Como calcular peso 2 em uma prova?

Como calcular peso 2 em uma prova?

Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem. Fique atento, pois algumas faculdades podem ter peso, assim sendo, some o valor das 5 notas, multiplique pelo valor dos pesos e divida pela soma dos pesos. Quer mais explicação? Então leia nosso artigo completo.

Aprenda como calcular a nota do ENEM 2020 com peso neste artigo. Vamos te ensinar como se faz para saber a nota geral, considerando os pesos e a redação. É muito fácil e rápido.

Quando o Inep divulga o resultado das notas do ENEM, elas são dadas separadamente. Você não vê uma única nota, mas quanto tirou na redação e em cada área do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Ao todo serão 5 valores, que serão suas 5 notas em cada caderno do ENEM.

Algumas faculdades adotam pesos ao considerar a média que é feita, para se ter a nota final.

Tudo o que você vai precisar é de uma calculadora e clicar em um dos tópicos abaixo para ir diretamente ao assunto:

  1. Como calcular a média do Enem?
  2. Para quê servem as médias?
  3. O que é o TRI?
  4. O que são os pesos?
  5. Como calcular a nota do Enem com peso? (exemplo)
  6. Como calcular a nota geral? (exemplo)
  7. Atualização importante sobre o ENEM 2021!

Como calcular a média do Enem?

Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem. Fique atento, pois algumas faculdades podem ter peso, assim sendo, some o valor das 5 notas, multiplique pelo valor dos pesos e divida pela soma dos pesos.

Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem.

Para quê serve a média das notas do Enem?

Para ingressar nas faculdades pelo Sisu ou pelo Prouni. As médias é que são observadas e não cada nota separadamente. A menor nota que ingressa num curso torna-se a nota de corte e nada mais é do que a menor média possível para que alguém consiga passar.

A maior nota é a maior média simples também. Contudo, não é só isso, afinal há a presença dos pesos que faz com que o cálculo da média do Enem não seja simples.

O que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI)?

Antes de falar dos pesos, saiba que sua nota em cada área do conhecimento não é simplesmente a soma de cada questão que você acertou. É diferente acertar difíceis e errar fáceis e acertar fáceis e errar difíceis.

O nível de dificuldade de cada questão é levado em consideração na correção e influencia nos seus pontos.

Este método avalia se o aluno está chutando as questões ou se ele realmente sabe respondê-las. Se você acerta uma difícil e erra uma fácil, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) considera que foi um chute, afinal não é lógico.

O que são os pesos das notas do Enem?

Se você quer aprender como calcular a nota do ENEM com peso, precisa entender o que é o peso.

Dependendo do curso que você escolher e da faculdade onde o realizará, cada área do conhecimento tem um peso. Isso significa que as notas de algumas áreas podem valer mais do que outras.

A nota que você tirou em matemática pode valer mais (com peso 2 ou 3) em um tipo de curso e pode valer menos (com peso 1) em outro tipo de curso.

Algumas universidades adotam essa medida para tentar compensar as possíveis injustiças, já que para fazer um curso de exatas você precisa ter muito mais conhecimento nessa área do que em um curso de humanas.

Como saber o peso da nota do Enem 2020?

No site do Beduka! Basta buscar seu curso lá. Ao fazer isso você verá cada faculdade pública que o oferece. Verá também a nota de corte do SISU e logo ao lado estará o termo de Adesão ou Termo SISU.

É neste termo que está escrito o peso de cada área do conhecimento para cada curso que aquela faculdade oferece, ou seja o peso das matérias do Enem. Consulte seu curso e veja quais são os pesos.

Feito isso, vamos agora aprender como calcular a nota do ENEM com peso.

Como calcular a nota do ENEM com peso (exemplo real)

Suponha um aluno com as notas abaixo querendo fazer engenharia civil na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais:

Como calcular peso 2 em uma prova?

Na primeira coluna temos os cadernos por área do conhecimento e logo a frente as notas obtidas em cada um.

No caso específico da UFOP, os pesos para o curso de engenharia civil são os que estão na terceira coluna. Este aluno viu o Termo SISU no site beduka.com para se orientar de forma rápida e fácil.

Na quarta coluna desta tabela que ensina como calcular a nota do ENEM com peso, temos cada nota multiplicada por seu respectivo peso.

E agora, como saber a nota geral do ENEM?

Ao aprender como calcular a nota do ENEM com peso, você percebeu que a nota de humanas foi multiplicada pelo peso que as áreas de humanas tinha no curso de engenharia civil, e assim foi com as outras.

Agora é bem simples.

Como calcular peso 2 em uma prova?

Primeiro: Some os pesos, conforme se vê na tabela, na parte total.

Segundo: Some as notas que já foram multiplicadas, como também está na tabela.

Última coisa: Faça a divisão da soma das notas pela soma do peso desse jeito:

7081,9 : 10 = 708,19

A nota de corte na UFOP para este curso foi 730 em 2018. Provavelmente este aluno não passaria.

Mais um exemplo de como calcular a nota do ENEM com peso

Vamos fazer mais um exemplo, desta vez com um curso diferente. Suponha que o mesmo aluno decidiu fazer o curso de História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais.

Como calcular peso 2 em uma prova?

Embora seja a mesma universidade, os pesos são diferentes. Ele digitou História no campo CURSO e Ouro Preto no campo CIDADE em beduka.com.

Quando ele localizou a universidade desejada, UFOP, viu imediatamente a nota de corte de 2018 e logo ao lado o Termo SISU.

Repetiu-se o procedimento. A nota de cada área foi multiplicada por seu próprio peso, cada uma. Depois todas foram somadas.

Nosso aluno fictício sabe como calcular a nota do ENEM com peso e depois de fazer isso dividiu a soma das notas pela soma dos pesos.

Ficou assim: 5554,1 : 8 = 694,26

A nota de corte na UFOP para este curso foi 660 em 2018. Provavelmente este aluno passaria.

Viu como é fácil calcular a nota do ENEM?

O Beduka não te ajuda só nisso. Além de descobrir as notas de corte SISU e PROUNI no site, você ainda tem acesso GRATUITO ao Simulado Beduka. Por ele você treina para o ENEM com questões das provas dos últimos 5 anos do exame.

É muito bom e muita gente já se deu bem treinando com este simulado.

Além disso, tem matéria com dicas de estudo todos os dias em nosso BLOG e vídeos no YouTube com vários profissionais falando do dia a dia na profissão e do mercado de trabalho.

Atualização importante sobre o ENEM 2021!

O Inep também divulgou um novo edital apresentando diretrizes e procedimentos que deverão ser tomados em virtude do COVID-19. Dentre as medidas estão:

  • Uso obrigatório de máscaras;
  • Distanciamento entre as pessoas;
  • Protocolos de proteção em procedimentos como vistorias de materiais, lanches e nas idas ao banheiro.

O não cumprimento das medidas estabelecidas resultará na eliminação do candidato.

Você pode acompanhar as informações nos portais oficiais do MEC e Inep, assim como em suas redes sociais.

Em caso de dúvidas, recorra ao “Fale Conosco” do instituto, autoatendimento on-line ou 0800 616161 (apenas telefone fixo).

Um presente do Beduka para você: Plano de estudos gratuito

Se organize para estudar para o ENEM 2020 usando o plano de estudos gratuito do Beduka. Não ensinamos somente como calcular a nota do ENEM com peso, ensinamos muito mais.

Ensinamos a ter uma rotina organizada de estudos, como fazer uma redação nota 1000 e muito mais:

  • Aprenda a fazer alusão histórica e citação filosófica para o ENEM
  • Aprenda as palavras que mais enriquecem uma redação ENEM
  • Aprenda a fazer mapa mental para estudar para o ENEM

Gostou dessas dicas? Então siga o Beduka no Facebook e no Instagram para não perder nenhum post, como esse que ensina como calcular a nota do ENEM com peso.

  • Foi mal no ENEM? Descubra o que fazer

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Como calcular peso 2 em uma prova?

Como calcular peso 2 na prova?

Dessa forma, basta multiplicar cada nota tirada nas provas por João e multiplicar pelo peso definido pelo professor em cada prova. Somar tudo e dividir pela soma dos pesos.

O que significa peso 2 em prova?

Lia explica que o peso é o número de pontos que cada questão da prova vale. "Quando o edital não menciona, cada questão vale 1 ponto." Por outro lado, se o edital especifica que determinada disciplina tem peso 2 ou 3, isso quer dizer que cada questão valerá 2 ou 3 pontos.

Como calcular média com peso 2?

Para calcular a média ponderada de um conjunto de valores, calculamos o produto de cada valor pelo seu peso, somamos os produtos encontrados, e dividimos a soma pela soma dos pesos.

Como calcular a nota de uma prova com peso?

Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente. Em seguida, divida pela soma dos pesos e você terá a média simples da nota do Enem.