Onde estudar na paulista

Horário de funcionamento: segunda a sexta, 8h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 8h às 19h30. Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro. Mais informações: site BMA

Os coworkings têm se tornado cada vez mais comuns, mas achar coworking gratuito em SP pode não ser algo tão fácil. Os coworkings são nada mais do que ambientes compartilhados que disponibilizam mesa, internet e um ambiente para trabalhar e fazer novos contatos.

Usar espaços compartilhados foi uma forma que empreendedores individuais encontraram para não gastar rios de dinheiro alugando um escritório. Por isso, utilizar esses espaços de coworking se tornou mais acessível para todo mundo.

Ainda existem empreendedores e nômades digitais que não têm condições de pagar por um coworking, por isso vamos falar sobre os que tem de graça em São Paulo.

O que é coworking?

Antes de falar sobre coworking gratuito em São Paulo, é importante saber que esses espaços são feitos para quem quer trabalhar e sair da informalidade do home office. Os espaços compartilhados são ótimos para quem quer ter um escritório sem se comprometer em alugar um espaço inteiro, por exemplo. 

Nos coworkings você pode alugar apenas a mesa de trabalho, salas para reuniões e muito mais. Além disso, esses espaços normalmente tem uma decoração diferenciada e mais despojada. 

Antigamente quem precisava de um espaço de trabalho, tinha como opção ir para um café, contudo era bem complicado achar um lugar bom. Isso quer dizer que com a chegada dos coworkings, a vida de quem trabalha por conta própria ficou muito mais fácil.

Vantagens e Desvantagens de usar Coworking

Uma grande vantagem de usar o coworking de forma geral, é a liberdade de trabalhar em diferentes horários, já que muitos ficam abertos até tarde da noite. Outra grande vantagem é que por lá, estão pessoas de diversas áreas, o que pode ser muito bom se você quer fazer networking. 

Por outro lado, existem desvantagens de usar o coworking, pois você precisa levar seu computador todos os dias. Isso se torna uma coisa não muito boa para quem precisa trabalhar com várias telas ou telas grandes, por exemplo.

Leia também: O que fazer em São Paulo.

Há também uma certa desvantagem de ir sozinho, pois se você precisa sair para resolver alguma coisa, precisa levar seu computador e material de trabalho o tempo todo.

Quem aluga espaço em mesa ou salas, pode não passar por essas questões de desvantagens, mas em coworking gratuitos, infelizmente ficamos sujeitos a essas situações.

Espaços de Coworking Gratuito SP

O mais legal de usar coworking gratuito é que existem espaços públicos que dão toda infraestrutura para trabalhar sem cobrar nada por isso. E não estamos falando apenas de cafés ou bibliotecas públicas, mas sim de espaços de coworking criados para pequenas startups terem aquele empurrãozinho na hora de iniciar.

Nesse post trazemos espaços de coworking gratuito em SP e até próximos à Avenida Paulista. Além de ser de graça, é no centro da cidade e fica acessível para todos que moram na região.

1 – Campus São Paulo – o coworking gratuito de SP mais famoso

Onde estudar na paulista
Campus São Paulo – Coworking do Google

Em primeiro lugar, listamos o Campus São Paulo, um coworking gratuito desenvolvido pelo Google. Buscando dar oportunidades para startups que estão iniciando, o Google for Entrepreneurs lançou essa rede que se estende pelo mundo. Eles estão em cidades como Berlim, Londres e Madri, por exemplo.

Embora o prédio tenha seis andares, apenas dois estão abertos ao público. Isso acontece porque os outros andares são dedicados a startups que desenvolvem projetos. Nos dois andares dedicados ao público, é possível desfrutar de um ambiente moderno de coworking gratuito. Por lá encontramos sofás, mesinhas, puffs, salão de jogos, terraço, jardins e um café e restaurante completo que serve tanto cafés e lanches, quanto refeições e cervejas.

Em outras palavras, esse coworking gratuito em SP, dá de 10 em muitos coworking pagos que temos por aí. Além disso, qualquer pessoa pode se inscrever e utilizar à vontade, sem  precisar agendar horário ou qualquer coisa do tipo.

Para se inscrever basta acessar o site oficial, fazer o cadastro e em seguida ir até o Campus São Paulo para dar seus dados na portaria. Eles irão te dar um crachá para acesso que ficará com você para futuras visitas.

  • Endereço: Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso;
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 19h.

2 – FIAP Paulista Coworking

Onde estudar na paulista
Avenida Paulista

A FIAP Paulista Coworking (Faculdade de Informática e Administração Paulista) é uma instituição focada na tecnologia da informação e gestão empresarial. Por isso tem a mesma proposta do anterior, pois foi criado em parceria com a Singularity University para estimular pequenas startups a crescer. Além disso, eles ajudam alunos, ex-alunos e professores que querem desenvolver projetos na área de tecnologia.

Esse coworking também está aberto ao público, mas o espaço é menor do que o anterior. Portanto, você precisa fazer a inscrição e sempre que quiser ir trabalhar lá, tem que fazer um agendamento prévio. Lembrando que além da unidade na Avenida Paulista, também é possível utilizar a unidade da Vila Olímpia.

A estrutura FIAP SU tem apenas seis mesas com oito lugares cada. Ao mesmo tempo tem oito mesas de quatro lugares na cafeteria, onde você também pode trabalhar. Para fazer a inscrição basta acessar o site oficial, mas não esqueça de agendar a sua visita sempre que quiser ir para lá.

  • Endereço: Avenida Paulista, 1106 – 7o andar – Bela Vista;
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h às 18h.

3 – Centro Cultural São Paulo

O centro cultural é um espaço cultural público, mas entra para a nossa lista de coworking gratuito em SP como um ótimo espaço para trabalhar. Apesar de não ser um coworking propriamente dito, o local tem mesas, wi-fi e tomadas disponíveis para quem quer passar algumas horas produzindo em seus projetos. 

Nas áreas para trabalhar ou estudar do Centro Cultural SP, ainda incluímos as bibliotecas e o jardim sul com mesas e tomadas ao ar livre. Por fim, vale comentar que o acesso é bem fácil, principalmente por estar perto da Av. Paulista, tanto que quem vai de metrô pode descer na estação Vergueiro da linha 1 azul.

  • Endereço: Rua Vergueiro 1000 – Paraíso;
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 22h.

4 – Bibliotecas com Coworking Gratuito em SP

Ainda dentro desta lista de coworking gratuito em SP estão a Biblioteca Mário de Andrade e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Ambas oferecem espaço para trabalhar como se fosse um coworking. Claro que são gratuitos e tem toda a estrutura que você precisa para ter concentração para trabalhar em seus projetos.

A Biblioteca Mário de Andrade fica bem perto da Rua Augusta, um marco de São Paulo, ou seja, está bem localizada no centro da cidade. Para acessar, a Estação Anhangabaú está bem perto, bem como há vários pontos de ônibus ao redor.

Por outro lado, a Biblioteca Parque Villa-Lobos está numa área um pouco mais afastada. Contudo, quem estuda na Universidade de São Paulo ou mora na região se torna uma boa opção de coworking gratuito em SP.

Por último, vale lembrar que existem vários espaços de coworking que oferecem um dia para usar gratuitamente. É uma espécie de degustação, ou seja, você vai usar o local por um dia para conhecer e ver se vale a pena pagar por mais diárias ou mensalidades. 

Passeios em São Paulo

Agora que você já conhece os espaços de coworking gratuitos de SP, não deixe de aproveitar a cidade. E se mora em São Paulo, não pode deixar de conhecer melhor a sua cidade, nem que seja fazendo um free walking tour. Por isso, deixamos abaixo os melhores passeios na cidade para você ver o que há de melhor em São Paulo.