A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural

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A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural

A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural

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a valorização da identidade nacional 
indo até as suas raízes. Assim, as tradições, crenças, 
costumes e o folclore do Brasil passaram a ser valori-
zados nesse novo modo de se conceber a arte.
Figura 2 — Movimento Antropofágico — Abaporu (1928) 
de Tarsila do Amaral. 
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ 
movimento-antropofagico/. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
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Principais artistas da Arte Moderna no Brasil
A difusão no contexto artístico brasileiro das novas estéticas eu-
ropeias contou com artistas envolvidos nas mais variadas expressões 
artísticas. Confira abaixo.
Artes plásticas: Anita Malfatti (1889-1964); 
Di Cavalcanti (1897-1976); 
Tarsila do Amaral (1886-1973).
Literatura:  Mário de Andrade (1893-1945); Oswald de Andrade 
(1890-1954); 
Manuel Bandeira (1886-1968); Clarice Lispector (1920-1977); 
Monteiro Lobato (1882-1948).
Música: Rogério Duprat (1932-2006); 
Nara Leão (1942-1989); Caetano Veloso (1942); Rita Lee (1947).
Refletindo em vários âmbitos artísticos, pinturas, arquitetura, literatura, música ou design, a Arte 
Moderna tem características peculiares e visionárias, que buscavam quebrar com o clássico através de 
uma nova identidade.
Figura 3 — Detalhe de afresco de Di Cavalcanti e Nana Moraes 1925. 
Disponível em: https://artsandculture.google.com/asset/detalhe-de-afresco-de-di-cavalcanti 
di-cavalcanti-nana-moraes/IAEV44hgdZZj-g. Acesso em: 23 de jun. de 2020.
Fontes do Texto: BERNARDES, Luana. Arte Moderna. Todo estudo, 2018.Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ 
artes/arte-moderna. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
OLEQUES, Liliane Carvalho. Semana de Arte Moderna. Info Escola, 2018. Disponível em: https://www.infoescola.com/ 
artes/semana-de-arte-moderna/. Acesso em: 24 de jun. 2020.
Mostre que você aprendeu e responda:
1 — (PUC-SP)
 A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nos-
sas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava 
uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-
se dizer que:
a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos 
da vida sertaneja.
b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
c) o movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa 
realidade.
d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
2 — (Enem-2010)
 Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura na-
cional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para 
mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção 
de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas:
a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a 
originalidade e os temas nacionais.
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b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetan-
do a criação artística nacional.
c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade 
a prática educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade 
artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.
3 — (Acafe-2015) — Adaptada
 Sobre a Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:
a) é tida, por muitos estudiosos da literatura brasileira, como um divisor de águas na cultura 
nacional. A partir dela, os ideais modernistas ganharam visibilidade em todo o país.
b) à época, a Semana provocou grande comoção, sendo destaque em vários jornais, que dedica-
ram suas páginas à cobertura do polêmico evento que reuniu várias tendências de renovação 
que vinham ocorrendo na arte e na cultura antes de 1922.
c) Não se conhece ao certo de quem partiu a ideia de realizar a Semana, contudo, sabe-se que, 
já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 — ano do centenário da Independência — 
uma ação dos artistas novos “que fizesse valer o Centenário!” (palavras de Oswald).
d) A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de 
São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo.
e) Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nos-
sa literatura com a modernidade contemporânea. Para isso, era necessário entrar em contato 
com novas técnicas artísticas, expressas principalmente pelas vanguardas europeias.
4 — (UDESC-2010) — Adaptada
 A Semana de Arte Moderna é considerada como um divisor de águas para a cultura brasileira 
porque:
a) propôs a continuação da tradição e o apego à literatura clássica, mas, ao mesmo tempo, deixou-
se influenciar pelos movimentos de vanguarda que eclodiam na Europa no início do século XX.
b) antecipou as renovações artísticas que só se consolidariam a partir da década de 1950 com 
o Concretismo, corrente literária liderada pelos poetas Décio Pignatari e os irmãos Haroldo e 
Auguso de Campos.
c) foi considerada como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural de nosso 
país em favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte tradicional de teor con-
servador que predominava no Brasil desde o século XIX.
d) uniu técnicas literárias de maneira inédita na literatura, mesclando as influências oriundas 
das vanguardas europeias com o Naturalismo e o Simbolismo, estéticas em voga no século 
XIX. Essa simbiose temática proporcionou a criação de uma nova linguagem, que em muito 
lembrava aquela empregada no período Barroco de nossa literatura.
Caro (a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. 
Espero que tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com 
seu professor e colegas de forma virtual ou no retorno às aulas. 
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EIXO TEMÁTICO: 
Temas contemporâneos transversais.
Tema: cidadania e civismo.
TÓPICO: 
Educação para o trânsito.
HABILIDADE(S):
Gerais.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: 
Gentileza, trânsito, locomoção, convívio social.
INTERDISCIPLINAR:
Todas as disciplinas. 
PLANO DE ESTUDO TUTORADO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
ANO DE ESCOLARIDADE: 1º ANO – EM
NOME DA ESCOLA:
ESTUDANTE:
TURMA:
MÊS:
NÚMERO DE AULAS POR SEMANA: 2
TURNO:
TOTAL DE SEMANAS: 4
NÚMERO DE AULAS POR MÊS: 8
SEMANA 1
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GENTILEZA GERA GENTILEZA 
O trânsito de uma cidade reflete muito sobre o grau de educação das pessoas e de como elas se 
relacionam. Certos de que temos que conviver diariamente com a lei da física que diz: “dois corpos não 
podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, alguém tem que ceder.” 
Com o deslocamento de pessoas cada vez mais intenso nos centros urbanos, nos deparamos 
constantemente com situações atípicas como desrespeito ao espaço dos pedestres (considera-
dos os mais vulneráveis no trânsito), fechamento de cruzamentos por parte de motoristas, buzinas 
acionadas com fúria, falta de respeito à faixa exclusiva para ciclistas, dentre outros comportamen-
tos que sinalizam que nosso trânsito se transformou em um verdadeiro campo de batalha.
Seria ótimo se pudéssemos desfrutar de comportamentos tão simples como: ser gentil dentro dos 
ônibus, respeitar a fila, dar passagem a outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de 
faixa, não fechar um cruzamento, não gritar ou fazer gestos impróprios para os demais usuários do 
trânsito, aguardar a travessia de pedestres sem buzinar e simplesmente pedir desculpas quando errar. 
Será que eu cedo meu lugar para pessoas idosas ou grávidas no transporte público?

Que movimento cultural surgiu com a Semana de Arte Moderna?

A Semana de Arte Moderna, realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922,​​​​​​ foi o evento que deu visibilidade para uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira – o modernismo.

Qual era o contexto histórico cultural da Semana de Arte Moderna de 1922?

A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.

O que representou a Semana de Arte Moderna de 1922 para a cultura brasileira?

Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.

Quais movimentos surgiram a partir da Semana de Arte Moderna de 1922?

Assim, surgiram diversas vertentes nas artes plásticas como expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, futurismo, surrealismo e dadaísmo.