Quais as três habilidades de gestão mais importantes para se iniciar um negócio próprio?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Abrir e administrar um negócio não é tarefa fácil. Para ter sucesso, empreendedores precisam ter certas habilidades que ajudarão a manter a empresa no rumo certo. A boa notícia é que muitas delas podem ser aprendidas. 

O site Entrepreneur listou 5 habilidades que todo empreendedor precisa ter e que podem ser exercitadas qualquer pessoa disposta a se dedicar à jornada do próprio negócio. Confira.

Quais as três habilidades de gestão mais importantes para se iniciar um negócio próprio?

As 5 habilidades que todo empreendedor precisa ter podem ser aprendidas por qualquer pessoa disposta a entrar na jornada do próprio negócio (Foto: Christina @ / Unsplash)

1. Escrever bem

Uma boa escrita permitirá que empreendedor comunique suas ideias a outras pessoas e se mantenha organizado. Escrever não é apenas colocar palavras no papel – é comunicar de forma clara e eficaz em ambientes profissionais. Seja em uma postagem nas redes sociais da marca, seja em uma resposta por e-mail a um cliente que está tendo problemas, a capacidade de escrever com eficiência é crucial no mundo dos negócios de hoje.

2. Falar em público

Falar em público é uma das habilidades mais valiosas para um empreendedor. Geralmente, as pessoas têm medo de ser julgadas ou humilhadas quando se levantam na frente das pessoas e falam sobre suas ideias. Mas se você quer que sua empresa cresça, precisa exercitar essa capacidade.

Uma maneira de praticar é participar de conferências nas quais os palestrantes provavelmente compartilharão suas experiências e o que aprenderam. Observando a organização narrativa deles, é possível criar um repertório de como construir uma apresentação oral de sucesso.

3. Projetar produtos

O design do produto é o processo de criação de uma solução que atenda às necessidades de seus clientes. O empreendedor precisa entender como as pessoas usam seu produto e, em seguida, usar essas informações para criar algo novo.

Os melhores designers de produtos sabem se comunicar de modo a construir relacionamentos com potenciais investidores, parceiros e outras partes interessadas em seu negócio.

4. Persuadir

Persuadir é ajudar as pessoas a ver seu ponto de vista para que tomem decisões que sejam de seu interesse, mesmo que sejam contrárias ao que elas decidiram anteriormente. Mas atenção: a capacidade de persuadir não é a mesma que manipulação, bullying ou coerção.

A persuasão deve ser usada para levar as pessoas a fazer coisas que elas querem fazer intrinsecamente, mas não percebem, como comer de forma mais saudável ou malhar com mais frequência. A persuasão envolve colocar outra pessoa do seu lado, apresentando a ela informações que farão com que ela mude de ideia de forma positiva.

5. Fazer contabilidade

Uma das habilidades mais importantes para um empreendedor é a de saber cuidar da sua contabilidade. Um empresário deve entender e interpretar demonstrações financeiras, pagar impostos e tomar decisões informadas sobre onde gastar dinheiro. É muito importante entender como acompanhar tudo o que entra e sai.

A contabilidade é o sistema para manter o controle de informações financeiras. Você precisa saber quanto dinheiro ganhou, de onde ele veio, quanto saiu e para onde foi. Todas essas informações devem ser inseridas em uma planilha de fácil acesso e entendimento.

Muitos pacotes de software diferentes estão disponíveis hoje. Depois de escolher seu programa preferido, há muitos guias online sobre a melhor forma de configurar um sistema de contabilidade com base nos recursos e nas funções exclusivas dessas plataformas. Além disso, é possível contratar alguém que faça seu sistema de contabilidade.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Quais as três habilidades de gestão mais importantes para se iniciar um negócio próprio?

Para empreender, é preciso ter muita força de vontade e dedicação, mas não só isso — algumas habilidades empreendedoras são fundamentais para fazer a empresa crescer e se tornar um negócio de sucesso. 

E é sobre essas competências que vamos falar aqui.

Acompanhe! 

Habilidades empreendedoras indispensáveis para quem quer ter um negócio de sucesso 

Aventurar-se pelo mundo do empreendedorismo não pode ser uma atitude colocada em prática “do nada”, sem que você tenha noção a respeito do que vai ser necessário para empreender (não só em termos financeiros) ou do que se vai encontrar pelo caminho. Caso seja feito desta forma, prepare-se para, provavelmente, só perder tempo e dinheiro.

Em termos de competências, que é o nosso assunto de hoje, esteja ciente de que, sim, você vai precisar contar com algumas habilidades empreendedoras para conseguir alavancar o seu negócio. A seguir, listamos algumas delas, que são essenciais nesse sentido.

Confira: 

►Capacidade de liderança

Todo negócio precisa de um líder — um bom comandante — para crescer. Por sua vez, um líder precisa ser proativo, saber incentivar e motivar a equipe, passar confiança para ela, e ganhar o respeito dos colaboradores através de sua eficiência.

Capacidade de liderança também significa assumir as principais responsabilidades e, para além disso, saber delegar. Trata-se de conhecer os seus colaboradores e a sagacidade de cada um, para distribuir corretamente as tarefas e funções, inclusive aquelas de alto escalão.  

►Foco, planejamento e organização 

É possível um negócio dar certo sem planejamento? É! Mas é muito mais difícil e improvável.

Antes de começar na prática, defina suas metas e objetivos tanto a curto, quanto a médio e longo prazo, sendo o mais detalhista possível. Trace estratégias, organize-se e mantenha-se focado durante a jornada.

►Resiliência, disciplina, comprometimento e responsabilidade 

Empreender é persistir — e o sucesso, por vezes, é resultado de anos de estrada. Então, ser resiliente está entre as habilidades empreendedoras essenciais para quem deseja ser dono do seu próprio negócio.   

A resiliência,entretanto, precisa estar acompanhada da disciplina, do comprometimento e da responsabilidade com a sua posição de empreendedor. 

O ditado popular já ensina que é “o olho do dono engorda o gado”. O dono, contudo, precisa estar bem preparado, instruído e em constante aprimoramento de suas competências, bem como atualizado a respeito do mercado e ir desenvolvendo novas aptidões conforme a demanda.  

►Criatividade

A criatividade é um talento necessário no mundo dos negócios. Tanto para o gerenciamento de crises e soluções de problemas, quanto para destacar-se diante da concorrência.

Ver filmes e ler algumas obras voltadas ao setor são boas formas de se inspirar!   

E por falar em se destacar da concorrência…

►Competitividade 

Não esqueça que também é preciso monitorar os “adversários”.

Como empreendedor, será preciso analisar a concorrência para não ficar para trás. Aliás, mais que isso: será preciso projetar-se à frente, ou seja, tentar sempre fazer melhor que os seus concorrentes. Isso tudo, claro, mantendo o respeito e a ética.    

Capacidade de comunicação, negociação e persuasão 

Dentro das habilidades empreendedoras, a capacidade de comunicar-se, negociar e persuadir — tanto dentro da própria equipe, quanto com clientes, fornecedores e demais parceiros — é indispensável.

Se você não leva muito jeito nesses quesitos, busque desenvolvê-los o quanto antes. Sempre é tempo de aprender! 

Coragem para assumir riscos

Quem quer crescer no campo do empreendedorismo precisa saber assumir e gerenciar riscos, o que significa tomar decisões importantes que podem mudar os rumos da empresa.

Seja corajoso, mas de maneira planejada — tenha sempre plena consciência dos prós e contras das suas decisões e das probabilidades de cada situação. Para isso: 

  • Estude bem o mercado; 
  • Ouça as considerações e opiniões de quem entende bem de determinado assunto e quer te ajudar; 
  • Avalie e aposte no que julgar promissor, mas com total compreensão das possíveis consequências negativas. Busque, inclusive, ter sempre um Plano B ou C para o caso de algo não sair como o planejado.        

Atenção aos detalhes e aos feedbacks

Estar sempre em alerta é outra das habilidades empreendedoras para fazer um negócio ir para frente.

Dar atenção aos feedbacks da equipe e, especialmente, dos clientes é crucial para a “vida” e o crescimento da empresa. Esta é uma forma de corrigir erros e adequar-se quando necessário, bem como de reconhecer oportunidades! 

Conhecimentos administrativos e gerenciais 

Não dá para ser um empreendedor de sucesso, um verdadeiro líder, sem ter ou buscar por conhecimentos administrativos e gerenciais.

Por mais que você tenha ao seu lado pessoas verdadeiramente especializadas nessas áreas, é sempre importante conhecer ao menos o básico sobre elas para entender de verdade o que se passa dentro da sua empresa. Sendo assim, prepare-se bem nesse aspecto!   

Então, gostou de saber mais sobre as habilidades empreendedoras necessárias para quem deseja empreender?

Lembre-se que algumas dessas habilidades você pode desenvolver ou aprimorar por meio da busca de conhecimento e informações, ou mesmo através da prática — esse é, justamente, um dos benefícios do empreendedorismo para a sua vida.

Sendo assim, mesmo que você não possua todas as competências listadas aqui, não desista! Pelo contrário, comece já a dar os primeiros passos — assine nossa newsletter e receba mais dicas importantes para o desenvolvimento da sua carreira empreendedora! 

Quais são os três tipos de habilidades requeridos ao empreendedor?

As habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em três áreas: técnicas, gerenciais e características pessoais.

Quais as principais habilidades para identificar um negócio?

Habilidades empreendedoras indispensáveis para quem quer ter um negócio de sucesso.
►Capacidade de liderança..
►Foco, planejamento e organização..
►Resiliência, disciplina, comprometimento e responsabilidade..
►Criatividade..
►Competitividade..

Qual a habilidade mais importante para um empreendedor?

Busca por oportunidades: habilidade em identificar e também criar oportunidades de negócio, com novos produtos e serviços, ou mesmo visando possibilidades de expandir e agregar valor ao negócio/projeto que já possui.

Quais os 4 pontos mais importantes para moldar um empreendedor?

Para lidar com isso é fundamental estar conectado ao seu propósito e ir se reinventando ao longo do caminho..
Gestão de produto. O primeiro ponto essencial é a gestão do produto. ... .
Modelagem de negócios. Para se reinventar é importante dominar a modelagem de negócios. ... .
Pensar em pessoas. ... .
Marketing e vendas..