Como a vegetação pode ajudar a conservar o solo?

Saiba o que é conservação do solo e sua importância para o meio ambiente.


Como a vegetação pode ajudar a conservar o solo?

Curvas de nível: ótimo sistema para evitar a erosão e conservar o solo

Definição (significado)

Quando o solo não recebe tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil. Para sua conservação, várias medidas podem ser tomadas.

Principais sistemas de conservação do solo:

1. Conservação da vegetação nativa

Uma das mais importantes medidas para conservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural possui características que conservam o solo.

2. Combate à erosão

Feito através do sistema de curvas de nível. Valetas em sentido circular são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.

3. Reflorestamento

A falta de vegetação pode facilitar a ocorrência da erosão. Com a plantação de árvores em regiões que sofreram desmatamento, evita-se a erosão. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.

4. Rotação de cultura

A área de plantações pode ser dividida em partes, de maneira que uma delas ficará sempre descansando. As outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, ocorre uma rotação, sendo que a parte que havia descansado recebe o plantio e uma que foi usado vai para o descanso. Desta forma, evita-se o desgaste da terra (perda de nutrientes), dificultando sua infertilidade.

5. Terraceamento

Neste sistema são construídos, principalmente em morros e montanhas, terraços em formato de degraus nivelados. Este sistema contribui para reduzir o processo de erosão hídrica provocado por chuvas.

Você sabia?

- Comemora-se em 15 de abril o Dia da Conservação do Solo.

- A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 2015 como sendo o Ano Internacional dos Solos. O objetivo da organização foi despertar a atenção de todos para a importância da preservação dos solos e de seu uso de forma correta.

Como a vegetação pode ajudar a conservar o solo?

Reflorestamento é uma das melhores ações para garantir a conservação do solo.



Atualizado em 15/12/2021




Você também pode gostar de:

Conservação do Solo Temas Relacionados
  • • Agentes Externos do Relevo
  • • Arenização do solo
  • • Degradação do Solo
  • • Desmatamento e queimadas
  • • Erosão
  • • O Relevo Brasileiro e suas características principais
  • • Reflorestamento
  • • Solos Férteis
  • • Tipos de Solo
Bibliografia Indicada

Fonte de referência do texto:

SAMPAIO, Fernando dos Santos. Geografia. São Paulo: Editora SM, 2019.


A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.

Solo é a massa natural que compõe a superfície da Terra que suporta ou é capaz de suportar plantas. Essa massa contém matéria viva e é resultante da ação do clima e da biosfera sobre a rocha, que é seu material de origem. A transformação da rocha em solo se realiza durante um certo tempo e é influenciada pelo tipo de relevo.

 
Uma propriedade rural tem diferentes tipos de solo e relevo. Distribuir os cultivos de forma correta garante ao agricultor um planejamento de conservação ideal para a manutenção e o bom uso do solo.


SAIBA MAIS

O que são as Boas Práticas Agronômicas


Conservação do solo para evitar erosão

A conservação do solo visa, principalmente, evitar a erosão. Erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas constituintes do solo. Esse processo é causado pela água e pelo vento, sendo um dos fatores de empobrecimento dos solos.

A erosão ocorre ao longo de milhares de anos e molda as paisagens. Entretanto, a intensidade e a taxa dessa erosão são aceleradas pela atividade humana. O uso e o manejo incorretos da terra expõem o solo ao sol, ao vento e à chuva.

Além desses fatores, o clima tropical e subtropical brasileiro, com chuvas frequentes, causa a erosão hídrica, principal fonte de degradação dos solos. Segundo relatório de 2015 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a degradação é um problema grave que atinge 33% das terras no mundo todo.

A depender da intensidade do processo erosivo, além da degradação do solo, podem ocorrer também outros problemas que levam à baixa produtividade. Portanto, todos os desafios de produção agrícolas podem estar associados, tendo como as principais causas aquelas vinculadas ao uso, manejo e à conservação do solo e suas consequências no processo erosivo.

A ocorrência de erosão pode provocar poluição e assoreamento dos mananciais. Além disso a erosão pode causar prejuízos diretos na produção, devido ao desgaste do solo e ao arraste dos insumos agrícolas.

O uso e manejo inadequados do solo reduzem também a cobertura vegetal e a infiltração da água no solo, fazendo com que ocorra escorrimento superficial e causando a erosão.


SAIBA MAIS

Refúgio Agrícola


Estratégias de conservação do solo

Não existe uma forma única de conservação do solo, pois cada um tem suas próprias características. Portanto, deve-se conhecer as particularidades da área a ser conservada, da vegetação presente, assim como algumas características da região para saber qual a melhor técnica a aplicar.

Dentre as principais estratégias utilizadas para conservação do solo, podemos considerar as práticas conservacionistas e as vegetativas.

  • Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo.
  • Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.

Dentre essas estratégias, podemos citar:

Plantio Direto

Como a vegetação pode ajudar a conservar o solo?

Soja em sistema de Plantio Direto. KURTZ, Paulo, Embrapa 2013

No plantio direto ocorre o mínimo revolvimento do solo. Ocorre também a manutenção de uma cobertura de palhada que ajuda a reduzir impactos das gotas de chuva.

Sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF)

São sistemas de cultivos que integram a produção de grãos, fibras, madeiras, carnes, leite ou agroenergia em uma mesma área. Além de conservar o solo, esse sistema promove a diversificação de atividades e o bem-estar animal.

Adubação química e orgânica

O uso de adubos químicos e orgânicos aumenta a fertilidade do solo proporcionando melhorias nas suas propriedades químicas, físicas e biológicas.

Rotação de culturas

A Rotação de culturas consiste em alternar, em um mesmo terreno, diferentes culturas numa sequência, de acordo com um plano definido.

Adubação verde

Essa prática é entendida como incorporação ao solo de plantas especificamente cultivadas para esse fim ou outras cortadas ainda verdes para serem enterradas.

Culturas em faixas

É dispor as culturas em faixas de largura variável, para que se alterne, a cada ano, as plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento denso.

Além das práticas citadas, é válido observar que muitas outras podem ser consideradas conservacionistas, a exemplo de:

  • alternância de capinas;
  • cobertura morta;
  • reflorestamento;
  • irrigação;
  • controle de queimadas;
  • recomposição de mata ciliar;
  • drenagem de várzeas;
  • construção de açudes e abastecedouros comunitários;
  • manejo e reforma de pastagens;
  • planejamento da estrutura da propriedade.

Fontes: Manual Técnico de Boas Práticas de Conservação do Solo e Água, Status of the World’s Soil Resources: Main Report

Qual a importância da vegetação para o solo?

A vegetação desempenha funções importantes para o recinto urbano, pois segundo Mascaró e Mascaró (2002), ela ajuda no controle do clima e da poluição, contribui para a conservação da água, na redução da erosão e na economia da energia, além de promover a biodiversidade e o bem-estar dos habitantes.

O que pode ser feito para conservar o solo?

Top 5 maneiras de cuidar do solo.
Pondere o uso do plantio direto. ... .
Promova a rotação de culturas para cuidar do solo. ... .
Use estratégias para evitar a compactação do solo. ... .
Adote a Integração Lavoura-Pecuária. ... .
Pondere ações para controle da erosão do solo..

Qual a importância da vegetação para a qualidade do solo e da água?

Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.

Qual é a importância da vegetação para a proteção?

A vegetação tem grande importância ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, da estabilização das encostas, barreiras contra o vento, equilíbrio climático, entre outros. Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e garante maior segurança.