A maioria da população mundial vive em qual hemisfério

A Distribuição da População

1. A distribuição pelos espaços geográficos 2. A idade e o sexo da população

3. A tipologia étnica

A população da Terra não está distribuída igualmente em todas as partes do globo. Ao contrário, há excesso de gente em algumas regiões e falta em outras. O relevo, o clima, a vegetação e os rios exercem influência sobre a distribuição dos grupos humanos. As regiões facilmente ocupadas pelo homem são denominadas ecúmenas. Aos vazios demográficos chamamos de regiões anecúmenas, isto é, de difícil ocupação humana. As altas montanhas, as regiões polares e os desertos dificultam a ocupação humana, sendo bons exemplos de regiões anecúmenas.

Por outro lado, existem regiões na Terra, nas quais os homens se "acotovelam" por falta de espaço. É o caso do sul, do leste e do sudeste da Ásia, que reúnem mais da metade da população do globo. Por esse fato, essa região é considerada um "formigueiro humano".

1. A distribuição pelos espaços geográficos Pela distribuição da população nos continentes, notamos que: • A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial; • A Ásia é também, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2; • A Oceania é o continente menos populoso e menos povoado; • A Antártida é o continente não habitado (despovoado). Com mais de 160 milhões de habitantes, o Brasil é: • o quinto país mais populoso do mundo; • o segundo país mais populoso do continente americano e de todo o hemisfério ocidental, superado apenas pelos Estados Unidos;

• o país mais populoso da América do Sul e de toda a América Latina.

A distribuição da população no Brasil é, também, bastante irregular:
• o Sudeste é a região mais populosa e a mais povoada; • o Centro-Oeste é a região menos populosa; • o Norte ou Amazônia é a região menos povoada. Na distribuição da população pelos Estados, temos que: • o Rio de Janeiro é o mais povoado, com quase 300 hab/km2; • São Paulo é o mais populoso, com cerca de um quinto (20%) da população brasileira; • Roraima é o menos populoso e o menos povoado, com menos de 1 hab/km2.

As Populações Rural e Urbana

Até 1960, predominava no Brasil a população rural. No recenseamento de 1970 já se constatou o predomínio da população urbana, com 56% do total nacional. À medida que um país se desenvolve industrialmente, a tendência geral é o abandono do campo em direção às cidades. O homem procura nos centros urbanos melhores condições de vida, conforto, salários e garantias. É o fenômeno do êxodo rural.

Atualmente, 75% da população brasileira urbana, isto é, vive nas cidades. No estado do Rio de Janeiro, a população urbana é de 95%.

2. A idade e o sexo da população Quanto à idade, a população está dividida em três grupos: • Jovem, de 0 a 19 anos; • Adulto, de 20 a 59 anos; • Velho, ou senil, com 60 anos e mais. A força de trabalho de uma população está mas concentrada na idade adulta e se constitui na população ativa de um país. Nos países desenvolvidos, em geral, predominam os adultos e os velhos. Nos países subdesenvolvidos e naqueles em fase de desenvolvimento, predomina a população jovem. Em alguns países, como a França e a Inglaterra, há o predomínio dos adultos. Isso se deve ao baixo índice de natalidade e ao fato de que a média de vida é mais longa, alcançando mais de 70 anos. Os brasileiros possuem uma longevidade média de 64 anos, sendo de 62 anos para os homens e de 66 anos para as mulheres. Quanto ao sexo, a população é composta por homens e mulheres. Quanto aos números de homens e de mulheres é comum: • haver um equilíbrio na idade jovem; • predominarem as mulheres nas idades adulta e velha. É que os homens, por razões diversas, vivem menos tempo que as mulheres, isto é, morrem geralmente antes. Em países de imigração, devido à entrada de mais trabalhadores, quase sempre predominam os homens. É o caso da Austrália e de alguns outros países. No Brasil, em cada grupo de 1 000 pessoas existem 501 mulheres e 499 homens. A representação gráfica da idade e do sexo da população é feita através das pirâmides etárias. Nelas, as mulheres ficam sempre do lado direito, os jovens embaixo, os adultos no meio e os velhos em cima.

3. A tipologia étnica
Por muito tempo, e ainda hoje, tem sido comum dividir a população nas raças branca, negra, amarela e mestiça. Essa distinção pela cor não é correta, pois entre um português moreno e um russo (eslavo) existem muitas diferenças, apesar de ambos serem brancos.

Hoje em dia, ao invés de se falar em raça, fala-se em etnia. Um dado grupo étnico possui semelhanças não só fisionômicas, mas também culturais. A determinação do grupo étnico a que pertence uma pessoa não é tarefa fácil e não pode ser tomada apenas pela cor. O povo brasileiro é composto etnicamente por brancos de origem européia, negros de origem africana, amarelos (indígenas e asiáticos) e mestiços. As diferenças de cor, de origem, têm sido problemas sérios em muitos países. Na África do Sul, onde numericamente predominam os negros, existia até 1991 uma violenta segregação racial, com exagerada discriminação social e econômica, denominada apartheid. No Brasil, perante as nossas leis, todos os grupos étnicos constituem um só conjunto: a população brasileira. Recordar é saber • O Estado de maior população absoluta é São Paulo, o de maior densidade é o Rio de Janeiro. • A população urbana predomina no Brasil desde 1970. • São ecúmenas as regiões de fácil ocupação humana, sendo, por isso, habitadas permanentemente. • São anecúmenas as regiões de difícil ocupação humana, como os desertos, as altas montanhas e as regiões polares. • A Ásia é o continente mais populoso e mais povoado da Terra. • A população brasileira está mais concentrada na Grande Região Sudeste. • A segregação racial na África era denominada Apartheid. • No Brasil todos os grupos étnicos são iguais perante a lei. • A população ativa é composta sobretudo de adultos e homens. • Na Austrália predominam, numericamente, os homens; no Brasil, as mulheres. • Na pirâmide etária representamos à idade e o sexo de uma população.

• Os negros, os brancos, os amarelos e os mestiços são grupos étnicos, e não raças.

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

  1. 1. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
  2. 2. Distribuição da população mundial • 2.1 A distribuição da população mundial • 2.2 As grandes concentrações humanas • 2.3 Os vazios humanos • 2.4 Os fatores que influenciam a distribuição da população • 2.5 A distribuição da população em Portugal
  3. 3. 2.1 A distribuição da população mundial
  4. 4. Em 2011 a Terra era habitada por 7 mil milhões de pessoas. A distribuição da população mundial
  5. 5. A distribuição da população é muito irregular. A distribuição da população mundial
  6. 6. Áreas de forte concentração de população
  7. 7. 90% da população mundial habita no hemisfério norte. Curiosidades
  8. 8. Curiosidades 70% da população mundial concentra-se na zona temperada do hemisfério norte (latitudes 20oN a 60oN).
  9. 9. Curiosidades Mais de dois terços da população vive junto ao litoral ou em áreas a menos de 500 km da costa.
  10. 10. Curiosidades Mais de metade da população vive concentrada apenas em menos de 10% das terras emersas.
  11. 11. Curiosidades Um quarto das terras emersas são verdadeiros vazios humanos com apenas 2% da população mundial.
  12. 12. População absoluta ou total Número total de habitantes de uma determinada área geográfica: país, região, concelho ou cidade.
  13. 13. Densidade Populacional Número de habitantes por unidade de superfície, habitualmente em km2. Dp = População absoluta (total de habitantes) Superfície (em km2)
  14. 14. Densidade Populacional É possível distinguir diferentes densidades populacionais na superfície terrestre. A densidade populacional no mundo é de 40 habitantes por km2.
  15. 15. Densidade Populacional A densidade populacional não representa fielmente a distribuição da população no planeta. Existem no planeta territórios com densidades: • Muito fracas (0 a 2 hab./km2) • Muito elevadas (200 a 500 hab./km2, ou até em algumas situações, 1000 hab./km2)
  16. 16. Densidade Populacional no mundo Países com maior densidade populacional: Bangladesh Índia Coreia do Sul Países Baixos não considerando microestados como Singapura, Malta ou Mónaco (com mais de 1000 hab./km2).
  17. 17. Densidade Populacional no mundo Países com menor densidade populacional: Mongólia Namíbia Botswana (valores inferiores a 3 hab./km2)
  18. 18. Com cerca de 734 milhões de habitantes a Europa é um dos continentes mais povoados do mundo. Densidade Populacional na Europa
  19. 19. Europa Ocidental Regista maior densidade populacional: o triângulo formado pelo Sul do Reino Unido, a região dos rios Reno-Rhur (na Alemanha) e o Norte da Itália. Abrange o Norte de França, os Países Baixos e os Países do BENELUX (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) Densidade Populacional na Europa O Sul da Europa A densidade populacional varia entre os 114 hab./km2 de Portugal e os 93 hab./km2 de Espanha. Um processo de industrialização tardia o que criou condições menos favoráveis à fixação de população. O Norte da Europa Densidade populacional mais baixa da Europa (20 hab./km2) devido às condições naturais adversas (frio).
  20. 20. 2.2 As grandes concentrações humanas
  21. 21. Áreas na superfície da Terra que registam elevadas concentrações populacionais. Formigueiros humanos
  22. 22. Regiões do Sul e Sudeste Asiático são dois dos maiores focos populacionais, onde se inserem os seguintes países: Índia Paquistão Bangladesh China Focos Populacionais na Ásia
  23. 23. Estas civilizações antigas estão localizadas em torno da bacia dos seguintes rios: Indo, Iansequião, Amarelo, Ganges Focos Populacionais na Ásia Rio Ganges (Índia) Rio Amarelo (China)
  24. 24. Grandes focos populacionais nos arquipélagos da Indonésia e das Filipinas. Focos Populacionais na Ásia Indonésia Filipinas
  25. 25. Focos populacionais na região do Médio Oriente: Libano Palestina/Faixa de Gaza Israel Focos Populacionais na Ásia
  26. 26. Focos Populacionais na Ásia
  27. 27. A região que apresenta maior concentração populacional é na Europa Ocidental: Focos Populacionais na Europa Sul do Reino Unido Norte de Itália Norte da Alemanha França Países do Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).
  28. 28. Região com densidade populacional relevante ao longo da planície do Danúbio (República Checa, Hungria e ex - Jugoslávia). Focos Populacionais na Europa Rio Danúbio (Budapeste, Hungria)
  29. 29. Focos Populacionais na Europa A divisão da ex-Jugoslávia Jugoslávia em 1995 Países da ex-Jugoslávia em 2008
  30. 30. Região do Noroeste, junto ao litoral atlântico, por se terem instalado aí as primeiras comunidades de colonos Europeus. Focos Populacionais na América do Norte Costa Oeste dos EUA (Estado da Califórnia: Los Angeles, São Francisco).
  31. 31. Existem importantes concentrações demográficas. Focos Populacionais na América Central Cidade do México
  32. 32. Fortes densidades populacionais em torno de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires Densidades populacionais surgem junto ao litoral. Focos Populacionais na América Central
  33. 33. Fraca densidade populacional. Exceções: Golfo da Guiné, junto ao rio Nilo, Egipto e no litoral mediterrânico. Focos Populacionais em África
  34. 34. Focos Populacionais em África
  35. 35. Baixa densidade populacional. Exceções: Litoral (Sydney). Focos Populacionais na Oceânia
  36. 36. Inexistentes. É despovoada. Focos Populacionais na Antártida
  37. 37. 2.3 Os vazios humanos
  38. 38. Vastos espaços desabitados ou onde a população é escassa. Os vazios humanos
  39. 39. Precipitação reduzida; Pobreza dos solos (torna impossível a agricultura); Temperaturas elevadas e amplitudes térmicas excessivas; Ventos fortes que provocam tempestades de areia. Desertos quentes
  40. 40. Temperaturas muito baixas; Precipitações quase inexistentes; Solos permanentemente gelados; Ocorrência de longos períodos sem luz solar; Ventos fortes e frios. Regiões polares
  41. 41. Temperaturas elevadas; Precipitação excessiva; Solos pobres (sempre com excesso de água) que tornam impossível a agricultura; Difícil circulação humana por desenvolvimento extraordinário da vegetação; Efeito de sombra por ação da vegetação. Floresta equatorial
  42. 42. Baixas temperaturas (gradiente térmico é de -6 oC por cada 1000 metros); Rarefação do ar e da pressão atmosférica (torna difícil a respiração); Pobreza dos solos; Elevado declive do terreno (dificulta a circulação e as atividades económicas). Altas montanhas
  43. 43. 2.4 Os fatores que influenciam a distribuição da população
  44. 44. Fatores físicos Os fatores que influenciam a distribuição da população Regiões de clima ameno Planícies e regiões de baixa altitude As temperaturas amenas e as chuvas abundantes ou regulares permitem desenvolver terrenos agrícolas e pastagens para criação de animais. São as áreas mais favoráveis à agricultura e à pecuária. São regiões de clima ameno e, geralmente, com abundância de água. Dado o transporte de sedimentos pelos rios, têm geralmente bons solos para a agricultura, permitindo culturas abundantes. A forma do terreno e os cursos de água favorecem as comunicações.
  45. 45. Fatores físicos Os fatores que influenciam a distribuição da população Proximidade ao litoral Exposição geográfica A presença do mar tem o efeito de diminuir a amplitude térmica, tornando o clima mais ameno. O mar facilita as comunicações e é fonte de muitos recursos: a pesca, a extração de sal(durante muito tempo fundamental para a conservação de alimentos) e, atualmente, o turismo balnear. A existência de vertentes soalheiras (viradas a sul no hemisfério norte) permite a extensão das atividades agrícolas e pecuárias a altitudes mais elevadas, sobretudo em regiões dotadas de rios ou lagos.
  46. 46. Fatores humanos Os fatores que influenciam a distribuição da população Desenvolvimento e industrialização Terciarização O desenvolvimento das atividades económicas (artesanais e comerciais) nas cidades criou empregos e levou ao crescimento das áreas urbanas; As cidades atraíram então grande parte da população das áreas rurais (êxodo rural). A partir da segunda metade do século xx, o desenvolvimento, nas cidades, das atividades económicas ligadas ao comércio e aos serviços (setor terciário) manteve as áreas urbanas atrativas para a população a nível mundial.
  47. 47. Fatores humanos Os fatores que influenciam a distribuição da população Vias de comunicação Grandes migrações O desenvolvimento de redes rodoviárias (estradas e autoestradas), ferroviárias (caminhos de ferro), portuárias e aeroportuárias facilitou a mobilidade das populações e a sua concentração nas áreas urbanas e suburbanas economicamente mais desenvolvidas. Ao longo da História verificaram-se deslocações populacionais motivadas pela expansão económica ou militar de determinados povos, levando à colonização de novas áreas geográficas.
  48. 48. 2.5 A distribuição da população em Portugal
  49. 49. Em Portugal a população concentra-se principalmente no litoral – litoralização (70%). Os dois maiores focos populacionais são: Lisboa (632 hab./km2) Porto (507 hab./km2) Interior regista baixas densidades populacionais. As regiões autónomas da Madeira e dos Açores apresentam uma distribuição semelhante ao do território Continental. A distribuição da população em Portugal