É correto afirmar que a independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria?

Confira fatos “pitorescos” que envolveram a declaração da Independência do Brasil

Sim, acabamos de passar pelo 7 de setembro e pelos 199 anos do “descolamento” do Brasil de Portugal e, nós, da UniRedentor, quase podemos apostar que você não tem conhecimento sobre algumas preciosidades que envolveram os bastidores da nossa independência. Acertamos?

É correto afirmar que a independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria?

Por exemplo, você tinha noção de que a Independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da Maçonaria? Mas foi exatamente isso que aconteceu. Desde o século XVIII já existiam maçons no Brasil e não foram poucos os que se envolveram em movimentos políticos contra a Coroa Portuguesa (um exemplo foi a Inconfidência Mineira). 

Em 17 de junho de 1822, quando a reação brasileira às pretensões das cortes portuguesas já estava em seu auge, foi criada a organização maçônica Grande Oriente Brasílico (separada do Grande Oriente Lusitano, que já tinha lojas maçônicas no Brasil). Em 2 de agosto de 1822, D. Pedro I foi iniciado em uma das lojas tipicamente brasileiras, chamada “Comércio e Artes”, adotando o codinome de Guatimozin.

Enfim, os articuladores da Independência eram maçons e faziam parte do Grande Oriente Brasílico. Entre os principais integrantes estavam José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira, que foram os responsáveis por convencer D. Pedro a aderir de vez à causa da Independência.

Mais uma curiosidade?

Vamos lá...

Lááá nas suas aulas de História, você já ouviu falar sobre o “Dia do Fico”, certo? Muito bem, desde o fim do ano de 1821, Pedro I passou a receber, de forma reiterada, ultimatos das cortes portuguesas para voltar a Portugal. E o então Príncipe Regente quaaasee voltou mesmo, viu? Só não o fez porque foi convencido a permanecer no país. De que forma? Por meio de uma mobilização organizada pelo grupo de maçons que já mencionamos.

Para encerrar, um fato pitoresco e engraçadinho (só para nós que estamos lendo, né?): na ocasião da ruptura definitiva entre Brasil e Portugal, Pedro I estava em visita à Província de São Paulo. Em 5 de setembro, ele decidiu voltar para o Rio de Janeiro. No entanto, certamente em função de mudanças na alimentação, o Príncipe Regente passou a sofrer recorrentes crises de disenteria. E foi exatamente neste cenário – digamos – escatológico, bastante desconfortável, que, em 7 de setembro, ele bradou o famoso “Independência ou Morte!”. 

Diz aí...Você conhecia essas particularidades pitorescas do dia em que nos vimos separados de Portugal?

[Fonte: Brasil Escola] 

A independência do Brasil é um dos temas centrais para entender a nossa história.

Por isso é um dos assuntos mais cobrados nas provas da escola, ENEM e vestibulares.

Pensando nisso preparamos uma série de 10 exercícios com o gabarito comentado para você testar seus conhecimentos neste conteúdo. Bom estudo!

Nível fácil

Questão 1

Um dos fatos que fizeram o processo de independência do Brasil ser diferente das demais nações da América hispânica foi:

a) A vinda Família Real portuguesa para o Brasil.
b) As guerras napoleônicas na Europa.
c) As ideias iluministas surgidas na França.
d) A crise do sistema colonial

Ver Resposta

Alternativa correta: A vinda Família Real portuguesa para o Brasil

A chegada da Família Real portuguesa ao Brasil alterou o cenário da política colonial. Devido a existência de um governo centralizado várias revoltas foram contidas e a colônia acabaria sendo elevada a categoria de Reino Unido, em 1815.

As demais alternativas estão erradas, pois também influenciaram na independência das demais colônias da América.

Questão 2

A expansão do Império napoleônico refletiu diretamente na independência do Brasil, pois:

a) Portugal apoiou a Inglaterra e foi obrigado a lutar ao seu lado contra Bonaparte, deixando as colônias abandonadas.
b) Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, a Família Real portuguesa foi para o Brasil e assim, os brasileiros ganharam mais vantagens comerciais.
c) As batalhas napoleônicas mudaram o mapa europeu fazendo com que Portugal modernizasse seu exército e se fortalecesse.
d) Os franceses invadiram Portugal e ajudaram os brasileiros a lutar contra Dom João VI.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, a Família Real portuguesa foi para o Brasil e assim, os brasileiros ganharam mais vantagens comerciais.

Com a invasão napoleônica, a sede do governo português mudou-se para o Rio de Janeiro e ali foi decretada a abertura dos portos que permitiu aos brasileiros comercializar com todo o mundo.

a) ERRADA. Portugal estava ao lado da Inglaterra, mas não precisou lutar ao seu lado contra Napoleão.
c) ERRADA. Portugal não modernizou seu exército a partir das guerras napoleônicas.
d) ERRADA. Os franceses invadiram Portugal, mas não ajudaram os brasileiros lutar contra os portugueses.

Questão 3

Durante as discussões pela independência do Brasil, o iluminismo foi uma das correntes filosóficas que influenciou este processo.

Assinale a alternativa que expresse a influência do Iluminismo na independência do Brasil.

a) O iluminismo não teve muita influência no Brasil, pois imperava uma forte censura na colônia portuguesa.
b) O movimento ilustrado foi essencial para a elaboração da Constituição de 1824 que previa um poder exclusivo para o Imperador, o Poder Moderador.
c) As ideias iluministas serviram de ponto de partida para a abolição da escravidão ocorrida logo após a independência.
d) A defesa das noções de liberdade entre os seres humanos e igualdade entre todas as pessoas e nações.

Ver Resposta

Alternativa correta: d) A defesa das noções de liberdade entre os seres humanos e igualdade entre todas as pessoas e nações.

As ideias iluministas deram a base ideológica para a elite brasileira pensar na possibilidade de se separar de Portugal, pois o sistema colonial era incompatível com a Ilustração.

a) ERRADA. Embora houvesse censura, as ideias iluministas chegavam ao Brasil através de livros contrabandeados.
b) ERRADA. O Poder Moderador não é inspirado nas ideias iluministas, que só previam três poderes para o governo: Judiciário, Executivo e Legislativo.
c) ERRADA. As ideias iluministas sim foram a inspiração para a abolição da escravidão, mas esta só ocorreria em 1889 e não após a independência.

Nível médio

Questão 4

Observe atentamente o quadro de Pedro Américo, “Independência ou Morte”.

É correto afirmar que a independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria?
Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888. Museu Paulista, São Paulo

Assinale a alternativa correta sobre esta obra:

a) A pintura exalta a figura de Dom Pedro I como o único protagonista do processo emancipatório brasileiro.
b) A obra não teve nenhuma importância na construção do imaginário brasileiro, ao permanecer oculta durante quase todo o século XX.
c) A função do quadro era apenas decorativa, pois se tratava de uma encomenda de Dom Pedro II para conservar a memória do pai.
d) A pintura é extremamente fantasiosa, pois o dito fato, na realidade, não ocorreu.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) A pintura exalta a figura de Dom Pedro I como o único protagonista do processo emancipatório brasileiro.

O quadro de Pedro Américo coloca Dom Pedro I como personagem central da Independência do Brasil, omitindo as diferenças dos projetos emancipatórios e nomes como José Bonifácio ou a princesa dona Leopoldina.

b) ERRADA. A obra é uma das que mais influenciou o imaginário brasileiro, pois foi reproduzida em todos os livros didáticos de história do país.
c) ERRADA. O quadro foi uma homenagem de Dom Pedro II ao pai, o que está expresso na composição onde Dom Pedro I ocupa o centro da pintura. No entanto, não era apenas decorativo, pois expressava uma visão particular da independência.
d) ERRADA. O fato ocorreu e há vários testemunhos escritos que o descrevem.

Questão 5

O historiador Sérgio Buarque aponta que "... a elevação da antiga Colônia à dignidade de reino foi, por outro lado, o reconhecimento de uma situação de fato. (...) um ato político no sentido amplo (... ) . Sentimento de tal ordem - que, além de assegurar a administração tranquila, permitia que se forjassem planos imperialistas na direção do Prata e mesmo se reavivassem sonhos de uma amplitude continental - havia de prender a Coroa ao Brasil, e o Brasil à Monarquia."

(http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/elevacao_brasil.html consultado 21.07.2020)

Segundo o texto, a elevação do Brasil a Reino Unido foi essencial para o país:

a) Abrir passo para a formação de um grande reino luso-americano e africano.
b) Reconhecer que os brasileiros eram superiores e concluir definitivamente a mudança da capitalidade portuguesa para o Brasil.
c) Empreender várias guerras de conquistas territoriais contra seus vizinhos.
d) Ter o direito de mandar deputados para as cortes em Lisboa e igualdade jurídica com Portugal.

Ver Resposta

Alternativa correta: d) Ter o direito de mandar deputados para as cortes em Lisboa e igualdade jurídica com Portugal.

a) ERRADA: As colônias portuguesas da África não fizeram parte desta união.
b) ERRADA. A elevação do Brasil a Reino Unido cumpria uma exigência burocrática do Congresso de Viena.
c) ERRADA. Nenhuma guerra foi travada contra os vizinhos por conta deste fato.

Questão 6

Na primeira metade do século XIX, as colônias de Portugal e da Espanha, na América, proclamam a independência em relação à metrópole. Assinale a opção que mostra a diferença sobre a consequência deste processo:

a) As colônias hispanas foram ajudadas pelos Estados Unidos e adotaram o pensamento liberal protestante após a separação da Espanha.
b) O processo de emancipação brasileira foi inteiramente pacífico, enquanto na América espanhola se verificam guerras que ceifaram boa parte da população.
c) As colônias hispânicas adotaram o regime republicano enquanto o Brasil se tornou uma monarquia constitucional.
d) Após a independência das colônias hispânicas, os ex-escravos conseguiram maior participação social, mas no Brasil, o regime de trabalho escravo permaneceu.

Ver Resposta

Alternativa correta: c) As colônias hispânicas adotaram o regime republicano enquanto o Brasil se tornou uma monarquia constitucional.

A grande diferença entre os países da América do Sul, após a independência, foi a escolha do regime político que foi adotado pelas novas nações. O Brasil adotou a monarquia constitucional, enquanto a república presidencialista foi a escolha das ex-colônias hispano-americanas.

a) ERRADA: As colônias hispanas não foram ajudadas pelos Estados Unidos e nem adotaram uma postura liberal.
b) ERRADA. Houve lutas para expulsar as tropas portuguesas no Brasil.
d) ERRADA. Os libertos, na América hispânica, não conseguiram representatividade na política, após abolida a escravidão.

Questão 7

(Enem/2010) Leia o texto:

“Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil”.

(Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In: Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.

Ver Resposta

Alternativa correta: A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.

Os produtos manufaturados ingleses chegavam ao Brasil muito baratos e, portanto, não valia a pena produzir nada no país, pois não seria lucrativo. Desta forma, a industrialização brasileira não conseguiu despontar neste momento.

a) ERRADA: A ocupação de Portugal pelas tropas francesas não tem a ver com o processo de industrialização do Brasil.
c) ERRADA. Não havia uma burguesia industrial na colônia.
d) ERRADA. Portugal, a partir de 1807, não teve mais posições dúbias em relação ao conflito europeu, escolhendo estar ao lado de sua velha aliada, a Inglaterra.
e) ERRADA. Não havia tantas indústrias em Portugal e nem a produção da colônia era destinada à estas indústrias.

Nível difícil

Questão 8

Leia os textos abaixo:

I. A Batalha do Pirajá foi um grande marco na luta pela independência na Bahia. Em 8 de novembro de 1822, as tropas brasileiras impediram o avanço lusitano para o interior do estado, impondo uma derrota militar e política às forças portuguesas.

II. “Nasce o sol a 2 de julho/ Brilha mais que no primeiro/ É sinal que neste dia/ Até o sol é brasileiro” (Hino da Bahia)

(Independência da Bahia: A consolidação do nacionalismo e o surgimento de novos heróis da Pátria.Noticiário do Exército, 02.07.2019.)

Ambos os trechos contradizem um dos mitos sobre a independência do Brasil. Assinale o trecho que expressa esta questão corretamente:

a) A tensão em escolher o 7 de setembro, 2 de julho ou 8 de novembro como a data magna emancipação do Brasil.
b) A Independência do Brasil foi um processo pacífico destituído de lutas militares em todo território brasileiro.
c) Todos os envolvidos na independência do Brasil concordavam nos aspectos políticos e econômicos da situação.
d) Portugal tentou recuperar o território brasileiro pela via pacífica e não militar.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) A Independência do Brasil foi um processo pacífico destituído de lutas militares em todo território brasileiro.

Um dos mitos da independência brasileira é que não houve lutas em território nacional. No entanto, várias tropas portuguesas se rebelaram e só foram contidas um ano depois da proclamação formal da emancipação política. Ambos os trechos - o relato e o hino - remetem a este tema. Portanto, as demais alternativas estão incorretas.

Questão 9

O reconhecimento da independência do Brasil por Portugal foi selado pelo Tratado do Rio de Janeiro, em 1825, que dizia:

Art. 6.º – Toda a propriedade de bens de raiz, ou móveis, e ações, sequestrados, ou confiscados, pertencentes aos súbditos de ambos os soberanos, de Portugal e do Brasil, serão logo restituídos, assim como os seus rendimentos passados, deduzidas as despesas de administração, seus proprietários indenizados reciprocamente pela maneira declarada no art. 8.º

Art. 7.º – Todas as embarcações e cargas apresadas, pertencentes aos súbditos de ambos os soberanos, serão semelhantemente restituídas ou seus proprietários indenizados.

Estes problemas foram resolvidos:

a) Pela mediação da França e com empréstimos cedidos por este país.
b) Através do pagamento de uma indenização a Portugal com créditos cedidos pela Inglaterra.
c) Com uma sangrenta guerra entre Portugal e Brasil.
d) Numa disputa internacional que somente seria resolvida com a intervenção dos Estados Unidos.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) Através do pagamento de uma indenização a Portugal com créditos cedidos pela Inglaterra.

Para consolidar a independência do Brasil, o governo pagou uma indenização a Portugal. Contudo, como não havia fundos disponíveis, o país precisou pegar um empréstimo com a Inglaterra para saldá-lo.

a) ERRADA: A França não interferiu nas negociações entre Portugal e o Brasil.
c) ERRADA. Houve guerra entre Brasil e Portugal, mas não para resolver os problemas relatados nos artigos.
d) ERRADA. Os Estados Unidos não fizeram nenhuma mediação entre o Brasil e Portugal.

Questão 10

Sobre a Independência do Brasil é correto afirmar:

a) a independência do Brasil se faz com ativa participação popular, praticamente impulsionada pelo povo.
b) estimulou a criação de várias comunidades autônomas que foram legitimadas através da Constituição de 1824.
c) a elite agrária, defensora do liberalismo político, lutava não apenas pela emancipação política, mas também a implantação de uma república.
d) o projeto vencedor contemplava a manutenção da escravidão, a separação entre Brasil e Portugal e a continuidade de Dom Pedro no trono.

Ver Resposta

Alternativa correta: d) o projeto vencedor contemplava a manutenção da escravidão, a separação entre Brasil e Portugal e a continuidade de Dom Pedro no trono.

A independência do Brasil foi fruto de uma aliança entre a elite agrária, que manteve seus privilégio e Dom Pedro I, que recebeu o trono do novo país.

a) ERRADA: Não houve grande participação popular no processo de emancipação do Brasil.
b) ERRADA. Todas as tentativas de independências regionais foram vencidas pelo governo central.
c) ERRADA. A elite agrária não lutava pela implantação de uma república na época da independência.

Vídeo sobre a Independência do Brasil

Tem mais textos sobre o assunto para você:

Independência do Brasil

Causas da Independência do Brasil

É correto afirmar que a independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual a influência da maçonaria na independência do Brasil Resumo?

A maçonaria encabeçou um movimento organizado, mesmo que havendo diferenças internas, em que suas posições levaram o então príncipe regente D. Pedro a tomar decisões, e por fim proclamar a independência do Brasil, tendo sido imediatamente apoiado pelo Grande Oriente Brasílico.

Qual a participação da maçonaria na independência do Brasil?

A participação da maçonaria no movimento de independência do Brasil sempre dividiu os historiadores e estudiosos da sociedade secreta, presente no país desde o final do século 18. Para alguns sua atuação foi decisiva e os maçons teriam tido um papel fundamental na articulação da Independência.

Qual a importância da maçonaria no processo de independência da América Latina?

O grande número de independências acontecidas nas Américas, que ocorreram a partir do século XVII, sempre tiveram a Maçonaria em seu cerne, pois eram as Lojas frequentadas por homens que cursaram as Universidades Europeias e tinham como ponto de partida a Revolução Francesa, que mudou o mundo com seu ideário Maçônico: ...

Qual a influência da maçonaria na história do Brasil?

A atuação de maçons no processo de modernização da educação brasileira, remonta ao século XIX, respaldada por idéias liberais e iluministas. Se consolida nas primeiras décadas do regime republicano, influenciada pelo ideário positivista e anti-jesuítico, em defesa do ensino elementar público, laico e obrigatório.