Como funciona o resultado do Enem 2022?

Atualizado em 21/11/2022

Em 20 de novembro aconteceu o último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. A próxima etapa esperada pelos candidatos da prova é a divulgação do resultado.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Veja o gabarito extraoficial do Enem 2022

Enquanto o resultado oficial do Enem 2022 não é divulgado, você pode corrigir sua prova com o gabarito extraoficial. Clique no botão abaixo e acesse:

Corrija sua prova!

Confira a correção comentada do Enem 2022

Fique por dentro de como foi a prova do segundo dia do Enem 2022!

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas de todo o Brasil, começou a ser aplicado no último domingo (13).

O vestibular analisou os conhecimentos dos participantes nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Além disso, os candidatos precisaram escrever uma redação no modelo dissertativo-argumentativo, cujo tema só foi revelado na hora.

Já no próximo domingo (20), os estudantes terão cinco horas para finalizar as 90 questões objetivas das provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Apesar de ainda estarem no processo de realização do exame, os candidatos já buscam quando sai o resultado do Enem, com a nota da redação, e quando será liberado o gabarito oficial das provas.

Leia nesta matéria:

  • Quando sai o resultado do Enem 2022?
  • Cronograma Enem 2022;
  • Qual foi o tema da redação do Enem 2022?
  • Inep Página do Participante.

  • ENEM 2022: o que estudar para a prova de Ciências da Natureza? Veja principais conteúdos de Biologia, Física e Química
  • ENEM 2022: o que mais cai em Matemática no Enem? Saiba o que estudar para a prova de Matemática do Enem
  • Quando sai a nota do Enem 2022? Confira cronograma do Enem
  • GABARITO OFICIAL ENEM 2022 INEP: quando serão divulgados os gabaritos oficiais do Enem?

Saiba como será o novo Enem

QUAL FOI O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2022?

Neste ano, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", seguindo o estilo do exame de trazer problemáticas atuais para serem debatidas na prova. 

O tema da redação do Enem 2022 é: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".#enem2022

— Victor Godoy (@victorv_godoy) November 13, 2022

GABARITO OFICIAL DO ENEM 2022

O gabarito oficial será disponibilizado de forma online pelo Inep no dia 23 de novembro, três dias após a aplicação das últimas provas.

As notas individuais, no entanto, costumam demorar mais. 

QUANDO SAI A NOTA DO ENEM 2022?

Levando em consideração que ainda não há uma data definida para o resultado do Enem ser divulgado, a previsão é de que as notas sejam divulgadas em janeiro de 2023.

Por meio da página do participante ou do aplicativo do Enem, os participantes poderão consultar suas notas.

Os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio, mas fizeram a prova com o objetivo de avaliar os seus conhecimentos (chamados de treineiros), só poderão acessar seus resultados individuais cerca de 60 dias após os resultados dos demais participantes.

PÁGINA DO PARTICIPANTE DO INEP

Você confere, abaixo o passo a passo de como acessar a página do participante, onde foi divulgado o Cartão de Confirmação, no qual constam os locais de prova do Enem 2022.

  • Acesse o link https://enem.inep.gov.br/participante/;
  • Depois de abrir a página, clique no botão azul "Página do Participante";
  • Faça login com seus dados do gov.br;
  • Após o login, você estará na página do participante, onde as restantes informações estarão disponíveis.

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem

Como interpretar a nota do Enem 2022?

Para chegar na média simples, você precisa somar as notas das quatro provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e da redação, e dividir o total por cinco.

Qual foi a média do Enem 2022?

As médias gerais do Enem subiram em todas as provas objetivas na edição de 2018, menos no caderno de Ciências da Natureza. A nota média foi a maior desde 2016. No caso específico do caderno de Ciências da Natureza, a nota média dos estudantes caiu de 510,6 para 493,8.

O que fazer com o resultado do Enem 2022?

As notas do Enem 2022 podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No SiSU 2023, os inscritos poderão se candidatar a vagas de diversas instituições públicas do Brasil.

O que é considerado uma nota boa no Enem?

É possível ingressar em diversas instituições de ensino com notas entre 550 e 650 pontos. Só que, para entrar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal normalmente é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos ou mais.