Quais são os principais pontos que determinam o papel de um uma orientador educacional A na escola?

O que faz um orientador educacional? Este profissional é ainda pouco conhecido, mas tem grande importância nas escolas e na formação dos estudantes. 

Trata-se de um cargo que faz parte da equipe de gestão, trabalhando em contato direto com alunos e professores. Também é responsável pela relação com os familiares dos estudantes e com a comunidade. Assim, sua atuação prioriza o processo de aprendizado e os valores que a escola pretende desenvolver.

O orientador educacional, diferente do professor, não tem foco em uma disciplina específica. Sua formação precisa ser em pedagogia ou pós-graduação em orientação educacional. Contudo, apesar de ser muito importante, ainda são poucas as instituições de ensino que contam com esse profissional.

Para saber mais sobre o papel desse profissional no ensino, preparamos este artigo mostrando a importância de se ter um orientador educacional nas escolas. Confira!

O orientador educacional é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante. Na escola, ele é um dos profissionais da equipe de gestão e trabalha na organização e realização da proposta pedagógica, diretamente com diretores, coordenadores, professores, alunos e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com todos.

Embora esse seja um cargo fundamental, muitas escolas não têm esse profissional em sua equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções, o que pode atrapalhar a performance de ambas. 

Assim, suas funções não devem ser confundidas com as de um psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. Dessa forma, o orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares.

Além disso, o orientador educacional é requisitado em todas as outras modalidades de ensino, como escolas regulares, faculdades, cursos profissionalizantes, técnicos, pré-vestibulares e outros. 

É uma profissão regulamentada e recomendada pelo MEC e pode atuar em instituições de ensino privadas ou públicas.

Quais são os principais pontos que determinam o papel de um uma orientador educacional A na escola?

Quais são os principais pontos que determinam o papel de um uma orientador educacional A na escola?

[E-book Gratuito]
Tendências educacionais na sala de aula: entenda como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais.

Qual a relação desse profissional com a orientação escolar?

Após ver o que é um orientador educacional, também é importante saber o conceito de orientação escolar. A orientação escolar é um conjunto de ações elaboradas para promover a integração de todas as partes da instituição, de modo a fomentar o desenvolvimento dos alunos em cada um de seus aspectos. 

Derivada da orientação profissional, a orientação escolar teve início nos Estados Unidos, no começo do século XX. Seu objetivo era apenas ajudar os alunos na escolha de suas carreiras. Para isso, era necessário que o orientador estivesse a par das características de cada discente, a fim de guiá-los nessa tomada de decisão.

Atualmente, a orientação educacional está mais completa e se preocupa com a formação do aluno como um cidadão, e não só em relação ao seu futuro profissional. Por isso, o orientador deve estar atento tanto aos alunos quanto ao corpo docente e ao restante da comunidade escolar. 

Dessa forma, a orientação escolar ultrapassa os limites dos conteúdos curriculares e também colabora com a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres na sociedade.

Além disso, a orientação escolar é fundamental na mediação de conflitos, para contornar questões de indisciplina e ajudar a lidar com as limitações de cada aluno em relação a sua aprendizagem. 

Os orientadores educacionais mantêm contato frequente com os alunos, dentro e fora da sala de aula, incentivando sua autonomia na vida escolar e a boa convivência entre o grupo. Em diálogo com os educadores, os orientadores discutem a situação de cada aluno e auxiliam em intervenções para melhorar o seu aprendizado.

Em contato com as famílias, os orientadores participam das reuniões de pais e também de conversas individuais, sejam elas requisitadas pelos responsáveis, ou pela escola. Portanto, a orientação escolar participa de todos os aspectos que envolvem a experiência dos estudantes.

O que faz um bom orientador?

Em parceria com os professores, os educadores ajudam os estudantes em seu desenvolvimento pessoal, compreendendo aspectos comportamentais e agindo de maneira adequada, no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos.

Assim, ele mostra caminhos e possibilidades, de forma que os alunos possam criar autonomia para resolver diversos problemas.

Além disso, também são funções do orientador: 

  • contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno;
  • ouvir, dialogar e dar orientações;
  • ajudar o professor a lidar com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;
  • acompanhar o progresso dos alunos;
  • estimular o autoconhecimento dos estudantes;
  • participar nas adaptações curriculares;
  • encaminhar casos aos profissionais específicos;
  • mediar conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade;
  • conhecer a legislação educacional do país;
  • garantir o cumprimento dos valores escolares;
  • ajudar a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.

O orientador educacional não é o principal responsável pela elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, mas sua colaboração neste processo é fundamental. Sua experiência e contato mais próximo com os alunos permite contribuir, de forma significativa, com estratégias e ações. Logo, um bom orientador ajuda a promover um PPP:

  • empático e humano;
  • de acordo com a realidade dos alunos;
  • centrado nas necessidades educacionais;
  • assertivo e eficiente;
  • envolvente e engajante.

Tudo isso promove maior envolvimento de toda a comunidade escolar, aumento no desenvolvimento dos alunos, engajamento familiar, retenção de matrículas e mídia espontânea para a escola. Por isso, o orientador educacional tem um papel super importante nas escolas.

Sua instituição tem um orientador educacional? Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor a atuação desse profissional. Aproveite para conferir nosso artigo sobre gestão democrática na escola!

Quais são os principais pontos que determinam o papel de um uma orientador educacional A na escola?

Indicadores de desempenho: entenda o que são e como eles podem te ajudar a melhorar a qualidade de sua escola e o ensino oferecido aos alunos!

Quais são os princípios da Orientação Educacional?

A orientação escolar prevê ações planejadas que integrem alunos, professores, direção, currículo escolar e comunidade a fim de promover, de forma humanizada, o desenvolvimento físico, pessoal, intelectual e moral do discente.

São competências do orientador educacional?

As competências especializadas referem-se a: diagnóstico, orientação educacional, desenvolvimento de carreira, aconselhamento, administração da informação, consulta e coordenação, pesquisa e avaliação, gestão de programas e serviços, construção da capacidade da comunidade e colocação.

Como deve ser o perfil do orientador educacional?

É fundamental que o orientador educacional atue como mediador entre a escola e a família, pois esta conduta irá garantir a permanência dos alunos no ambiente escolar o tempo necessário para que haja a integração deste à comunidade escolar, e consequentemente à sociedade.

Qual o objetivo da Orientação Educacional e como ela contribui para o processo educativo?

Atualmente, o papel do orientador é contribuir para a formação do individuo com um todo. Não só para orientador os comportamentos e atitudes de seus alunos, mas também para acolher, ouvir e ajudar o aluno a entender seu espaço dentro da escola e no mundo.