Quais continentes estarão concentradas as maiores cidades do mundo em 2030?

Quais continentes estarão concentradas as maiores cidades do mundo em 2030?

Elas são as maiores cidades do mundo, têm muitos milhões de habitantes e uma mistura cultural dos mais diversos estratos populacionais. A administração e a política não são de forma alguma comparáveis às de uma cidade de classe média alemã. Mas as tarefas também são imensas: infra-estrutura e meio ambiente estão no topo da lista de problemas de todas as megacidades.
A Ásia é a maior de todas as megacidades. Mas os asiáticos também estão muito à frente nas regiões metropolitanas que consistem de várias cidades, tais como Tokyo-Yokohama, Nova Iorque, Manila ou Delhi.
Como a maior cidade brasileira, São Paulo ocupa a 14ª posição na comparação global.
Nossa comparação lista as populações das cidades reais (sem áreas metropolitanas ou distritos resumidos). Nossa lista das capitais do mundo também é interessante.

O que é uma megacidade?

De acordo com a definição das Nações Unidas, uma megacidade é uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes. Em outros lugares, podem ser encontrados limiares entre 5 e 8 milhões. Para piorar a situação, uma cidade é muitas vezes confundida com uma região metropolitana. Por exemplo, a área conhecida como "Metro Manila" tem cerca de 13 milhões de habitantes e é freqüentemente referida como uma megacidade. A atual cidade de Manila, entretanto, tem até menos de 2 milhões de habitantes.
Nosso ranking lista os números da população de cidades reais com mais de cinco milhões de habitantes. Portanto, nem as regiões metropolitanas combinadas, nem os distritos governamentais de nível superior.


Megacidades na China

As estatísticas acima mostram os números oficiais em cada caso. Especialmente na China, isto pode parecer um tanto injusto, já que as grandes cidades são desproporcionalmente "construídas" aqui. Normalmente, as cidades crescem e encolhem através da urbanização natural. Muitas vezes, no entanto - especialmente na China - as decisões políticas resultam na fusão de cidades que costumavam estar próximas umas das outras e existiam separadamente. Isto cria uma estrutura jurídica municipal comum com uma administração unificada, que de um ponto de vista político leva a uma cidade. Entretanto, como essas "cidades" chinesas podem conter não apenas bairros, mas também outras cidades e distritos administrativos, elas são mais comparáveis a algo chamado subprefeituras ou regiões administrativas no Brasil.

Quais continentes estarão concentradas as maiores cidades do mundo em 2030?
O governo chinês está planejando atualmente fundir a já maior megacidade de Xangai com 8 cidades vizinhas para criar a cidade planejada "Jing-Jin-Ji" com 130 milhões de habitantes. Outra super cidade com uma população planejada de 40 milhões de habitantes será construída até 2030 no Delta do Rio das Pérolas, ao norte de Hong Kong, em torno das atuais cidades de Shenzhen e Guangzhou. Isto é aproximadamente equivalente à população do Estado de São Paulo em um quinto de sua área.
De acordo com os planos atuais, haverá mais de 200 cidades planejadas com mais de 1 milhão de habitantes em todo o país até 2025. 8 deles com mais de 10 milhões.

Dados como arquivo CSV

Uma lista de todas as cidades com mais de 1 milhão de habitantes também pode ser obtida como um arquivo CSV na área de download.

ONU prevê que cidades abriguem 70% da população mundial até 2050

19 Fevereiro 2019Clima e Meio Ambiente

Encontro de alto nível da Assembleia Geral observa papel dos grandes centros urbanos na Agenda Global; áreas incluem desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, nutrição e mudança climática; atualmente 55% da população mundial vive em cidades.

As Nações Unidas promoveram esta terça-feira o encontro que debateu “O papel das cidades na agenda global, incluindo cidades para o desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, nutrição e mudança climática”.

O evento foi organizado pela presidente da Assembleia Geral, Maria Fernanda Espinosa em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e o Programa da ONU para Assentamentos Humanos.

Em entrevista à ONU News, em Nova Iorque, o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, falou sobre a importância da discussão destes temas para que se alcance a #FomeZero.  O objetivo da reunião foi abordar a agenda de desenvolvimento de questões globais para prioridades locais.

#FomeZero

“O evento de hoje é procurar mostrar que as cidades têm papel importante a cumprir na provisão de alimentos de qualidades saudáveis para a sua população. Nós queremos mostrar o que se está fazendo em distintas cidades ao redor do mundo, para que isso possa estimular outras cidades também a se juntarem a essa agenda urbana da FAO. Nós promovemos sobretudo oportunidade de mercados locais para os consumidores como por exemplo, o mercado dos produtores, feiras livres, banco de alimentos, restaurantes populares, de baixo preço e boa qualidade.

A cidade da Praia, em Cabo Verde, participou na reunião de alto nível que reuniu prefeitos e representantes de centros urbanos como Valencia, Quito e Nova Iorque. A base do compartilhamento de experiências foram práticas locais eficazes, estratégias inovadoras e lições aprendidas ao lidar com desafios globais como o da insegurança alimentar.

Buscar uma perspectiva sustentável e resiliente do sistema alimentar é uma das metas desta iniciativa.

População Mundial

Segundo a ONU, atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas e a expectativa é de que esta proporção aumente para 70% até 2050.

Este crescimento coincide com um período em que muitos países estão implementando processos de políticas descentralizadas. Isso estaria resultando num aumento das responsabilidades de governos locais.

Neste contexto, cidades estariam tendo que assumir papeis mais ativos ao contribuir com as iniciativas de governos nacionais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

Cabo Verde: diretor-geral da FAO explica nova iniciativa na capital do país

Mudança Climática

Entre os desafios enfrentados na vida das cidades no século 21 está a mudança climática. O chefe da FAO destaca como este processo está afetando a produção de alimentos ao redor do mundo, incluindo em cidades brasileiras.

“Nós temos tido regiões sofrendo secas sucessivas, o El Niño tem se repetido, ano atrás de ano, e os impactos que a gente vê de inundações e os temporais. Rio de Janeiro e são Paulo é um bom exemplo por exemplo. Nos últimos meses, no verão brasileiro, tem sido afetado por chuvas torrenciais. Chove no dia. A chuva que normalmente deveria ser distribuída ao longo do mês. Isso dificulta muito os circuitos de distribuição. A população não pode ter acesso aos seus locais de compra. Muitas vezes os locais de armazenamento são inundados e o produto destruído, o produto perecível principalmente.”

Para a ONU, a maior parte dos desafios enfrentados pelas cidades em nível local, incluindo a mudança climática e insegurança alimentar, são de natureza global e exigem soluções multilaterais.

♦ Baixe o aplicativo/aplicação para - iOS ou Android

Quais continentes estão concentradas as maiores cidades do mundo em 2030?

Resposta verificada por especialistas. Caso os valores e dados projetados para o ano de 2030 sejam efetivados, as cidades que apresentarão nessa década os maiores valores de povoamento e de densidade demográfica estarão localizados noos continentes africano e na Ásia.

Quais continentes estão concentradas as maiores cidades do mundo em 2030 caso os valores projetados estejam corretos?

Ainda na Ásia, Seul, na Coreia do Sul, Teerã, no Irã, e Ho Chi Minh, no Vietnã, também vão superar os 10 milhões de habitantes. Na África, Cairo, no Egito, continuará sendo a maior cidade em 2030.

Em quais continentes estão concentradas as maiores cidades do mundo?

De acordo com o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial da ONU (2018), as maiores aglomerações urbanas do mundo estão localizadas em países do continente asiático, com destaque para China, Índia e Japão.

Em qual continente se situa a maior parte da aglomeração urbana mais populosa do mundo?

A Ásia, apesar do baixo nível de urbanização, aloja 53 por cento da população urbanizada a nível mundial, seguida da Europa com 14 por cento e a América Latina e Caribe com 13 por cento. O relatório da ONU estima que em 2045 a população urbana a nível Mundial ultrapasse os seis bilhões de pessoas.