Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

As áreas de grande concentração populacional são ditas ecúmenas. São áreas de atração, seja por um fator físico (calor, solo rico) ou econômico (área urbana industrializada e com setor terciário desenvolvido).

As áreas consideradas anecúmenas são aquelas pouco ocupadas, de difícil sobrevivência, onde predomina o fator físico (frio demasiado, regiões desérticas, florestas, montanhas, entre outras). São também conhecidas como vazios demográficos.

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Nova York - exemplo de área ecúmena

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Deserto do Saara - exemplo de área anecúmena

O planeta Terra não é bem distribuído em termos de população. O litoral dos países são regiões de grande concentração populacional, salvo alguma exceção. A região mais populosa do mundo é o sudeste asiático, com mais de um terço da população total do planeta.

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Praia chinesa - evidência de superpopulação

No entanto, é na Europa Ocidental que estão as grandes densidades demográficas.

População absoluta

Países mais populosos

Países menos populosos

CHINA: 1,357 bilhão (2013)

KUWAIT:  3,369 milhão (2013)

ÍNDIA: 1,252 bilhão (2013)

ESTÔNIA: 1,325 milhão (2013)

EUA: 318,9 milhão (2014)

ILHAS MAURÍCIO: 1,296 milhão (2013)

INDONESIA: 249,9 milhão (2013)

BELIZE: 331.900 (2013)

BRASIL: 200,4 milhão (2013)

POLINÉSIA:  276.831 (2013)

78% da população mundial vive em países subdesenvolvidos; 22% da população mundial vive em países ricos.

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Crescimento da população mundial

Concentração populacional no Brasil e no mundo

No mundo

1º  Extremo oriente – sudeste asiático
2ª  Europa centro-ocidental
3º  Leste dos EUA

Na América

  • No continente americano, os mais populosos são: EUA, Brasil, México.
  • Na América Latina, os mais populosos são: Brasil, México, Argentina.
  • Na América do Sul, os mais populosos são: Brasil, Argentina, Colômbia

No Brasil

A população brasileira está distribuída de maneira irregular pelo território. O Brasil é um país populoso, pouco povoado, cuja população concentra-se numa faixa que vai do litoral (leste) a 700 km em direção oeste (interior). Isto se deve a questões históricas de colonização europeia.

Estados mais populosos: SP e MG
Estados menos populosos: RR e AP
Estados mais povoados: RJ e SP
Estados menos povoados: RR e TO

Crescimento populacional

A população de um país pode crescer de duas maneiras: através do crescimento vegetativo e através do fluxo migratório.

  • Crescimento vegetativo ou natural é a diferença entre taxa de natalidade e taxa de mortalidade.

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Exemplo crescimento vegetativo no Brasil

  • Fluxo migratório é uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração).

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Mapa de fluxo migratório no Brasil a partir de 1950

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?
  
Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Como referenciar: "Concentração populacional" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 22/12/2022 às 11:04. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaHumana/Populacao/populacao1.php

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

O Brasil é o país com o quinta maior dimensão territorial, tendo aproximadamente 8.515.767,049 km², também possui a quinta maior população do mundo, cerca de 211.755.692 habitantes em 2020, porém a distribuição dessa população pelo território é desigual. No mesmo ano a estimativa de densidade demográfica do Brasil era de 24,88 habitantes por km², isto significa que se toda a população brasileira fosse dividida igualmente pelo território do país, haveria aproximadamente 25 pessoas por quilômetro quadrado.

Uma realidade no país é que essa distribuição não é homogênea, existem áreas de florestas, parques ambientais, muitas partes do território são recobertas por rios, algumas áreas são inóspitas pelo solo arenoso, entre outros fatores que causam uma irregularidade natural na distribuição da população. Outro fator que influenciou essa arranjo desigual da população são fatores socioeconômicos, que irão induzir uma migração interna no país em busca de melhor qualidade de vida, influenciando uma maior quantidade de pessoas em determinadas áreas do país.

Como se justifica a concentração da população no litoral brasileiro?

Mapa da densidade demográfica do Brasil, em 2010. Fonte: IBGE.

Distribuição populacional no país por regiões

Região Norte

É a maior região brasileira em dimensão territorial, possui aproximadamente 3.870.000 km². Em 2020 a estimativa de sua população era de 18.672.591 habitantes, a segunda menor população do país por regiões. Sua densidade demográfica nesse mesmo ano era de aproximadamente 4,82 habitantes por km², a menor do país.

Dentre os fatores que podem ser associados ao baixo índice populacional na região é a presença da Floresta Amazônica legal que cobre uma grande área da região e a baixa oferta de empregos com salários mais elevados, fator esse que gera um processo migratório para outras regiões, em busca de qualidade de vida mais elevada.

Região Nordeste

Possui uma dimensão territorial de aproximadamente 1.561.177,8 km². Em 2020 sua população estimada era de 57.374.243 habitantes, sendo a segunda região mais populosa do país. Sua densidade demográfica nesse mesmo ano era de aproximadamente 36,75 habitantes por km².

Apesar de ter um número elevado na população sua distribuição é desigual, havendo uma concentração na faixa mais próxima ao litoral, por caracterizar uma melhor qualidade de vida para os estados dessa região, além de ter passado pelo processo de migração de muitos de seus habitantes indo em direção a outras regiões buscando qualidade de vida melhor.

Região Centro-Oeste

Possui dimensão territorial de aproximadamente 1.612.000 km², com população estimada de 16.504.303 em 2020, o menor número de habitantes do país. Sua densidade demográfica no mesmo ano era de aproximadamente 10,23 habitantes por km².

Embora a região possua uma grande dimensão territorial, sua ocupação é baixa. Dentre os principais fatores estão os campos de plantação e de pastagem existentes na região, principalmente com elevada presença dos latifúndios de monoculturas para exportação.

Região Sudeste

Sua dimensão territorial é de aproximadamente 927.286 km², tendo em 2020 uma população estimada de 89.012.240 habitantes. Sua densidade demográfica no mesmo ano era de aproximadamente 96 habitantes por km², sendo assim é a região mais populosa (referente ao número absoluto de habitantes) e povoada (referente ao número de habitantes por km²) do país.

Dentre os fatores que impulsionaram o grande número de habitantes foi a presença de indústrias nessa região, favorecendo um maior desenvolvimento, sendo o principal destino das migrações internas do país pela busca de empregos e maior qualidade de vida.

Região Sul

É a menor região brasileira em dimensão territorial com aproximadamente 576.773,368 km², em 2020 sua população estimada era de 30.192.315. Sua densidade demográfica no mesmo ano era de aproximadamente 52,34 habitantes por km², é a segunda região mais povoada do país.

Um dos fatores que estão presentes na alta densidade demográfica é seu tamanho ser menor e sua população ser elevada por conta de uma qualidade de vida mais elevada na região, o que auxilia na migração interna no país também em direção a ela.

Leia também:

  • População do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Povoamento e ocupação do território brasileiro
  • Cidades mais populosas do Brasil

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/distribuicao-da-populacao-brasileira/

Como podemos explicar a concentração populacional no litoral brasileiro?

No Brasil a concentração populacional tem sua maior ocorrência em áreas litorâneas ou próximas ao litoral. Temos como fatores contribuintes as faixas de planície, clima tropical, sem contar a colonização como administração efetiva, ter início no século XVI e capitais administrativas em Salvador e Rio de Janeiro.

Qual o motivo da concentração urbana ao longo do litoral brasileiro?

As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de ...

O que explica a concentração da população na faixa litorânea?

A explicação para a concentração do povoamento nas faixas litorâneas do Brasil é de que o povoamento brasileiro feito pelo colonizador europeu começou no litoral, onde fundaram seus primeiros povoados. Inicialmente houve a exploração de pau- brasil e posteriomente a cana-de- açúcar.

Quais as razões para a maioria da população brasileira morar na faixa litorânea?

Resposta verificada por especialistas Atualmente, as áreas à beira-mar são tão desejadas devido ao turismo e beleza, pois as belas e conhecidas praias brasileiras são um convite especial para estrangeiros das mais variadas partes do mundo, e turismo é uma boa fonte de lucros para a nação.