Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Antes de iniciarmos nossas dicas de como preservar o solo, que tal falarmos um pouco sobre o Dia Nacional da Conservação do Solo? O dia 15 de abril foi escolhido como data da comemoração em homenagem ao nascimento do americano Hugh H. Bennet, que é considerado como o pai da conservação dos solos nos EUA e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos do país. Além de ser preocupado com o meio ambiente, Bennet era um grande comunicador e seus discursos levaram ideias de conservação ao conhecimento mundial.

Em 13 de novembro de 1989, este dia foi instituído no Brasil pela Lei 7.876, por iniciativa do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Ela tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da agropecuária e sobre a necessidade de uso e manejo sustentáveis. Como podemos observar, a preservação do solo é um fator vital para a manutenção do meio ambiente, portanto, ensinaremos como preservar o solo no nosso dia a dia, de maneiras bem fáceis.

Dicas fáceis de como preservar o solo

Quando o solo não recebe nutriente e tratamento adequado, ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. O descarte incorreto de materiais e a má utilização do solo prejudicam o mesmo. As consequências de ações prejudiciais são sentidas não só na saúde das plantas, mas também na saúde dos animais e dos seres humanos. Para mudar essa realidade e aprender como preservar o solo, trouxemos dicas simples que podem ser aplicadas dentro e fora de casa. Confira!

Conservação da vegetação nativa

Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantém saudável.

Muitas organizações acabam optando pelo desmatamento na hora de construir grandes empreendimentos e não se preocupam em saber como preservar o solo. Uma solução para isso é contratar uma empresa de consultoria ambiental, que irá prestar serviços como perícia ambiental e análise de risco, fazendo com que o empreendimento ganhe destaque positivo no mercado por ter responsabilidade socioambiental.

Reflorestamento

Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. Mesmo sem saber, elas dão uma ótima dica de como preservar o solo de maneira adequada. O desmatamento pode facilitar a ocorrência de erosão no solo, portanto, plantando árvores a erosão é evitada. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais usadas neste processo de reflorestamento, pois suas raízes sustentam a terra e absorvem parte da água.

Rotação de cultura

Em áreas de plantações o ideal é que se use a rotação de cultura. O que é isso? A área é dividida em partes, de maneira que uma delas sempre ficará descansando e outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Depois da colheita, ocorre uma rotação onde a parte que havia descansado recebe o plantio e a que foi usada vai para descanso. Isso evita o desgaste da terra e a infertilidade.

Combate à erosão

O combate à erosão é feito através do sistema de curvas de nível. As curvas de nível são valas em sentido circular que são feitas no solo em regiões altas, como serras, montanhas e morros. Essas valas absorvem a água, evitando enxurradas que podem causar desmoronamentos de terra e prejudicar plantações.

Atenção com o lixo

Procure reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo produzido na sua casa e na sua empresa, sempre que possível. Você pode diminuir a geração de lixo montando um sistema de compostagem. Outra maneira de diminuir a produção de lixo é escolhendo produtos com pouca embalagem ou com embalagens biodegradáveis. Além disso, não descarte medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como seringas, no lixo comum ou no vaso sanitário.

Agora que você já sabe como preservar o solo, descubra como causar menos impactos na natureza, utilizando o seu negócio. Empresas de gestão ambiental fornecem ajuda para organizações que buscam manter a harmonia com a natureza. A consultoria ambiental apresenta soluções personalizadas para cada contexto, a fim de reduzir o impacto no meio ambiente. A Ética Ambiental é a melhor opção para quem deseja adquirir um projeto de gestão ambiental nas empresas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Outros links úteis:
Gestão Ambiental
Saneamento Ambiental
Consultoria Ambiental RJ

A conservação do solo busca o equilíbrio ecológico em geral do sistema produtivo. É necessário levar em conta que a resiliência natural das propriedades solo, sendo que por si só é muito lenta.

A complexidade dos processos de degradação dos solos deve-se aos inúmeros fenômenos biológicos e físico-químicos envolvidos. Por este motivo, a conservação do solo pode ser conceituada como um conjunto de ações. Que visam proporcionar o restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um sistema natural.

Nesse artigo vamos aprofundar mais esse assunto e conhecer a importância desse tema para o agronegócio brasileiro.

  

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Importância da conservação do solo

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura FAO, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano.

Esses estudos apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido as más práticas agrícolas, secas e pressão populacional.

Além desses fatores, inúmeras ações antrópicas de exploração inadequada dos recursos naturais, como a retirada da vegetação nativa e falta de planejamento de conservação do solo.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Para se ter o perfeito entendimento da importância da conservação do solo, é necessário a reconhecer que o solo é vivo. Ele é composto por microorganismos, insetos e pequenos mamíferos. A função deles no solo é a ciclagem de nutrientes, tornando o solo saudável, e também na entrada de ar e água no solo.

A ciclagem de nutrientes é de extrema importância para o solo e as plantas, ela devolve todos os nutrientes que a ela foram investidos quando viva.

Com a porosidade, quando chove parte da água infiltra-se na terra e vai penetrando até encontrar uma camada impermeável.

Quanto mais poroso for o solo, melhor é a sua estrutura, infiltrando mais água sofrendo menores chances de erodir.

Há várias práticas que auxiliam a conservação do solo, são elas: rotação de culturas, plantio de adubos verdes, sistema plantio direto, entre outros.

Mas quais benefícios que alcançamos por conservar o solo? Confira a seguir!

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Benefícios da conservação do solo

Primeiramente, a conservação do solo, é um conjunto de práticas, que contribuem com processos aleloquímicos que podem realizar o controle de doenças e favorecer os ciclos biológicos do solo.

Além disso, proporciona uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais, auxiliando reestruturação do solo com agregados. Disponibilizando matéria orgânica, dessa forma, incrementando fertilidade do solo.

Nesse sentido, podemos destacar 10 benefícios que a conservação do solo traz:

  • Melhora das condições físico-químicas do solo;
  • Aumento da atividade biológica, da estabilidade da estrutura do solo;
  • Aumento da matéria orgânica;
  • Eliminação ou redução das operações de preparo do solo;
  • Redução do uso de herbicidas;
  • Redução do uso inseticidas e fungicidas;
  • Aumento da produtividade das lavouras,
  • Eficiência no uso de fertilizantes;
  • Maior disponibilidade de água no solo, pela maior infiltração da água das chuvas;
  • Redução de solos erodidos.

Então, como alcançar essa estrutura em solos agrícolas e intemperizados, como é caso do solo brasileiro?

Há várias práticas conservacionistas que auxiliam o produtor nessa árdua tarefa, vamos conferir algumas práticas que são grandes aliadas para alcançar esse resultado.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Rotação de Culturas

Essa técnica, consiste em utilizar o método de alternância de diferentes cultivos, levando a melhorias dos atributos químicos, biológicos e físicos do solo, com redução da degradação do meio ambiente, além de uma maior produtividade.

As espécies são selecionadas de acordo com alguns critérios, como possuir diferente suscetibilidade a pragas e doençase apresentar necessidades nutricionais diferentes.

Uma vez adotada, a rotação de culturas, reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura. Que é produção agrícola de apenas uma cultura, que causa a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas.

Cobertura com palhada

A palhada é formada pelos restos do plantio colhido anteriormente. Os galhos, folhas e raízes são triturados e pulverizados de volta ao solo.

Desse modo, a palhada ajuda a reduzir a erosão do solo, ajuda a manter a temperatura ideal para as plantas, aumenta disponibilidade de água no solo.

Uma ótima opção de palhada, são os adubos verdes. Que ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação, amenizando os impactos da agricultura. Trazendo maior fertilidade aos solos agrícolas e sustentabilidade ao sistema de produção.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Sistema de plantio direto

O sistema plantio direto (SPD) é uma forma de manejo sustentável dos sistemas de produção agrícola, sendo o mais indicado para o manejo dos solos tropicais, como é no caso dos solos brasileiros.

O SPD é bastante utilizado como uma forma de produzir alimento sem causar tanta exaustão no solo.

Dessa forma, o principal objetivo desse sistema é promover a conservação do solo, evitando, assim, seu esgotamento e equilibrando o sistema produtivo.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

A adubação verde

A adubação verde melhora a fertilidade do solo, porque mobiliza os nutrientes das camadas mais profundas, os deixando disponíveis para o próximo cultivo da cultura de interesse econômico.

Desse modo, os adubos verdes, ao absorverem os nutrientes do solo, contribuem para a redução das perdas por lixiviação.

Assim, o uso da adubação verde é uma forma viável de amenizar os impactos da agricultura, trazendo maior fertilidade aos solos agrícolas e sustentabilidade ao sistema de produção.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

O plantio em curvas de nível

O plantio em curvas de nível, é a produção usando linhas que têm diferentes altitudes, respeitando o contorno do terreno.

Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo. Ele se opõe ao chamado plantio “morro abaixo”.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Outras técnicas similares são o terraceamento (formação de terraço) e o plantio em faixa com diferentes tipos de cobertura vegetal. Que podem ser usadas juntamente ao plantio em curvas de níveis.

Essa técnica auxilia na redução da erosão dos diferentes tipos de solos causados pelo impacto das gostas de chuva, que podem acarretar grandes danos, quando não adotado o plantio dessa forma.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Conservação do solo na realidade do produtor rural

A conservação do solo compreende várias observações do campo agronômico. E essas observações diferenciam processos e fatores de degradação do solo e de como controlar esse processo.

Dessa forma, as ações e interações químicas, físicas e biológicas que afetam a capacidade do solo e a sua produtividade devem sempre serem levadas em consideração pelo produtor.

Vimos nesse artigo, que a qualidade de um solo como a sua capacidade de manter o crescimento vegetal, inclui fatores como: agregação, atividade de microorganismos, matéria orgânica, capacidade de retenção de água, taxa de infiltração, disponibilidade de nutrientes, etc.

Dentro desse contexto, a avaliação da qualidade do solo para monitorar a sua conservação e recuperação quando necessário, constitui um dos grandes temas da ciência do solo atualmente.

Várias são as metodologias que têm sido empregadas para acessar a qualidade, cabe ao produtor adequá-las para sua realidade.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

  • Sobre
  • Últimos Posts

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Viçosa (FDV). Atualmente é Analista de Marketing da AgroPós.

Como podemos proteger o solo usando na produção agrícola da erosão?

Como evitar a erosão do solo através da produção agrícola?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Como podemos proteger o solo da erosão?

A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.

Como podemos proteger o solo usando na produção?

Dicas fáceis de como preservar o solo.
Conservação da vegetação nativa. Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. ... .
Reflorestamento. Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. ... .
Rotação de cultura. ... .
Combate à erosão. ... .
Atenção com o lixo..

Quais são as principais práticas de controle de erosão?

Atualmente, destaca-se entre as práticas culturais de controle da erosão o sistema de plantio direto. O sistema incorpora conceitos de rotação de culturas, adubação verde, adubação orgânica, cobertura morta, curvas de nível, vegetação permanente, etc.