Quais são as duas importantes divisões do sistema nervoso periférico Qual é a atuação de cada uma?

Ouça este artigo:

O sistema nervoso é um sistema de fundamental importância ao nosso organismo, estando relacionado diretamente com a assimilação dos estímulos captados pelos sentidos e coordenação das diversas atividades do corpo. As células que compõem o sistema nervoso e que realizam estas funções são conhecidas como neurônios, e sua especialidade consiste na transmissão do impulso nervoso. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).

O SNP é composto pelos nervos e pelos gânglios nervosos e são responsáveis pela condução das informações entre os órgãos receptores de estímulos, o SNC e os órgãos efetuadores, como glândulas e músculos. Abrange todas as partes do corpo humano e pode ser divido somático e autônomo.

Nervos

Os nervos são filamentos esbranquiçados constituídos por conjuntos de dendritos e axônios. Estes filamentos se ramificam por todo o corpo e são responsáveis pela união dos órgãos do corpo ao SNC, conduzindo os estímulos captados do meio através dos impulsos nervosos. Os neurônios responsáveis pela condução dos estímulos até o SNC são chamados de neurônios sensitivos, e os neurônios que levam a resposta do SNC aos órgãos efetores são os neurônios motores.

Os nervos são divididos em espinhais ou cranianos. Os nervos espinhais ou raquidianos são àqueles ligados à medula espinhal, enquanto os nervos cranianos se ligam ao encéfalo. Nas porções terminais dos nervos são encontradas as terminações nervosas, que podem ser sensitivas, quando captam estímulos como calor e luz, ou motoras, que terminam nas glândulas ou músculos transmitindo a eles o comando do SNC.

Gânglios nervosos

Os gânglios são pequenas regiões dilatadas contendo corpos celulares de neurônios ao longo de certos nervos.

Sistema nervoso periférico somático

Também conhecido como sistema nervoso voluntário, o sistema nervoso periférico somático controla fundamentalmente a contração voluntária da musculatura esquelética. Seus neurônios, localizados na medula espinhal, partem da medula, constituem os nervos e terminam diretamente nos músculos do corpo que realizam movimentos voluntários, como os das pernas, braços, dedos, tronco e face.

Sistema nervoso periférico autônomo

A rede de nervos do sistema nervoso periférico autônomo comanda a atividade dos órgãos internos, como intestinos, estômago, glândulas, coração, rins etc., cujo funcionamento é involuntário.

Seus neurônios também estão presentes na medula espinhal, porém, em regiões diferentes dos localizados os neurônios do sistema nervoso periférico somático. Diferentemente deste último, os axônios dos neurônios que compõem o sistema somático não terminam diretamente nos músculos ou nas glândulas, mas em gânglios nervosos onde estabelecem sinapses com os neurônios ali existentes. Estes últimos, por sua vez, emitem axônios que irão terminar nos músculos e glândulas, efetivando a ação. Dessa forma, o funcionamento do sistema nervoso autônomo depende de uma cadeia de dois neurônios (da medula e dos gânglios), enquanto o sistema nervoso somático depende apenas dos neurônios que parte da medula.

O sistema nervoso autônomo tem duas divisões: simpático e parassimpático.

Sistema nervoso autônomo simpático: atua nas respostas às situações de emergência ou estresse, alertando o organismo. É o de maior gasto energético.

Sua ação pode acelerar os batimentos cardíacos, dilatar as pupilas e diminuir o peristaltismo do intestino. Para imaginar seu mecanismo, considere um veado, que é a presa, avistando uma onça, sua predadora. Ao avistá-la, seu sistema autônomo entra em ação e estimula na glândula suprarrenal a produção do hormônio adrenalina, que atua no preparo do seu corpo para a fuga.

Sistema nervoso autônomo parassimpático: coordena as atividades dos órgãos em situações de rotina e quando cessa o perigo após a atuação do sistema nervoso simpático. Nesse sentido, pode-se inferir que a ação de ambos os sistemas é antagônica.

A exemplo do caso do veado e da onça, supondo que o veado consiga fugir, após a ação do sistema autônomo simpático com a produção de adrenalina, volta a atuar o sistema nervoso parassimpático, fazendo cessar a produção do hormônio e recuperando o controle das atividades do organismo.

Referência:

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em Contexto. 1ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso-periferico/

O sistema nervosoé um importante sistema do nosso corpo e nos permite ter emoções, lembrar um momento importante de nossas vidas, interpretar cheiros e imagens, realizar movimentos e, até mesmo, permanecermos vivos pela realização automática da respiração e do batimento cardíaco. De uma maneira simplificada, podemos dizer que esse sistema é fundamental para nossa sobrevivência e percepção do meio.

Esse sistema, o qual apresenta como célula mais conhecida o neurônio, pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Esse último será mais bem explicado a seguir.

Funções do Sistema Nervoso Periférico (SNP)

O SNP é a parte do sistema nervoso que está relacionada com o transporte de informações. É esse sistema, portanto, que capta as informações e as leva até o SNC e que traz as respostas geradas no SNC para os órgãos efetores.

Componentes do Sistema Nervoso Periférico

O SNP é composto por nervos e gânglios. Os nervos nada mais são do que feixes de fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Cada uma dessas fibras é formada por um axônio e pelas bainhas que o envolvem. Os gânglios, por sua vez, são acúmulos de neurônios, que geralmente formam estruturas esféricas, e estão localizados fora do sistema nervoso central.

Os nervos podem ser espinhais ou cranianos. Os nervos espinhais são aqueles que se conectam com a medula espinhal, saindo aos pares dessa estrutura em cada região do espaço intervertebral. Esses nervos, que são encontrados no número de 31 pares, são os responsáveis por inervar o tronco, membros e uma porção da cabeça. Existem, no total, oito pares de nervos cervicais, doze pares de nervos torácicos, cinco pares de nervos lombares, cinco pares de nervos sacrais e um nervo coccígeo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os nervos cranianos, por sua vez, são aqueles que se conectam ao encéfalo. No total, há 12 pares de nervos cranianos, os quais realizam funções sensoriais, motoras e autônomas, principalmente na região da cabeça. Os nervos cranianos são: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso.

Os nervos podem apresentar fibras aferentes e eferentes. As fibras aferentes levam as informações obtidas no meio ambiente e no interior do nosso organismo para os locais onde essas informações serão analisadas no SNC. Já as fibras eferentes levam os impulsos produzidos nos centros nervosos (SNC) para os órgãos onde a ação será realizada (órgãos efetores). Denominam-se de nervos sensitivos aqueles que possuem fibras aferentes e de motores aqueles que possuem fibras eferentes. Existem ainda nervos mistos, que possuem fibras de dois tipos.

Quais são as duas divisões do sistema nervoso periférico?

O SNP, a partir de um viés fisiológico, pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral. Enquanto o primeiro está relacionado com a forma que o organismo interage com o meio ambiente externo a ele, o segundo está relacionado com o controle das vísceras para homeostasia corpórea.

Quais são as principais funções do sistema nervoso periférico?

O SNP é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos órgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os órgãos. Sendo assim, esse sistema é responsável por conduzir informações.

Qual é a função do sistema nervoso periférico somático?

Esse sistema, também chamado de Sistema Nervoso Periférico Somático, atua a partir do conjunto de nervos que chega aos músculos estriados esqueléticos do corpo, ou seja, aqueles que são responsáveis por realizar movimentos que estão sob o controle voluntário do indivíduo, como o movimento de pernas, braços, dedos, ...

Quais são as partes do sistema nervoso e que funções?

Sistema nervoso central (SNC) O sistema central é responsável por captar e transmitir informações para o corpo. Ele é composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e medula espinhal. - Meninges: formam um conjunto de membranas que reveste e protege o SNC.