Como entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana e orienta?

Introdução

1Pensar sobre um determinado tema supõe contextualizá-lo, ou seja, situá-lo no cenário onde se insere, no qual interfere e do qual recebe interferências, revelando suas determinantes e determinações sócio-históricas.

2Este estudo, que tem como objetivo provocar exame reflexão sobre o futuro da universidade, focalizando questões pertinentes ao lugar das ciências sociais e ciências humanas neste contexto, lançando um olhar sobre os paradigmas de desenvolvimento que influenciaram as mudanças e caminhos percorridos pelo homem na construção do modelo societário legitimado no último século.

3Preocupamo-nos com os aspectos que envolvem as ciências sociais e humanas no espaço que estas ocupam ou virão a ocupar na sociedade e na universidade, vislumbrando a construção do conhecimento e sua relevância no contexto de produção do conhecimento científico e de intervenção nas transformações que ocorrem na sociedade lançando um olhar ao futuro.

4Nesta perspectiva, temos como certo dizer que a história da humanidade se constrói fundamentada no modo como o homem estabelece sua relação com os outros homens e com o meio onde vive.

5Temos, na altura em que vivemos o sistema capitalista instituído e legitimado na maioria dos países, determinando o modo de vida humana, e seus reflexos no desenvolvimento da ciência e de todo o resto.

6Resgatamos aspectos econômicos que historicamente promoveram o distanciamento entre os homens na sociedade capitalista na busca de vislumbrar caminhos que nos remetam a construção de uma sociedade mais humana e cidadã.

7Na sociedade capitalista, a história da humanidade registra o deslocamento da centralidade da vida humana para o capital e os aspectos econômicos.

8Estes elementos passam a determinar não só a relação entre os homens, como também a relação deste com o mundo, consolidando um período da história que se sustenta na hegemonia da competitividade e do modelo determinado pela globalização, fenômeno que atinge todas as esferas da vida em sociedade.

9Iniciamos retomando aspectos da evolução histórica da humanidade tendo como mote de partida o modo de produção determinado pelo capitalismo, por entendermos que o trabalho, tal como determinado por Lukács, é a expressão abstrata mais genérica do modo como os homens se relacionam entre si e com a natureza e incorporando expressão Lukacsiana a visão apresentada por Manfredi (1998) que ao retomar a discussão do trabalho como atividade humana revela:

[...] no trabalho como atividade humana (que Heller conceitua como labour) e práxis social concreta e historicamente determinada, o ato de trabalho também se constitui, no nível epistemológico, numa relação dialética entre sujeito/objeto e que, portanto, envolve a possibilidade de uma apropriação criadora e não simplesmente de mera repetição/reprodução. Esta dimensão, aliada a possibilidades de troca e comunicação inerentes ao ato de trabalho como prática social, faz com que os trabalhadores, como sujeitos no e do trabalho, tenham virtualmente a possibilidade de se apropriarem crítica e construtivamente do conteúdo e do contexto de realização do próprio trabalho. Nessa perspectiva, os trabalhadores, como sujeitos coletivos, estariam também se construindo e se qualificando no e a partir do trabalho, apesar das condições alienantes e alienadoras do trabalho sob a égide e o controle do capital. (Manfredi:1998)

10Desta forma procuramos apresentar uma apreensãodo trabalho como um dos elementos determinantes das metamorfoses sociais ocorridas no último século.

11A história registra que profundas transformações sociais ocorreram na sociedade a partir das mudanças no modo de produção de bens. A passagem da produção artesanal em oficinas familiares para a produção industrial provoca o esgarçamento das relações entre os homens, promovendo sistemática e inexoravelmente alterações na relação entre estes e destes com o meio.

  • 1 Modernidadeentendida comooideário demundomodernoe instaladana sociedadenoperíodo da Idade(...)

12Operíodosobre oqualpauta-seestareflexão, historicamente conhecidocomo Modernidade11,caracteriza-se pelainstauraçãodoparadigmaeconômico edomodelo gerencialdegestão nosdiversosseguimentosdavidahumana, econsideramosa Revolução Industrialcomoseumarcohistórico.Utilizamos estemarco considerando suas implicações nas alterações ocorridas na produção, no consumo, e na acumulaçãodecapital quepaulatinamente “modelaram”oprocessode desenvolvimentoqueseinstauroudesdeentão.

13Entendemos que a economia não pode explicar suficientemente todas as dimensões de totalidade da sociedade e do homem, que estrutura da sociedade não se define somente pelo âmbito da economia e de seus elementos, podendo também ser estudada sob outros aspectos constitutivos da vida social, no entanto, para fins deste estudo, nos apropriamos dos elementos de caráter econômico, ligados ao modo de produção capitalista e seus rebatimentos nas ciências considerando a significativa relevância destes na constituição da vida social na Modernidade.

14O modelo social de gestão que se impôs na modernidade, iniciado na década de 80, determina questões relevantes do nosso tempo como transformações ocorridas no último século e, incidem nas diversas áreas da vida em sociedade, solapando inclusive o mundo da ciência e da construção do conhecimento, que nesta altura adquire valor de mercadoria no cenário mundial.

15O cenário instituído pela industrialização se converteu no curto espaço de um século, na mola propulsora do maior avanço tecnológico e científico já registrado na história da humanidade e provocou, em relação à vida do homem, mudanças no seu modo de se relacionar com o outro, com o ambiente e com a própria vida.

  • 2 Osentidoda palavrafetiche, origináriade feitiço-poder sobrenaturalsobre alguémoualguma cois (...)

16AModernidade trouxe emsiumprogressomaterialinimaginável, promoveu descobertaseinovaçõesnocampo datecnologia,sustentadapor investimentos tanto daesferapúblicacomo deinstituições privadasquepodem superarosavanços científicos,evêm fortalecendogradativaa inexoravelmenteoparadigmaconsumista do fetiche2naperspectiva dosestudosdavidasocial empreendidosporKarlMarx.

17Na modernidade, vida em sociedade, se (re)-define, sob as bases do avanço tecnológico legitimando a sociedade da informação onde uma das principais características é a substituição crescente do homem pela máquina modificando, inclusive o cenário e modelos das relações pessoais.

18No mundo contemporâneo as relações humanas ocorrem fortemente alicerçadas pelos contatos virtuais empreendendo na sociedade alterações no modo de vida e na sociedade como um todo.

19O desenvolvimento tecnológico, a tecnologia da informação e a abertura das fronteiras do comércio mundial, o deslocamento e transformação dos valores da vida em sociedade, potencializaram mudanças no mundo e, na mesma medida que aproximaram os povos também os distanciaram o avanço das forças produtivas e a política de desenvolvimento adotada mundialmente se inserem na vida cotidiana e no mundo do conhecimento grandes paradoxos:

20De um lado potências econômicas que disputam entre si o avanço no campo da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias; ricas ficam cada vez mais ricas de outro; um crescente contingente populacional vivendo em situação de miséria econômica em diversos níveis e pobreza em diferentes aspectos da vida humana;

  • 3 Em Lukács, o homemé entendido como“ser social na dimensão de sua potencialidade política de inte (...)

21Deumlado,a necessidade deavançarno mundodapesquisaede produçãode conhecimento,respondendoas demandassociaiseeconômicas deconsumodaera dainformação,dainformáticaedaprestação deserviçosdeoutro;a compreensãodo crescimentodadesigualdadeentreos homens,afragilizaçãodavida eabanalização dequestõessociaisque põem emrisco inclusivea sobrevivênciadaespécieedavida doplanetaeapontampara oretornoàcentralidade dohomem, quenonosso entendimentosedeverá deefetivarnadimensãoontológica deLukács.3

22O início do século XXI, caracterizado por mudanças marcantes na sociedade, apresenta aspectos que apontam para a superação dos paradigmas determinantes da Modernidade como: para o retorno à centralidade do homem e a re-valorização da vida como elementos imprescindíveis nos caminhos futuros do desenvolvimento da sociedade.

  • 4 Pós Modernidade entendidacomoo movimentoderupturaque surgenofimdo séculoXX quese caracter (...)

23O período de “passagem”, de transição, que caracteriza o momento atual da vida humana e da sociedade representa o tempo oportuno para o aprofundamento das discussões e que levem à definição de paradigmas que apontem para a re-construção da sociedade numa perspectiva de respeito ético e valorização da cidadania. Este movimento de superação chancela o nome de um novo período: a Pós-modernidade.4

[...] a Pós-modernidade caracteriza-se de forma geral pela passagem da produção de bens para uma economia de serviços; a preeminência da classe dos profissionais e dos técnicos; o caráter central do saber teórico, gerador de inovação; a gestão do desenvolvimento técnico e do controle normativo da tecnologia; a criação de uma nova tecnologia intelectual. (De Masi, 2000).

Sociedade contemporânea: período de transição

24As mudanças no panorama da sociedade, iniciadas com Revolução Industrial, se potencializam a partir da década de oitenta, com a legitimação da globalização entendida na perspectiva apresentada por Kunsch, como um fenômeno que:

  • 5 Comosprocessosde globalização“anação setransformaemmera provínciadocapitalismo mundial se (...)

[...] está alterando completamente os comportamentos e funciona como um novo paradigma para entender o mundo de hoje. Quando de fala desse fenômeno há uma tendêncianaturaldeconsiderá-lo apenasnocampoeconômico, vinculando-oa redução de barreiras no comércio internacional e a liberação do mercado o que é um equívoco. Ele deve ser compreendido como algo mais amplo e abrangente, envolvendo também aspectos ligados ao Estado-nação5e as novas tecnologias da informação eda comunicação, entre tantos outros. (Kunsch, 1999).

25No período que vivemos ao final da primeira década do século 21, ainda que se tenha iniciado na década de 90 um movimento de ruptura com os paradigmas da Modernidade, constatamos que estas penetram no novo século, interferindo no cenário social da atualidade e transformando a vida do homem.

26Vivemos, conforme nos assegura Santos (2003:5), “as dificuldades de outros períodos de transição (já vividos pela humanidade), momentos difíceis de entender e percorrer, que nos indicam que é necessário voltar às coisas simples (...) regressar à necessidade de perguntar pelas relações entre a ciência e virtude”.

27Então, faz-se necessário a busca de valores humanos e sociais que nos remetam a uma sociedade mais justa e cidadã que nos levam a re-alinhar o pensamento a ação em considerando totalidade da vida no planeta, sua proteção e preservação.

28Desta forma há que pensarmos tanto termos ambientais, o desenvolvimento, a relação de exploração excessiva dos bens naturais e a falta de preservação das riquezas ambientais colocam a sociedade frente a frente e de maneira crucial e pungente com o problema original da sobrevivência da vida na Terra, no sentido da necessidade de manutenção e implemento do equilíbrio de toda a vida do homem e do planeta; como em termos éticos, frente ao incontestável aumento das desigualdades entre os diversos grupos humanos; e existenciais, na perspectiva do equilíbrio, da igualdade, da equidade, da justiça e da legitimação da cidadania e, difusão e alcance do conhecimento, apresentam-se a emergência da busca de novos termos para a sua frutificação da ciência, fora do âmbito restrito do consumo e da sobrevivência material.

  • 6 Conhecimentona perspectivafilosófica doconceito:Processo peloqualse determinaarelação entre (...)

29A ciência, em seu movimento de idéias para a produção do conhecimento6, expressaavisão específica decadaáreasobrea formacomoohomem ese relacionacomomundo, numaarticulaçãoconexade conhecimentosqueformalizam os paradigmassobosquaisa sociedadeomundo.

30No entanto, na sociedade contemporânea, onde o modo de produção capitalista consolida a competitividade nas diversas esferas da vida humana e as desigualdades se aprofundam, acirradas pela luta pelo poder, pela posse de bens materiais.

  • 7 Darcaráter próprioa; tornarpessoal. Definiroconjunto deparâmetrosdepara que atendaàs exigê(...)
  • 8 A palavra territorialização éusada pelasautorasnuma apropriaçãodo conceitogeográfico-geralde (...)
  • 9 Utilizamosapalavra mercantilizaçãono sentidodatransformação dapesquisacientífica em produto (...)

31No“universoda ciência”constatamosascaracterísticas mercadológicas do capitalismo na apropriação e retenção ou “personalização”7do conhecimento. Observa-se que,tambémnomundodo conhecimento, dainvestigaçãocientífica,os reflexos da Modernidade se fazem presentes, com o “aprofundamento” da desigualdadesserevelando atravésdodistanciamentoe fragmentaçãodasáreasdo conhecimento; da territorialização8das descobertas e dos avanços, da mercantilização9dapesquisa edainvestigação.

32Na Pós-modernidade o conhecimento científico foi adquire o status de “bem capital”, tanto sob o ponto de vista econômico, na medida em que os conhecimentos resultantes de pesquisas científicas potencializam a indústria e as nações; como também sob o ponto de vista de reconhecimento mundial que distingue países ricos de países pobres.

33A produção científica constitui-se, desta forma em elemento importante de avaliação do potencial de uma nação dividindo-as entre pobres e ricas conforme divulgado em publicação oficial da UNESCO “[...] o desenvolvimento científico tornou- se um fator crucial para o bem estar social a tal ponto que a distinção entre o povo rico e pobre é feita pela capacidade de criar ou não conhecimento científico. (UNESCO-2000).

34O atual modelo de desenvolvimento, que fortalece a concorrência entre os homens, tanto na perspectiva de produção, como nas relações que se estabelece no âmbito social e profissional alicerçado na competitividade, aponta para a necessidade de reflexão sobre a interlocução que se legitima entre a universidade e a indústria.

35A complexidade da consolidação do sistema capitalista no mundo, seu rebatimento nas relações humanas, a legitimação da divisão de classes, a compreensão da lógica capitalista de fragmentação do trabalho como decorrência da valorização do capital, em detrimento da humanização das relações entre os indivíduos surgem como valores da sociedade moderna, que promovem o distanciamento do valor primário da vida humana como centralidade do mundo social.

36Estes elementos se articulam e sua compreensão é fundamental para o entendimento da relevância e valorização das ciências sociais e humanas como áreas do conhecimento onde se deve assentar a formação e a universidade do futuro.

37Buscamos na história da humanidade elementos para a ordenação de aspectos que promovam o entendimento da sociedade contemporânea nos apresentando possibilidades de apreensão de lições para o futuro.

38Estes elementos nos apontam para a (re) incorporação, na esfera da formação acadêmica, do resgate dos princípios humanos esquecidos ou distorcidos pela ideologia capitalista que consolidou ao longo da Idade Moderna o esgarçamento das relações do homem no mundo.

39Desde o início do século passado, a humanidade tem assistido a profundas e irreversíveis transformações na sociedade. Às transformações no modo de produzir bens e serviços, potencializadas pelo desenvolvimento tecnológico, soma-se a legitimação de um modelo capitalista de produção que modifica toda a estrutura da sociedade e da vida humana, e promovem também, profundas mudanças nas relações de trabalho e na forma do homem exercer seu papel profissional na sociedade.

40Historicamente podemos confirmar que o processo de transição da sociedade feudal para a sociedade industrial, teve seu início na Baixa Idade Média e se concretizou no século XVII.

41A invenção máquina a vapor, (1736-1819) determina uma nova concepção de trabalho que modifica completamente a estrutura da sociedade da época.

42No interstício de um século, a sociedade e o modo de vida humana, a partir do modo de produção, são atingidos por mudanças que suplantam todas as transformações até então registradas em todo o milênio anterior da história da humanidade.

  • 10 Industrialismo: Doutrina que considera a indústria o fim principal da sociedade (Dicionário Aurélio (...)

43A Europa neste período é assolada por inúmeras transformações sócio-econômicas decorrentes do industrialismo.10

  • 11 Notadas autoras:A Revolução Industrialconsistiuem umconjunto de mudanças tecnogicas com prof (...)

44A humanidade observa e vivencia então, espalhando-se rapidamente pela maioria dos países, uma nova ordem econômica e política que altera rapidamente o mundo em todos os seus aspectos e determinantes, a esse conjunto de mudanças e as transformações resultantes das mesmas é que, agrupadas, receberam o nome de Revolução Industrial11.

A Revolução Industrial se iniciou efetivamente com a mecanização da indústria evoluindo progressiva e irreversivelmente até a legitimação do sistema capitalista e pode ser didaticamente dividida em duas fases conforme nos apresenta Chiavenato (2000), considerando os processos determinantes de avanços para a época: “De 1780 a 1860 a “primeira” Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro; de 1860 a 1914 a “segunda” Revolução Industrial: ou revolução do aço e da eletricidade. (Chiavenato: 2000 p. 30).

45O acelerado e intenso fenômeno de mecanização das oficinas domésticas, em busca de melhor qualidade, impõem um modo de produção que exige a transferência da habilidade manual do artesão para a utilização da máquina. As necessidades sociais da época, somada às dificuldades da produção mecânica que assolava a sociedade provocaram a fusão de várias pequenas oficinas, integrando-as em grupos maiores.

46Inicia-se a extinção da produção doméstica e das oficinas artesanais que entram em colapso pressionado, por um lado pelo próprio processo de unificação da produção e por outro por não se encontrarem preparadas para a súbita e violenta concorrência que se estabelece com o novo modo de produção.

47Nesse processo de evolução tecnológica, o dono da indústria que detém o capital, se distancia cada vez mais do operariado, considerando-o como uma enorme massa anônima. Os operários ficam a mercê dos patrões institui-se o individualismo e na livre concorrência.

48O trabalho se re-configura conforme nos apresenta Fernandes (1993) ao revelar a constatação expressa nos Manuscritos de Marx“[...] o trabalhador decai a uma mercadoria à mais miserável mercadoria [...] um ser estranho a ele mesmo, um meio de sua existência individual”. A produção, que até a idade média era a forma humana de realização, reduz-se à única possibilidade de subsistência dos despossuídos dos meios de produção.

49Temos então, o capitalismo, do início do século XX, se desenvolvendo e potencializando a concorrência de espaços no mercado de trabalho e o individualismo.

  • 12 Nota doAutor:Sersocialna perspectivaontológica dotermo,quereside naconcepção danatureza s (...)
  • 13 Utilizamosotermo desconstrução”no sentidodadestruição” dovalorsocialdo homemque,amedid(...)

50Nosistemamundo-capitalista,oser social12é desconstruído13poissua açãono mundo,reproduzesistemaqueoexplora,alimentando umaestrutura econômicaque transferesuacentralidadepara amercadoriaeocapital,rompendocomaéticade vidaemsociedade.

51Assim, no processo de construção da sociedade industrial moderna, o homem que tinha uma posição central tanto na sociedade quanto no universo (antropocentrismo), que teve desde o início da história da humanidade a responsabilidade de instaurar as condições sócio-históricas para realizar plenamente as potencialidades, comprova o deslocamento de seu valor na ordem societária da vida, solapado e substituído pelo valor do capital, ocorre a fragilização deste como ser social.

52Asseveramos assim, que na sociedade capitalista, temos as relações entre os sujeitos fragmentadas e expropriadas em seus princípios norteadores da conduta individual no agir profissional, postos à reflexão sob a luz do desenvolvimento industrial que impactam o mundo do trabalho.

53Desta forma, a ideologia capitalista determina além das transformações no modo de produção, a construção paralela de um “novo” sujeito social.

Evolução do pensamento científico na linha do tempo: pequenas considerações

54O universo científico registra o Século XVIII – assente no saber racional, ao final deste sáculo o pensamento científico começa a objetivar-se com o desenvolvimento da Ciência Experimental Aplicada. O final do Século XIX marca o início do processo de desenvolvimento das Ciências Humanas que apresenta conforme expressam Laville e Dione (1999), o pensamento voltado para a busca de conhecimentos confiáveis e práticos sobre o homem e a sociedade instaurando a perspectiva positivista na suposição de que os fatos humanos são como os fatos da natureza e devem ser submetidos à experimentação.

55Temos neste período a busca da consolidação da relação causal e a valorização do conhecimento quantificável para explicar os fenômenos sociais e as questões humanas.

56A ciência positivista apresentava as seguintes características no estudo dos fatos: empirismo, objetividade, experimentação, leis e previsibilidade.

57Com o avanço do desenvolvimento científico e do pensamento filosófico, ao final do Século XIX e início do Século XX temos o enfraquecimento do positivismo nas ciências sociais com a valorização da complexidade dos fatos humanos, o reconhecimento do “papel” do pesquisador (a objetividade passa a ser definida mais em relação ao sujeito pesquisador do que ao objeto pesquisado); e da reconfiguração do “verdadeiro” nos estudos de fenômenos e fatos sociais com o surgimento da teoria e a compreensão doconhecimentocomo elementodecorrentedeinterpretação, sendo provisórioerelativo(permaneceaté acontestaçãoporumanovateoria).

58Ocorre também a revisão do empirismo, da lei e do determinismo, das regras de objetividade e dos modos de verificação. Processa-se no interior das ciências indagações e questionamentos sobre as influencias das ideologias que as inspiram, definem, orientam e determinam sua natureza.Assim, o pensamento científico nas ciências humanas e sociais busca explicar os fenômenos e os fatos sociais pela compreensão utilizando da qualificação da expressão do homem como elemento fundamental no entendimento das questões que se impõem na vida cotidiana e em suas relações com o ambiente e com o próprio homem.

59Podemos dizer que as Ciências Humanas “nascem” com a “intenção” de compreender, explicar a rede social e prever seu funcionamento, na busca de respostas às necessidades concretas da sociedade, visando contribuir com a solução dos problemas.

Conhecimento científico na sociedade contemporânea

60Conforme verificamos o conhecimento científico tornou-se relevante em toda a sociedade. Sobre a égide do capitalismo, sofre sua influencia e atualmente nos deparamos com a apropriação comercial e mercadológica do “saber”, na dimensão que o conhecimento transforma-se em “valor capital”, muitas vezes potencializando os países desenvolvidos e enfraquecendo a vida do homem e do planeta.

“[...] um novo conceito quer de conhecimento, quer da sua relação com aqueles que o criam. [...] O conhecimento deve fluir como dinheiro para onde quer que possa criar vantagens e lucros. De facto, o conhecimento não é apenas como o dinheiro: é dinheiro [...]. O conhecimento, depois de quase dois séculos, divorciou-se da interioridade e literalmente desumanizou-se. Uma vez separado o conhecimento da interioridade, do comprometimento e da dedicação pessoal, então as pessoas podem ser levadas de um lado para o outro, substituídas uma por outras e excluídas do mercado.” ( Bernstein, 1990: 155)

61Temos a potencialização de investimentos nas tecnologias que se tornam mais sofisticadas interferindo no sistema social, cultural e econômico, estimulando a produção e o consumo, individualizando e distanciando os homens.

62Oestudoteóricoempreendido paraesteestudonos remeteaoentendimentoda necessidade emergentedaprópriasociedade pelahumanizaçãodasciências em buscadavalorização epreservação davida. Destaforma,soboparadigmada cidadania, na perspectiva de legitimação da equidade, da justiça, da igualdade, da autonomia, pelo cumprimento de direitos pertencentes a toda a humanidade, a revelia de posição que ocupe na hierarquia social ou mundial.

63Neste cenário, emerge no mundo científico a necessidade de interlocução das diversas áreas científicas que aponte para o (re) conhecimento do homem como ser social e histórico (na perspectiva dos estudos de Lukács), por quem e para quem se desenvolvem o mundo e a ciência.

64No entanto, este processo, deve assentar-se no assente no ato reflexivo e crítico das posturas assumidas no exercício profissional e na construção do conhecimento, contribuirá para a construção de uma nova ordem social.

65Entendemos que o caminho do futuro aponta para a produção do conhecimento em todas as áreas da ciência, na perspectiva da centralidade do homem, que considere que a “nova” produção de conhecimentos assentada na:

  • Centralidade do homem regatando valores éticos e sociais de consolidação da cidadania.

  • -Criação de novas formas de intervenção e de produção de bens.

  • -Posturas humanitárias e valorização do coletivo e da vida.

Reflexões finais

66Entendemos que a ciência é uma forma conexa e articulada de conhecimentos, um paradigma sob o qual se “vê” o mundo e representa a concretização do movimento das idéias na produção do conhecimento onde, cada área traduz para si, o modo como homem se relaciona com seu ambiente.

67O deslocamento da centralidade da vida para o capital, na sociedade moderna, conduziu a humanidade para um processo legitimo de crescente insatisfação do homem, que se manifesta em diferentes aspectos da vida individual e coletiva tanto no nível das relações sociais, profissionais, como no nível das relação homem-mundo, homem-vida.

68É neste cenário que se torna necessária a construção de uma ordem societária assente no conhecimento produzido especialmente nos campos das ciências humanas e sociais. Surge como fator inegável a necessidade de superação de questões resultantes da divisão social, da fragmentação das ciências e da desigualdade social, do distanciamento da ética e do valor a vida e ao homem.

69Desta forma, privilegiando a universidade como lócus partícipe de formação dos indivíduos, compreendemos a necessidade de atitudes que remeta o homem ao resgate da ética individual para a construção de uma sociedade mais justa e cidadã.

70Neste contexto as ciências humanas e sociais necessitam reconhecer o próprio valor buscando ampliar e alinhar o “focus” de sua intervenção, promovendo a necessária articulação entre todas as ciências com vistas na centralidade no homem e na construção de uma nova ordem cidadã.

71Potencializa-se assim, o papel das ciências humanas e sociais na formação profissional das diversas áreas do conhecimento, revelando o valor e relevância destas no momento atual; a concentração de esforços no sentido de produção de conhecimentos que atendam a realidade concreta das necessidades contemporâneas do homem.

72Nessa “nova” sociedade onde o coletivo carece ser resgatado na perspectiva de valorização do homem sem negar a sua subjetividade; este como parte de um sistema social que se inter-relaciona e se articula na socialização e divulgação dos conhecimentos produzidos, em busca de uma sociedade melhor.

73Assim, as ciências humanas e as ciências sociais terão seu lugar garantido na universidade do futuro na medida que estiver preparada para enfrentar os desafios contemporâneos, em que preparar os jovens estudantes e os investigadores da área para consolidar a articulação com as demais áreas e as demandas atuais conforme assinala Schon (1993).

[...] ser necessário estar preparado para a complexidade, incerteza, instabilidade, singularidade e conflitos de valor que são percebidos, cada vez mais, como centrais no mundo da prática, um mundo tecnologicamente avançado, democrático e tecnicamente plural, como é aquele em que vivemos. (Costa apud Schon: 1993)

74Os ganhos da universidade e das ciências humanas e sociais nesse contexto representam a formalização das necessidades emergentes da e na sociedade contemporânea e estarão expressos no novo período que se inicia da vida da humanidade, um período onde o conhecimento emerge de um contexto que o legitime e fortaleça, que seja um elemento que potencialize o funcionamento das relações sociais sedimentando o valor da vida em sua totalidade.

75Certamente esta reflexão não esgota a discussão do assunto, porém esperamos estar contribuindo para o aprofundamento da discussão sobre o tema que inexoravelmente tem-se inserido nas discussões contemporâneas que acometem os meios científicos das diversas categorias profissionais, especialmente nas áreas do conhecimento ligadas às ciências humanas e sociais.

Como o entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana e Oriente?

Como o entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana e a orienta? A filosofia se articula com a vida humana, ela estuda o comportamento e pensamentos do ser humano na sua racionalidade ativa é social.

Como para você o conhecimento o entendimento produzido pela filosofia orienta ou pode orientá lo a na vida e no mundo?

Resposta verificada por especialistas O entendimento produzido pela filosofia se articula com a vida humana pois a filosofia nasceu para estudar o ser humano e o modo como ele reage a si mesmo, bem como, ao meio em que vive.

Que tipo de entendimento é produzido pela filosofia?

Neste sentido, a filosofia deve produzir entendimento da realidade com base em métodos racionais e investigativos, que visam quebrar paradigmas e construir novas formas de entendimento de modo a melhorar a vida dos seres humanos.