Estado maior produtor de gado do Brasil

O rebanho bovino do Brasil cresceu 1,5% em 2020 após dois anos seguidos de queda, chegando a 218,2 milhões de cabeças, maior efetivo desde 2016, apontou nesta quarta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta do preço do boi gordo, do bezerro e o crescimento nas exportações de carne contribuíram para o aumento das criações no Brasil, que tradicionalmente possui o maior rebanho bovino comercial no mundo.

“Havíamos passado por um período de abate de fêmeas gerando uma redução no número de animais e bezerros, e isso fez com que o preço da arroba subisse”, disse Mariana Oliveira, supervisora da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do IBGE.

Os preços da arroba no Brasil atingiram recordes acima de R$ 320 neste ano, e atualmente estão sendo negociados em torno de R$ 295 nas principais praças.

“Hoje estamos num cenário de retenção de fêmeas, que, em vez de irem para o abate, são utilizadas para gerar novos animais, recompondo o rebanho“, explicou.

O Centro-Oeste respondeu por 34,6% do total (75,4 milhões), segundo o IBGE. A maior alta anual foi na região Norte, de 5,5%, ou mais 2,7 milhões de cabeças, somando 52,4 milhões, conforme os dados.

Mato Grosso continuou com o maior rebanho de bovinos no Brasil, com 32,7 milhões de cabeças e alta de 2,3% ante 2019.

Já Goiás teve alta de 3,5% e fechou o ano de 2020 com 23,6 milhões de cabeças de gado.

Em terceiro lugar aparece o Pará, com 22,3 milhões de cabeças, crescimento de 6,3%.

Em quarto, perdendo a terceira posição para o Pará, veio Minas Gerais, com alta anual de 6,6% em seu rebanho, totalizando 22,2 milhões de cabeças.

Em termos municipais, o maior rebanho continua em São Félix do Xingú (PA): 2,4 milhões de cabeças e alta de 5,4% no ano.

Corumbá (MS) veio a seguir, com 1,8 milhão. Com alta de 11,8% em seu rebanho, Marabá (PA) subiu da quinta para a terceira colocação, com 1,3 milhão de cabeças.

O IBGE disse ainda que em 2020 a produção nacional de leite chegou a 35,4 bilhões de litros, recorde da pesquisa, com alta de 1,5% ante 2019.

Minas Gerais seguiu liderando, com 9,7 bilhões de litros de leite, (ou 27,3% do total nacional) e alta de 2,6% em relação a 2019, acrescentou o IBGE.

O rebanho bovino de Mato Grosso do Sul em 2021 era de 18,6 milhões de cabeças. O número é 2,2% menor que o registrado em 2020, quando o estado tinha 19 milhões de animais, segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo análise do IBGE, o quadro registrado em 2021 em Mato Grosso do Sul é uma continuidade de uma retração iniciada em 2017 e segue na “contramão da produção nacional que vem crescendo desde 2019” e no ano passado atingiu o recorde da série histórica do país, chegando a 224,6 milhões de cabeças.

A entidade ressalta, entretanto, que apesar da retração, Mato Grosso do Sul se mantém como quinto maior produtor brasileiro. Apenas Mato Grosso (32,4 milhões de cabeças), Goiás (24,2 milhões), Pará (23,9 milhões) e Minas Gerais (22,8 milhões), têm rebanhos maiores.

Além de estar no top cinco da produção brasileira, o estado tem vários municípios no ranking nacional da atividade. Corumbá continuou com o segundo maior rebanho do Brasil, 1,8 milhão de animais, 9,9% do efetivo do Mato Grosso do Sul. Seguem-no os municípios de Ribas do Rio Pardo (8º do Brasil), Aquidauana (15º) e Porto Murtinho (23º). O destaque foi para o município de Rio Verde de Mato Grosso (29º), que passou a frente de Três Lagoas (43º).

A PPM constitui a principal fonte de estatísticas sobre os efetivos das espécies animais criadas e dos produtos da pecuária. Os dados são obtidos mediante consulta a entidades públicas e privadas, produtores, técnicos e órgãos ligados direta ou indiretamente à produção, comercialização, industrialização, fiscalização, fomento e assistência técnica à agropecuária.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Qual estado é o maior produtor de gado do Brasil?

Mato Grosso lidera ranking de rebanho bovino Conforme o mapeamento, o Estado do Centro-Oeste tinha, em 2021, 32.424.958 cabeças de gado. A proporção de boi e vaca X gente em terras mato-grossenses chama a atenção. No ranking de população, Mato Grosso ocupa apenas a 16ª colocação, com estimativa de 3.567.234 pessoas.

Quem é o maior produtor de gado do Brasil?

Ele tem mais de 200 mil cabeças. Quando tinha 33 anos, o paulista Roque Quagliato deixou para trás a confortável vida de usineiro que levava em Ourinhos, no interior de São Paulo, para tentar a sorte como pecuarista no meio da selva amazônica.

Qual a cidade do Brasil que tem mais gado?

O relatório fez também um levantamento dos dez municípios que concentram os maiores rebanhos. São Félix do Xingu, no sul do Pará, ocupa o topo do pódio, com 1,9 milhão de cabeças de gado. A título de informação, o município tem apenas cerca de 135 mil habitantes.

Qual a cidade com o maior rebanho bovino do Brasil?

O município de São Felix do Xingu (PA) tinha o maior rebanho bovino do país (2,5 milhões de cabeças). A produção de leite de vaca ficou estável em 35,3 bilhões de litros. A liderança permanece com Castro (PR), com 381,7 milhões de litros.