Sobre como criar uma boa apresentação de powerpoint, marque a alternativa incorreta.

O slideshow foi denunciado.

Seu SlideShare está sendo baixado. ×

Sobre como criar uma boa apresentação de powerpoint, marque a alternativa incorreta.

Analista de Suporte Técnico em DESEMPREGADOS

Mais Conteúdo rRelacionado

Sobre como criar uma boa apresentação de powerpoint, marque a alternativa incorreta.
Sobre como criar uma boa apresentação de powerpoint, marque a alternativa incorreta.

  1. 1. Nome:_________________________________________________________RA:____________ Turma:____________________________________________Módulo:____________________ Avaliação Teórica de Power Point Orientações: Leia atentamente as questões listadas abaixo e marque um X na alternativa correta. Resposta a caneta preta ou azul. Qualquer rasura inválida a questão. 1- Assinale a opção correspondente a extensão de arquivo que pode ser corretamente aberto, editado e salvo em seu formato original com o programa Microsoft PowerPoint 2007. a) .doc b) .pdf c).ppt d) .pdt e) .pptx 2- Para iniciar uma apresentação de slides no PowerPoint 2003, em sua configuração padrão, pode-se pressionar a tecla: a) F1 b) F3 c) F5 d) F7 e) F9 3- Qual destes modos de visualização não possui um botão de atalho na área de trabalho do Power Point: a) Normal b) Apresentação c) Anotações d)Classificação de Slides e) Zoom 4- No Power Point ao selecionar um slide e ativar o menu Apresentações / Ocultar Slide. É correto afirmar que: a) O Slide selecionado fica oculto do painel de slides, aparecendo somente na visualização por tópicos. b) O Slide selecionado fica oculto no modo de visualização Normal ou de Classificação de Slides, aparecendo somente durante a Apresentação. c) O Slide selecionado fica oculto no modo de Anotações e no folheto, impossibilitando que ele apareça em uma impressão. d) O Slide selecionado fica oculto no modo de Apresentação, porém continua fazendo parte do arquivo, sendo apenas marcado no painel de slides como oculto. e) O Slide selecionado fica oculto no modo de visualização Normal ou de Classificação de Slides, sendo enviado ao final do último slide para ser excluído.
  2. 2. 5- No Power Point, podemos inserir efeitos entre os slides a serem apresentados. Dois modos existentes de inserir tempo automatizado de execução durante a apresentação para cada slide são: a) Personalizar Animação / Testar intervalos b) Transição de Slides / Personalizar Animação c) Transição de Slides / Testar Intervalos d) Esquemas de Animação / Transição de Slides e) Esquemas de Animação / Testar Intervalos 6- A ferramenta Microsoft Power Point é: a)Um editor de texto b)Um editor de palestras c)Um editor de apresentações d)Um editor de planilhas e)Um editor de slides 7-Qual layout seria adequado para inserir em um slide: Um título, Um texto e uma imgem? a)Em branco b)Título e conteúdo c)Duas partes de conteúdo d)Imagem com legenda e) Nenhuma das opções 8-Qual opção aplica uma formatação pronta na apresentação, podendo ser trocadas apenas as cores e fontes de cada modelo? a)Design do slide b) Slide Mestre c) Identação d) Efeitos de animação e) Inserir 9- Sobre como criar uma boa apresentação de PowerPoint, marque a alternativa INCORRETA. a) Usar cores neutras e que combinem b) Usar muito texto e poucos elementos visuais c) Não usar abreviações ou gírias. d) Usar imagens associativas. e) Usar marcador de tempo. 10- Descreva resumidamente quais as principais práticas que devemos usar para montar uma apresentação de sucesso. Boa Sorte!

As apresentações de slides funcionam como o material de apoio mais comum para apresentações ao público. Porém, mais do que simplesmente um apoio, os slides podem ajudar a construir a experiência dos espectadores de qualquer apresentação.

Quando pensamos na apresentação de slides, estamos diretamente ligados ao Design, um dos três pilares da Metodologia CDP (Conteúdo, Design e Performance).

Durante uma apresentação de impacto, os aspectos visuais que envolvem o conteúdo trabalham diretamente a percepção visual dos espectadores

A percepção visual humana é o processo de consumir informações através dos olhos. Além de adquirir, também é preciso considerar a interpretação, seleção e organização destas informações.

Por isso, a apresentação de slides precisa ser trabalhada com muito cuidado!

Neste artigo, você terá acesso a um guia completo sobre apresentações de slides. Confira tudo o que precisa saber sobre como fazer slides criativos, que sejam visualmente impactantes e ajudem a construir a história do conteúdo apresentado.

Sumário

  • 4 ferramentas para criar apresentações
    • 1. Prezi
    • 2. Haiku Deck
    • 3. ClearSlide
    • 4. Google Slides
  • Como utilizar imagens em uma apresentação de slides
  • 7 dicas para criar grandes apresentações de slides
    • 1. Saiba que menos é mais
    • 2. Crie uma linha de raciocínio
    • 3. Dê atenção ao design
    • 4. Dê seu toque pessoal
    • 5. Ofereça a possibilidade de interação
    • 6. Não deixe de revisar
    • 7. Teste tudo antes da apresentação
  • Como falar bem em público
  • Conclusão

4 ferramentas para criar apresentações

Como você pode ver, para atingir o objetivo de passar uma mensagem da melhor maneira possível, ter uma apresentação de qualidade é essencial.

Na hora de construir apresentações profissionais de alto impacto, o PowerPoint é a principal ferramenta utilizada, como já falamos em um artigo anterior.

Mas, você sabia que existem outras opções de criação de apresentações com qualidade e totalmente gratuitas?

Confira o nosso artigo: 13 ferramentas gratuitas para criar apresentações de slides. A seguir alguma destas ferramentas:

1. Prezi

A velha estrutura de slides muitas vezes é a grande responsável por tornar uma apresentação maçante. O Prezi vem com a proposta de mudar isso, criando sofisticadas transições utilizando o zoom.

A ferramenta funciona assim: você distribui o seu conteúdo (textos, imagens, vídeos, gráficos, etc.) por uma espécie de quadro branco. Então, o Prezi cria transições incríveis, aplicando zoom por cada parte do conteúdo.

Suas apresentações vão parecer muito profissionais e, com certeza, vão fazer cair o queixo de seu público.

2. Haiku Deck

O Haiku Deck foi desenvolvido com foco em criar apresentações em tempo recorde e de maneira muito simplificada.

A ferramenta conta com opções de modelos de apresentações predefinidos e um grande acervo de imagens e ilustrações que podem ser adicionadas com um clique. Você pode usar também imagens próprias.

Quando terminar, você ainda pode compartilhar seu trabalho nas redes sociais ou enviar por e-mail.

3. ClearSlide

Essa é uma alternativa on-line extremamente completa para criar apresentações profissionais. O ClearSlide, antigo SlideRocket, tem como foco a facilidade em gerenciar seus slides, adicionando dezenas de possibilidades a eles de maneira muito intuitiva e prática.

Um recurso muito interessante nessa ferramenta é a possibilidade de integrar facilmente o conteúdo de diversos sites, como Flickr ou YouTube, e utilizar plug-ins do Yahoo! e do Twitter.

4. Google Slides

Com o Google Slides, você dá vida às suas ideias com uma grande variedade de temas, fontes, vídeos incorporados, animações e muitos outros recursos. E, para ter acesso a tudo isso, basta uma conta no Gmail.

Com essa ferramenta você não arrisca perder seu trabalho, pois o salvamento automático é realizado toda vez que o cursor do mouse para por um breve instante.

Como utilizar imagens em uma apresentação de slides

Para qualquer pessoa, naturalmente é difícil se concentrar em slides com excesso de textos. Afinal, a informação para ser mais consistente deve ser repassada de forma não apenas verbal, mas também de modo dinâmico e explicativo, quando a abordagem não é presencial.

Além disso, as apresentações de slides, quando são feitas sem o uso de imagens, não têm o mesmo impacto nas emoções de sua audiência.

Uma apresentação bem elaborada é de extrema importância e, para isto, o uso de imagens é fundamental.

Isso porque, muitas pessoas são visuais na concepção da informação e, por isso, este artifício auxilia na retenção da atenção de seu público. Além de favorecer o palestrante durante a exposição da informação.

Sendo assim, o uso de imagens e ilustrações deixa a audiência mais curiosa e atenta ao assunto apresentado.

Porém, alguns cuidados para a inserção de imagens em apresentações de slides devem ser tomados.

  • As imagens ideais para compor uma apresentação de slides são aquelas que se relacionam com o tema tratado durante a apresentação. Sendo assim,  é necessário incluir em suas apresentações imagens associadas ao conteúdo trabalhado, compondo uma percepção visual dos assuntos abordados.
  • Cuidado com as questões sobre direito de uso de imagens. Não adianta sair coletando qualquer imagem na internet. O ideal é utilizar um banco de imagens ou pedir a autorização do dono delas. Você também pode utilizar bancos de imagens gratuitos, para captar belas imagens para sua apresentação de slides.

7 dicas para criar grandes apresentações de slides

Construir um material de apoio assertivo, para conquistar seu público, é essencial a qualquer boa apresentação de impacto.

Por isso, a apresentação de slides que for utilizada deve ser arquitetada e pensada para transmitir a mensagem ao espectador de uma maneira correta.

Para quem quer ir além do “lugar comum” na hora de criar uma apresentação de slides, selecionamos 7 dicas, dadas pelos especialistas em apresentações impactantes da Smartalk. Vamos a elas?

1. Saiba que menos é mais

Estamos certos que você já ouviu essa frase anteriormente e durante a elaboração de uma apresentação visual ela também se aplica!

A apresentação de slides é um apoio para a sua apresentação, por isso, ela não deve ser a fonte primordial de conteúdo e nem a protagonista. Ele não deve ser mais que a “bengala” para quem está recebendo o conhecimento.

Desta forma, as apresentações de slides devem possuir conteúdo que irá somar ao que está sendo falado pelo orador, para evidenciar a fala e complementar a performance no palco.

2. Crie uma linha de raciocínio

Os slides que você irá usar em sua apresentação de Powerpoint precisam seguir uma linha de raciocínio. Por isso, apostar nas técnicas de Storytelling é uma opção interessante para enriquecer o conteúdo.

Nesse sentido, os slides devem seguir uma linha de pensamento. Páginas que diferem muito durante a apresentação irão acabar por “ofuscar” o que o apresentador fala.

Para evitar isso, crie uma tela padrão para sua apresentação de slides profissional e a utilize como base das outras telas, reproduzindo esquema de cores, tipografias e linguagens semelhantes.

Um material “uniforme” apresenta o conteúdo de maneira mais confiável, pois indica um padrão de organização e hierarquização da informação.

3. Dê atenção ao design

Para montar um material ajustado, que faça sentido para o propósito de informar da melhor maneira possível, você irá precisar de tempo.

A criação de identidade visual das telas de sua apresentação de slides exige análise e, em alguns momentos, até mesmo o uso de tentativa e erro.

Alguns aspectos a serem observados:

  • Analise uma imagem e o local em que ela foi fixada;
  • Observe tamanho e tipografia, além das cores e imagens para slides utilizadas;
  • Avalie as cores dominantes nos slides.

Dê uma folga entre a produção e essa análise, para descansar a visão. Afinal de contas, nem sempre a primeira ideia é a melhor e esses ajustes fazem parte da rotina de quem irá produzir slides para realizar apresentações públicas.

Um novo olhar sobre a sua apresentação de slides também pode ser útil. Por isso, se possível, peça para alguém de sua confiança conferir o seu material, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Mas lembre-se, é você quem domina o conteúdo, por isso, a última palavra precisa ser sua!

4. Dê seu toque pessoal

Você deve se sentir confortável e confiante com a sua apresentação de slides. Apresentar-se é se colocar em exposição e, a melhor maneira de executar essa atividade, é com confiança e segurança de como está conduzindo a explanação.

Lembre-se: a apresentação é feita por diversos fatores e dominar a maioria deles faz com que você esteja cada vez mais confortável diante da situação.

Por isso, é necessário que você construa a sua apresentação de slides de maneira que consiga identificar as informações de maneira rápida e intuitiva.

5. Ofereça a possibilidade de interação

Uma boa apresentação de slides é aquela que possibilita a interação com o público. Por isso, utilize este recurso visual também para mostrar que se importa com sua plateia e para que ela esteja sempre atenta ao assunto.

Trabalhe com reflexões e questionamentos junto ao público. Se possível, também promova momentos com dinâmicas de interação (claro, desde que se encaixem no tipo de evento), já que eles tornam o assunto mais interessante!

6. Não deixe de revisar

Discursos alinhados e muito bem ensaiados são fundamentais para uma apresentação de impacto. Por isso, ao fazer uma apresentação, se o material de apoio não realizar sua função – de apoiar o que for dito – ele se torna desnecessário e inútil.

Após confeccionar o seu material, revise tudo com muita atenção.

Uma dica infalível é ler o conteúdo todo novamente, pausadamente e em voz alta. Além de notar os possíveis erros gráficos, você estará evidenciado sua pontuação.

Não deixe de conferir também suas referências. Afinal, um palestrante precavido tem maiores chances de sucesso nas suas apresentações, em qualquer lugar e momento que elas ocorram.

7. Teste tudo antes da apresentação

Do que vale uma apresentação de slides bonita e bem elaborada, mas que não funciona? Nada, não é mesmo?

Algumas precauções extras podem ser tomadas, mesmo após a construção do material em si. Por exemplo, leve mais de uma cópia para o local da apresentação. Certifique-se de que os equipamentos que você terá à disposição para a apresentação também estão em total funcionamento.

Cheque tudo! Sistemas diferentes, atualizações e até fontes podem se tornar uma dor de cabeça, caso o seu material não esteja alinhado com a máquina em que ele será exibido.

Como falar bem em público

Saber se apresentar e como falar bem em público está longe de ser tarefa fácil, mas existem técnicas que ajudam a falar em público e passar por isso com mais facilidade e, é sobre essas técnicas que falaremos no vídeo abaixo:

Conclusão

A apresentação de slides pode ser aquele item a mais na sua apresentação de alto impacto. Promovendo aquele aspecto visual que irá fazer o olho do seu espectador brilhar e aumentar o engajamento para o conteúdo rico que você levará a ele.

Uma boa apresentação de slides deve ser visualmente atrativa, contando uma história com início, meio e fim. Lembre-se também do correto uso de imagens, que irão ajudar a enriquecer a sua apresentação.

Porém, não se esqueça: O slide é um suporte e complemento da sua apresentação. Ele não pode ser um protagonista maior que você e o seu conteúdo.

E é exatamente isso que orientamos a partir da Metodologia CDP, que alia os pilares de Conteúdo, Design e Performance, para a construção de apresentações de impacto.

Com esses norteadores, lembre-se de que as telas são o suporte e um complemento do seu show. Elas não podem ser o protagonista maior que você e o seu conteúdo!

Com um trabalho bem feito, você poderá fazer o olho do seu espectador brilhar e aumentar o engajamento para o conteúdo que você levará a ele em qualquer lugar. Nesse processo, não se esqueça dos princípios por trás das melhores apresentações:

  • Menos é mais;
  • Use o design com propósito;
  • Siga uma linha de raciocínio;
  • Lembre-se do poder da interação;
  • Pessoalidade em primeiro lugar;
  • Utilize imagens estratégicas;
  • Revise e teste!

Quer mudar o patamar da sua próxima apresentação de slides? Fique atento ao design de suas apresentações! Para isso, confira nossa apresentação de identidade visual.

Como fazer uma boa apresentação em PowerPoint?

8 dicas para montar uma boa apresentação de slides.
Defina um objetivo de aprendizagem. ... .
Conheça as necessidades de seus alunos. ... .
Faça um roteiro. ... .
Explique a intencionalidade do conteúdo. ... .
Use frases curtas e palavras-chave. ... .
Use assuntos e exemplos que despertem o interesse dos estudantes. ... .
Preze pela boa qualidade e simplicidade..

Como criar uma boa apresentação de PowerPoint marque a alternativa menos indicada?

Resposta. (B) Usar muito texto e poucos elementos visuais. GRATO!

O que não fazer em uma apresentação de PowerPoint?

O que não fazer em apresentações de PowerPoint.
Colocar fontes diferentes. ... .
Copiar e colar imagens e vídeos. ... .
Inserir muito texto. ... .
Não revisar a apresentação. ... .
Colocar muitos efeitos, transições e imagens. ... .
Arquivos grandes. ... .
Uso excessivo de cores..

O que é necessário para uma boa apresentação?

Conheça o seu objetivo. Você quer informar, entreter, mostrar. ... .
Conheça o seu público. ... .
Estruture de forma clara e cuidadosa. ... .
Não utilize o Power Point como uma bengala. ... .
Pratique, pratique, e pratique! ... .
Tome cuidado com a sua linguagem corporal. ... .
Utilize anotações ou deixe que os seus slides mostrem o. ... .
Lembre-se!.