Escola do Bem e do Mal filme

Contos de fadas passaram de gerações em gerações, influenciando as mais diferentes obras, tanto literárias quanto cinematográficas. Mas é claro que, com o passar do tempo, as histórias deixam de ser as mesmas e pedem uma repaginada. E é isso que A Escola do Bem e do Mal, novo filme da Netflix, propõem ao criar uma releitura dos clássicos infantis em uma trama divertida e com pautas atuais.

Adaptação do livro homônimo de Soman Chainani, o enredo acompanha Sophie (Sophia Anne Caruso) e Agatha (Sofia Wylie), amigas que moram em um pobre vilarejo e sonham em mudar de vida. A oportunidade aparece quando elas são levadas para A Escola do Bem e do Mal, onde jovens recebem treinamento para serem heróis ou vilões de grandes histórias.

Apesar do desejo ambicioso de Sophie de se tornar uma princesa, ela é deixada na Escola do Mal, enquanto Agatha passa a estudar, contra a própria vontade, na Escola do Bem. Em um universo completamente novo, as garotas precisam aprender a seguir as regras se quiserem encontrar uma forma de voltar para casa – e isso inclui desde ser gentil com o príncipe, filho do Rei Arthur, até enfrentar o filho do Capitão Gancho.

A Escola do Bem e do Mal não foi a primeira obra a criar destinos para os herdeiros de personagens famosos. Outras produções, como a trilogia Descendentes, exploraram a mesma temática ao trazer filhos de vilões e princesas para estudarem na mesma escola. No entanto, apesar do enredo semelhante e das claras referências às produções da Disney, o novo filme da Netflix foca menos em seguir o legado de outras histórias e mais em criar sua própria trama.

A começar pela mistura do clássico com o novo, presente em detalhes como a linguagem dos alunos, divisão em grupos no refeitório, bullying com quem parece não pertencer àquele lugar, entre outras características tradicionais de filmes colegiais adolescentes.

Apesar disso, o longa descarta estereótipos e traz um elenco diverso, com personagens de diferentes raças em papéis de protagonismo, como é o caso de Agatha. Diferentes tipos de corpos, cabelos com as mais diversas cores e texturas e até equidade de gênero também marcam presença e contribuem para o show de representatividade que o filme dá.

A trilha sonora dá um toque ainda mais moderno para a trama, com sucessos da Geração Z como “Brutal”, da Olivia Rodrigo, e “You Should See Me in a Crown”, de Billie Eilish. Nem mesmo Britney Spears fica de fora, embalando uma das cenas mais empolgantes do filme com uma versão sombria do hit “Toxic”.

Em relação às atuações, Sofia Wylie brilha no papel de Agatha. A atriz, que ganhou destaque na terceira temporada de High School Musical: The Musical: The Series, prova mais uma vez que tem talento de sobra para papéis de protagonismo. Em contrapartida, Sophia Anne Caruso, que interpreta Sophie, deixa a desejar com uma performance fraca e sem emoção.

Apesar de ficar claro que o foco do filme é nos atores mais jovens, a produção também desperdiça grandes nomes de Hollywood, como Charlize Theron no papel de Lady Lesso, diretora da Escola do Mal, que tem poucas cenas e quase nenhum destaque. O mesmo acontece com Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo) e Kerry Washington (Scandal), intérpretes de professoras da Escola do Bem.

Mesmo assim, o roteiro de David Magee e Paul Feig – quem também dirige o filme – mostra-se uma boa adaptação literária, capaz de prender a atenção até mesmo daqueles que nunca leram a obra original. No entanto, as duas horas e meia de duração poderiam ser perfeitamente transformadas em uma minissérie, principalmente para explorar com mais detalhes esse universo tão vasto, o tempo que Sophie e Agatha passam nele, e até mesmo permitir pausas, para que o público absorva melhor as informações da narrativa enquanto assiste.

Apesar de manter alguns clichês, A Escola do Bem e do Mal questiona os ensinamentos dos clássicos infantis para criar uma história moderna, com representatividade nos mais diversos sentidos e uma trama que, mesmo voltada para o público juvenil, consegue entreter até mesmo os mais velhos, com aventura, humor, magia e, claro, uma lição de moral por trás. Afinal, o que seria de um conto de fadas sem um grande ensinamento?

A Escola do Bem e do Mal está disponível na Netflix.

Veja todos os detalhes de A Escola do Bem e do Mal, um filme que promete ser mais uma franquia de sucesso na Netflix. 


Se você estava com saudade de fantasia e muita magia, A Escola do Bem e do Mal está chegando no catálogo da Netflixprometendo tudo isso e mais um pouco nessa época do ano. .

Estrelado por Charlize Theron e Kerry Washington o longa é baseado em um romance homônimo escrito por Soman Chainanie e conta a história de duas melhores amigas, Sophie (Sophia Anne Caruso) e Agatha (Sofia Wylie), que estão em lados opostos da escola onde personagens de contos de fadas aprimoram seu ofício até descobrirem sua bússola moral.

Escola do Bem e do Mal filme

Foto: Divulgação Netflix

Veja todos os detalhes de A Escola do Bem e do Mal

A Netflixsubstituiu a Universal Pictures para transformar a série de livros em filmes live-action há alguns anos. Devido à pandemia e por conta de atrasos na produção, o lançamento do primeiro filme foi adiado para outubro de 2022.

Paul Feig, que criou a série de comédia Freaks and Geeks e dirigiu sucessos de comédia como Missão Madrinha de Casamento, The Heat, A Espiã que Sabia de Menos e Ghostbusters (2016), dirigirá a adaptação cinematográfica para a Netflix. Chainani não só trabalhou no roteiro, mas foi contratado como produtor executivo e acompanhou de perto o desenvolvimento do longa.

Feig disse que nunca pensou em criar algo do gênero de fantasia, mas que se apaixonou depois de ler o roteiro da adaptação desse conto de fadas um tanto quanto sombrio.

Em entrevista à imprensa, ele disse:

“Estou sempre procurando histórias de amizade feminina – esses são meus filmes favoritos de fazer – e também sempre quis criar um mundo, e nunca tive a oportunidade de fazer. Eu comecei a arranhar a superfície com Ghostbusters, mas esse ainda era o nosso mundo. Então isso tinha tudo o que eu queria.

Só depois de ler o roteiro que comecei a ler os livros e me apaixonei por tudo. São livros muito densos, muito inventivos e divertidos, como Alice no País das Maravilhas.”


Confira também: Conheça o elenco completinho de A Escola do Bem e do Mal, novo filme de fantasia da Netflix

Escola do Bem e do Mal filme

Foto: Divulgação Netflix

Qual a história de A Escola do Bem e do Mal?

Os três primeiros livros da Escola do Bem e do Mal (conhecidos como Os Anos Escolares) seguem as melhores amigas Sophie e Agatha, que vão para A Escola do Bem e do Mal. Ao contrário de Hogwarts, que divide os alunos em diferentes casas com base em suas personalidades e ambições, esta Escola do Bem e do Mal é um pouco mais segregada.

Nesta instituição encantada, as crianças são treinadas para se tornarem heróis ou vilões de contos de fadas. À medida que Sophie e Agatha enfrentam os estereótipos do “puro” e do “malvado” e embarcam em suas aventuras, elas descobrem mais sobre seus verdadeiros eus e motivações.

Elas também desafiam as noções de amizade e amor verdadeiro, conforme estabelecido em seu mundo de acordo com os padrões dos contos de fadas.

No entanto, Chainani havia sugerido que o livro seria abordado de uma forma diferente dos filmes, portanto o longa percorrerá um caminho muito diferente dos livros.

“Parte do privilégio de escrevê-lo é que vou permitir que os fãs experimentem o mundo de uma maneira totalmente nova. Ninguém quer uma tradução pura do livro, cena por cena. Além de sua impraticabilidade, a imaginação dos leitores já fez isso muito melhor do que jamais poderíamos”, disse o autor.


Confira também: A Maldição de Bridge Hollow: Entre risadas e sustos, conheça a história do filme com Marlon Waynes na Netflix

Escola do Bem e do Mal filme

Foto: Divulgação Netflix

Sinopse Oficial

Na vila de Gavaldon, duas desajustadas e melhores amigas, Sophie (Sophia Anne Caruso) e Agatha (Sofia Wylie), compartilham os laços mais improváveis.

Sophie, uma costureira de cabelos dourados, sonha em escapar de sua vida sombria para se tornar uma princesa, enquanto Agatha, com sua estética sombria e mãe excêntrica, tem os ingredientes de uma verdadeira bruxa.

Uma noite sob uma lua vermelho-sangue, uma força poderosa as leva para A Escola do Bem e do Mal, onde começam as verdadeiras histórias por trás de todos os grandes contos de fadas.

No entanto, algo está errado desde o início: Sophie é colocada na Escola do Mal, dirigida pela glamorosa e de língua ácida Lady Lesso (Charlize Theron), e Agatha na Escola do Bem, supervisionada pelo ensolarado e gentil Professor Dovey (Kerry Washington).

Como se estivesse navegando nas aulas com a prole da Bruxa Malvada (Freya Parks), Capitão Gancho (Earl Cave), e Rei Arthur (Jamie Flatters) não foi duro o suficiente, de acordo com o mestre-escola (Laurence Fishburne), apenas o beijo do amor verdadeiro pode mudar as regras e enviar as meninas para suas escolas e destino de direito.

Mas quando uma figura sombria e perigosa (Kit Young) com laços misteriosos com Sophie ressurge e ameaça destruir a escola e o mundo além inteiramente – a única maneira de um final feliz é sobreviver primeiro ao conto de fadas da vida real.

Escola do Bem e do Mal filme

Foto: Divulgação Netflix

Elenco de A Escola do Bem e do Mal

Sofia Wylie (de Andi Mack e High School Musical: The Musical: The Series ) foi escalada para interpretar Agatha.

Sophia Anne Caruso, que atuou principalmente no teatro antes (incluindo retratando a icônica Lydia Deetz no musical da Broadway Beetlejuice ), interpretará Sophie.

Um elenco estelar estará elevando o jogo do “bem contra o mal”. Alguns dos professores, reitores e diretores mais peculiares da escola encantada serão interpretados por Charlize Theron, Kerry Washington, Michelle Yeoh e Laurence Fishburne.

Theron colocará seu chapéu do mal novamente depois de Branca de Neve e o Caçador e interpretará a Lady Lesso da Escola do Mal.

Yeoh e Washington estão definidos para interpretar os professores do bem Anemone e Dovey, respectivamente.

Rachel Bloom (de Crazy Ex-Girlfriend), Peter Serafinowicz (de South Park, Todo Mundo Quase Morto) e Mark Heap (Spaced , Lark Rise to Candleford) também vão estrelar o filme, além de Patti LuPone. Até Ben Kingsley deve aparecer.

A Escola do Bem e do Mal também conta com Rob Delaney, Earl Cave, Holly Sturton, Emma Lau Rosie Graham, Joelle, Chinenye Ezeudu, Oliver Watson, Ali Khan, Myles Kamwendo e Misia Butler.

Data de lançamento

A Escola do Bem e do Mal teve sua data de estreia marcada para o dia 19 de outubro de 2022, exclusivamente no catálogo da Netflix.

Veja o trailer

Quando vai lançar o filme da Escola do bem e do mal?

18 de outubro de 2022A Escola do Bem e do Mal / Data de lançamentonull

Quantos livros tem a escola do bem e do mal?

O primeiro livro da série, A Escola do Bem e do Mal, foi lançado em 2013 e, outros seis livros foram lançados entre 2014 e 2020. Dentre os seis, cinco seguem a história de Sophie e Agatha, estes sendo: Um Mundo Sem Príncipes; Infelizes Para Sempre, Em Busca da Glória, O Cristal do Tempo e O Único e Verdadeiro Rei.