1. (ETAPA SP/2006) Sobre o islamismo, pode-se afirmar que: a) foi uma reação dos povos árabes contra as tentativas de cristianização movidas por missionários jesuítas. b) como o budismo, originou-se na Índia e veio a se constituir em importante crença religiosa entre os povos do Oriente. c) tanto quanto o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta que fundamenta-se em um texto considerado sagrado. d) é tão antigo quanto o judaísmo e, como ele, reverencia um ancestral comum, Abraão. e) foi uma poderosa crença religiosa no passado e, presentemente, como as demais crenças religiosas, tem assistido à diminuição do número de novos adeptos. 2. (UFRN/2000) A expansão do Império Muçulmano, durante a época medieval, está ligada ao crescimento do Islamismo. Pode-se afirmar, também, que a expansão muçulmana: a) criou um intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento da produção, a difusão de técnicas e a propagação de mercadorias. b) exerceu uma grande influência sobre as crenças do Oriente, sendo a principal fonte de desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino. c) decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produção de seda, comercializada pelas tribos da Península Arábica. d) resultou de um processo de unificação político-administrativa das diversas tribos arábicas que lutavam contra a dominação da Igreja Católica. 3. (UNIFOR CE/2002) O Islamismo, religião de grande importância na Unificação dos árabes, tem como fundamento o: a) politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá. b) fato de sua concepção ser vinculada exclusivamente aos árabes, não podendo, portanto, ser professado pelos povos inferiores. c) princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte. d) monoteísmo, influência do Cristianismo e do Judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. e) culto aos deuses das tribos árabes e a aceitação da ideia de que o poder político e o religioso deveriam concentrar-se nas mãos de uma única pessoa, descendente da dinastia abássida. 4. (UFPB/2005) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a Península Ibérica (atuais Portugal e Espanha). Considerando o domínio árabe-muçulmano e suas relações com o Ocidente, assinale as afirmativas a seguir, com V as verdadeiras e com F, as falsas: (__) O Ocidente organizou as Cruzadas, expedições militares constituídas pelos reinos cristãos europeus, com o apoio da Igreja Católica, para refrear a expansão do Islamismo. (__) Os árabes-islâmicos, durante o seu domínio na Península Ibérica, contribuíram na construção de uma sociedade mais tolerante, ao equipararem o status de judeus e cristãos. (__) Os árabes-islâmicos defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região de população cristã de origem romanogermânica, bastante pluralista e desenvolvida nas ciências e nas artes. (__) O domínio árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a liberdade de culto, não impondo a crença nos valores do Islão. (__) O tratamento dado pelos árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos cristãos, durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura a obras provenientes de culturas de povos considerados “infiéis”. A sequência correta é: a) FVVFF b) FFVFV c) VVVFF d) VFFVF e) VVFVF 5. (FGV/2000) O surgimento do Islamismo permitiu à Arábia: a) consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de seu Império; b) o fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta moderna; c) a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos; d) centralizar os diversos Califados e, portanto, a expansão do politeísmo islâmico por todo o Mediterrâneo; e) unificar apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os interesses comerciais dos diversos Califados em conflito. 6. (UFT TO/2012) Os mercadores e autoridades de Meca, para quem o culto aos ídolos era uma fonte de lucro, não aceitaram o monoteísmo de Maomé e passaram a persegui-lo. Maomé e seus seguidores fugiram para Yatreb (atual Medina), a 400 quilômetros de Meca, onde fundou uma comunidade de fiéis em 622 d.C. Esse episódio que marca as origens do islamismo ficou conhecido como: a) Ramadã b) Jihad c) Muazin d) Khaid e) Hégira 7. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento: a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões. b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos. c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá. d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte. e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores. 8. (Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como: a) politeístas e monoteístas b) sunitas e xiitas c) cristãos e muezins d) sunitas e cristãos e) xiitas e politeístas GABARITO
Lista de 15 exercícios de História com gabarito sobre o tema Origem e Expansão do Islã com questões de Vestibulares. Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Idade Média . Pré-História Egito Antigo Fenícios Grécia Antiga Hebreus Mesopotâmia PersasImpérios africanos Roma Antiga FeudalismoImpério Bizantino Origem e Expansão do Islã América Espanhola América ContemporâneaDitaduras Na América Latina: Século XX Guerra das Malvinas Independência da América Espanhola Peronismo Civilizações Pré-Colombianas Revolução CubanaRevolução/Independência Haitiana Revolução Mexicana Absolutismo Absolutismo FrancêsAbsolutismo Inglês olonização da América Inglesa Expansão Marítima Europeia Guerra de SecessãoGuerra dos Sete Anos IluminismoIndepend. dos Estados Unidos Liberalismo Reforma Protestante RenascimentoRevoluções Inglesas Apartheid na África do Sul Conflito árabe-israelense Conflitos no Líbano, Irã e IraqueCongresso de Viena Crise de 1929 Descolonização Afro-asiáticaEra Napoleônica Fascismo Fim da URSS Franquismo Guerra Do Vietnã Guerra FriaIndependência Da Índia q Movimento Hippie ContraculturaNazismo Primavera de Praga Primeira Guerra MundialRegimes totalitários Revolução Chinesa Revolução dos Cravos Revolução FrancesaRevolução Industrial Revolução Islâmica Revolução Russa Segunda Guerra Mundial Tratado de Versalhes Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens
1. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
2. (Unesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
3. (Unesp) As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:
4. (ENEM) Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como:
5. (Unesp) Assinale a alternativa correta sobre a civilização muçulmana durante o período medieval:
6. (UFRN) A política expansionista dos árabes, durante os séculos VII e VIII d.C., possibilitou-lhes o contato cultural com diferentes civilizações. Com relação ao tratamento dado a essas civilizações, os árabes:
07. (UNESP) Examine a iluminura extraída do manuscrito Al-Maqamat, de Abu Muhammed al-Kasim al-Hariri, 1237. A imagem pode ser associada à tradição dos conhecimentos desenvolvidos no mundo árabe-islâmico durante a Idade Média e revela
08. (UNIVESP) No mundo islâmico medieval, se mantinham numerosos elementos não muçulmanos na população e, dentre eles, judeus e cristãos se beneficiavam de um estatuto particular: “povos da Bíblia”. Eram considerados como sendo crentes do mesmo deus, ainda que lhes faltasse a revelação suprema e derradeira, a de Maomé. (George Tate. O Oriente das Cruzadas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. Adaptado) O trecho apresenta uma característica fundamental do mundo árabe islâmico no contexto da expansão muçulmana, corretamente identificada como
09. (UEMG) Durante a Idade Média, no ano de 570, nascia Maomé, conhecido por ser o profeta de Alá. Desde a sua morte até o século XXI a crença em Alá tem sido difundida pela fé Islâmica que é, até hoje, predominante no norte da África e na Península Arábica. Em 711, a expansão islâmica conquistara espaço na Europa Ocidental. Quase toda a Península Ibérica fica sob o poder do Califado. O que detém o avanço Islâmico é
10. (UPE) O islã é hoje uma religião, que, como o cristianismo, se estende por toda a superfície da Terra, sem distinção de raças nem de nações. Mas, diferentemente de outros credos, teve uma expansão muito rápida, e um século depois da morte do seu Profeta, Maomé, os fiéis do islã já se encontravam em grande parte do Antigo Continente, do Saara e dos Pireneus às planícies da Ásia Central e ao Índico.
11. (Unioeste) “Os padrões islâmicos de moralidade e as normas que regulam a vida cotidiana são fixados pelo Alcorão, que os muçulmanos acreditam conter a palavra de Alá, tal como revelada a Maomé […]. O estado islâmico era uma teocracia, em que governo e religião eram inseparáveis[…].” PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. 3ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2002, p.148-149. Considerando o texto transcrito acima sobre a criação do Islã e a expansão muçulmana, é correto afirmar que
12. (UFT) Os mercadores e autoridades de Meca, para quem o culto aos ídolos era uma fonte de lucro, não aceitaram o monoteísmo de Maomé e passaram a persegui-lo. Maomé e seus seguidores fugiram para Yatreb (atual Medina), a 400 quilômetros de Meca, onde fundou uma comunidade de fiéis em 622 d.C. Esse episódio que marca as origens do islamismo ficou conhecido como:
13. (UNICAMP) A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. (Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.) Sobre a presença islâmica na África é correto afirmar que:
14. (UNIVAG) O Estado Islâmico, grupo criado no Iraque em 2004, propõe recriar o califado – estrutura de governo islâmica, extinta em 1924. O califado surgiu após a morte do profeta Maomé, quando se tornou necessário escolher o seu sucessor (califa). Sob esta forma de governo se deu a grande expansão muçulmana na Idade Média que, diferentemente dessa organização atual,
15. (FACERES) Leia o trecho abaixo. “Pouco tempo depois, sentindo que sua pregação chegava ao fim, Maomé decide fazer uma última peregrinação a Meca, designada desde então com o nome de peregrinação do adeus. Ela ocorre em março de 632: ‘Hoje concluí Vossa religião e realizei minha graça em relação a Vós. Recebi para Vós o islã como religião’. Ao retornar para Medina, o profeta de 63 anos adoece e morre em junho de 632, no décimo ano da hégira. Ele é enterrado em Medina, local onde viveu durante o exílio. A nomeação de Abu Bakr, seu fiel companheiro, como califa (sucessor, em árabe), marca o fim do ‘islã do profeta’ e início do ‘islã histórico’ dos quatro grandes califas”. (CHEBEL, Malek. As três vidas de Maomé. História Viva, n. 8, jun. 2004). A respeito do islamismo, é correto afirmar que:
|