Como podem ser classificados às massas de ar quanto a temperatura e quanto a umidade?

432 palavras 2 páginas

MASSAS DE AR

Uma massa de ar pode ser definida como sendo uma grande porção de ar, de grande espessura, que apresenta uma certa homogeneidade horizontal. Apresenta propriedades físicas quase uniformes ao mesmo nível, principalmente no que concerne à temperatura e umidade. As massas de ar se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou de água, sobre as quais a circulação do vento se faz fracamente. Sob tais condições, o ar próximo à superfície vai, de modos graduais, adquirindo características uniformes que se aproximam daquelas da superfície, enquanto que o ar superior vai se ajustando às condições de temperatura e umidade da superfície. Os principais processos que permitem esse ajustamento são a radiação, a convecção vertical, a turbulência e o movimento horizontal (advecção).

As massas de ar são, eventualmente, carregadas na circulação geral para longe de suas regiões de origem, na direção de outras partes do mundo. Dessa forma, o ar tropical, quente e úmido, é transportado na direção norte, enquanto que ar polar, frio e seco se desloca para o sul. À medida que as massas de ar se deslocam, tendem a reter usas propriedades, principalmente em altitude. As camadas da superfície modificam-se, em função das superfícies sobre as quais se deslocam. Quando duas massas de ar, de regiões de origem diferentes, se encontram, elas tendem a preservar suas identidades físicas, em vez de se misturarem livremente. Como conseqüência disso, elas criam "frentes" ou "descontinuidades", ao longo da zona limítrofe. Quando uma frente cruza uma certa região, ocorre, nesta região, uma variação brusca nas propriedades do ar, devida à substituição de um ar pelo outro. É ao longo dessas frentes que ocorrem as principais variações do tempo. A distribuição de temperatura e umidade nas massas de ar exerce efeito de grande importância sobre o tempo.

Classificação das Massas de Ar:

Com referência à latitude de origem as massas de ar são divididas em quatro tipos: (A) árticas,


Relacionados

  • Massa de ar

    664 palavras | 3 páginas

    MASSAS DE AR Massa de ar é um grande volume da atmosfera com características termodinâmicas uniformes. Como as condições de temperatura e humidade de uma massa de ar são uniformes, o tempo associado também o é. Assim, as variações que se verificam são devidas às modificações que a massa de ar sofre no seu trajecto. Cada massa de ar apresenta as suas características próprias pelo que as condições de tempo variam consideravelmente de massa de ar para massa de ar. Formação de uma massa de….

  • Massas de AR

    1369 palavras | 6 páginas

    Sumário Introdução 02 Introdução 03 Massas de ar 04 Características 05 Classificações 05 Classificações 06 Classificações 07 As Massas de ar que atuam no Brasil 08 As Massas de ar que atuam no Brasil 09 As frentes e as massas de ar 10 Frente fria 10 Frente fria 11 Característica de uma superfície frontal fria associada com os tipos de nuvens 11 Característica de uma superfície frontal fria associada com os tipos de nuvens 12 Frente quente 13 Característica típica de uma frente….

  • Massas de ar

    295 palavras | 2 páginas

    As Massas de Ar A massa de ar é um aglomerado de ar em determinadas condições de temperatura umidade e pressão. As massas de ar podem ser quentes ou frias. As quentes, em geral, deslocam-se de regiões tropicais e as frias se originam nas regiões polares. Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais….

  • Massas de Ar

    370 palavras | 2 páginas

    Quando o ar fica estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características, o ar ganha uma distribuição uniforme da temperatura e da umidade, tanto na horizontal quanto na vertical, verificamos que as Massas de Ar foram formadas. São apresentadas propriedades de pressão, temperatura e umidade das regiões onde foram formadas e se alteram de acordo com sua movimentação, influenciando o tempo das regiões….

  • massa de ar

    1956 palavras | 8 páginas

    infoescola.com/meteorologia/massas-de-ar/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_de_ar http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main068.htm Massa de Ar Massas de ar são porções ou volumes da atmosfera que possuem praticamente as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas. Como se Formam As massas de ar se formam sobre grandes áreas de terra ou água uniformes, onde não há muito vento. Assim, o ar vai adquirindo características….

  • Massa de ar

    1412 palavras | 6 páginas

    ------------------------------------------------- Massa de ar Massa de ar, em meteorologia, é um volume de ar definido pela sua temperatura e teor de vapor de água. Cobre centenas ou milhares de quilômetros quadrados e possui as mesmas características da superfície que está abaixo dela. As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As de ar frio são as chamadas massas polares árticas e as de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais….

  • Massas de Ar

    1815 palavras | 8 páginas

    MASSAS DE AR Meteorologia CURITIBA MARÇO 2014 SUMÁRIO MASSAS DE AR .................................................................................................. 3 CLASSIFICAÇÃO BERGERON ......................................................................... 4 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS .................................................................... 5 MOVIMENTOS E FRENTES DE MASSAS DE AR ..............….

  • as massas de ar

    977 palavras | 4 páginas

    MASSAS DE AR O que são As massas de ar são corpos que se deslocam, atingindo as regiões dependendo de seu local de formação (continental ou marítima) relacionadas à presença de água e temperaturas. Formação de uma massa de ar - Regiões de origem. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo a adquirir as suas características. A estas regiões chamam-se regiões de….

  • Massas de Ar

    871 palavras | 4 páginas

    MASSAS DE AR São volumes de ar da atmosfera que se deslocam determinando os climas das regiões. Definido pela pressão, temperatura e umidade do ambiente. São classificadas de acordo com a latitude e sua origem, podendo ser continental (massas secas, que se formam no continente) ou marítima (massas úmidas, que se formam no mar). Elas se movimentam na troposfera, onde não é uma camada homogênea. Nela se encontram três tipos: Equatoriais de baixa altitude, próximas a linha do equador apresentam….

  • Massas de ar

    3133 palavras | 13 páginas

    Massas de ar Massas de ar são "parcelas extensas (milhares de quilômetros quadrados de extensão) e espessas na atmosfera, com características próprias em termos de pressão, temperatura e umidade, caracterizadas pela região a qual se originam" (www.brasilescola.com/geografia[->0]). As massas de ar no Brasil possuem caracteríticas térmicas e de umidade típicas de um país tropical, zona térmica em que o Brasil se localiza. As características da zona tropical são temperaturas altas, amplitude térmica….

Outros Trabalhos Populares

Como podem ser classificadas as massas de ar quanto a temperatura e quanto a umidade?

As massas de ar são classificadas de acordo com a latitude e as suas regiões de origem continental ou marítima. As massas de ar frio são as chamadas massas polares e as massas de ar quentes são denominadas massas de ar tropical. Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção úmida.

Quanto a umidade Como se classificam as massas de ar?

As massas podem ser de origem oceânica ou continental e formadas em diferentes faixas latitudinais, sendo equatoriais, tropicais ou polares.

Como as massas de ar podem ser classificadas?

São classificadas como polares, tropicais e equatoriais. O Brasil sofre a atuação de cinco massas de ar.

O que são massas de ar e de acordo com a temperatura e a umidade as massas de ar podem ser de quatro tipos básicos Quais?

As massas de ar são grandes volumes de ar horizontais. Sendo que elas têm características homogêneas de temperatura, umidade e pressão. Essas massas podem ter origem oceânica ou continental e são formadas em diferentes faixas latitudinais, podendo ser equatoriais, tropicais ou polares.