Todas as estrelas que formam a constelação mostrada estariam a mesma distância da Terra

ESTRELAS

Em contraposi��o ao astro extremamente brilhante, vis�vel durante o dia, � noite o c�u aparece escuro e pontilhado de milhares de pequenos pontos luminosos, que os antigos convencionaram chamar de estrelas. Num local bem escuro, e na aus�ncia de nuvens, num dado instante pode-se ver, a olho nu, cerca de 3 mil estrelas. Desde que o observador esteja longe dos p�los, com o passar das horas novas estrelas aparecem no horizonte leste e outras desaparecem no horizonte oeste. Assim, mapeando todo o c�u, ao longo da noite e durante todo o ano, em todos os pontos da Terra, pode-se verificar a observa��o de cerca de 6 mil estrelas vis�veis a olho nu.

Na antiguidade essas estrelas eram chamadas de estrelas fixas, j� que suas posi��es relativas entre si pareciam n�o variar com o passar do tempo. As estrelas diferiam dos planetas, nem tanto pelo seu aspecto, mas principalmente pelo fato de que os planetas pareciam se mover por entre as estrelas fixas. Ali�s, o nome planeta, de origem grega, significa �astro errante�, ou seja, aquele que se move.

Constela��es

Tendo observado que as estrelas pareciam ser fixas umas em rela��o �s outras, os antigos astr�nomos procuraram conven��es para distribui-las em �Constela��es�. De in�cio, as constela��es foram definidas arbitrariamente, associando um grupo de estrelas, com uma forma que subjetivamente lhe fosse atribu�da. Assim, foram definidas as constela��es do Ca�ador, do Touro, do Escorpi�o, da Lira etc.

Com o advento dos telesc�pios, muitas estrelas passaram a ser vis�veis, sem pertencerem a nenhuma das constela��es. Convencionaram, ent�o, em dividir o c�u em 88 regi�es com limites bem definidos. A cada uma dessas �reas atribuiram o nome de uma constela��o. Assim, qualquer nova estrela que fosse descoberta obrigatoriamente pertenceria a uma das constela��es.

Dentre as 88 constela��es definidas, 12 delas s�o chamadas de Constela��es Zodiacais, e por elas passa o Sol durante o seu movimento anual aparente. S�o elas: Carneiro, Touro, G�meos, Caranguejo, Le�o, Virgem, Balan�a, Escorpi�o, Sagit�rio, Capric�rnio, Aqu�rio e Peixes. A constela��o da Serpente � a �nica que est� dividida em duas, tendo entre elas a constela��o do Ofi�co, que significa o Serpent�rio, ou seja o criador de serpentes.

Apesar de que na antiguidade as constela��es eram tidas como tendo formas fixas no tempo, com as mesmas estrelas pertencendo sempre � mesma constela��o, hoje sabemos que as estrelas n�o s�o fixas e que portanto uma dada estrela pode, em certas condi��es migrar de uma constela��o para outra. Como o movimento das estrelas �, aparentemente, muito lento, durante uma vida uma pessoa n�o seria capaz de perceber essa mudan�a; mas aparelhos sens�veis e t�cnicas aprimoradas detectam essas ligeiras varia��es. Esse trabalho � feito pela Astrometria.

Estrelas mais pr�ximas

As estrelas que parecem no c�u como pertencentes todas a uma mesma enorme esfera celeste, na realidade encontram-se a diferentes dist�ncias de n�s. Eis uma lista das 20 estrelas mais pr�ximas ao Sistema Solar. As dist�ncias s�o dadas em Anos-luz. Um ano-luz corresponde � dist�ncia percorrida pela luz, num ano, no v�cuo, com velocidade de cerca de 300.000 km/s. Um ano-luz vale cerca de 9,5 trilh�es de quil�metros.


Proxima Centauri                 4,3 anos-luz
Alfa Centauri A,B                 4,3
Estrela de Barnard              6,0
Wolf 359                                7,7
UV Ceti A,B                          7,9
Lalande 21185                     8,2
Sirius A,B                              8,7
Ross 154                              9,3
Ross 248                              10,3
Epsilon Eridani                     10,7
Ross 128                              10,9
61 Cigny A,B                        11,1
Luyten 789-6                         11,2
Procyon A,B                         11,3
Epsilon Indi                           11,4
2398 A,B                               11,6
Groombridge 34 A,B           11,7
Tau Ceti                                11,8
Lacaille 9352                        11,9
BD + 50 1668                       12,4

Estrelas mais brilhantes

No s�culo II a . C., Hiparcos procurou classificar as estrelas segundo seus brilhos aparentes. As estrelas mais brilhantes ele classificou como estrelas de Primeira magnitude e as mais fracas vis�veis a olho nu chamou de estrelas de Sexta magnitude. Assim, qualquer estrela vis�vel a olho nu estaria classificada entre a magnitude 1 e 6. Com o advento dos telesc�pios e dos fot�metros destinados a medir quantidade de radia��o recebida das estrelas, foi poss�vel recalibrar o m�todo do Hiparcos, chegando-se � classifica��o atualmente adotada.

Usando-se o moderno m�todo de determina��o de magnitudes, as 20 estrelas aparentemente mais brilhantes, vis�veis a olho nu, s�o:


1-S�rius                      11-Altair
2-Canopus                12-Betelgeuse
3-Arcturus                  13-Aldebaran
4-Alfa Centauri         14-Alfa Crucis
5-Vega                      15-Spica
6-Capela                   16-Antares
7-Rigel                       17-Pollux
8-Procyon                  18-Formalhaut
9-Achernar                19-Deneb
10-Hadar                   20-Beta Crucis

Qual a distância das constelações?

Beta Crucis, a 352 anos-luz de distância. Gama Crucis a "apenas" 87,9 e Delta Crucis a 364 anos-luz daqui. Ou seja, a menor diferença de distância possível das estrelas que compões o Cruzeiro do Sul - entre Beta e Delta Crucis - é de 12 anos-luz, o que corresponde a aproximadamente 108 trilhões de quilômetros!!!

Por que as estrelas mudam de posição?

A posição de uma estrela em relação a outra nos parece fixa. No entanto, as estrelas estão se movendo, geralmente em grande velocidade. Em razão da imensa distância entre as estrelas e nós, só é possível perceber essa movimentação com o uso de instrumentos apropriados ou no decorrer de séculos.

Como se explica o movimento das estrelas?

Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. Suas distâncias gigantescas fazem com que estes movimentos sejam quase imperceptíveis. O movimento aparente das estrelas no céu, embora pequeno, é mensurável.

O que são as estrelas que vemos no céu?

Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade. As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.