Qual a principal modificação na educação brasileira realizadas pela Reforma Pombalina Em correta?

 Pergunta 1 As alternativas abaixo referem-se ao Manifesto dos Pioneiros. Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

Feedback da resposta:

e. Apesar de muitos dos princípios do Manifesto não terem sido incorporados às escolas, o mesmo influenciou muito em sua organização, mas não a ponto de gerar as mudanças que seus idealizadores tanto almejaram

Resposta: “e”. Comentário: a alternativa “e” está correta, pois apesar do potencial de renovação e mudanças contido no manifesto, o mesmo não gerou as mudanças que seus idealizadores tanto almejaram, mas, por outro lado, seus princípios organizadores também não foram absorvidos na organização das escolas.

 Pergunta 2 As proposições abaixo referem-se às características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil. Leia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível secundário, visando à formação humanista. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista e tinha um caráter mais de erudição e ornamento, pois era literária, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários. II - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades religiosas, visando exclusivamente à formação de religiosos. Consideravam a formação de padres como sendo de interesse geral, portanto a educação era utilitária e destinada a todos. III - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil era voltada para a prática profissional seja de padres ou outros ofícios. Portanto, dedicava-se ao desenvolvimento de diversas práticas profissionais e tinha um caráter utilitário e de atenção aos interesses da sociedade. IV - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades em todo o processo educativo do ser humano, da infância à idade adulta. Por ter um caráter religioso, as escolas jesuítas formavam padres com maior frequência, mas também podiam ser advogados, professores ou médicos. V- A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil tinha prioridades no nível superior, visando à formação de padres e advogados. Não sendo de interesse geral, a educação era elitista, abstrata e alheia aos interesses materiais e utilitários. Resposta Selecionada:

Feedback da resposta:

 Pergunta 3

e. Apenas a I está correta.

Resposta: “e”. Comentário: apenas a proposição I está correta, pois a educação jesuítica não era utilitária, visava à formação humanista, erudita e literária com prioridades no Ensino Secundário.

Assinale a alternativa que exponha corretamente o sentido do princípio da igualdade contido no liberalismo: Resposta Selecionada:

a. O princípio da igualdade contido no liberalismo não se refere à igualdade de condições sociais e materiais, pois o liberalismo entende que os homens são diferentes em talentos e capacidades. A igualdade no liberalismo refere-se, principalmente, à igualdade perante as leis, como por exemplo, igualdade de direitos, igualdade civil.

Feedback da resposta:

Resposta: “a”. Comentário: a alternativa “a” expõe corretamente o ideal de igualdade contido no liberalismo.

 Pergunta 4 Leia e responda: As correntes de pensamento inovador sobre os rumos, objetivos e sentidos da educação iniciam-se no chamado mundo culto, ou seja, Europa e Estados Unidos, e foram agudamente aprofundadas sob o impacto e inquietação causados pela Primeira Guerra e pela Revolução Russa, que pelo grau de violência, aventaram a possibilidade da humanidade voltar ao estado de barbárie. Assim, a educação passou a ser o centro das preocupações dos intelectuais que pretendiam contribuir para com o processo de estabilização social, levando-os a refletir sobre os resultados da pedagogia tradicional, e não demoraram a declarar a insuficiência desta pedagogia perante as exigências do mundo moderno, capitalista, concluindo que as instituições escolares deveriam ser atualizadas de acordo com a nova realidade social. O movimento de renovação educacional que surge neste momento, especialmente nos Estados Unidos, como oposição à educação tradicional denominou-se “escola nova.” (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais os elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo contidos nos princípios da escola nova? Assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada:

e. As alternativas “a”, “b” e “c” trazem elementos fundamentais acerca do entendimento de educação e processo educativo para a “escola nova”; portanto, estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta.

Respostas:

a.

Educação integral (intelectual, moral, física); prioridade outorgada ao Estado para a manutenção do ensino; ensino leigo; educação ativa; educação prática com obrigatoriedade de trabalhos manuais; exercícios de autonomia; coeducação dos sexos.

b.

Os métodos para atingir as propostas de educação da escola nova são: ênfase nos processos de conhecimento; atividades centradas no aluno; criação de laboratórios, oficinas, hortas e até imprensa.

c.

Para ultrapassar a escola tradicional, com sua tendência intelectualista, a escola nova valoriza jogos e exercícios físicos em geral para o desenvolvimento da motricidade e da percepção. Além disto, também levam em conta os estudos de psicologia da criança a fim de encontrar métodos adequados que possam estimular o interesse sem privar a criança da espontaneidade.

Resposta: “e”. Comentário: as alternativas “a”, “b” e “c” referem-se adequadamente aos elementos fundamentais acerca do entendimento de educação para a escola nova.

Feedback da resposta:

 Pergunta 5 Leia e responda: O Manifesto dos Pioneiros foi lançado em março de 1932, redigido por Fernando de Azevedo e assinado por 26 intelectuais brasileiros dedicados à educação; entre eles, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Sampaio Dória, Paschoal Lemme, Mário Casassanta, Cecília Meireles (poetisa e educadora). O manifesto representa muito do pensamento educacional brasileiro daquele momento, bem como reflete os desejos de mudanças. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). Quais as principais ideias que permeiam o conteúdo do manifesto? Assinale a correta: Resposta Selecionada:

a. A escola deve ser única, ou seja, a mesma para todos e não uma educação de classes; ensino leigo e obrigatório, educação como direito de todos e, por isto mesmo, o Estado deve garantir que escola seja pública e gratuita.

Feedback da Resposta: “a”. resposta: Comentário: a alternativa “a” está correta, pois a escola deve ser única, ou seja,

a mesma para todos, e não uma educação de classes; ensino leigo e obrigatório, educação como direito de todos e, por isto mesmo, o Estado deve garantir que a escola seja pública e gratuita.

 Pergunta 6 Leia e responda: “Os debates travados sobre educação, apoiados nos ideais iluministas, repercutiram imediatamente sobre as atividades educacionais dos jesuítas, pois os mesmos detinham o monopólio da educação superior em Portugal e da educação nas colônias portuguesas espalhadas pelo mundo. Os jesuítas eram considerados os defensores de uma educação tradicional, abstrata, sem fundamento utilitário, portanto inadequada para a realidade do momento. Assim, a reforma pombalina conduziu a expulsão dos jesuítas do Brasil”. Em relação às conseqüências das reformas pombalinas para a educação no Brasil, leia as alternativas abaixo e assinale a correta:

Resposta Selecionada:

e. As alternativas “a” e “b” estão corretas e se complementam para melhor explicar as conseqüências das reformas pombalinas.

Respostas:

a.

Há certo consenso entre os estudiosos da história da educação no Brasil em afirmar que a reforma pombalina na educação brasileira foi algo desastroso, fazendo com que adentrássemos o século XIX com uma educação caótica. b.

Segundo Fernando de Azevedo, a reforma pombalina significou a destruição do único sistema de ensino existente no país, o jesuítico, e foi a primeira grande e desastrosa reforma de ensino no Brasil, atingindo muito superficialmente a vida escolar brasileira, imprimindo na educação meio século de decadência e transição. Feedback da resposta:

Resposta: “e”. Comentário: as alternativas “a” e “b” estão corretas, pois os educadores são unânimes em afirmar que a reforma foi desastrosa e não representou a vitória de uma educação de qualidade.

 Pergunta 7 Leia e, em seguida, responda a questão proposta: “O tipo de colonização estabelecida no Brasil foi centrado numa ocupação do território de modo a viabilizar a produção agrícola de interesse para o mercado europeu, ou seja, nossa economia era baseada num modelo agrário-exportador dependente. Assim, a economia brasileira se expandiu em torno do engenho de açúcar e prosperou através do trabalho dos índios, inicialmente, e dos escravos. Portanto, nossa economia desenvolveu-se centrada no latifúndio, na escravatura e na monocultura. A educação e o ensino que se estabeleciam carregavam estas marcas.” (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos). A partir desta realidade social, como podemos perceber, que tipo de educação se estabelece no Brasil? Assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada:

e. Todas as alternativas estão corretas e se complementam para melhor responder a questão proposta.

Respostas:

a.

Com esta realidade social, podemos perceber que a educação não era primordial, pois as atividades agrícolas não exigiam formação especial.

b.

Numa sociedade agrária e escravista, o interesse pela educação é quase nulo, portanto a quantidade de analfabetos era muito grande.

c.

Não havia interesse na educação para o trabalho. Esta era realizada de maneira informal no próprio ambiente de trabalho, sem nenhuma

regulamentação nem organização.

d.

Com esta realidade social, podemos perceber que a educação é restrita, elitista, destinada à erudição das classes dirigentes, sem compromisso com o mundo do trabalho; portanto, a educação e o ensino se fazem no sentido de valorizar a literatura e a retórica e desprezar as ciências e as atividades manuais.

e. Todas as alternativas estão corretas e se complementam para melhor responder a questão proposta.

Feedback da resposta:

Resposta: “e”. Comentário: todas as alternativas expõem corretamente as relações entre sociedade e educação durante a colonização.

 Pergunta 8 Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela reforma pombalina? Resposta Selecionada:

e. As alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.

Respostas:

a.

Criação das aulas régias ou avulsas, autônomas e isoladas, com professor único de latim, grego, filosofia e retórica.

b.

Criação da figura do diretor geral dos estudos, para nomear e fiscalizar a ação dos professores.

c.

Implantação do subsídio literário, imposto colonial para custear o ensino.

Feedback da resposta:

Resposta: “e”. Comentário: as alternativas “a”, “b” e “c” referem-se adequadamente às modificações na educação brasileira realizadas pela reforma pombalina. Vale ressaltar que a USP foi criada em 1934.

 Pergunta 9 Leia e assinale a alternativa que responda corretamente a questão proposta: “Os jesuítas permaneciam um determinado período nas tribos realizando a “pregação” e batismos e, para dar continuidade ao trabalho, logo seguiam para outra tribo. Mas acabaram percebendo que esta maneira não estava surtindo os efeitos necessários de conversão que eles esperavam. Para que as conversões fossem realmente consolidadas, foram criadas as “missões” ou “reduções”. Do século XVI ao XVII, os jesuítas desenvolveram a catequese através do confinamento indígena nas missões ou reduções.” Tendo o texto como referência, analise as proposições abaixo em relação ao significado de missões ou reduções e, em seguida, assinale a alternativa correta: I - As missões ou reduções foram povoamentos ou aldeias criadas pelos jesuítas. Foram construídas casas para cada família, pois os jesuítas se surpreenderam com o fato de 200 famílias morarem numa mesma oca. II - As missões ou reduções possuíam uma organização bem definida que podia reunir várias etnias. III - A catequese nas missões, reduções, povoamentos ou aldeias era mais eficiente. Os jesuítas ensinavam regras de higiene e saúde, técnicas e práticas agrícolas. Nas missões, os jesuítas tinham uma ação ampla de conversão religiosa, educação e trabalho. IV - As missões ou reduções são termos que indicam a forma missionária como os padres agiam em relação aos índios, ou seja, praticavam uma missão cujo núcleo era o amor, a compreensão e o respeito pelas crenças indígenas. Resposta Selecionada:

e. A I, a II e a III estão corretas.

Resposta: “e”. Comentário: apenas as proposições I, II e III expõem corretamente o significado das missões jesuítas.

Feedback da resposta:

 Pergunta 10 Leia e responda: As reformas pombalinas que levaram à expulsão dos jesuítas impõem no Brasil a realidade educacional da metrópole e sua educação europeizada torna-se o centro e o modelo da educação brasileira, mergulhando nosso ensino numa profunda aristocratização. Temos uma sociedade dividida em duas classes sociais: uma pequena classe de dirigentes que tinha acesso a uma educação refinada, e o restante da nação, aqueles que eram dirigidos e que não tinham acesso a nenhuma educação. Este estado de coisas começa a mudar já um pouco antes da independência do Brasil, mais precisamente com a chegada da família real em 1808. A persistência dos velhos padrões coloniais vira-se, pela primeira vez, seriamente ameaçada, abrindo novos horizontes e perspectivas para a sociedade e para a educação. (NABÃO, Maria Teresa Papa. Textos para fins didáticos) O texto acima faz referência a alguns acontecimentos, como a chegada da família real, que vão contribuir para a abertura de novos horizontes e perspectivas para a sociedade e para a educação. As alternativas abaixo se referem a estes acontecimentos. Assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada:

e. As alternativas “a”, “c” e “d” estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta

Respostas:

a.

As ideias democratizantes de Rousseau e da Revolução Francesa parecem contaminar o ambiente político brasileiro, iniciando um discurso em favor da educação popular.

c.

Foram importantes para as modificações na sociedade e educação as idéias dos filhos da aristocracia, que vão estudar na Europa e que trazem para o Brasil os ventos profícuos das mudanças. O contato com o ambiente iluminista da Europa os faz voltar com idéias liberalizantes e democratas.

d.

Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a abolição da escravidão é um acontecimento decisivo para a mudança de rumos da sociedade brasileira. A abolição é um marco divisório entre duas épocas, assinalando o declínio do predomínio agrário, sendo este um fator decisivo para provocar a hipertrofia urbana.

e. As alternativas “a”, “c” e “d” estão corretas e se complementam para melhor explicar a questão proposta

Feedback da resposta:

Resposta: “e”. Comentário: as alternativas “a”, “c” e “d” referem-se adequadamente aos acontecimentos para as mudanças na sociedade e na educação brasileira.

Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela Reforma Pombalina?

A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.

Qual a principal modificação na educação brasileira realizada pela Reforma Pombalina e incorreta?

Logrou desarranjar a sólida estrutura educacional construída pelos jesuítas, confiscando-lhes os bens e fechando todos os seus colégios.

O que foi a Reforma Pombalina na educação?

A Reforma Pombalina no âmbito educacional tem seu marco o alvará de 28 de junho de 1759, que instituiu o fechamento dos colégios Jesuítas e introduzindo as aulas régias a serem mantidos pela coroa.

O que foi a Reforma Pombalina e qual o impacto desta política na educação brasileira?

A reforma educacional pombalina culminou com a expulsão dos jesuítas precisamente das colônias portuguesas, tirando o comando da educação das mãos destes e passando para as mãos do Estado. Os objetivos que conduziram a administração pombalina a tal reforma, foram assim, um imperativo da própria circunstância histórica.