É possível estar grávida é menstruar com coágulos?

Meninas, me ajudem por favor. quinta, dia 19/06  fiz um exame de farmácia e deu positivo, na sexta 20/06 fiz o beta quantitativo e deu positivo com 80,8 mas desde terça 17/06 eu estava tendo um corrimento marrom. No sábado 21/06 começou um pequeno sangramento junto com o corrimento marrom, fui na emergência e o GO pediu um US, fiz e viu q meu endométrio estava heterogêneo com 11  mm e tinha um corpo lúteo no ovário direito porém não deu p´ver nem o saco gestacional. O GO explicou q estava muito no início que provavelmente o óvulo fecundado ainda estava descendo e meu útero estava se aprontando p receber e q o sangramento poderia ser o útero se ajeitando e me passou um beta para fazer amanhã, porem hj (ou melhor, ontem pq passou da maia noite, rs) começou a sangrar vermelho intenso durante a tarde descendo muitos coágulos grandes. Alguém já passou por isso?? Posso ter abortado?? 

É possível estar grávida é menstruar com coágulos?
 Por favor, quem já passou por algo assim me dê uma luz. Obrigada.

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/06/2020   4996 Views

Todo mundo já escutou algum comentário sobre estar grávida e menstruar certo? Comentários desse tipo são tão comuns que até programas de TV já foram feitos sobre o tema. Esse é o caso do programa I Didn´t Know I Was Pregnant transmitido pela Discovery Fit & Health and TLC.

É possível estar grávida e ter menstruado normalmente?

De uma maneira muito simples a reposta é não. Depois que a mulher engravida no seu período fértil ela não menstrua mais.Em algumas situações a mulher pode ter sangramentos na gestação que são confundidos com a menstruação. Isso ocorre mais comumente nos primeiros meses de gravidez e recebe o nome de gravidez silenciosa.

Entretanto, quando uma mulher em idade fértil inicia um ciclo ovulatório, um hormônio chamado estrogênio faz com que a camada mais interna do útero (chamada endométrio) prolifere, ficando mais espessada. Caso a fecundação não ocorra naquele ciclo o endométrio descama, ocorrendo assim o que conhecemos como sangramento menstrual.

É possível estar grávida é menstruar com coágulos?

Essa descamação e sangramento coincidem com uma queda no nível sanguíneo de progesterona. A progesterona é produzida por alguns dias pelo corpo lúteo (ou corpo amarelo). O corpo lúteo é a “cicatriz” que fica no ovário após a menstruação. Alguns dias depois da ovulação o corpo lúteo se degenera, tornando-se o corpo albicans e cessando a produção da progesterona.

Quando uma mulher durante o ciclo menstrual engravida, o trofoblasto (uma das camadas do embrião em formação) produz a progesterona. As células do trofoblasto irão formar a placenta que será responsável por manter os níveis de progesterona altos. Como durante a gravidez não ocorre a redução nos níveis de progesterona o endométrio não descama e consequentemente grávida não menstrua.

O que pode causar menstruação na gravidez?

Como explicamos acima, a menstruação não ocorre durante a gravidez. Portanto o mais correto seria chamarmos de sangramento na gravidez e não de menstruação. Existem diversas causas de sangramento na gravidez, basicamente elas são dividades nas causas da primeira e da segunda metade da gravidez.

As causas da primeira metade da gravidez são a ameaça de aborto ou aborto, a gravidez ectópica e a doença trofoblástica gestacional (também conhecida como mola hidatiforme).

A causa mais comum de sangramento na primeira metade da gestação é a ameaça de aborto, provocada por um descolamento do saco gestacional.

Já as causas da segunda metade da gravidez são a placenta prévia, o descolamento prematuro de placenta, a rotura uterina, a rotura de vasa prévia e a rotura de seio marginal.

Existem ainda outras causas de sangramento como o sangramento de implantação. Este sangramento ocorre no momento em que o óvulo fecundado implanta no endométrio. É bastante incomum mas pode ocorrer. Ocorre cerca de uma semana após a fecundação e é pouco volumoso.

Também devemos considerar que alguns dos sangramentos que ocorrem na gravidez tem origem não obstétrica, como miomas, lesões do colo uterino ou da vagina, pólipos, etc.

Post Views: 0

Categorias: Dúvidas, Gestantes
Data: 05/06/2020   4996 Views

Ainda que digam o contrário, não é possível menstruar durante a gravidez. No entanto, é comum ter algum sangramento leve marrom-escuro ou rosa-claro no começo da gestação.

Gravidez com menstruação: é possível?

Ainda que muitas mulheres possam ter sangramento vaginal intermitente durante a gravidez, não é possível menstruar. A menstruação acontece apenas na ausência da gestação.

Por que você pode "menstruar" durante seu primeiro trimestre

Apesar de parar de menstruar durante a gestação, é possível que as mulheres ainda tenham algum sangramento. Isso não indica necessariamente um problema subjacente, mas é importante entender a causa para saber se você deve consultar um médico.

O sangramento tende a ocorrer mais frequentemente no primeiro trimestre da gestação do que no segundo ou terceiro. Estimativa-se que cerca de 25 a 30 por certo das grávidas tenham um sangramento leve em algum momento do primeiro trimestre. Há uma série de razões para isso.

Sangramento de nidação

Refere-se ao sangramento leve que ocorre cerca de 10 a 12 dias após a concepção, na época em que sua menstruação seria esperada. No entanto, esse sangramento é mais leve do que uma menstruação normal e dura poucos dias. Ele ocorre por causa da implantação do óvulo fertilizado no revestimento uterino (nidação).

Mudanças no colo do útero

O sangramento pode ocorrer logo depois de engravidar em decorrência das mudanças no colo do útero, particularmente após ter uma relação sexual. Contanto que não haja infecção, não é preciso se preocupar com isso.

Outras causas

Um sangramento intenso que mais parece com a menstruação no primeiro trimestre da gravidez pode indicar algo mais sério, incluindo:

  • gravidez ectópica;
  • infecção;
  • aborto espontâneo;
  • gravidez molar;
  • descolamento ovular, também conhecido como hematoma subcoriônico (sangramento entre a placenta e a parede do útero);
  • doença trofoblástica gestacional (DTG), um raro grupo de tumores que surgem a partir das células que normalmente dão origem à placenta.

Sangramento em estágios mais avançados da gestação: por que isso acontece

O sangramento durante o segundo e o terceiro trimestres é possível, embora não seja comum, e pode indicar que há algo errado. Se você isso ocorrer, é importante ir ao médico.

As possíveis razões para um sangramento no meio ou no final da gravidez incluem:

  • Relações sexuais: fazer sexo no meio ou no final da gestação pode causar algum sangramento leve pelo aumento da sensibilidade dos tecidos cervicais e vaginais nesse período.
  • Placenta prévia: nessa condição, a placenta está localizada perto da abertura cervical ou sobre ela. Não há outros sintomas além do sangramento vaginal, e ela pode dificultar o trabalho de parto e o parto em si.
  • Descolamento de placenta: o descolamento de placenta é uma emergência médica que ocorre no final da gestação, quando a placenta começa a se separar do revestimento uterino antes do nascimento do bebê. Pode causar sangramento vaginal intenso, assim como cólicas e dores abdominais fortes.
  • Ruptura uterina: a ruptura uterina ocorre quando os músculos do útero se rompem ou se separam durante o trabalho de parto. É considerada uma emergência médica, pois pode resultar em sangramento vaginal descontrolado. Embora seja rara, a condição ocorre com mais frequência em mulheres que têm um histórico de cirurgia uterina ou cesariana.

Quando você deve ir ao médico

 Embora um sangramento leve durante o primeiro trimestre geralmente não seja nada com que se preocupar, o sangramento acompanhado por outros sintomas pode indicar algo mais sério, e você deve ir ao médico imediatamente. Esses sintomas incluem:

  • cólicas e dor;
  • desmaio ou tontura;
  • coágulos ou sangramento intenso;
  • dor intensa na pelve e barriga.

Você também deve ir ao médico se o seu sangramento for vermelho vivo e intenso o suficiente para encharcar um absorvente externo. Dor pélvica e sangramento vaginal nos estágios iniciais da gestação podem indicar uma gravidez ectópica. Se você suspeita disso, vá ao médico o quanto antes. 

Última modificação July 18, 2022

MD, ACIM. Ex-anestesista de cuidados intensivos. Especialista em fisiologia feminina, distúrbios endócrinos, neurologia, terapia da menopausa, fitness, nutrição. Participação frequente em vários congressos internacionais de medicina.

https://www.healthline.com/health/pregnant/period-and-pregnant

https://www.babycenter.com/404_can-you-get-your-period-while-youre-pregnant_7102.bc

https://www.medicalnewstoday.com/articles/322598.php

Quantos dias dura a falsa menstruação no início da gravidez?

O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação.

Como é o sangue da menstruação de quem está grávida?

O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.

O que pode ser coágulos de sangue na menstruação?

Os coágulos de sangue menstrual podem ser espessos e irregulares ou fibrosos. Eles se formam se o sangue se acumular no útero antes de sair do colo do útero ou na parte posterior da vagina. Os coágulos também estão ligados a miomas – formações não cancerosas no útero (4).

Como é a menstruação no primeiro mês de gravidez?

A menstruação na 1ª semana de gravidez Começa no primeiro dia de sangramento e dura em média 28 dias. No entanto, alguns ciclos podem durar aproximadamente entre 23 a 35 dias. É importante lembrar que, os ciclos menstruais variam de mulher para mulher.