É possível recuperar dinheiro depositado em conta errada

Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

O que fazer se depositou em conta encerrada? Veja o que acontece com depósitos e transferências me contas que foram fechadas pelo banco ou pelo cliente e como recuperar o dinheiro depositado.

É possível recuperar dinheiro depositado em conta errada

Produto Atualizado em: 23/09/2020

Dentre todas as opções de transações bancárias disponíveis, duas das mais comuns são o depósito em dinheiro e a transferência de valores. Geralmente, feito por meio de caixa eletrônico ou aplicativo, você deve informar a agência e conta que receberá a quantia enviada.

Caso digite alguma informação errada é possível que nem consiga concluir o depósito e receba imediatamente uma mensagem de erro e informando que algum dos dados informados não estão corretos, sendo necessário refazer a operação.

Continua após a publicidade

Bem, mas e se realizar um depósito em uma conta encerrada? O valor depositado irá para o destinatário? Para o banco? Voltará para a conta do depositante? É exatamente neste assunto que falaremos no artigo.

Depósito na Conta Encerrada

Quando se solicita o encerramento da conta corrente, e isso é imprescindível se você não utilizará mais os serviços daquele banco, há um período entre a solicitação de encerramento de uma conta bancária e sua desativação de fato. Neste tempo, é possível que ainda receba depósito e que ao informar os dados no caixa eletrônico a conta seja reconhecida. Este prazo estará dentro dos 30 dias em que o banco tem para encerrar a conta definitivamente após a solicitação.

Continua após a publicidade

Porém, após o encerramento da conta os depósitos não são recebidos, deste modo, em até três dias úteis o dinheiro depositado está novamente em sua conta corrente.

Vale lembrar que caso realize por envelope bancário, é imprescindível que preencha todos os dados, porque se a agência bancária necessitar devolver o dinheiro irá entrar em contato por meio deles.

Em resumo, se realizar um depósito em uma conta que já esteja encerrada o dinheiro será estornado para a conta de quem depositou. Pode ser que aconteça no mesmo dia ou em até três dias úteis.

Certifique-se de que a conta pode receber depósitos

É possível recuperar dinheiro depositado em conta errada
Guarde os comprovantes de depósito caso a transação não se concretize

É claro que o melhor caminho sempre é prevenir. Portanto, antes de realizar um depósito, procure informar-se com o responsável pela conta se ela permanecesse ativa e confirme todos os dados. Não esqueça de atentar-se ao banco que será depositado o valor, ainda mais se for realizar o procedimento por meio do internet banking. É possível que a operação seja concluída, mesmo com os dados errados.

Continua após a publicidade

Confirme a agência e conta corrente, além do nome do beneficiário e seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), para casos de depósito de outra agência bancária. Exemplo, eu possuo uma conta no Banco do Brasil e irei depositar em uma conta do Santander.

O ato de verificar pode evitar futuras dores de cabeça, como o depósito em conta errada, ou de outro titular. Portanto, não tenha pressa, confira tudo com calma antes de enviar o dinheiro.

Se você irá receber valores e informou sua conta que está há muito tempo parada, contate o banco antes para saber se a falta de movimentação gerou o encerramento da conta. Observe também caso tenha encerrado sua conta corrente presencialmente se alguma outra pessoa não fará o depósito baseado nos dados antigos e atualize sua conta corrente em todos os serviços de pagamento que venha a utilizar.

Guarde os Comprovantes

Também é importante que você guarde o comprovante emitido pelo caixa eletrônico, caixa físico ou pelo internet banking. Ele nada mais é do que um documento que comprova o dia e horário que o dinheiro foi enviado e a conta que recebeu.

Continua após a publicidade

Caso ela já tenha sido encerrada e seu dinheiro não foi devolvido, use o comprovante como prova para solicitar seu dinheiro de volta, ou então, que seja encaminhado para a conta correta.

Quaisquer dúvida que surgir em uma operação bancária, procure o gerente de sua conta ou algum dos atendentes que podem ajudá-lo a solucionar o problema referente ao depósito.

Não esqueça, o quanto antes entrar em contato com o banco para informar que a conta do depósito foi encerrada, mais rápido será o reembolso de seu depósito. Fique atento e não perca tempo.

Continua após a Publicidade

Como recuperar o dinheiro que foi transferido para conta errada?

Caso tenha confirmado a transferência no nome da pessoa errada será necessário entrar em contato com o gerente da conta para verificar a viabilidade de se fazer o estorno. O banco entrará em contato com a pessoa que recebeu a transferência e, caso ela aceite fazer a devolução, o valor será lhe devolvido.

Tem como recuperar uma transferência bancária?

Um DOC pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia que foi emitido, entrando em contato com o banco, via aplicativo (quando disponível) ou comparecendo à agência bancária para pedir o cancelamento. No caso de DOC agendado, o cancelamento pode ser feito até às 23h59 do dia anterior à efetivação da transferência.

É possível cancelar um depósito bancário?

Comunicar o mais rápido possível o banco de origem dos recursos – Em muitos casos é possível cancelar uma transferência que foi agendada. Caso o valor tenha sido enviado por DOC o cancelamento pode ser feito em até 1 dia útil, dependendo do banco.