A atriz da freira é a mesma da annabelle

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
A atriz da freira é a mesma da annabelle

Taissa Farmiga é seguida pelo demônio Valak em cena de 'A Freira' (Foto: Divulgação)

Você deve ter visto por aí que nesta quinta-feira (6) estreia o longa A Freira, terror que funciona como spinoff/prequela do consagrado Invocação do Mal. Como ele provavelmente será o filme do gênero mais falado do ano, é melhor ver para não ficar de fora. Então aqui vai um guia rápido e sem spoilers para saber o que encontrar na sala de cinema.

+ Os 31 melhores filmes de terror de todos os tempos
+ 10 filmes de terror da Netflix para você resistir e ver até o final

É um spinoff

Sabe o que é um spinoff, Rogerinho? É uma obra originada de outra. Geralmente uma parte de um universo que, se mostrando interessante, é explorada de forma independente. É o caso em A Freira, que conta a história de origem de Valak, um demônio que apareceu em Invocação do Mal 2. Ou seja, você precisa assistir Invocação do Mal (para saber do que se trata) e Invocação do Mal 2. Mas não precisa assistir Annabelle e Annabelle 2, que também são spinoffs de Invocação do Mal, mas são meia boca e contam outra história.

Mas também é uma prequela

Assistir aos filmes não garante muito, já que a relação entre A Freira e Invocação não é totalmente clara. A protagonista, irmã Irene (Taissa Farmiga), é uma freira que ainda não fez seus votos. Mas não sabemos se ela é parente ou uma versão mais jovem de Lorraine Warren, interpretada por Vera Farmiga (sim, as atrizes são irmãs) em Invocação e Invocação 2. Também misterioso é o motivo pelo qual a personagem foi escolhida pelo Vaticano para realizar uma missão sombria ao lado de padre Burke (Demián Bichir), que investiga ocorrências estranhas. Talvez venham mais spinoffs por aí.

É um terror clássico

Segue a história: em uma remota abadia na Romênia em 1952, uma freira se enforca. Chegando lá, irmã Irene e padre Burke são obrigados a passar a noite no lugar, que não tem luz elétrica e parece abandonado, para investigar o suposto suicídio. O resto você já pode imaginar: personagens andando sozinhos no escuro na maior ingenuidade, decisões de roteiro questionáveis, atuações caricatas e, claro, jump scares a rodo. Tudo que compõe um terror daqueles clássicos, para ver numa sexta à noite com a luz da sala apagada e tomar uns bons sustos.

a freira 0618 1400x800 Warner Bros. Pictures

Desde muito antes de sua estreia, "A Freira" virou assunto por ser um dos filmes de terror mais aguardados de 2018 - e há quem diga que ele é um dos melhores do ano. Valak, o demônio aterrorizante personificado em uma freira, apareceu em "Invocação do Mal 2" e já deu uma prévia do quão terrível poderia ser. Só que o mais assustador sobre ele foi guardado para seu próprio longa.

O que nem todo mundo sabe é que, além de assustar os personagens do filme, Valak também fez isso na vida real e existe uma história verídica que inspirou os fatos contados em "A Freira".

História real por trás de "A Freira" é aterrorizante

Demônio mitológico

Ed e Lorraine Warren, junto com suas investigações paranormais, ficaram famosos graças aos filmes da franquia "Invocação do Mal". A realidade, a ficção e a fantasia estão conectadas neles para apresentar diferentes partes da história.

Mas, mais do que os outros, "A Freira" tem um enredo que estremece. É que as histórias de possessões demoníacas em que o filme é baseado também ficaram populares como lendas.

la monja trailer the nun Warner Bros. vía Youtube

Valak, que assume a forma de uma freira nos filmes da Warner Bros, geralmente é descrito em livros de feitiços demoníacos como uma criança com asas de anjo montada em um dragão de duas cabeças. Já o grimório (coleção medieval de feitiços) "A Chave Menor de Salomão" descreve o mesmo demônio como o Grande Presidente do Inferno, que comanda uma legião de súditos demoníacos.

"Seu trabalho é dar respostas verdadeiras a tesouros escondidos e dizer onde as cobras podem ser vistas. O que trará o exorcizador sem usar qualquer força", descreve o livro de magia negra. Mas além da origem mitológica, há outra história por trás do filme que explica o motivo da personificação de Valak em uma freira.

Por que uma freira?

Lorraine Warren teve uma experiência bastante traumática que, sem dúvidas, influenciou a produção do filme a colocar Valak como uma freira. Ela, inclusive, revelou que uma entidade espectral a perseguiu durante muito tempo em sua casa.

a freira 0918 1400x800 0 Cos Aelenei - © 2017 Warner Bros. Entertainment Inc

"Por ser uma visão demoníaca que a tormentou, ela queria algo que atacasse a sua fé. Algo que colocasse em perigo a segurança do marido. E foi assim que a ideia da imagem de um ícone sagrado foi consolidada na minha cabeça", revelou o produtor e roteirista do filme, James Wan, em entrevista ao i09.

Cenário do filme também é real

A história de "A Freira" se passa na Abadia de Santa Carta, na Romênia, onde é realizada a investigação de um misterioso suicídio cometido por uma jovem freira na década de 1950. O filme não foi apenas filmado na Romênia por sua arquitetura gótica e até fantasmagórica, mas também porque existe o Monastério da Carta, um antigo edifício beneditino fundado em 1200 no sul da Transilvânia.

a freira 02 0918 1400x800 Warner Bros. Pictures - © 2018 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved

Esse país, aliás, não só tem os edifícios perfeitos para gravar um filme de terror, mas também é conhecido por centenas de histórias de possessões demoníacas. E uma em específico é bem parecida com a história de "A Freira".

Trata-se do Exorcismo de Tanacu, um caso de possessão registrado em 2005. A história ficou mundialmente conhecida por ter resultado na morte da freira Maricica Irina Cornici, vítima dos diferentes rituais aplicados pela Igreja, enquanto os médicos a diagnosticaram com esquizofrenia.

demian bichir la monja Justin Lubin/© 2018 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

Embora "A Freira" não seja baseado em um registro histórico verdadeiro, o filme tem muitos elementos inspirados por eventos que realmente aconteceram. E não há dúvidas de que eles foram levados para o cinema de uma forma muito original.

Curiosidades sobre "A Freira"

De relatos que arrepiam até os mais céticos até dados impressionantes de bilheteria, o filme reúne um bocado de curiosidades sobre as quais muita gente não sabe; conheça sete delas:

Padre abençoou o set de filmagens

Em entrevistas dadas na Comic-Con de San Diego, na Califórnia (Estados Unidos) em 2018, o diretor do filme, Corin Hardy revelou algo bastante inusitado: antes de as filmagens terem início, a produção de fato recebeu um padre para que todos fossem devidamente abençoados, algo que ocorreu no Castelo de Corvin, um dos locais usados para recriar o local onde a lenda da freira demoníaca surgiu.

"Nós realmente tivemos um padre romeno real abençoando o set. A cerimônia acabou com ele jogando água benta pelo lugar", afirmou o Hardy, lembrando inclusive que recebeu um "jato" de água benta diretamente em seu rosto. Para Taissa Farmiga, estrela do longa, chamar o padre no local foi necessário. "Nós não íamos pular nenhuma medida de precaução", afirmou, descontraída.

Filmagens com direito a história de terror

Como se não bastasse o filme ser baseado em lendas que realmente são contadas na vida real, “A Freira” também é marcado - assim como muitos filmes de terror - por histórias assombrosas que se passaram durante as filmagens. Aparentemente, a bênção do padre não bastou para afastar todos os espíritos, e quem viveu o sombrio episódio foi o próprio diretor da trama, que diz ter passado por algo assustador no set do filme.

Em entrevista ao site “Cinema Blend”, Hardy contou que, quando estava gravando “A Freira” em um castelo na Transilvânia, houve um momento em que trabalhou em uma sala que possuía uma única porta - um corredor repleto de crucifixos pelo qual Taissa tinha de passar durante a cena. Ao entrar no local, Hardy diz ter visto duas pessoas sentadas ao fundo, a quem cumprimentou por achar que elas faziam parte da produção do longa.

“Quando entrei na sala, vi dois rapazes sentados no fundo da sala. Presumi que eram do departamento de som, falei ‘olá’ e rapidamente me virei de costas para eles”, afirmou, ressaltando que, no momento em questão, começou a prestar atenção nos monitores dispostos ali para assistir à atuação de Taissa. “Era uma cena difícil de dirigir que me levou cerca de meia hora”, explicou o diretor.

Quando finalmente deu a cena por encerrada, Hardy vibrou e chamou a atenção das pessoas que julgava ter visto - mas, nesse momento, teve uma surpresa. “Então eu estava lá sentado, havia apenas uma porta para sair e entrar daquela sala. Depois, finalmente acertamos a cena. Eu me virei para dizer: ‘Oh, você viu isso? O que você acha?’. E não tinha mais ninguém na sala. Nunca teve”, afirmou o cineasta.

Ao veículo britânico "Mirror", o diretor afirmou que acredita na possibilidade de as duas figuras com as quais teve esse encontro assombroso serem espíritos de soldados romenos, mas eles não voltaram a ser vistos no set, então o mistério sobre o que aconteceu deve permanecer - até, quem sabe, um próximo encontro.

Franquia em família

Muita gente se espanta com a semelhança entre a atriz que interpreta Lorraine e a que faz a Irmã Irene em "A Freita" - e isso não é por acaso. Ainda que muitos acreditem que elas são mãe e filha pelo sobrenome igual, Vera Farmiga (Lorraine) e Taissa são, na realidade irmãs.

Em outro papo com jornalistas na Comic-Con de San Diego em 2018, Taissa contou que ficou apreensiva de entrar "no mundo da irmã" quando soube sobre os testes para o papel de Irene, mas decidiu tentar mesmo assim e acabou sendo a estrela do longa. Vera, porém, deu um conselho valioso para a irmã antes de ela partir para as filmagens na Romênia.

Conforme contou Taissa, Vera aconselhou a irmã a não "levar o trabalho para casa", para evitar assim levar consigo qualquer outro tipo de mal, como "espíritos ou demônios".

Freira assustou até morcego

Como os locais onde "A Freira" foi gravado na Romênia eram reais e antigos, é natural que a equipe encontrasse algumas criaturas que gostam de viver em ambientes do tipo - mas uma delas realmente não teve uma experiência muito boa. Ao site "TooFab", a atriz Bonnie Aarons, responsável por dar vida à freira-demônio, contou ter encontrado um morcego no set, mas quem se assustou não foi ela.

Conforme contou ela, o morcego passou por Bonnie em um momento em que ela estava caracterizada como o aterrorizante demônio Valak e, após "dar uma boa olhada" nela, o bicho ficou completamente desorientado, voando diretamente para dentro de uma barraca.

Taissa fez meditação para afastar pensamentos ruins

De forma contraditória, Taissa já comentou diversas vezes sobre não gostar de assistir filmes de terror, já que, apesar de atuar tão bem como protagonista desse longa e ter feito outras produções assustadoras como a série "American Horror Story", ela diz se assustar com facilidade. Foi por isso, inclusive, que ela tomou certas medidas durante as filmagens.

Em um papo com jornalistas na Cidade do México quando "A Freira" estava sendo divulgado, a atriz comentou que, apesar de não ter uma posição definida sobre o que pensa do sobrenatural, decidiu meditar enquanto gravava o filme.

Conforme contou, a intenção era não ter Valak assombrando seus sonhos e os transformando em pesadelos, então ela buscou meditar sempre antes de dormir.

Problemas com o YouTube

Como parte da divulgação do longa, um anúncio bastante assustador foi exibido antes de diversos vídeos no YouTube - mas a forma como isso aconteceu desagradou muita gente e gerou até uma resposta por parte da plataforma.

Na ocasião, internautas se depararam com um vídeo de alguns segundos que não podia ser evitado e que começava com um ícone de volume, como se alguém estivesse mexendo no dispositivo em uso. A tela escura, porém, logo dava lugar para a Freira, que surgia com um estrondo.

Logo, usuários da plataforma começaram a reclamar do anúncio, a o YouTube então se pronunciou, afirmando que aquilo violava as normas de uso do site e que o anúncio seria retirado. Na ocasião, eles usaram o Twitter para falar sobre o ocorrido, e escreveram:

"Obrigada por trazer isto à nossa atenção! Este anúncio viola nossa política sobre conteúdos chocantes e não está mais sendo veiculado como anúncio".

"A Freira" é o maior sucesso da franquia

Ainda que os filmes anteriores da franquia, como “Invocação do Mal” e “Annabelle”, tenham feito um grande sucesso no mundo inteiro, “A Freira” explodiu em termos de bilheteria, ultrapassando o valor arrecadado mundialmente por todos as outras produções ligadas a ele.

O primeiro “Annabelle” teve um rendimento que chegou a US$ 257 milhões, valor mais modesto perto de outros longas com histórias de Ed e Lorraine, que foram muito além. Enquanto no primeiro “Invocação do Mal” o faturamento foi de US$ 319,5 milhões, o segundo atingiu a marca dos US$ 320,4 milhões - mas “A Freira” superou todos, chegando a impressionantes US$ 365,5 milhões.

Filme "A Freira"

  • Pegadinha de Silvio Santos inspirada no filme é a MAIS assustadora de todas
  • Diretor revela história de terror dos bastidores (e nós estamos BEM assustados)
  • Essa pode ser a cena MAIS assustadora do filme. Tem coragem de assistir?

Quem foi Valak na Bíblia?

Valak é um dos 62 demônios descritos por Rei Salomão no grimório pseudepigráfico do século 17, A Chave Menor de Salomão. Ele é um dos mais ferozes e poderosos demônios, sendo responsável por liderar 32 legiões destes seres. Valak também é visto como o presidente do inferno.

Porque Valak é uma freira?

Diferente do filme, Valak não tem nada a ver com uma freira. Ele é descrito como uma criança com asas de anjo montado em um dragão de duas cabeças e ele não precisa possuir o corpo de um humano, já que ele pode assumir a forma que quiser. No caso, o filme decidiu usar a personagem da freira como a forma do demônio.

Qual o nome do demônio que possui Annabelle?

A primeira edição da história em quadrinhos fornece uma visão sobre a Ocultista maligna do terceiro filme, mas o enredo enfoca o passado sombrio do demônio mais assustador de Annabelle: o Barqueiro. Este espírito surpreendeu os fãs em Annabelle 3: De Volta Para Casa quando atacou a jovem Judy na casa dos Warren.

Porque a Annabelle é do mal?

No início, os especialistas paranormais acreditavam que a boneca era habitada pelo espírito de uma garotinha morta chamada Annabelle. Com o passar do tempo e as “ações” cada vez mais maléficas do brinquedo, Ed e Lorraine passaram a considerar que Annabelle é um receptáculo do Diabo.