E possível usar a tecnologia em prol da acessibilidade?

A educação é um direito social garantido pela constituição a todos os cidadãos. Contudo, fazer com que o que está escrito seja convertido em realidade nem sempre é fácil. São diversos os desafios para levar educação a todas as pessoas, principalmente quando cerca de 24% da população possui algum grau de deficiência, o que dificulta o acompanhamento dos modelos tradicionais de educação.

Essa realidade faz com que seja necessário elaborar estratégias e métodos que promovam a acessibilidade na educação, fazendo com que os cidadãos que possuem deficiências e dificuldades em determinadas habilidades não sejam prejudicados em seu desenvolvimento. Para isso, a gestão da tecnologia na escola é muito importante.

Elaboramos esse texto para explicar de que forma as ferramentas tecnológicas podem driblar obstáculos e promover acesso à educação. Continue a leitura!

A importância da acessibilidade na educação

Toda pessoa com deficiência (seja ela física, visual, intelectual ou auditiva) tem direito à igualdade de oportunidades. Nesse sentido, é necessário promover meios para que essa realidade de equidade seja alcançada desde os primeiros anos de convívio social. A escola, portanto, tem papel central, pois é nesse ambiente que ocorrem as primeiras interações sociais fora dos meios familiares.

Para que todos tenham condições equivalentes e possam desfrutar igualmente de segurança, autonomia, desenvolvimento intelectual e até mesmo lazer, a escola deve investir em ações que permitam às pessoas com deficiência serem acolhidas adequadamente, minimizando os impactos causados por suas diferentes condições.

A acessibilidade no ambiente educacional é o que permite a promoção da igualdade já nos primeiros momentos de interações sociais e, para isso, a tecnologia pode ser de grande valia.

O papel da tecnologia na promoção de acessibilidade

Amparar crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais é uma tarefa trabalhosa. Contudo, existem determinadas ferramentas modernas que podem auxiliar significativamente na promoção da igualdade entre os estudantes.

Confira a seguir algumas dessas tecnologias inovadoras que permitem contornar desafios.

Livros em áudio

A utilização de livros didáticos é um recurso pedagógico comum e que provoca o desenvolvimento da imaginação, além de trazer lições e reflexões importantes para o cotidiano.

Quando levamos em conta a necessidade da acessibilidade, os livros em áudio são uma excelente opção, pois permitem aos deficientes visuais acompanhar as descrições e os enredos. Dessa forma a tecnologia opera como uma atividade lúdica que promove condições de igualdade.

Aplicativos e softwares

Existem diversos aplicativos e programas que facilitam o dia a dia de jovens com deficiência. Programas como o Liane TTS são capazes de sintetizar a voz, fazendo com que seja estabelecida uma comunicação mais ágil.

Outros programas, como o DosVox e o Virtual Vision, permitem uma certa independência aos deficientes visuais, que podem acompanhar o ritmo dos demais alunos com mais tranquilidade.

Além disso, no caso de estudantes com síndrome de Down, o software Jeripe é uma boa opção, uma vez que, por meio de jogos, estimula o raciocínio lógico, contribuindo para a inclusão.

Equipamentos adaptáveis

Um quesito fundamental para gerar acessibilidade na educação é a adaptação de equipamentos e ambientes, principalmente para atender às necessidades de quem tem mobilidade reduzida ou deficiência física. Nesse sentido, a estrutura da escola deve contar com rampas de acesso, elevadores sonoros, piso tátil bem sinalizado, além de materiais pedagógicos adaptados às necessidades especiais.

Para garantir os direitos sociais constitucionais a todos os cidadãos e promover condições iguais de oportunidade, é fundamental o investimento em acessibilidade na educação. Como trabalhamos ao longo deste texto, a tecnologia é uma importante aliada, permitindo que pessoas com diferentes limitações possam ser incluídas no cotidiano escolar, desenvolvendo habilidades intelectuais e sociais — e contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e plural.

Você conhecia esse potencial da tecnologia na promoção da igualdade de oportunidades na educação? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre educação e tecnologia!

Com o avanço da medicina e da tecnologia assistiva, as pessoas com deficiência já possuem a expectativa de vida aumentada. Conheça as tecnologias!

Felizmente, com o avanço da medicina e da tecnologia assistiva, as pessoas com deficiência já possuem a expectativa de vida aumentada. Eles estão envelhecendo e questões importantes têm sido colocadas em destaque e precisam ser consideradas como autonomia e independência.

Autonomia é a capacidade de fazer escolhas. Já a independência está atrelada à capacidade funcional da pessoa em realizar as atividades sem ajuda de alguém. Essa capacidade pode ser comprometida por causa de complicações de mobilidade ou de comunicação causadas pela deficiência.

Recursos tecnológicos especializados estão sendo desenvolvidos com maior frequência nos últimos anos com o objetivo de simplificar tarefas e permitir que elas sejam realizadas por pessoas com deficiência.

E possível usar a tecnologia em prol da acessibilidade?

A tecnologia assistiva, como é chamada, é um termo novo e ainda pouco conhecido. Ele identifica um conjunto de recursos e serviços que proporcionam ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Esse tipo de recurso contribui muito para a inclusão social desse grupo de pessoas, promovendo mais qualidade de vida e independência. Os recursos utilizados nessa tecnologia são, em sua maioria, equipamentos, produtos ou sistemas desenvolvidos para melhorar a capacidade funcional.

Serviços também podem ser inseridos na tecnologia assistiva.

Hoje já existem muitas empresas especializadas em adaptação e fabricação de equipamentos e na prestação de serviços bastante inovadores. Vamos conhecer alguns deles.

Bengala luminosa

Projeto que auxilia idosos e pessoas com mobilidade reduzida a se locomover com mais facilidade em lugares com pouco iluminação. A bengala pesa um pouco mais de 500g e mede 80 centímetros, aproximadamente. A luz é produzida por pilhas e acionada por um botão na parte superior.

Pernas robóticas

O Rex (exoesqueleto robótico) foi desenvolvido para ajudar na locomoção de pessoas  com paraplegia. Sendo assim, as pernas robóticas permitem que essas pessoas andem e até subam escadas. O controle é feito através de um joystick e os movimentos são alimentados por bateria recarregável, que dura aproximadamente duas horas. A roupa por der usada todos os dias, entretanto pesa cerca de 38kg.

Mouse ocular

Recurso voltado, principalmente, para tetraplégicos, utiliza a movimentação dos músculos do globo ocular para controlar o cursor do mouse. O sistema consegue diferenciar sinais voluntários e involuntários evitando, dessa forma, que comandos errados sejam enviados.

Primeiramente, para utilização, são fixados eletrodos na face, e a pessoa controla o cursor movimentando os olhos e piscando. Um sistema processa os sinais e converte em comandos elétricos que são enviados para o computador.

Mouse de cabeça

É um dispositivo ligado a uma webcam que identifica os movimentos faciais e da cabeça para movimentar o mouse na tela do computador. Para funcionar os movimentos devem ser leves e para clicar é preciso abrir e fechar a boca.

Telefones para surdos

Um sistema que permite a comunicação com qualquer dispositivo através da digitação de mensagens em um teclado. A Central de Intermediação Surdo Ouvinte processa as mensagens e direciona para a outra parte

Voice Stick

Um aparelho semelhante a uma caneta, todavia com função de scanner, que reconhece as palavras escritas e as transforma em sons. Sua função é auxiliar pessoas com deficiência visual na leitura de textos nos mais diversos formatos.

Adaptação em veículos

A tecnologia assistiva também permite que diversos recursos sejam implantados nos veículos de passeio ou coletivos para que pessoas consigam dirigir ou serem transportadas com segurança.

A Essence Cuidados se orgulha de contribuir com a melhoria da qualidade de vida através de seus serviços de transporte especializado para idosos e pessoas com deficiência.

Afinal, o transporte adequado proporciona mais autonomia e permite que pessoas com mobilidade reduzida tenham uma vida normal e ativa.

Conheça os nossos serviços e solicite um orçamento.

E possível usar a tecnologia em prol da acessibilidade?


É possível usar a tecnologia em prol da acessibilidade?

Os avanços da informática facilitam, cada vez mais, a inserção do deficiente no uso do computador e da internet. As redes sociais, por exemplo, podem ser bons recursos para ajudar pessoas como Lucas Radaelli.

Como a tecnologia pode ajudar na acessibilidade?

Aplicativos e softwares Já outros softwares, como o DosVox, Virtual Vision e Jaws, fazem com que deficientes visuais possam ter um nível aceitável de independência e consigam acompanhar o ritmo dos demais alunos.

Qual a importância da tecnologia para os deficientes?

Os deficientes fazem uso dos computadores para fazer o seu trabalho, adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades. O uso dos recursos tecnológicos facilita suas atividades diárias, permitindo o aumento da sua produção, a melhoria na comunicação, maior autonomia, interação, entre muitas outras vantagens.

Quais tecnologias temos acesso na atualidade para pessoas com alguma deficiência?

Tecnologia Assistiva: como a tecnologia pode ajudar pessoas com deficiência.
Tecnologia Assistiva. A tecnologia assistiva, como é chamada, é um termo novo e ainda pouco conhecido. ... .
Bengala luminosa. ... .
Pernas robóticas. ... .
Mouse ocular. ... .
Mouse de cabeça. ... .
Telefones para surdos. ... .
Voice Stick. ... .
Adaptação em veículos..