Qual a principal característica das moléculas de água que possibilitam que ela seja meio de reação é solvente?

Qual a principal característica das moléculas de água que possibilitam que ela seja meio de reação é solvente?

Sabemos que a água é essencial para que nosso corpo possa realizar todas as suas funções. Sem essa substância, que representa cerca de 70% do nosso organismo, não sobreviveríamos. Além dessa importância nos estudos de Biologia, a água também faz parte do conteúdo relacionado a outras matérias como química, física, geografia e atualidades, o que gera uma gama de questões interdisciplinares, muito comuns no Enem. Portanto, vamos começar pelo estudo de suas propriedades.

A água é capaz de dissolver grande parte das substâncias conhecidas, o que a torna um solvente universal. Isso ocorre devido à eletronegatividade do átomo de oxigênio e dos dois de hidrogênio, que tornam a molécula polar, o que será explicado detalhadamente em breve aqui no Portal infoEnem.

Sua capacidade de dissolução permite que substâncias sejam transportadas em nosso corpo dissolvidas, que as reações ocorram, já que estas realizam-se em meio líquido, entre outras funções.

A polaridade proporciona à água uma grande capacidade de adesão, ou seja, a ligação desta molécula com outras polares, e de coesão, isto é, a atração entre as próprias moléculas de água. A união entre estas é feita por meio de ligações muito fortes, denominadas ligações de hidrogênio, que resultam em uma elevada tensão superficial, como se formasse uma fina membrana na superfície da água em estado líquido, possibilitando, por exemplo, que insetos pousem em sua superfície sem afundar.

Além disso, a água atua também como um importante regulador térmico, pois possui um alto calor específico, que representa a quantidade de calor necessária para aumentar em 1ºC, 1g da substância. Portanto, para romper as ligações de hidrogênio é necessário uma grande quantidade de calor, o que faz com que as trocas de calor entre a água e o meio demorem para ocorrer.

Outra propriedade importante dessa substância é a capilaridade, que nada mais é do que a capacidade de subida ou descida do líquido em um determinado tubo. A adesão faz com que as moléculas do tubo atraiam as moléculas de água, enquanto a coesão faz com que as moléculas de água se atraiam entre si, mantendo-se unidas. Deste modo, com forças maiores que a gravidade, a água pode subir pelo tubo.

Essa propriedade tem grande importância nas plantas, já que a seiva bruta precisa ser transportada das raízes até as folhas.

Qual a principal característica das moléculas de água que possibilitam que ela seja meio de reação é solvente?

Nos próximos artigos, vamos estudar o ciclo deste precioso líquido, além de outras características importantes que podem ser tema de questões do Enem.

Fique ligado!

01) (UECE/2022-2) Alguns insetos são capazes de caminhar na superfície de um lago devido
A) à solubilidade da água.
B) à adesão da água.
C) à tensão superficial da água.
D) ao alto calor específico da água.

02) (UECE/2019) As moléculas de água permanecem unidas entre si por uma propriedade chamada de
A) adesão
B) capilaridade
C) coesão
D) tensão superficial

03) (Pism – UFJF/2014) A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.

  • ENEM 2022: CADASTRE-SE E RECEBA O GABARITO OFICIAL

I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.
II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.
III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.
IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.

A) I e III
B) II e IV
C) I, II e III
D) I, II e IV
E) I, III e IV

04) (Cefet-MG/2015) O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: <https://super.abril.com.br>. Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:

A) Diluir substâncias tóxicas.
B) Ser um solvente universal.
C) Possuir um alto calor específico.
D) Participar de reações de hidrólise.
E) Apresentar elevado valor nutricional.

05) (UTFPR) A água apresenta inúmeras propriedades que são fundamentais para os seres vivos. Qual, dentre as características a seguir relacionadas, é uma propriedade da água de importância fundamental para os sistemas biológicos?

A) Possui baixo calor específico, pois sua temperatura varia com muita facilidade.
B) Suas moléculas são formadas por hidrogênios de disposição espacial linear.
C) Seu ponto de ebulição é entre 0 e 100 °C.
D) É um solvente limitado, pois não é capaz de se misturar com muitas substâncias.
E) Possui alta capacidade térmica e é solvente de muitas substâncias.

06) (UFMG) Durante uma competição esportiva, observa-se uma intensa sudorese nos atletas, que tem como principal função:

A) Aliviar a excreção renal.
B) Controlar a pressão arterial.
C) Eliminar os resíduos metabólicos.
D) Manter a temperatura corporal.

07) (UECE/2018) A água, substância essencial para todos os seres vivos,
A) apresenta-se em quantidade invariável, de espécie para espécie.
B) tende a aumentar seu percentual nos tecidos humanos com o passar da idade.
C) em geral é mais abundante em células com maior metabolismo.
D) é considerado um solvente universal por ser uma substância apolar.

08) (UECE/2017) No corpo humano, a água exerce variadas atividades fundamentais que garantem o equilíbrio e o funcionamento adequado do organismo como um todo. Considerando que um ser humano adulto tem entre 40 e 60% de sua massa corpórea constituída por água, é correto afirmar que a maior parte dessa água se encontra localizada:
A) na linfa.
B) nas secreções glandulares
C) no meio intracelular.
D) no plasma sanguíneo.

Resolução das Questões sobre Água

01) Os líquidos têm, como característica, uma película (uma fina membrana “elástica”) na superfície, que constitui a chamada tensão superficial que, no caso da água, é elevada. É graças a ela que alguns animais conseguem sobreviver sobre a lâmina d’água.
Resp.: C

02) A água é uma substância muito polar e, entre as moléculas de água, formam-se fortes atrações intermoleculares, chamadas ligações de hidrogênio, que mantêm as moléculas coesas entre si.
Resp.: C

03)
I. Verdadeiro.
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. Falso. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida a 1g de certo material para que sua temperatura se eleve em 1°C.
Resp.: C

04) A água possui um elevado calor específico, o que faz com que a sua variação de temperatura seja bastante lenta (em condições normais). Assim, quando a galinha sai de cima dos ovos para se alimentar, a variação térmica dentro do ovo é muito reduzida devido ao elevado calor específico da água presente na clara.
Resp.: C

05) A água é considerada um solvente universal, devido à grande capacidade de dissolver uma enorme quantidade de solutos. Seu ponto de fusão é de 0°C (à pressão de 1 atm) e seu ponto de ebulição é de 100°C (à pressão de 1 atm). A molécula de água é polar e possui geometria angular.
Resp.: E

06) O suor é rico em água, líquido com elevado calor específico. A água presente no suor rouba calor do corpo (e do meio ambiente) e evapora, provocando o resfriamento do corpo.
Resp. : D

07) O teor de água varia de uma espécie para outra e, dentro de uma mesma espécie, reduz com o aumento da idade. Em um mesmo organismo, quanto maior a atividade metabólica do tecido, maior  o teor de água.
Resp.: C

08) A água é indispensável à ocorrência das reações metabólicas, proporcionando um meio ideal à ocorrência de tais reações (meio aquoso). Dessa forma, a maior parte da água encontra-se no meio intracelular.
Resp.: C

Qual a principal característica das moléculas de água que possibilitam que ela seja meio de reação é solvente?

A molécula da água é angular, e o ângulo formado entre os átomos é de 104,5 graus. Essa angulação garante polaridade à molécula, que, por sua vez, faz com que a água seja um dos principais solventes existentes no planeta.

Quais são as características da água como solvente?

A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.

Qual a principal característica da molécula de água?

A água tem uma estrutura molecular simples. Ela é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Cada átomo de hidrogênio liga-se covalentemente ao átomo de oxigênio, compartilhando com ele um par de elétrons. O oxigênio também tem um par de elétrons não compartilhados.

Que característica a água possui que a torna o solvente universal?

A água é denominada por "solvente universal" porque dissolve mais substâncias que qualquer outro líquido. Isto significa que onde quer que a água se desloque, através do solo ou através de nossos corpos, leva consigo produtos químicos, minerais e nutrientes.