente

74.90-1

Atividades profissionais, cient�ficas e t�cnicas n�o especificadas anteriormente

1

75

ATIVIDADES VETERIN�RIAS

75.0

Atividades veterin�rias

75.00-1

Atividades veterin�rias

3

N

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E SERVI�OS COMPLEMENTARES

77

ALUGU�IS N�O-IMOBILI�RIOS E GEST�O DE ATIVOS INTANG�VEIS N�O- FINANCEIROS

77.1

Loca��o de meios de transporte sem condutor

77.11-0

Loca��o de autom�veis sem condutor

1

77.19-5

Loca��o de meios de transporte, exceto autom�veis, sem condutor

1

77.2

Aluguel de objetos pessoais e dom�sticos

77.21-7

Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos

1

77.22-5

Aluguel de fitas de v�deo, DVDs e similares

1

77.23-3

Aluguel de objetos do vestu�rio, joias e acess�rios

1

77.29-2

Aluguel de objetos pessoais e dom�sticos n�o especificados anteriormente

1

77.3

Aluguel de m�quinas e equipamentos sem operador

77.31-4

Aluguel de m�quinas e equipamentos agr�colas sem operador

1

77.32-2

Aluguel de m�quinas e equipamentos para constru��o sem operador

1

77.33-1

Aluguel de m�quinas e equipamentos para escrit�rio

1

77.39-0

Aluguel de m�quinas e equipamentos n�o especificados anteriormente

1

77.4

Gest�o de ativos intang�veis n�o financeiros

77.40-3

Gest�o de ativos intang�veis n�o financeiros

1

78

SELE��O, AGENCIAMENTO E LOCA��O DE M�O DE OBRA

78.1

Sele��o e agenciamento de m�o de obra

78.10-8

Sele��o e agenciamento de m�o de obra

1

78.2

Loca��o de m�o de obra tempor�ria

78.20-5

Loca��o de m�o de obra tempor�ria

1

78.3

Fornecimento e gest�o de recursos humanos para terceiros

78.30-2

Fornecimento e gest�o de recursos humanos para terceiros

1

79

AG�NCIAS DE VIAGENS, OPERADORES TUR�STICOS E SERVI�OS DE RESERVAS

79.1

Ag�ncias de viagens e operadores tur�sticos

79.11-2

Ag�ncias de viagens

1

79.12-1

Operadores tur�sticos

1

79.9

Servi�os de reservas e outros servi�os de turismo n�o especificados anteriormente

79.90-2

Servi�os de reservas e outros servi�os de turismo n�o especificados anteriormente

1

80

ATIVIDADES DE VIGIL�NCIA, SEGURAN�A E INVESTIGA��O

80.1

Atividades de vigil�ncia, seguran�a privada e transporte de valores

80.11-1

Atividades de vigil�ncia e seguran�a privada

3

80.12-9

Atividades de transporte de valores

3

80.2

Atividades de monitoramento de sistemas de seguran�a

80.20-0

Atividades de monitoramento de sistemas de seguran�a

3

80.3

Atividades de investiga��o particular

80.30-7

Atividades de investiga��o particular

3

81

SERVI�OS PARA EDIF�CIOS E ATIVIDADES PAISAG�STICAS

81.1

Servi�os combinados para apoio a edif�cios

81.11-7

Servi�os combinados para apoio a edif�cios, exceto condom�nios prediais

2

81.12-5

Condom�nios prediais

2

81.2

Atividades de limpeza

81.21-4

Limpeza em pr�dios e em domic�lios

3

81.22-2

Imuniza��o e controle de pragas urbanas

3

81.29-0

Atividades de limpeza n�o especificadas anteriormente

3

81.3

Atividades paisag�sticas

81.30-3

Atividades paisag�sticas

1

82

SERVI�OS DE ESCRIT�RIO, DE APOIO ADMINISTRATIVO E OUTROS SERVI�OS PRESTADOS �S EMPRESAS

82.1

Servi�os de escrit�rio e apoio administrativo

82.11-3

Servi�os combinados de escrit�rio e apoio administrativo

1

82.19-9

Fotoc�pias, prepara��o de documentos e outros servi�os especializados de apoio administrativo

2

82.2

Atividades de teleatendimento

82.20-2

Atividades de teleatendimento

2

82.3

Atividades de organiza��o de eventos, exceto culturais e esportivos

82.30-0

Atividades de organiza��o de eventos, exceto culturais e esportivos

2

82.9

Outras atividades de servi�os prestados principalmente �s empresas

82.91-1

Atividades de cobran�a e informa��es cadastrais

2

82.92-0

Envasamento e empacotamento sob contrato

2

82.99-7

Atividades de servi�os prestados principalmente �s empresas n�o especificadas anteriormente

2

O

ADMINISTRA��O P�BLICA, DEFESA E SEGURIDADE SOCIAL

84

ADMINISTRA��O P�BLICA, DEFESA E SEGURIDADE SOCIAL

84.1

Administra��o do estado e da pol�tica econ�mica e social

84.11-6

Administra��o p�blica em geral

1

84.12-4

Regula��o das atividades de sa�de, educa��o, servi�os culturais e outros servi�os sociais

1

84.13-2

Regula��o das atividades econ�micas

1

84.2

Servi�os coletivos prestados pela administra��o p�blica

84.21-3

Rela��es exteriores

1

84.22-1

Defesa

1

84.23-0

Justi�a

1

84.24-8

Seguran�a e ordem p�blica

1

84.25-6

Defesa Civil

1

84.3

Seguridade social obrigat�ria

84.30-2

Seguridade social obrigat�ria

1

P

EDUCA��O

85

EDUCA��O

85.1

Educa��o infantil e ensino fundamental

85.11-2

Educa��o infantil - creche

2

85.12-1

Educa��o infantil - pr�-escola

2

85.13-9

Ensino fundamental

2

85.2

Ensino m�dio

85.20-1

Ensino m�dio

2

85.3

Educa��o superior

85.31-7

Educa��o superior - gradua��o

2

85.32-5

Educa��o superior - gradua��o e p�s-gradua��o

2

85.33-3

Educa��o superior - p�s-gradua��o e extens�o

2

85.4

Educa��o profissional de n�vel t�cnico e tecnol�gico

85.41-4

Educa��o profissional de n�vel t�cnico

2

85.42-2

Educa��o profissional de n�vel tecnol�gico

2

85.5

Atividades de apoio � educa��o

85.50-3

Atividades de apoio � educa��o

2

85.9

Outras atividades de ensino

85.91-1

Ensino de esportes

2

85.92-9

Ensino de arte e cultura

2

85.93-7

Ensino de idiomas

2

85.99-6

Atividades de ensino n�o especificadas anteriormente

2

Q

SA�DE HUMANA E SERVI�OS SOCIAIS

86

ATIVIDADES DE ATEN��O � SA�DE HUMANA

86.1

Atividades de atendimento hospitalar

86.10-1

Atividades de atendimento hospitalar

3

86.2

Servi�os m�veis de atendimento a urg�ncias e de remo��o de pacientes

86.21-6

Servi�os m�veis de atendimento a urg�ncias

3

86.22-4

Servi�os de remo��o de pacientes, exceto os servi�os m�veis de atendimento a urg�ncias

3

86.3

Atividades de aten��o ambulatorial executadas por m�dicos e odont�logos

86.30-5

Atividades de aten��o ambulatorial executadas por m�dicos e odont�logos

3

86.4

Atividades de servi�os de complementa��o diagn�stica e terap�utica

86.40-2

Atividades de servi�os de complementa��o diagn�stica e terap�utica

3

86.5

Atividades de profissionais da �rea de sa�de, exceto m�dicos e odont�logos

86.50-0

Atividades de profissionais da �rea de sa�de, exceto m�dicos e odont�logos

2

86.6

Atividades de apoio � gest�o de sa�de

86.60-7

Atividades de apoio � gest�o de sa�de

1

86.9

Atividades de aten��o � sa�de humana n�o especificadas anteriormente

86.90-9

Atividades de aten��o � sa�de humana n�o especificadas anteriormente

1

87

ATIVIDADES DE ATEN��O � SA�DE HUMANA INTEGRADAS COM ASSIST�NCIA SOCIAL, PRESTADAS EM RESID�NCIAS COLETIVAS E PARTICULARES

87.1

Atividades de assist�ncia a idosos, deficientes f�sicos, imunodeprimidos e convalescentes, e de infraestrutura e apoio a pacientes prestadas em resid�ncias coletivas e particulares

87.11-5

Atividades de assist�ncia a idosos, deficientes f�sicos, imunodeprimidos e convalescentes prestadas em resid�ncias coletivas e particulares

1

87.12-3

Atividades de fornecimento de infraestrutura de apoio e assist�ncia a paciente no domic�lio

1

87.2

Atividades de assist�ncia psicossocial e � sa�de a portadores de dist�rbios ps�quicos, defici�ncia mental e depend�ncia qu�mica

87.20-4

Atividades de assist�ncia psicossocial e � sa�de a portadores de dist�rbios ps�quicos, defici�ncia mental e depend�ncia qu�mica

1

87.3

Atividades de assist�ncia social prestadas em resid�ncias coletivas e particulares

1

87.30-1

Atividades de assist�ncia social prestadas em resid�ncias coletivas e particulares

1

88

SERVI�OS DE ASSIST�NCIA SOCIAL SEM ALOJAMENTO

88.0

Servi�os de assist�ncia social sem alojamento

88.00-6

Servi�os de assist�ncia social sem alojamento

1

R

ARTES, CULTURA, ESPORTE E RECREA��O

90

ATIVIDADES ART�STICAS, CRIATIVAS E DE ESPET�CULOS

90.0

Atividades art�sticas, criativas e de espet�culos

90.01-9

Artes c�nicas, espet�culos e atividades complementares

2

90.02-7

Cria��o art�stica

2

90.03-5

Gest�o de espa�os para artes c�nicas, espet�culos e outras atividades art�sticas

1

91

ATIVIDADES LIGADAS AO PATRIM�NIO CULTURAL E AMBIENTAL

91.0

Atividades ligadas ao patrim�nio cultural e ambiental

91.01-5

Atividades de bibliotecas e arquivos

2

91.02-3

Atividades de museus e de explora��o, restaura��o art�stica e conserva��o de lugares e pr�dios hist�ricos e atra��es similares

2

91.03-1

Atividades de jardins bot�nicos, zool�gicos, parques nacionais, reservas ecol�gicas e �reas de prote��o ambiental

2

92

ATIVIDADES DE EXPLORA��O DE JOGOS DE AZAR E APOSTAS

92.0

Atividades de explora��o de jogos de azar e apostas

92.00-3

Atividades de explora��o de jogos de azar e apostas

1

93

ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE RECREA��O E LAZER

93.1

Atividades esportivas

93.11-5

Gest�o de instala��es de esportes

1

93.12-3

Clubes sociais, esportivos e similares

2

93.13-1

Atividades de condicionamento f�sico

2

93.19-1

Atividades esportivas n�o especificadas anteriormente

2

93.2

Atividades de recrea��o e lazer

93.21-2

Parques de divers�o e parques tem�ticos

2

93.29-8

Atividades de recrea��o e lazer n�o especificadas anteriormente

2

S

OUTRAS ATIVIDADES DE SERVI�OS

94

ATIVIDADES DE ORGANIZA��ES ASSOCIATIVAS

94.1

Atividades de organiza��es associativas patronais, empresariais e profissionais

94.11-1

Atividades de organiza��es associativas patronais e empresariais

1

94.12-0

Atividades de organiza��es associativas profissionais

1

94.2

Atividades de organiza��es sindicais

94.20-1

Atividades de organiza��es sindicais

1

94.3

Atividades de associa��es de defesa de direitos sociais

94.30-8

Atividades de associa��es de defesa de direitos sociais

1

94.9

Atividades de organiza��es associativas n�o especificadas anteriormente

94.91-0

Atividades de organiza��es religiosas

1

94.92-8

Atividades de organiza��es pol�ticas

1

94.93-6

Atividades de organiza��es associativas ligadas � cultura e � arte

1

94.99-5

Atividades associativas n�o especificadas anteriormente

1

95

REPARA��O E MANUTEN��O DE EQUIPAMENTOS DE INFORM�TICA E COMUNICA��O E DE OBJETOS PESSOAIS E DOM�STICOS

95.1

Repara��o e manuten��o de equipamentos de inform�tica e comunica��o

95.11-8

Repara��o e manuten��o de computadores e de equipamentos perif�ricos

3

95.12-6

Repara��o e manuten��o de equipamentos de comunica��o

3

95.2

Repara��o e manuten��o de objetos e equipamentos pessoais e dom�sticos

95.21-5

Repara��o e manuten��o de equipamentos eletroeletr�nicos de uso pessoal e dom�stico

3

95.29-1

Repara��o e manuten��o de objetos e equipamentos pessoais e dom�sticos n�o especificados anteriormente

3

96

OUTRAS ATIVIDADES DE SERVI�OS PESSOAIS

96.0

Outras atividades de servi�os pessoais

96.01-7

Lavanderias, tinturarias e toalheiros

2

96.02-5

Cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza

2

96.03-3

Atividades funer�rias e servi�os relacionados

2

96.09-2

Atividades de servi�os pessoais n�o especificadas anteriormente

2

T

SERVI�OS DOM�STICOS

97

SERVI�OS DOM�STICOS

97.0

Servi�os dom�sticos

97.00-5

Servi�os dom�sticos

2

U

ORGANISMOS INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUI��ES EXTRATERRITORIAIS

99

ORGANISMOS INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUI��ES EXTRATERRITORIAIS

99.0

Organismos internacionais e outras institui��es extraterritoriais

99.00-8

Organismos internacionais e outras institui��es extraterritoriais

1

* Informa��es sobre detalhamentos dos CNAE ver https://cnae.ibge.gov.br/

ANEXO II

Dimensionamento do SESMT

N� de Trabalhadores no estabelecimento

Grau de Risco

Profissionais

50

a 100

101

a 250

251

a 500

501

a 1.000

1.001

a 2.000

2.001

a 3.500

3.501

a 5.000

Acima de 5.000 Para cada grupo De 4.000 ou fra��o acima 2.000**

1

T�cnico Seg. Trabalho

1

1

1

2

1

Engenheiro Seg. Trabalho

1*

1

1*

Aux./Tec. Enferm. do Trabalho

1***

1

1

Enfermeiro do Trabalho

1*

M�dico do Trabalho

1*

1*

1

1*

2

T�cnico Seg. Trabalho

1

1

2

5

1

Engenheiro Seg. Trabalho

1*

1

1

1*

Aux./Tec. Enferm. do Trabalho

1***

1***

1

1

Enfermeiro do Trabalho

1

M�dico do Trabalho

1*

1

1

1

3

T�cnico Seg. Trabalho

1

2

3

4

6

8

3

Engenheiro Seg. Trabalho

1*

1

1

2

1

Aux./Tec. Enferm. do Trabalho

1***

1

1

1

Enfermeiro do Trabalho

1

1

M�dico do Trabalho

1*

1

1

2

1

4

T�cnico Seg. Trabalho

1

2

3

4

5

8

10

3

Engenheiro Seg. Trabalho

1*

1*

1

1

2

3

1

Aux./Tec. Enferm. do Trabalho

1***

1***

1

1

1

Enfermeiro do Trabalho

1

1

M�dico do Trabalho

1*

1*

1

1

2

3

1

(*) Tempo parcial (m�nimo de tr�s horas)

(**) O dimensionamento total dever� ser feito levando-se em considera��o o dimensionamento da faixa de 3.501 a 5.000, acrescido do dimensionamento do(s) grupo(s) de 4.000 ou fra��o acima de 2.000.

(***) O empregador pode optar pela contrata��o de um enfermeiro do trabalho em tempo parcial, em substitui��o ao auxiliar ou t�cnico de enfermagem do trabalho.

OBSERVA��ES:

A) hospitais, ambulat�rios, maternidades, casas de sa�de e repouso, cl�nicas e estabelecimentos similares dever�o contratar um enfermeiro do trabalho em tempo integral quando possu�rem mais de quinhentos trabalhadores; e

B) em virtude das caracter�sticas das atribui��es do SESMT, n�o se faz necess�ria a supervis�o do t�cnico de enfermagem do trabalho por enfermeiro do trabalho, salvo quando a atividade for executada em hospitais, ambulat�rios, maternidades, casas de sa�de e repouso, cl�nicas e estabelecimentos similares.

Qual é a função do técnico de enfermagem do trabalho?

Auxiliar na observação sistemática do estado de saúde dos trabalhadores, nos levantamentos de doenças profissionais, lesões traumáticas, doenças epidemiológicas. Participar dos programas de prevenção de acidentes, de saúde e de medidas reabilitativas. Desempenhar tarefas relativas a campanhas de educação sanitária.

Quais as atribuições do enfermeiro do trabalho?

Cabe a ele, portanto, prestar os primeiros socorros e oferecer a assistência necessária. Entre as atribuições do profissional estão: aplicar medicamentos, recolher amostras para a realização de exames, fazer curativos, bandagens e imobilizações, além de encaminhar o tratamento médico mais recomendado.

Quais são as atividades que podem ser realizadas pelo técnico em enfermagem?

Função do técnico de Enfermagem.
Administração de medicamentos;.
Assistência aos médicos de plantão;.
Coleta de materiais para exames;.
Cuidados pré e pós-operatórios;.
Preparação de equipamentos hospitalares;.
Primeiros socorros;.
Vacinação..

Qual dessas alternativas não é atribuição do técnico de enfermagem?

Não é atribuição do técnico de enfermagem a verificação da limpeza das paredes e pisos da sala operatória. Tal atribuição é de responsabilidade dos auxiliares de limpeza.