A mesma conta e instituicao diferente

A conta de pagamento é um importante serviço oferecido no mercado financeiro. Com o surgimento e expansão das fintechs, essa modalidade possibilitou a inclusão financeira de muitas pessoas que não têm acesso a bancos.

Mas você sabe como ela funciona? E qual a diferença entre conta de pagamento e conta corrente? Nesse artigo, veremos como funciona cada uma dessas modalidades. Continue a leitura e entenda!

Como funciona a conta de pagamento?

Basicamente, a conta de pagamento é um serviço que possibilita ao cliente realizar transferências e pagamentos por aplicativos, sejam eles entre a mesma instituição ou instituições financeiras diferentes. Esses serviços são oferecidos e administrados pelas fintechs e, normalmente, não são tarifados.

Por meio das contas de pagamento se pode também realizar transações comerciais, em lojas físicas ou no e-commerce, na função de débito do cartão. Além disso, o usuário também pode fazer a portabilidade do salário (mediante autorização do empregador) e a recarga do celular com o saldo disponível em conta.

A conta de pagamento surgiu como uma forma de democratizar o acesso a serviços financeiros. Isso por causa da facilidade de acesso e isenção de custos na maioria das vezes. É importante observar que somente instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem oferecer contas de pagamento.

Tipos de conta de pagamento

A conta de pagamento pode ser pré-paga ou pós-paga. Na primeira situação, o cliente deposita previamente o valor que será utilizado nos pagamentos e transferências. Já na segunda, não há necessidade de que seja aportado antes os recursos, como ocorre com os cartões de crédito, por exemplo.

Alguns exemplos conhecidos de contas de pagamento são as oferecidas pelo PagSeguro, Paypal, Mercado Pago, Payoneer, entre outros.

Como funciona a conta corrente?

Já a conta corrente é a modalidade de movimentação de recursos mais antiga e conhecida no mercado. Isso porque ela está presente nos pacotes de serviços de todos os bancos comerciais.

Ao contrário da conta de pagamento, geralmente a conta corrente é tarifada. O custo mensal de manutenção dependerá da negociação e das condições de cada instituição financeira. Por isso, é importante checar sempre o que oferece o pacote de serviços de cada banco, pois algumas tarifas podem incidir sobre saques e transferências bancárias, por exemplo.

Uma forma de evitar custos com transferências bancárias é utilizar o Pix. Clique aqui e entenda como funciona esse serviço.

Serviços oferecidos pela conta corrente

Ao abrir uma conta corrente, o cliente tem acesso a serviços como:

– utilização de cheques;

– transferência de dinheiro;

– pagamento de títulos;

– conferência de saldo e movimentações da conta via extrato bancário;

– saque, depósitos e outras transações nas agências ou nos caixas eletrônicos;

– utilização de cartão de débito ou crédito vinculado à conta corrente.

Lembrando que os pagamentos, transferências e transações com cartões podem ser feitas tanto de forma presencial quanto online.

A principal diferença entre as duas contas é o fato de a conta de pagamento não ser habilitada para realizar operações de crédito. Como o nome diz, essas contas só podem efetuar movimentações financeiras referentes a transferências e pagamentos.

Diferentemente de uma conta corrente tradicional, o saldo de uma conta de pagamento não pode ser aplicado livremente pela instituição financeira que detém a sua custódia. Caso haja recursos na conta de pagamento, eles só podem ser aplicados em títulos públicos ou serem depositados diretamente no Banco Central. Outra diferença entre as duas contas é que o saldo da conta de pagamento não pode ser superior a cinco mil reais.

Conta digital

Tanto a conta de pagamento quanto a conta corrente podem ser uma conta digital. Isso porque, atualmente, todos os serviços financeiros podem ser realizados pela internet. Para isso, basta que o cliente tenha o aplicativo do banco disponível no seu computador ou smartphone.

Como vimos, as fintechs foram as responsáveis pela crescente utilização das contas digitais. A característica básica dessas contas é o fato de poderem ser abertas, movimentadas ou fechadas sem que o cliente precise se deslocar até uma agência bancária.

De forma geral, é bastante simples o processo de abertura dessas contas. Normalmente, envolve os seguintes procedimentos;

– baixar o aplicativo da instituição no smartphone;

– fazer uma selfie com o documento de identificação (normalmente RG) na mão;

– preencher o cadastro solicitado;

 – enviar digitalmente os documentos pessoais para a instituição;

– assinar de forma digital.

Muito fácil, não é mesmo? É por isso que as fintechs, com as contas digitais, democratizaram os serviços financeiros, estendendo esses benefícios a muitas pessoas que não tinham esse acesso.

E o que é melhor, uma conta de pagamento ou uma conta corrente?

Em relação aos benefícios, a conta de pagamento não conta com todos os serviços da conta corrente. Como vimos, no primeiro caso há uma limitação de saldo (5 mil reais), e os recursos só podem ser utilizados para pagamentos e transferências.

No entanto, se a ideia for economizar com tarifas e custos de manutenção, a conta de pagamento pode ser a melhor escolha para o cliente. Inclusive, a sua regulamentação pelo Banco Central trouxe benefícios aos clientes, pois aumentou a competitividade entre as instituições financeiras.

Deu para entender como funcionam e quais as diferenças entre a conta de pagamento e a conta corrente? Se quiser saber mais sobre o assunto, mande aqui as suas perguntas!

Pode existir duas contas iguais no mesmo banco?

A maioria das instituições não impõem restrições quanto a abertura de mais de uma conta bancária. A maioria dos bancos disponibilizam uma conta poupança com o mesmo número da conta-corrente.

O que acontece se eu cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?

Não é possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos ou contas diferentes. Isso porque, cada chave Pix pode ser utilizada por uma única conta, ou seja, não deve ser repetida. Sendo assim, ao cadastrar o número do CPF, por exemplo, este não poderá ser cadastrado como chave novamente.

Pode ter 2 contas em bancos diferentes?

Pode sim. É possível abrir uma conta corrente em um banco e uma conta poupança em outro. Você pode até fazer combinações de duas contas corrente e uma conta poupança em um banco, e duas contas corrente ou uma e uma conta poupança em outro.

O que é receber em outra instituição?

Ela nada mais é do que a possibilidade de um cliente trocar um banco pelo outro quando encontrar uma instituição que seja do seu interesse e lhe ofereça vantagens superiores às oferecidas na instituição atual.