Consulta cnpj na receita federal

  • Quer consultar um CNPJ na Receita Federal? Veja agora como fazer isso!
    • Como consultar um CNPJ na Rceita Federal passo a passo:
      • 1 - Acesse a página da Receita Federal
      • 2 - Preencha com o CNPJ
      • 3 - Mostre que você não é um robô
      • Consultas de CNPJ grátis e outros serviços
    • Veja também:

Quer consultar um CNPJ na Receita Federal? Veja agora como fazer isso!

Consultar CNPJ na Receita Federal é uma necessidade que muitas empresas podem ter.

Isso acontece quando um novo cliente ou mesmo um fornecedor passa a trabalhar com a empresa e ela deseja verificar a situação desses novos parceiros de negócios junto à Receita Federal.

Fazer isso é muito fácil, confira!

1 - Acesse a página da Receita Federal

Para isso, clique no link disponibilizado abaixo e dirija-se ao site da Receita Federal: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

2 - Preencha com o CNPJ

No campo que vai surgir, coloque o CNPJ da empresa que pretende consultar.

3 - Mostre que você não é um robô

Para prosseguir com a consulta, clique no botão "não sou um robô" e, em seguida, em "consultar".

Pronto, sua consulta foi realizada com sucesso e você verá a ficha com as informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empreea selecionada.

Consultas de CNPJ grátis e outros serviços

Você também pode usar este endereço para consultar dados de CNPJ online: https://consulta.guru/consultar-cnpj-gratis

Além disso, o consulta Guru também permite que você gere um CNPJ válido para fazer testes em aplicativos ou verificar se um CNPJ que está usando é válido.

Veja também:

Consulta de Pessoa Jurídica
Consulta a base da Receita Federal em massa via API

Nº do Artigo: 103 | Avaliação: 3,5/5 de 629 votos | Última atualização: 25/11/2020 17:45:58

Problema

Como consultar um CNPJ na Receita Federal?


Solução/Procedimento

Para consultar um CNPJ na Receita Federal, veja o passo a passo a seguir:

1 - Clique sobre o link abaixo para ir a página de Consulta de CNPJ da Receita Federal.

  • http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp 

2 - Assim que a página carregar:

  • Informe o seu CNPJ;
  • Clique na opção 'Não sou um robô';
  • Clique em 'Consultar'.

Consulta cnpj na receita federal

3 - Serão exibidas as informações do cadastro do contribuinte:

Consulta cnpj na receita federal

Como consultar CNPJ de forma automatizada?

A Sefaz disponibiliza um Web Service para verificar a situação dos contribuintes cadastrados junto a ela.

A Oobj possui um módulo na aplicação de emissão de NFe que integra com esse Web Service, verifica a situação do CNPJ e devolve um retorno via arquivo para que o ERP do cliente valide se deve ou não gerar o documento de emissão para os contribuintes irregulares.

Para saber mais sobre essa solução acesse Oobj NFe.


Referência

  • http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp 

Não há anexos para este artigo.

Artigos Relacionados

Consulta cnpj na receita federal

Você tem dúvida sobre como consultar CNPJ na Receita Federal? Então, leia este artigo. Nele, você irá encontrar um passo a passo completo, com três etapas simples que vão te ajudar a pesquisar e consultar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. 

É fato que o CNPJ é um documento fundamental para qualquer negócio, independente do seu porte. Afinal, ele é um número de identificação das empresas, sendo utilizado em notas fiscais e aberturas de contas, por exemplo. E, apesar de parecer complexo, o processo de consulta é bem simples e garante que a empresa, seus clientes e os fornecedores estabeleçam contratos mais seguros. 

Isso porque a consulta faz com que seja possível avaliar o perfil de uma empresa, bem como seus dados cadastrais e existência de dívidas. Assim, fica mais seguro fazer acordos e fechar contratos. Sem contar que, sem um número de CNPJ válido, um empreendedor não pode contratar novos colaboradores, conseguir crédito ou emitir notas fiscais.

Na consulta da Receita Federal do CNPJ, você pode consultar tanto a situação e dados da sua empresa quanto de uma empresa em que você deseje fechar alguma parceria, como um fornecedor, por exemplo. Quer entender mais? Continue acompanhando e saiba mais sobre como consultar CNPJ de forma assertiva.

Consulta cnpj na receita federal

3 passos para consultar CNPJ na Receita Federal

A consulta ao CNPJ tem sido feita totalmente de forma online e rápida. Com os benefícios da tecnologia, a operação ficou mais simples e com menos burocracia. Para a consulta de CNPJ na Receita Federal, basta seguir os passos detalhados indicados abaixo. Confira!

Acesse o site da Receita Federal

O primeiro passo para consultar o seu CNPJ, ou de qualquer outra empresa, na Receita Federal é acessando o site do próprio órgão. Para isso, basta clicar no link abaixo ou, então, copiar e colá-lo em seu navegador.

  • http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

Verifique a autenticidade do site por meio de elementos como o símbolo de segurança indicado no navegador, bem como pela própria URL do domínio. No caso, o final deve sempre indicar para o endereço do governo federal (gov.br). 

Depois disso, é só seguir para a próxima etapa. 

Informe seu CNPJ

Depois de carregada a página inicial, digite o número do CNPJ e clique no botão “Não sou um robô”. O captcha de segurança visa burlar fraudes e evitar bots ou aplicações para roubo de dados.

Depois, é só clicar em “Consulta” e esperar abrir uma nova página com os dados da pesquisa. 

Tenha acesso às informações do cadastro do contribuinte

Ao clicar no botão “Consulta” do passo anterior, será aberta uma nova página e, por fim, serão apresentados os dados do CNPJ Federal do Brasil consultado. Entre as informações que irão ser apresentadas estão: 

  • Razão Social: o nome jurídico que o empreendedor cadastrou no momento em que abriu a empresa. É o nome que vai em todos os contratos e documentos ligados ao negócio. Importante não confundir a Razão Social com o nome fantasia, visto que o segundo é como os clientes, mercado e públicos conhecem o negócio. 
  • CNAE principal: sigla para a Classificação Nacional de Atividades Econômicas. O CNAE é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, além de ser fundamental para conseguir o número do CNPJ da Receita Federal. É ele quem determina em qual categoria se encaixa o negócio e quais atividades podem ser exercidas por ele. Durante a consulta também é informado sobre as categorias secundárias que o negócio está apto a exercer.

Entre outras informações apresentadas na consulta on-line de um CNPJ estão o endereço completo cadastrado da empresa, incluindo número, complemento, número do CEP, bairro, município e Estado. Além disso, são detalhados dados de contato como telefone e e-mail. 

Recomenda-se conferir as informações encontradas, buscando possíveis inconsistências. Por exemplo, se uma empresa está ativa com um CNAE de serviços relacionados à estética e beleza, mas a atividade exercida é de outra área, isso pode ser sinal de irregularidades. Verifique, da mesma forma, se existem pendências e se o CNPJ está ativo. 

Conheça a importância do CNPJ para sua empresa 

Agora você já sabe como é simples consultar e pesquisar o CNPJ da sua empresa, ou de outros negócios do seu interesse! Não esqueça que o CNPJ é uma identificação importe e que toda e qualquer empresa, em atividade, precisa ter junto à Receita Federal. É esse número que compõe as notas fiscais, por exemplo. 

É de obrigação do empresário manter suas informações atualizadas, informando possíveis mudanças de endereço, e-mail, CNAE ou outros. Essas podem ser mudadas rapidamente pelo mesmo canal da Receita Federal e costumam ser alteradas em tempo real. 

Dessa forma, a importância do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica vai muito além de apenas identificar uma empresa, com ele é possível analisar se uma potencial empresa fornecedora está em dia com a legislação ou se certificar de que aquele negócio realmente funciona. 

Para ler mais conteúdos como esse, com dicas e informações importantes para o seu negócio, acesse o Blog da Omie. Encontre artigos completos para te ajudar na gestão, organização, planejamento e execução de tarefas do seu empreendimento.