Em que estação do ano se encontra o Hemisfério Sul quando o Hemisfério Norte está na primavera no verão no outono ou no inverno?

Primavera, verão, inverno e outono são as quatro estações do ano que definem as alterações climáticas que acontecem no planeta

As estações do ano são períodos em que a Terra apresenta diversos padrões climáticos que formam a primavera, verão, outono e inverno. Essas quatro estações formam um ano inteiro, de 12 meses, sendo que cada uma delas dura um período de cerca de três meses. Essas alterações climáticas são um processo natural do planeta, causado pelo movimento de translação.

Quando começa e termina às quatro estações do ano?

O início e o fim das estações do ano são marcados por dois períodos conhecidos como solstício e equinócio. Os solstícios acontecem no primeiro dia do verão e do inverno, enquanto o equinócio marca o começo da primavera e do outono.

Durante o solstício, a luz solar incide com maior intensidade sobre um hemisfério da Terra, seja ele o norte ou o sul. Nesse caso, o solstício de verão costuma ser o dia mais longo do ano e o de inverno o dia mais curto. 

Já no equinócio os dois hemisférios terrestres recebem a mesma quantidade de luz, nessa situação os dias e as noites têm uma duração exata de 12 horas cada. Como a Terra é dividida em dois hemisférios pela linha do equador, a data de início das estações do ano não é a mesma nos hemisférios norte e sul.

Hemisfério sul: o verão começa no dia 21 de dezembro e finaliza no dia 20 de março; o outono começa no dia 20 de março e acaba no dia 20 ou 21 de junho; o inverno começa dia 21 de junho e finaliza no dia 21 de setembro; já a estação que é conhecida como primavera austral começa dia 22 ou 23 de setembro e acaba 21 de dezembro.

Hemisfério norte: verão começa dia 21 de junho, e acaba dia 23 de setembro; o outono começa dia 23 de setembro e acaba dia 21 de dezembro; inverno começa 21 de dezembro e acaba dia 20 de março; por fim, a primavera boreal se inicia no dia 20 de março e acaba 21 de junho.

Por que as estações do ano acontecem?

A Terra tem um eixo inclinado, ou seja, ela está consideravelmente inclinada na direção do do astro rei. Logo, o seu movimento em torno do Sol, chamado de translação, projeta diferentes incidências de luz em diferentes regiões ao redor do globo.

Durante o verão, a inclinação da Terra faz com que boa parte de seu território receba mais raios solares do que o resto. Assim, os dias são mais longos e as noites mais curtas por aproximadamente três meses. O mesmo acontece com o inverno, enquanto uma área do planeta recebe luz, a inclinação faz com que a outra fique praticamente no escuro — o que causa a característica de estação mais fria do ano do inverno.  

No outono e na primavera, a posição do Sol se encontra bem próxima da linha do equador, o que significa que os dias têm a mesma duração que as noites. Além disso, a diferença nas estações do ano da região sul para a região norte da Terra tem relação direta com o seu eixo inclinado.

Afinal, enquanto o hemisfério norte estiver apontado para o Sol, o sul vai estar no lado escuro, com um vivendo o verão e o outro o inverno respectivamente. Quando o sul está no verão, a posição da terra em relação ao Sol é invertida, o que marca o início do inverno no hemisfério norte. 

É importante lembrar que quanto mais próximo dos pólos terrestres, mais forte são as características das estações do ano. Sendo assim, países e regiões que se encontram próximas à linha do equador não tem estações bem definidas, e são marcadas por uma época de chuvas e uma de seca. 

O que são estações do ano meteorológicas e astronômicas? 

A estação meteorológica é definida a partir dos equinócios e solstícios, enquanto as estações meteorológicas são definidas pelo primeiro dia do mês que inclui esses fenômenos. Exemplo: A primavera no hemisfério sul começa no dia 1 de setembro.

Quais as estações do ano no Brasil?

Apesar das estações do ano serem uma forma geral de determinar as alterações climáticas que acontecem no planeta, elas não são seguidas por todos os países. Algumas culturas têm seus próprios calendários e estações específicas, com algumas chegando a ter até seis estações por ano. 

As estações do ano no Brasil não se apresentam de maneira uniforme em todo o território nacional. Isso porque o país é grande, de tamanho quase continental, e algumas regiões se encontram mais próximas dos polos, como o centro oeste sudeste e sul, e outras ficam mais perto do equador, como o norte e o nordeste.

Primavera: aumento de chuvas, transição entre uma estação seca (inverno) para uma úmida (verão), as flores florescem e os animais aproveitam para procriar e se alimentar;

Verão: as chuvas são curtas, as mudanças de tempo são repentinas, graças ao aumento da temperatura e ocorrem tempestades. O calor é grande e os dias são mais longos;

Outono: é conhecido pela queda das folhas das árvores no hemisfério norte, mas no sul ele é marcado pela baixa frequência pluviométrica e queda de temperatura. Devido a variação drástica das condições meteorológicas, é comum ocorrerem geadas e nevoeiros;

Inverno: regiões como sudeste e centro-oeste enfrentam baixa quantidade de chuvas e de umidade do ar, enquanto o sul e o sudeste recebem frentes frias. Nos estados que compõem a região sul é comum nevar uma vez ou outra, graças às temperaturas baixas. 

Quando for inverno no Hemisfério Sul qual será a estação no Hemisfério Norte?

O inverno no Hemisfério Sul ocorre entre 21 de junho e 23 de setembro, período em que é verão no Hemisfério Norte.

Quando é verão no Hemisfério Sul é primavera no Hemisfério Norte?

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020.

Quando no hemisfério norte é verão qual estação do ano acontece no Hemisfério Sul?

No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. Seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.