Como saber quem é meu santo protetor

Como já é tradição na Comunidade Católica Shalom,no início de cada ano, depois de um breve momento de oração, “tiramos o nosso santo padrinho”. Somos escolhidos por esse santo para trilharmos um caminho de amizade no ano que se inicia. No desejo de crescermos na santidade com seu auxílio, buscando conhecer melhor sua vida e pedindo sua intercessão, também nos comprometemos a orar e nos sacrificar por algumas intenções de oração referentes ao santo e às intenções da Igreja e da Comunidade.

Essa prática iniciou-se em 2000, através de uma conversa informal entre o Padre João Wilkes e a nossa cofundadora, Emmir Nogueira. Recordando uma experiência pessoal vivida nos anos anteriores através das Irmãs Carmelitas de Propriá, que sortearam em seu lugar seus santos padrinhos a cada ano e, lendo, pela providência de Deus, em um livro um trecho referente ao assunto, veio a inspiração daquilo a ser vivido na Comunidade no coração da nossa cofundadora:

“Na aurora de cada ano novo, pedimos a um santo que nos escolha e ele terá o encargo de cuidar bem de nós durante todo o ano. Ele nos protegerá, nos soprará os bons caminhos a tomar e nos introduzirá em sua graça própria. Para saber qual é o santo que nos escolheu, reunimo-nos para orar e, após invocar o Espírito Santo, fazemos circular entre nós um cesto cheio de papeletas cuidadosamente dobradas. Nomes de santos estão ali escritos, juntamente com algo que eles disseram ou uma palavra que lhes diz respeito. E cada um recebe também uma tarefa que tem a ver com este santo. É surpreendente constatar a que ponto os santos tomam a peito seu ministério para conosco, cada um segundo a sua personalidade! Se alguém não conhece o santo que pegou, será uma boa ocasião para descobri-lo e para deixar este santo edificá-lo, transmitir-lhe ensinamentos. Se já o conhece um pouco, será a ocasião para conhecer outras facetas suas e sobretudo para tomá-lo como companheiro de caminhada. Deve-se saber que são os santos que nos escolhem e que não somos nós quem os escolhemos. Isto nos dá segurança, como tudo o que vem do alto” (Soeur Emmanuel, in Medjugorje, anos 90, ed. Loyola, 1998, pp 250-252)

Como viver essa experiência de ter um santo padrinho

Você encontrará a lista de santos baseada na lista dada pela Sœur Emmanuel no seu livro e adaptada à nossa realidade, aos santos mais conhecidos de nossa vocação e às intercessões específicas do que mais precisávamos em 2000 e atualizadas para as necessidades de hoje e à cultura de intercessão pela Difusão do Carisma.

A retirada do nome dos Santos Amigos deve ser precedida de uma oração de Invocação do Espírito Santo para que o Senhor nos indique que santo nos escolheu – a escolha é dele, não nossa! – para nos apadrinhar (interceder especialmente por nós) durante o ano que entra. Caso isso não seja possível nesta data, a mesma poderá ser feita na primeira oportunidade em que estiverem reunidos. O importante é a comunhão entre os irmãos pois a mesma reflete a Comunhão dos Santos.

Conforme a condução do Espírito Santo na Assembleia Geral de 2013 com relação à profunda cultura de intercessão e de comunhão:

“As sementes do Evangelho também serão difundidas pela graça da intercessão, através do Carisma Shalom, nos mais diversos e distantes terrenos do mundo. A intercessão preparará os terrenos destes lugares para as quais o Senhor nos enviará e, ao mesmo tempo, gerará nos corações dos intercessores a compaixão pelos povos, bem como o desejo de partir para anunciar Cristo até os confins da terra” (AG 2013, art 25).

Dessa forma, somos convidados a nos tornar, pela intercessão, protagonistas do avançar do Carisma com parresia, em novos espaços, novas terras e novos povos.

Como fazer?

Se você vai promover este momento dentro de um grupo de oração ou com seus amigos e sua família, siga essas instruções:

  • 1º Baixe este arquivo: [SANTOS PADRINHOS 2022]
  • 2º Imprima, recorte e coloque os papéis dobrados em um cesto.
  • 3º Faça uma breve oração conforme dito nas orientações acima.
  • 4º Retire com confiança e descubra qual o seu Amigo do Céu.

Descubra o seu Amigo do Céu on-line

Caso esteja sozinho ou não tenha impressora, e de forma especial neste tempo de pandemia em que não se pode juntar tantas pessoas em um só ambiente, faça uma breve oração e em seguida utilize o link abaixo. Você também pode descobrir seu amigo do céu de forma on-line!

[CLIQUE E DESCUBRA SEU AMIGO DO CÉU]

  • + Inspirar + Histórias de vida

  • Ler depois
  • Favoritar

Como saber quem é meu santo protetor

Procurar inspiração nas pessoas é algo que pode nos ajudar como seres humanos. Quando elas têm histórias de fé, superação e entrega a Deus podem ser guias pelo exemplo. Em relação aos santos da Igreja Católica, que foram pessoas como todos nós, de diversas idades, origens e provações vividas, seus caminhos de santidade devem ser nosso melhor rota de como cumprir a missão que temos, o que buscar e como perseverar na fé.

A Igreja reconheceu mais de 20 mil santos e cada um nos apresenta uma história inspiradora. Eles intercedem por nós e por meio de orações e da busca por conhecê-los, ficamos cada vez mais próximos.

De acordo com suas biografias, uns santos são exemplos de paciência, como Santa Rita, outros de humildade, como são Francisco de Assis. Testemunhos vivos, eles têm muito a nos ensinar.

Com qual santo você mais se identifica?

Faça o teste aqui!

Como saber quem é meu santo protetor

Esta é apenas uma brincadeira de inspiração e um passo no conhecimento sobre essas figuras tão importantes para a Igreja  e para a nossa fé. Mas é uma forma de mostrar que assim como alguns dos santos mais populares do mundo, temos virtudes dadas por Deus.

De acordo com o Papa Francisco, a santidade é um dom, é a dádiva que Jesus nos oferece. Na Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo afirma que Cristo amou a Igreja e se entregou por ela para santificá-la (Ef 5, 25-26).

Desse modo, o Santo Padre compreende que a santidade não é uma prerrogativa só de alguns: é um dom oferecido a todos, sem excluir ninguém, e por isso constitui o cunho distintivo de cada cristão.

Quer conhecer melhor os santos e o poder de suas orações? Clique aqui.

Como saber quem é o nosso santo protetor?

Peça pela intercessão do santo de cada signo.
Áries (21/03 a 20/04) – São Jorge. ... .
Touro (21/04 a 20/05) – São Sebastião. ... .
Gêmeos (21/05 a 20/06) – São Cosme e São Damião. ... .
Câncer (21/06 a 21/07) – Nossa Senhora do Carmo. ... .
Leão (22/07 a 22/08) – São Jerônimo. ... .
Virgem (23/08 a 22/09) – São Roque..

Como saber qual é o meu santo de devoção?

– Um santo de devoção pode ser escolhido por identificação: por exemplo, eu tenho uma forma ou um jeito de comunicar com Deus e me identifico com este santo, então, vou buscar conhecer mais, ler, me aproximar e, sobretudo, porque me identifico com a busca de santidade que Ele viveu!

Qual é o santo de cada signo?

Guarde as rosas para sua proteção..
Gêmeos - São Cosme e São Damião..
Câncer - Nossa Senhora do Carmo..
Leão - São Jerônimo..
Virgem - São Roque..
Libra - São Bartolomeu..
Escorpião - Santa Ana..
Sagitário - Santa Bárbara..
Capricórnio - São Lázaro..

Qual é o santo do meu nome?

Uma pessoa celebra seu onomástico no dia do santo cujo nome coincide com o seu. Por exemplo, no dia de Santo Antonio, 13 de junho, é celebrado o onomástico de todos que se chamam Antonio.