Em qual continente em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?

Densidade demográfica, também chamada de densidade populacional ou população relativa, é um termo usado na geografia para apontar quantas pessoas vivem por quilômetro quadrado.

É pela densidade demográfica que podemos saber se uma área é muito ou pouco povoada.

Densidade Demográfica no Brasil

Segundo estimativa do IBGE de 2020, o país apresenta aproximadamente 211,8 milhões de habitantes e a maior parte da população brasileira está concentrada nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Em qual continente em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?
Densidade demográfica por estados da federação

No mapa, é possível observar que a maior concentração da população ocorre em regiões litorâneas. A maior densidade populacional do país é encontrada em Rio de Janeiro (365,23 habitantes por km2) e São Paulo (166,25 habitantes por km2), segundo dados de 2010.

A maior densidade da população, segundo o IBGE, está em Paraisópolis, no Estado de São Paulo. São 45 mil pessoas dividindo 1 km2.

Em segundo lugar está a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, com 39 mil pessoas por km2. Também no Rio de Janeiro ficam Parque União e Nova Holanda, onde 35 mil pessoas compartilham 1 km2.

Dados do IBGE em 2020 estimam que a população brasileira é de 211 755 692 pessoas e o território do Brasil corresponde a 8 510 345,538 km². Sendo assim, a densidade demográfica seria de 24,88 habitantes por quilômetro quadrado ou 24,88 hab/km2.

Logo, distribuindo igualmente a população pelo território teríamos aproximadamente 25 pessoas por quilômetro quadrado. Entretanto, sabemos que na realidade existe uma grande concentração de pessoas no litoral e o interior é menos povoado.

Como calcular a densidade demográfica?

Para encontrar a densidade demográfica de uma área, utilizamos a seguinte fórmula:

Onde,

DD = Densidade populacional

PT = população total

A = área total da região/país

Exemplo:

A população brasileira é de aproximadamente 211,8 milhões de habitantes e o território do Brasil é cerca de 8,5 milhões de km2. Logo, a densidade demográfica é igual a 24,88.

Uma área pode apresentar taxas altas ou baixas de densidade demográfica pelos seguintes fatores:

  • Clima
  • Urbanização
  • Oferta de terras férteis
  • Regime de distribuição de chuvas
  • Oferta de postos de trabalho
  • Guerras, epidemias, etc.

Densidade Demográfica no Mundo

Conforme dados do Banco Mundial, a densidade demográfica no mundo é de 50,79 pessoas por km2. O resultado considera a área do planeta, de 510 milhões de km2 e a população, estimada em 7,3 bilhões de habitantes.

Veja na tabela abaixo a densidade demográfica dos cinco continentes:

ContinenteDensidade Demográfica
Ásia 137,3 hab./km2
África 38,4 hab./km2
Europa 32,24 hab./km2
América 23,5 hab./km2
Oceania 4,6 hab./km2

Observe no mapa abaixo a densidade demográfica mundial:

Em qual continente em que países ocorrem as densidades demográficas mais altas?
Densidade demográfica onde estão destacados os países com maior concentração populacional

Percebemos claramente que o continente asiático concentra a taxa mais elevada de densidade demográfica.

Não podemos esquecer que a densidade demográfica não tem a ver com o tamanho da população e sim com o do território.

A China que tem a maior número de habitantes não é o país que possui a maior taxa de densidade demográfica porque seu território é imenso.

Desta maneira, o país com a maior taxa de densidade demográfica é Mônaco, sendo seu território de 2,2 km2 para uma população de 38 499 habitantes, segundo dados de 2016. Assim, sua densidade demográfica é 15.102,97 hab./km2.

Leia mais:

  • Demografia
  • Teorias Demográficas
  • Crescimento populacional

Índice

Introdução

Também conhecida como população relativa, a densidade demográfica é um termo muito utilizado na demografia, que relaciona o número de habitantes e a área do território, ou seja, quantas pessoas vivem em determinada área.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Geralmente, a densidade demográfica é expressa em habitantes por quilômetro quadrado ou habitantes por hectare, e é calculada da seguinte forma:

$$ DD = {PT \over A} $$

  • DD é a densidade demográfica;
  • PT é a população total da região estudada;
  • é a área da região estudada.

Por meio da densidade demográfica, é possível saber se uma área é muito ou pouco povoada. Uma área é considerada superpovoada quando as necessidades da população excedem ou ameaçam a capacidade de suporte do meio ambiente, como a disponibilidade de recursos naturais ou a capacidade da infraestrutura instalada, por exemplo.

O estudo da densidade demográfica é fundamental para o processo de planejamento urbano e regional.

Uma densidade demográfica ideal deve estar estritamente ligada a fatores como:

  • a forma de ocupação do solo;
  • a relação entre área ocupada e área verde das edificações;
  • a qualidade e oferta de infraestrutura (sejam para grandes empreendimentos habitacionais privados ou mega ocupações informais).

Dessa forma, não existe uma fórmula precisa que forneça a densidade ideal de uma área. Uma série de aspectos devem ser analisados conjuntamente com a densidade demográfica, para promover um habitar de qualidade para a população.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Densidade Demográfica no Brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, o Brasil possui uma população de 208,4 milhões habitantes em uma área de 8.515.767,049 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,47 habitantes por quilômetro quadrado.

Entretanto, se forem considerados valores de densidade demográfica regionais, essa relação se altera significativamente, como é possível observar no mapa abaixo:

Densidade demográfica por estados da federação.

O mapa revela que as maiores densidades demográficas - acima de 100 habitantes/km² -, se encontram em volta da megalópole Rio-São Paulo e de eixos espaciais intensamente urbanizados, como a região do Vale do Paraíba e as áreas litorâneas ou próximas ao extenso litoral brasileiro, consequência de um passado que implantou seus primeiros e mais estáveis pontos de povoamento próximo à costa.

A transferência da capital federal para o interior do país foi responsável, em grande parte, pelos demais pontos de maior densidade demográfica fora das regiões próximas ao litoral, localizado entre o eixo formado por Brasília e Goiânia.

As capitais planejadas de Belo Horizonte e Teresina também foram responsáveis por interiorizar grandes manchas urbanas nas regiões Nordeste e Sudeste.

As extensões territoriais de densidades demográficas mais baixas - até 1 habitante/km² - abrangem os estados da região Norte e Centro-Oeste, além de regiões do interior nordestino, sudoeste mineiro e nos pampas gaúchos.

Essa baixa densidade demográfica em vasta porção do território brasileiro se dá por diversas causas.

Uma delas está associada mais diretamente às condições naturais. Nesse sentido, situam-se nas baixas densidades demográficas regiões com enormes extensões de cobertura florestal, áreas destinadas a terras indígenas ou unidades de conservação ou territórios comprometidos com a produção de commodities agrícolas.

Densidade Demográfica no Mundo

De acordo com um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a população global atual é de 7,6 bilhões de habitantes. Devido a isso, estima-se que a densidade demográfica no mundo gira em torno de 50,66 habitantes/km² considerando apenas as extensão terrestre do planeta de 150 milhões de km².

Entretanto, assim como acontece no Brasil, esse valor não é representativo e por isso há regiões com densidades superiores e inferiores a média global.

Densidade demográfica por país.

Os cinco países/territórios dependentes com maior densidade demográfica são:

  • Macau (China) - 21.229 habitantes/km²;
  • Mônaco - 18.126 habitantes/km²;
  • Singapura - 7,796 habitantes/km²;
  • Hong Kong - 6.698 habitantes/km²;
  • Gibraltar (Reino Unido) - 4.874 habitantes/km².

Os cinco países/territórios dependentes com menor densidade demográfica são:

  • Groenlândia - 0,08 habitante/km²;
  • Svalbard e Jan Mayen - 0,10 habitante/km²;
  • Ilhas Malvinas - 0,54 habitante/km²;
  • Ilhas Pitcairn - 3,1 habitantes/km²;
  • Mongólia - 4,9   habitantes/km².

Exercício de fixação

ENEM/2011

Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km² de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo. Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km², é de:

A 250

B 25

C 2,5

D 0,25

E 0,025

Em qual continente e em quais países ocorrem as densidades demográficas mais altas?

Dentre os continentes com maiores densidades demográficas, a Ásia é o mais povoado, inclusive porque no continente estão localizados os dois países mais populosos do mundo, a China e a Índia, porém sua densidade demográfica é de aproximadamente 95 habitantes por km², esse número aparentemente baixo se dá pela grande ...

Qual o continente com a maior densidade demográfica?

Em 2019, a população mundial alcançou a marca de 7,7 bilhões de habitantes distribuídos em uma área de aproximadamente 134.940.000 km2, portanto com uma densidade demográfica de aproximadamente 50,79 hab/km2. Os continentes mais populosos são Ásia e Europa.

Onde são encontrados os mais altos índices de densidade demográfica?

Densidade demográfica do Brasil A região Nordeste (36,49 hab/Km²), Sul (51,38 hab/km²) e Sudeste (94,63 hab/ Km²) apresentam as maiores taxas de densidade, diferentemente da região Norte (4,70 hab/ Km²).