Qual o óleo mais grosso 10w40 ou 15W40

Lubrificação, limpeza e refrigeração. Essas são as três principais e importantes atuações do óleo para o motor de carro. Talvez por ter tantas utilidades e também marcas e tipos, o lubrificante para o motor do carro é sempre causa de dúvidas. Neste artigo tentaremos esclarecer algumas delas para que você possa adquirir o melhor óleo para seu carro.

Tipos de óleo de motor

Para começar vamos deixar claro como os três tipos de óleo: mineral, sintético e semi-sintético. O primeiro é adquirido por meio de componentes diretamente do óleo. Já o sintético é feito exclusivamente por meio de reações químicas e sendo mais puro, e o semi-sintético é mistura dos dois. A primeira dica é não misturá-los, pois eles possuem características diferentes.

Leia também

  • Água no óleo do motor, o que fazer?
  • Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!

Manutenção do óleo do motor

Verifique a cada 30 dias o nível do lubrificante. Se o carro for mais antigo, reduza essa verificação para 15 dias.

Complete o nível do óleo sempre entre os dois traços. Abaixo do traço nível pode acontecer falta de lubrificação. Acima, pode haver aumento da pressão no cárter.

Na troca de óleo, é recomendado que o motor esteja quente. Assim ele fica mais fico escorrendo melhor.

O filtro de óleo é trocada junto com óleo. A maioria dos manuais diz que o filtro pode esperar um tempo maior, mas todos amantes de carro preferem trocar pois ele fica sujo.

Apesar de óleo não ter validade, é recomendado que haja troca a cada seis meses. Isso porque os componentes químicos do óleo podem acabar tendo menos eficiência, e as partes sólidas do motor, do desgaste natural, podem acabar danificando outras partes do motor do veículo.

Diagnóstico de problema no motor pela cor do óleo

A cor do óleo pode dizer muito sobre o seu motor. Se a cor estiver muito escura, provavelmente seu motor está queimando óleo, algo que não pode acontecer. (Foto: divulgação)

A dúvida mais freqüente sobre troca de óleo:

Muitas pessoas passam anos dirigindo e trocando de óleo sem saber ao certo o que significam os números com um “W” no meio entre as embalagens de motor. Esses números fazem parte da uma classificação da Society of Automotive Engineers (SAE) que faz referência a viscosidade dos óleos a 100oC. Cada um dos números representa um escala: baixa temperatura, antes do “W”, e alta temperatura, que está localizada depois do “W”. A letras “W” vem da palavra inglesa Winter, que em português significa inverno.

Essa numeração é importante pois ela vai indicar o óleo ideal para o seu carro ou mesmo qual o melhor para substituição, pois quanto maior o número, maior a viscosidade do óleo para lidar com altas temperaturas e vice-versa. Por exemplo, se seu carro requer um óleo 15W40, e você não encontra no posto de gasolina, você sempre pode optar por um óleo cujo o número anterior seja menor que 15 e o posterior seja maior que 40. Fazendo isso, você garante que o óleo vai suportar baixas temperaturas sem solidificar-se ou prejudicar a bombealidade.

O contrário não é recomendado. Agora você não precisa mais ficar na dúvida quando for trocar o lubrificante para o motor de seu carro. Pegue o manual de instruções e veja qual são as viscosidades indicadas para seu veículo.

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Assuntos

  • Manutenção do óleo do motor
  • Numeração do óleo de carro
  • Óleo 5w20
  • Siglas de óleo de carro
  • Tipos de óleo de motor
  • Troca de óleo

viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor lubrificante para o carro do cliente. SAE 5W-30, 10W-30, 15W-40.

Essa numeração encontrada na embalagem dos óleos lubrificantes representa a viscosidade de cada produto. No entanto, não é todo mundo que consegue entender para que serve essa classificação: o que significam os números? E a letra “W”? E a sigla “SAE”?

É para responder essas perguntas que escrevemos esse post. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o que é viscosidade do óleo lubrificante.

  • O que é viscosidade do óleo lubrificante?
  • O que é SAE?
  • Multiviscosidade
  • Como saber qual óleo é mais e menos viscoso.
  • Como escolher o óleo com a viscosidade ideal para o carro

O que é viscosidade do óleo lubrificante?

viscosidade do óleo representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido, os mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.

Na prática, a viscosidade funciona como uma faca de dois gumes: o produto tem que ser viscoso o suficiente para criar uma película protetora entre as partes do motor, mas não pode ser tão grosso a ponto de oferecer muita resistência ao movimento das peças.

A questão é que óleos lubrificantes mais viscosos exigem mais força para serem bombeados e fluem mais lentamente pelo motor. Os menos viscosos circulam com mais facilidade, permitindo uma lubrificação mais rápida e que alcança cada centímetro das peças. Essa excelente fluidez faz com que nenhuma parte se desgaste mais do que outra, diminuindo a necessidade de pequenas manutenções.

O que é SAE?

SAE é uma sigla para a organização americana Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Essa instituição criou o parâmetro SAE para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes.

Multiviscosidade

Contudo, a indústria petroquímica teve muitos avanços tecnológicos nos últimos anos e conseguiu desenvolver óleos de motor de qualidade gradativamente superior. São lubrificantes que dão mais tempo de vida útil ao motor, formam menos borra e rendem mais.

Uma das propriedades que permitiu essa melhoria é a multiviscosidade. A grande maioria dos óleos produzidos atualmente são multiviscosos: isso quer dizer que eles são capazes de apresentar fluidez diferentes de acordo com a temperatura do motor.

Os lubrificantes que citamos na introdução deste texto são óleos multiviscosos. Vamos passar mais informações sobre isso para você não ter dúvidas sobre como funciona.

Peguemos o óleo 5W-30 como exemplo: o 5W representa a viscosidade que esse produto apresenta quando o motor está em temperatura ambiente, ou seja, mais fria que durante o funcionamento (baixa temperatura). Nessa situação, ele se comporta como um óleo muito fluido, o que é excelente para partidas.

Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente (altas temperaturas). Isso é ótimo porque um óleo muito fluido queimaria muito rápido devido à temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente.

Viscosidade do óleo: o que é e por que é importante?

Como saber qual óleo é mais ou menos viscoso

Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento.

O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.

Como escolher o óleo com a viscosidade ideal para o carro

Aqui não tem segredo: a melhor orientação possível é seguir o Manual do Proprietário do veículo. A questão é que cada carro fabricado no mundo é testado diversas vezes até que se encontre o tipo de  óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.

Agora que você já sabe o que é viscosidade do óleo, quer tirar mais dúvidas sobre óleos lubrificantes? Continue acompanhando o nosso blog!

Guia de produtos
Havoline Texaco - Viscosidade do Óleo

Qual o óleo mais grosso 15W 4.0 ou 10w 40?

No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.

Pode usar 15W40 no lugar do 10w40?

No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.

Qual a diferença do óleo 10w40 e 15W50?

Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).

Para que serve o óleo 10w40?

Óleo semissintético para proporcionar melhor desempenho e proteção em motores de última geração flex, gasolina, etanol ou GNV.