O que é santificação defina de acordo com o significado do termo e de acordo com as Escrituras

6 – Os deveres dos cristãos com as autoridades civis são: obedecer, sujeitar e o mais importante, orar pelas autoridades pois foram instituídas por Deus.

7 – A vida profissional afeta a vida pessoal, familiar e a igreja, pois dela vem o sustento dos outros três, o sustento de nossa família e o dizimo para sustentar a casa de Deus. Porém, vai além do sustento. Afeta também na evangelização através das atitudes corretas. Como nossos colegas nos veem? Somos visto como servos fiéis a Deus? Quantas almas ganhamos em nosso trabalho através nosso testemunho, conduta?

8 – Os direitos dos Empregados são conceder seus serviços conforme foi contratado, uso integral de suas habilidades. Seus deveres são respeitas seus superiores, trabalhar com merecimento real pelo salário.

Os direitos dos Empregadores são receber os serviços e habilidades contratados e seus deveres são tratar o trabalhador com respeito, pagar o salário corretamente.

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

VIVÊNCIA CRISTÃ

AUTO ATIVIDADE DO CAPÍTULO 3

NOME: ROSANGELA DE JESUS FREITAS

SÉRIE: DATA DE ENTREGA: 25/03/2017

[pic 1]

QUESTÕES:[pic 2]

1 – [pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19]

2 – Os dois grupos são as Obras da carne e Frutos do Espírito. Devemos conhecer os dois grupos e nos corrigir para não permitirmos que as Obras da carne tomem as nossas atitudes e nos afastem de Deus. A vida do cristão deve ser baseada nos Frutos do Espírito para permanecer nos padrões de Deus.

3 – As obras da carne são: Prostituição, Poligamia, Orgia, Lascívia (prazer carnal) – que estão relacionadas à vida sexual. As outras são: Impureza, Idolatria, Feitiçaria, Inimizades, Contendas, Ciúmes, Ira, Facções (discórdia), Dissenções (discórdia entre irmãos), Partidos (panelinhas), Inveja, Bebedice.

4 – As obras da carne são pecados totalmente contrários aos Frutos do Espírito e nos afastam de Deus. Elas provêm do homem e são estimuladas pelas forças espirituais da maldade para satisfazerem apenas a carne e trazem graves consequências. Já os Frutos do Espírito são virtudes que provem de uma ação divina e nos aproximam de Deus. O papel do homem é de se entregar ao poder de Deus para ser transformado e tornar-se cada dia mais parecido com Cristo.

5 – As características do fruto do Espírito são; Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Domínio Próprio.

- Paz: É manter-se tranquilo independente da situação. É a paz que vem de Deus;

- Longanimidade: Manter o ânimo mesmo nos problemas, porque confia na providência divina;

- Benignidade: Ser compreensivo, generoso,

- Fidelidade: Ser leal, honesto, confiável.

6 – As áreas que o cristão deve exercer autocontrole são: Controle da língua; Controle da mente; Controle dos hábitos cotidianos. Para nossa mente não ser invadida pelo mal devemos buscar o Espírito Santo para que Ele nos mantenha puros.

7 – Excelência Moral: ser Ético; Conhecimento: conhecer a vontade de Deus; Perseverança: manter a fé mesmo nas dificuldades; Piedade: adorar e servir a Deus; Fraternidade: decisão de amar o próximo.

8 – As qualidades se desenvolvem quando uma complementa a outra até o total desenvolvimento do caráter cristão.

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

VIVÊNCIA CRISTÃ

AUTO ATIVIDADE DO CAPÍTULO 4

NOME: ROSANGELA DE JESUS FREITAS

SÉRIE: DATA DE ENTREGA: 25/03/2017

QUESTÕES:

1 – Significado do termo: Santificação é uma escolha voluntária em viver separado do pecado; Quanto mais nos aproximamos de Deus mais nos afastamos do pecado.

– Escrituras: Santificação é a vontade de Deus para todos que se achegam a Ele. É viver segundo a vontade de Deus.

2 – O alcance da Santificação deve ser afetar a totalidade do homem, corpo, alma e espírito, e assim viver segundo a vontade de Deus. Ela deve atingir a glória

3 – É a soberania de Deus sobre o mundo em geral, o governo de Deus sobre todas as coisas e sobre nossas vidas.

4 – O uso do termo Reino dos Céus era para que o nome de Deus não fosse utilizado de qualquer modo. Mas, tanto Reino dos Céus como Reino de Deus são relativos ao mesmo Reino.

5 – Continuar a obra de Cristo, orar e interceder uns pelos outros, apresentar o Reino de Deus para as pessoas, aceitar e obedecer a vontade de Deus, isto é, ao Seu governo, são alguns deveres do cristão.

6 – As duas formas de cumprimos nossa responsabilidade na expansão do Reino de Deus é orando, intercedendo e anunciando o Reino de Deus a outras pessoas. Devemos praticar o IDE que está em Mt 28: 19-20.

7 – Os deveres do cristão são: Buscar primeiro o reino e a justiça de Deus; Os direitos são: E todas as coisas serão acrescentadas.

8 – Devemos entender o aspecto legal da justiça de Deus como sendo a nossa salvação em Cristo. É a obra da redenção. Recebemos a salvação quando aceitamos Jesus.

9 – Devemos entender o aspecto experimental da justiça de Deus como sendo o trabalhar do Espírito Santo em nós depois que aceitamos Jesus. Depois que somos novas criaturas depois do batismo e queremos, verdadeiramente, ser transformados. Quando damos lugar e as nossas atitudes estão voltadas para o crescimento espiritual.

10 – Justiça. Observar a justiça de Deus como modelo de ética para todos os setores de nossa vida. Deus nos

A santificação é a dedicação a Deus, se separando do pecado. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu senhor e salvador, acontece a santificação. Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus.

Quando acontece a santificação?

A Bíblia fala da santificação como uma coisa que já aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer.

  • Fomos santificados – no momento em que você aceita Jesus em sua vida, você é santificado. A sua vida é dedicada a Deus, não mais ao pecado. Você agora é santo. - 1 Coríntios 1:2; 1 Coríntios 6:11
  • Estamos sendo santificados – a santificação é também uma coisa progressiva na vida do crente, transformando o seu caráter para ser mais e mais como Jesus. Com o tempo Deus vai lidando com os diferentes problemas e pecados na nossa vida. À medida que o relacionamento com Deus se vai aprofundando, Ele vai mostrando áreas da vida que precisam ser transformados e ajuda a mudar. É um crescimento. - 2 Coríntios 3:18; 2 Coríntios 7:1
  • Vamos ser santificados – quando Jesus vier nos buscar, seremos completamente santificados, livres de todo o pecado e impureza. Aí teremos sido aperfeiçoados viveremos eternamente com Cristo. - 1 Tessalonicenses 5:23-24

Veja também: o que é ser santo?

Como posso ser santificado?

Se você aceitou Jesus como seu salvador, você já foi salvo e santificado. Para crescer em santificação, você precisa deixar Deus trabalhar em sua vida, mesmo nas áreas mais secretas e doloridas. É Deus quem santifica você, pela ação do Espírito Santo (2 Tessalonicenses 2:13). O Espírito nos ajuda a resistir à tentação e a vencer o pecado. Sem a ajuda do Espírito Santo, sua vida não vai mudar.

Se você quer ser cada vez mais santificado, você precisa estudar a Bíblia. Não é só ler, é procurar entender e aplicar à sua vida. A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.

Quer saber mais? Leia aqui: como devemos nos santificar?

Mas o mais mais importante para a santificação é a fé. Se você acredita que Jesus pode mudar sua vida e você vai entregando todas as áreas da sua vida a Ele, então Ele pode transformar sua vida. O processo de santificação permite a você viver toda a abundância de vida que Deus prometeu. Você só precisa deixar Ele agir e seguir Sua direção.

Resposta

Jesus tinha muito a dizer sobre santificação em João 17. No versículo 16, o Senhor diz: "Eles não são do mundo, como eu também não sou", e isso é antes de seu pedido: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." Santificação é um estado de separação para Deus; todos os crentes entram neste estado quando são nascidos de Deus: "É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção" (1 Coríntios 1:30). Esta é uma separação que acontece de uma vez por todas, eternamente a Deus. É uma parte intrincada da nossa salvação, a nossa ligação com Cristo (Hebreus 10:10). A santificação também se refere à experiência prática dessa separação para Deus, sendo o efeito da obediência à Palavra de Deus na vida de alguém e deve ser ardentemente buscada pelo crente (1 Pedro 1:15, Hebreus 12:14). Assim como o Senhor orou em João 17, a santificação tem em vista a separação dos crentes para a finalidade pela qual foram enviados ao mundo: "Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade" (v. 18, 19). Que Ele se separou para o propósito pelo qual foi enviado é tanto a base quanto a condição do nós mesmos sermos separados para o motivo pelo qual fomos enviados (João 10:36). A santificação de Cristo é o padrão e o poder para a nossa. O envio e a santificação são inseparáveis. Por causa disso os crentes são chamados de santos, hagioi, no grego: "os santificados". Enquanto anteriormente o seu comportamento dava testemunho da sua posição no mundo em separação de Deus, agora o seu comportamento deve ser testemunho da sua posição diante de Deus em separação do mundo. De acordo com as Escrituras, a palavra "santificação" tem mais um sentido. Paulo ora em 1 Tessalonicenses 5:23: "Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." Paulo também escreve em Colossenses da "esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho" (Colossenses 1:5). Logo depois, ele fala do próprio Cristo como "a esperança da glória" (Colossenses 1:27) e então menciona o fato dessa esperança quando diz: "Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória" (Colossenses 3:4). Este estado glorificado será a nossa separação definitiva do pecado, ou seja, alcançaremos a santificação total em todos os aspectos. "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é" (1 João 3:2). Para resumir, a santificação é sinônimo de santidade, a palavra grega para ambas significa "uma separação", de primeira uma separação posicional de uma vez por todas a Cristo em nossa salvação; em segundo lugar, uma santidade prática progressiva na vida de um crente enquanto aguarda o retorno de Cristo e, finalmente, uma separação permanente do pecado quando chegarmos ao céu.