Porque o paciente em ventilação mecânica possui mais risco de possuir pneumonia?

No último artigo, falamos sobre a performance em Terapia Intensiva. O próximo item a ser abordado, pneumonia associada à ventilação mecânica, é considerado como uma das complicações de maior morbidade na terapia intensiva.

Porque o paciente em ventilação mecânica possui mais risco de possuir pneumonia?

Estudos sugerem que a cada ano ocorrem nos Estados Unidos entre 5 e 10 episódios de pneumonia relacionada à assistência à saúde por 1.000 admissões. Estas infecções são responsáveis por 15% das infecções relacionadas à assistência à saúde e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva. Estima-se ainda uma incidência de 3.7 a 10.7 por 1.000 dias de uso de ventilação mecânica nos EUA.

O Brasil carece de estatísticas nacionais precisas, porém, segundo a Anvisa, estima-se que em São Paulo a incidência desta complicação varia de 16 a 21 casos por 1.000 dias de ventilação mecânica, sendo que a mortalidade global varia de 20 a 60%.

A microbroncoaspiração constitui a fisiopatologia desta entidade. Pacientes intubados estão sob efeitos de sedativos, com reflexos de tosse reduzidos ou abolidos, elevando o risco de aspiração de secreção acumulada em orofaringe seguida pela inoculação exógena de material contaminado.

O diagnóstico é feito por critérios radiológicos e clínicos como leucocitose, febre, mudança do aspecto de secreção traqueal e piora da oxigenação (relação PaO2/FiO2). Embora pareça simples, o diagnóstico muitas vezes não é tão óbvio na prática médica da terapia intensiva.

Características como congestão pulmonar, infiltrado associado a quadros inflamatórios (SARA) e presença de dispositivos invasivos são fatores confundidores e devem ser levados sempre em consideração. Scores para diagnóstico, como o “CPIS – Clinical Pulmonary Infeccion Score”, podem ser utilizados para casos mais complexos.

CIPS – Clinical Pulmonary Infeccion Score

Porque o paciente em ventilação mecânica possui mais risco de possuir pneumonia?

Pontuação > ou = 6 sugere diagnóstico de pneumonia.

O tratamento desta patologia inclui antibioticoterapia de acordo com o perfil epidemiológico do CTI. Em geral Gran negativos hospitalares e MRSA devem ser levados em consideração.

Após essa breve discussão, a pergunta que devemos nos fazer é: como reduzir a incidência da Pneumonia associada a ventilação mecânica numa unidade de terapia intensiva? A resposta é simples: utilizando de forma exaustiva, sistemática e constantemente auditada, o conjunto de boas práticas (bundle) para sua prevenção. Este bundle consiste em:

  1. Cabeceira elevada 30-45º
  2. Manutenção de pressão de cuff entre 20 a 25 mmHg
  3. Aspiração constante de VAS assim como utilização de tubos orotraqueais com dispositivo para aspiração subglótica
  4. Utilização de protocolo de interrupção diária da sedação sempre que possível
  5. Inicio de dieta enteral precoce de preferencia com cateter posicionado em região pós pilórica
  6. Profilaxias para trombose venosa profunda e hemorragia digestiva
  7. Higiene oral com clorexidina

A utilização correta destas práticas está associada a redução significativa da incidência de pneumonias, e a baixa incidência de PAV é considerada como um dos principais indicadores de qualidade em terapia intensiva.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Porque o paciente em ventilação mecânica possui mais risco de possuir pneumonia?

Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Por que o paciente em ventilação mecânica têm maior risco de desenvolver pneumonia?

Os pacientes intubados perdem a barreira natural entre a orofaringe e a traquéia, eliminando o reflexo da tosse e promovendo o acúmulo de secreções contaminadas acima do cuff, o que permite maior colonização da árvore traqueobrônquica e a aspiração de secreções contaminadas para VA's inferiores 5 .

Qual a consequência mais comum em pacientes com ventilação mecânica?

Durante a ventilação mecânica ela pode ocorrer por diminuição do volume cor- rente, causada por erro do operador, por vazamento em algum ponto entre o paciente e o ventilador, por diminuição acentuada da freqüência, por obstrução da via aérea e por aumento da resistência ou diminuição da com- placência pulmonares.

O que é pneumonia associada a ventilação mecânica?

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é a infecção nosocomial mais comum no ambiente de cuidados intensivos. Tem prevalência variável, com taxas desde 6 até 50 casos por 100 admissões na unidade de terapia intensiva (UTI).

Quais são os riscos da ventilação mecânica?

Complicações da ventilação mecânica e salvaguardas. A presença de um tubo endotraqueal causa risco de sinusite (raramente de importância clínica), pneumonia associada ao respirador. Os patógenos mais comuns são os bacilos Gram-negativos e o Staphylococcus...