Quando pode começar a usar lenço umedecido no bebê?

Chegou a hora de falar deles: os práticos e cheirosos lenços umedecidos, que usamos para limpar o bumbum dos nossos nenéns, para tirar maquiagem ou para limpar a pele. Eles são super práticos porque já vem molhados e prontos pra uso. Mas, antes de começar a explicar porque eles devem ser evitados, sugiro um teste: tente passar lenços umedecidos todos os dias, várias vezes ao dia, na sua própria pele. É bem possível que a sua pele fique irritada. Se você usa bastante no seu bebê e ele tem muita assadura, já pensou que pode haver uma relação entre os dois?

Fui a uma farmácia e olhei o rótulo de três marcas. Como o nosso objetivo não é criticar nenhuma marca específica e sim um produto, não vou divulgar os nomes. O fato é que um lenço umedecido é feito de TNT (tecido não tecido), além de:

  1. componentes químicos para evitar bactérias e fungos
  2. componentes químicos de ação detergente
  3. componentes químicos para dar fragrância
  4. outros componentes químicos

Pode procurar, por exemplo, por phenoxylethanol – achei nas três. É um tipo de plástico que pode afetar os hormônios e está associado ao câncer. Alguns ainda tem os temíveis parabenos! Imagine o que esses produtos químicos não fazem com a pele ultra-sensível de um bebê, ou no nosso rosto.

Além disso, lenço umedecido é um super problema ambiental. Quando jogado na privada, vira um problema porque vai parar nos rios e oceanos, confundindo peixes e tartarugas, além de entupir sistemas de encanamento. No lixo ele vira uma maçaroca nojenta que não se decompõe, além de liberar química quando vai parar no lixão ou aterro.

Então, como substituir? Temos dicas bacanas.

A primeira é não usar nada, ou usar algodão com água. Simples e eficaz tanto para tirar maquiagem quanto para criança: bebê sequinho não tem assadura e a Mari testou com Manu, raramente precisa usar creme no bumbum dela dessa forma.

A segunda dica para substituir os chamados Wipes quem dá é o nosso site queridinho Ecycle. Lá eles ensinam a fazer um lenço umedecido caseiro usando papel toalha e olhos essenciais como o de melaleuca. Ainda não é a opção ideal, já que o papel toalha (ou o higiênico) contém alguns químicos, mas ainda assim menos do que os wipes que vemos nas farmácias.

Por fim, vale repetir porque nunca é demais: na privada, só papel higiênico, xixi e cocô. O resto, dá problema.

Saiba mais:

Um artigo científico em inglês que fala sobre os químicos encontrados em produtos infantis, inclusive nos wipes: aqui

Lenços umedecidos, a praga dos esgotos que infestou o litoral de Ibiza

Lenços umedecidos se transformam em vilões de esgotos e oceanos

Lenços umedecidos fazem mal para a natureza?

Stop the unflushables

Qual testamos?

Quando pode começar a usar lenço umedecido no bebê?

  • fevereiro 16, 2017
  • 11:18 am
  • Sem Comentários

Quando pode começar a usar lenço umedecido no bebê?

Provavelmente muitas mães e pais vão ler o título deste post e pensar: mas esta Pediatra esta louca. Usar lenço umedecido é prático e muito mais fácil na higiene diária da pele do bebê. Ok, concordo. Hoje levamos uma vida corrida e temos que buscar sim a praticidade em nosso dia a dia. Mas quem sabe depois de você ler algumas explicações pode me achar (um pouco) menos louca e adotar o uso do lenço somente para aqueles dias em que sair de casa!

O lenço umedecido é um pedaço de tecido não tecido (TNT) com grande porcentagem de água (cerca de 50%) e embebido em algumas substâncias que vou explicar a seguir:

* componentes químicos para impedir o crescimento de bactérias e fungos no lenço
* componentes químicos para impedir que ocorra ferrugem (sim, pois devido a grande quantidade de água e o fato de estar fechado isto pode acontecer)
* componentes químicos de ação detergente e para fazer espuma (vou te contar que existe um detergente natural que vai em alguns lenços que é extraído do coco da vaca!)
* componentes químicos para dar perfume e fragrância

Sendo assim, explicados os componentes, cada um pode tirar suas próprias conclusões.

Mas não vamos ser radicais, eu usei lenço umedecido nos meus meninos, mas somente para sair de casa e ir a algum lugar público. Do contrário, era algodão com água mesmo. Quando faziam coco eu tirava o excesso com algodão e lavava o bumbum com água corrente e sabonete. Sou contra também ao uso de lenços umedecidos nas escolas, para fazer a higiene das mãos e rosto das crianças. De novo sei da dificuldade de lidar com várias crianças pequenas ao mesmo tempo depois do lanche ou de uma atividade no parque. Mas convenhamos que é muito mais higiênico e menos agressivo para a pele lavarmos as mãos e rosto com água e sabonete.

E se todas estas explicações não foram suficientes, pense o tempo (enorme) que 1 só lenço demora para degradar na natureza. Agora imagine um monte de lenços usados por anos a fio.

Use pouco lenço umedecido.

A pele agradece.

A natureza agradece.

Dra. Juliana Loyola Presa é Pediatra no Cuidados com a Pele das Crianças.

Quando posso começar a usar lenço umedecido no bebê?

A partir de quantos meses de vida é possível usar toalhinhas umedecidas? As toalhas umedecidas (ou lenços umedecidos) podem ser usados desde o nascimento. Inclusive, muitas marcas desenvolvem um linha de produtos exclusivos para o recém-nascido.

Pode usar lenço umedecido em recém

Usar os lenços Johnson's Baby Recém-Nascido na pele do neném tem a mesma sensação macia de algodão umedecido com água. Sem fragrância, corantes ou parabenos, as toalhinhas ajudam a prevenir assaduras e podem ser utilizadas desde o primeiro dia de vida do bebê, com total segurança.

Quais lenço umedecido usar em recém

O Melhor Lenço Umedecido para o Dia a Dia O lenço umedecido Mustela é livres de parabenos, ftalatos e fenoxietanol, reduzindo os riscos de alergias e irritações. Por tudo isso e seu toque macio, esses lenços podem ser usados até mesmo por recém-nascidos, tanto no rosto quanto no corpo e na área das fraldas.

Como usar lenço umedecido em recém

Pode ser usado logo nos primeiros dias durante a troca de fraldas. Para isso, combine com água morna para limpar o bebê e esprema bem para retirar o excesso.