O que é uma substancia simples

Você está em Só Ciências > Química

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio.

Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.

Compreenda melhor analisando a imagem a seguir:

O que é uma substancia simples

Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro.

Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.

Resumindo:

Substâncias Simples são aquelas formadas por um único tipo de elemento químico.

Exemplos: H2, O2, O3, Cl2, P4 .

Substâncias compostas são aquelas formadas por mais de um tipo de elemento químico.

Exemplos: NaCl, H2O, Ca2SO4, HCl, H3PO4.

O que é uma substancia simples
  
O que é uma substancia simples

Como referenciar: "Substâncias simples e compostas" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 25/06/2022 às 22:31. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia10.php

As substâncias puras, ou simplesmente substâncias, são aqueles que apresentam um material único, isento de outros materiais e que tem constantes físicas bem definidas.

Por exemplo, veja algumas constantes físicas da água pura (H2O) e do cloreto de sódio (sal – NaCl) em condições de temperatura e pressão normais, ao nível do mar:

As substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos, todos iguais entre si. A água é formada por moléculas de H2O e o sal por um aglomerado iônico de Na+ e Cl-.

Existem dois tipos básicos de substâncias puras: as simples e as compostas. Tanto o sal quanto a água são exemplos de substâncias compostas, conforme a definição a seguir:

Substância pura composta, ou simplesmente substância composta, é aquela em que suas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos.

No caso da água, os dois elementos são o hidrogênio (H) e o oxigênio (O), e no sal tem o sódio (Na) e o cloro (Cl).

Outros exemplos de substâncias compostas são: gás carbônico (CO2), álcool etílico anidro (H3C ? CH2 ? OH), ácido cianídrico (HCN), metano (CH4), entre outros.

Contudo, vale ressaltar que a água mineral que bebemos e o sal de cozinha que comemos não são substâncias puras, mas sim misturas, pois conforme se pode ver nos rótulos das embalagens desses produtos, eles possuem outras substâncias dissolvidas ou misturadas nelas. A água contém vários íons e o sal contém, por exemplo, iodo, pois é uma exigência do Ministério da Saúde para evitar doenças na população, como o bócio.

Já uma substância simples é aquela que é formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.

Por exemplo, na figura abaixo são mostradas moléculas de oxigênio e de ozônio, que são casos de substâncias simples formadas apenas por átomos de oxigênio. Outros exemplos são o gás nitrogênio (N2), o gás hidrogênio (H2), o gás hélio (He), o fósforo (P4), entre outros.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

O que é uma substancia simples

Reação entre o alumínio e o hidróxido de sódio, para a obtenção do gás hidrogênio.

Introdução:

Substância química ou apenas substância é um material que apresenta composição fixa e um conjunto de propriedades bem definidas e constantes.

Existem substâncias simples e compostas. Substâncias simples são aquelas com composição apenas de átomos ou moléculas de um mesmo elemento químico. Não é possível dividir uma substância simples em outras ainda mais simples. Alguns exemplos são:

H2, O2, O3, I2, N2, S8, os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn), entre outros.

Já as substâncias compostas ou compostos químicos são formados por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Estes sim podem ser decompostos em outras substâncias mais simples ou compostas. Por exemplo, o hidróxido de sódio (NaOH) é composto de 3 elementos químicos diferentes, podendo ser dividido para obtermos outras substâncias como o gás hidrogênio, que é uma substância.

Esta é a proposta de texto: Realizar uma aula experimental para a obtenção do gás hidrogênio, por meio do hidróxido de sódio.

Aconselhamos que esse experimento seja feito pelo professor, pois necessita de certa cautela. Ele pode ser utilizado como auxílio no ensino do conteúdo de “Tipos de substâncias” e também no conteúdo da “Tabela Periódica”, como reconhecimento dos elementos químicos e suas propriedades.

Objetivo:

Obter uma substância simples (gás hidrogênio) e conhecer suas propriedades.

Materiais e Reagentes:

  • Duas Pinças de madeira;
  • Rolha de borracha;
  • Dois tubos de ensaio de mesmo tamanho e proporções;
  • Palitos de fósforo longos;
  • Estante para tubos de ensaio;
  • Lamparina ou Bico de Bunsen;
  • Conta-gotas;
  • Solução de hidróxido de sódio diluída;
  • Papel de alumínio picado.

Procedimento Experimental:

Primeiro, são colocadas 10 gotas da solução de hidróxido de sódio em um dos tubos de ensaio, segurando-o com a pinça. Em seguida, adiciona-se ao sistema pedacinhos de papel alumínio e tampa-se imediatamente com a boca do outro tubo de ensaio; conforme mostrado abaixo:

O que é uma substancia simples

Tubo emborcado sobre o outro de forma vertical.

Espera-se mais de um minuto e guarda-se o tubo com o hidróxido e o alumínio na estante. O tubo da parte de cima deve ser tampado com a rolha rapidamente para não deixar o gás obtido escapar.

Posteriormente, a rolha é retirada e deve-se aproximar da boca do tubo de ensaio um palito de fósforo aceso.

O que é uma substancia simples

Depois de retirar a rolha do tubo, aproxima-se um palito de fósforo aceso da boca desse tubo.

As observações devem ser anotadas.

Resultados e Discussão:

Com este experimento ocorre a seguinte reação entre o alumínio e o hidróxido de sódio:

2 NaOH + 2 Al + 2 H2O → 2 NaAlO2 + 3

O que é uma substancia simples

Entre os produtos formados, está o gás hidrogênio (H2) que é desprendido. Mas, no experimento, ele foi captado pelo outro tubo de ensaio. Dessa forma, obteve-se uma substância simples.

A função do palito de fósforo aceso foi iniciar a reação do hidrogênio com o oxigênio do ar, provando que o gás hidrogênio foi separado.

O professor pode discutir esses dados experimentais com os alunos.

Por Jennifer Fogaça Graduada em Química

Equipe Brasil Escola

Ouça este artigo:

As substâncias puras (que só possuem um único componente) podem ser divididas em simples e compostas.

Substância pura simples

É formada por apenas um tipo de elemento, sob a forma de íons iguais.

Exemplos: H2 (Gás Hidrogênio), N2 (gás nitrogênio), O2 (gás oxigênio).

O que é uma substancia simples

Representação com átomos simbolizados por bolinhas para a molécula de H2.

Em alguns casos, um mesmo elemento pode formar substâncias simples diferentes dependendo da maneira como ele se combina, formando alótropos. Esse é o caso do oxigênio, que forma o O2 (gás oxigênio) e o O3 (gás ozônio).

Muitos elementos da Tabela Periódica existem como substância pura. A maior parte da Tabela forma substâncias puras no estado físico sólido (no caso dos metais, por exemplo) e gasoso (no caso o gás oxigênio, por exemplo). As duas únicas substâncias puras simples líquidas são o mercúrio e o bromo.

As substâncias simples podem ser classificadas em monoatômicas, diatômicas, triatômicas, etc. como vemos a seguir:

  • Monoatômicas: é o caso dos gases nobres, que existem de maneira isolada na natureza, como o gás hélio (He), o gás argônio (Ar) e também dos metais como o ferro (Fe) e o alumínio (Al).
  • Diatômicas: é o caso do oxigênio (O2) e do hidrogênio (H2) do ar.
  • Triatômicas: o gás ozônio (O3) é formado por três átomos de oxigênio como já mencionado no texto.

Substância pura composta

Pode ser formada por mais de um tipo de elemento, sob a forma de íons diferentes. Não existe limite para o número de átomos que formam uma substância composta.

Exemplos: CO2 (dióxido de carbono), NaCl (cloreto de sódio), H2O (água).

O que é uma substancia simples

Representação com átomos simbolizados por bolinhas para a molécula de H2O.

Assim como nas substâncias puras, nas compostas também há a possibilidade de dois elementos formarem, dependendo da proporção entre eles, substâncias diferentes. Neste caso não chamados de alotropia pois é apenas uma combinação diferente de átomos. Mas é preciso levar em conta que para ser substância pura, a composição não pode variar.

Exemplo: H2O (água) e H2O2 (água oxigenada).

Note que ambas as substâncias possuem hidrogênio e oxigênio, mas não são a mesma.

Uma particularidade de algumas substâncias compostas é a capacidade de serem decompostas em substâncias simples. A água (H2O), por exemplo, pode ser decomposta em gás oxigênio e gás hidrogênio por eletrólise, assim como cloreto de sódio (NaCl) que, no seu estado fundido, ao passarmos uma corrente elétrica, sofre uma reação de oxirredução que dará origem a duas substâncias simples, o sódio metálico (Na) e o gás cloro (Cl2).

Bibliografia:

Atkins, P.W., Jones, L., Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente 5ª ed., Porto Alegre: Ed. Bookman, 2012.

Usberco J., Salvador E., Química Geral, 12ª.ed., São Paulo: Saraiva, 2006.

http://docente.ifsc.edu.br/michael.nunes/MaterialDidatico/Analises%20Quimicas/Quimica%20Geral/substacncias-puras-e-misturas-parte-1.pdf

http://www2.eesc.usp.br/netef/Oscar/Aula4t.pdf