Dor no nariz como se tivesse entrado água

Boa noite Ardência nasal não é um sintoma comum no quadro de Covid 19

Vc deve marcar uma consulta com otorrino para diagnosticar a causa e um possível tratamento para seu quadro

Auxílio médico é essencial para diagnosticar e tratar a doença, evitando que ela incomode a sua rotina

Mudanças de temperatura, clima seco e poluição no ar podem causar os sintomas da sinusite. No verão, essa combinação acontece com ainda mais frequência e tende a provocar crises dessa doença incômoda.

Dor no nariz como se tivesse entrado água

A sinusite é consequência do acúmulo de secreções nos seios da face. Ele provoca aquela sensação de congestão e, quanto mais secreção no interior do nariz, testa e maxilares, mais desconforto o paciente sente devido à pressão na região.

A doença pode se originar a partir de uma alergia, um vírus, uma bactéria ou um fungo. Quase sempre ela é precedida por um resfriado, que inflama as mucosas nasais (rinite). É por isso que o termo correto, na verdade, é rinossinusite.

Na maioria das vezes ela é crônica, seja de forma permanente ou recorrente, mas também pode acometer o paciente de forma abrupta e de curta duração, se caracterizando como uma doença aguda.

Felizmente, conhecendo a causa da sinusite, é possível tratar e obter bons resultados, impedindo que as crises aconteçam com muita frequência a ponto de interferir no seu dia a dia.

Para isso, a avaliação médica é essencial. Exames clínicos e físicos muitas vezes já são suficientes para o diagnóstico, embora o raio x ou a tomografia sejam aliados para desvendar as causas e iniciar o melhor tratamento, pois os antibióticos devem ser evitados ao máximo.

Dor no nariz como se tivesse entrado água

Os sintomas da sinusite que devem ser levados em consideração para procurar auxílio médico, e também para o profissional da saúde confirmar a doença, são:

Dor de cabeça

São raros os casos de sinusite que não manifestam esse sintoma em sua fase aguda. A pressão das secreções nos seios da face causa dores agudas, por vezes lancinantes, que piora ao inclinar a cabeça.

A dor pode se manifestar na região maxilar (sinusite maxilar), entre os olhos e o nariz (etmoidal), na testa (frontal) e na lateral da cabeça, inclusive na região dos dentes caninos (esfeinodal).

No consultório, o médico pode receitar um analgésico para evitar as dores, e um anti-inflamatório para diminuir a inflamação e, consequentemente, a pressão na face.

Corrimento e congestão nasal

Congestão é um dos principais sintomas da sinusite! As secreções que se acumulam nos seios da face precisam ser eliminadas de alguma forma. É por isso que o nariz fica congestionado e exalando secreções espessas, que podem ser brancas, amarelas ou esverdeada.

O médico pode recomendar uma lavagem nasal para umedecer o muco e auxiliar a sua movimentação.

Saiba qual é a diferença entre o purificador e o desumidificador Sterilair, eles poderão te ajudar mais do que você imagina!

Tosse

A tosse é um dos primeiros sintomas da sinusite. Ela fica mais evidente quando o paciente está deitado, pois as secreções caem na faringe e provocam a reação de tossir para que o organismo remova esse corpo estranho.

Nesses casos, quase sempre a tosse é seca, ou seja, o indivíduo não elimina nenhum tipo de secreção.

Febre

Quando os seios faciais inflamam, a temperatura corporal aumenta levemente porque o seu sistema imunológico está se preparando para combater a infecção. Nos casos de sinusite viral ou bacteriana, pode haver febre de até 38 graus Celsius.

Quando o paciente apresenta febre, a busca de um médico é essencial, pois a falta de tratamento pode agravar o quadro.

Desconforto na região dos olhos

Dor no fundo dos olhos, inchaço, sensibilidade à luz, visão embaçada e lacrimejamento são alguns sintomas da doença, causados devido a inflamação dos seios nessa região da face e ao bloqueio da passagem das secreções.

Se a doença não for tratada, ela pode causar até mesmo a perda de visão devido à pressão sobre o nervo óptico e à formação de abscessos.

Evite!

Os sintomas da sinusite podem ser evitados com alguns cuidados no dia a dia. Saiba o que fazer para se precaver da doença nessa estação:

– Apesar de ser uma época de muito calor, procure não permanecer por longos períodos em locais com ar condicionado, que deixa o ar seco e que pode propagar agentes que desencadeiam a doença.

– Invista em um esterilizador de ar para purificar o ar no ambiente que você está. Já existem opções práticas e acessíveis para que você deixe no quarto ou no escritório, por exemplo.

– Sempre que possível, deixe o ar circular e a luz natural entrar. Abra portas, janelas e cortinas para que o ambiente fique fresco e livre de poeira, bactérias, vírus e fungos.

– Remova possíveis focos que possam desencadear uma crise, como mofo nas paredes, tapetes sujos e poeira nos móveis.

– Use produtos específicos para a limpeza de locais onde possa haver acúmulo de substâncias que causam as irritações . Eles são mais eficientes para remover odores, resíduos da poeira, pêlos de animais, etc.

– Diariamente, use um aspirador de pó ou um pano úmido para remover o excesso de sujeira da casa, isso ajuda a remover os agentes alergênicos espalhados pelo ar.

– Hidrate-se. A hidratação ajuda as secreções do corpo a se movimentarem e, ainda, a água é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico

Autor: Tainá Fantin.


"Doutor, eu tenho sinusite..." Você já disse isso um dia? Já ouviu alguém dizer isso? Certamente sim. Na maioria das vezes, quando o paciente diz que tem sinusite, está imaginando que sinusite é uma doença como diabetes ou pressão alta, que não têm cura e podem apenas ser controladas. Ou seja, imagina que vai ter sinusite para o resto da vida. É um erro. Sinusite é uma infecção que pode ser curada e erradicada com tratamento adequado. Também é um erro pensar que sintomas de gripe associados a dor de cabeça sejam sinônimos de sinusite. Sim, você pode estar com o nariz entupido e uma baita dor de cabeça e não estar com sinusite. Abaixo estão listadas algumas perguntas, as mais ouvidas nos consultórios. Espero que elas sirvam para tirar suas dúvidas, ou mesmo confirmar o que você já sabia.

"Por que o título desse artigo é ´rinossinusites´ e não simplesmente ´ sinusites´?"

Rinossinusite é um termo mais adequado, por ser auto-explicativo. Rino é relativo a nariz, sinus é relativo a seios e ite, relativo à inflamação. A rinossinusite é uma doença que afeta o nariz e os seios paranasais. Seria impossível uma doença afetar somente os seios paranasais sem afetar o nariz, porque eles estão em continuidade.

"O que são seios paranasais?"

São cavidades ósseas que se comunicam com o nariz e se localizam em diversos pontos da face e atrás dos olhos. É como se o nariz fosse um saguão central que tivesse comunicação direta com outras salas, que seriam os seios paranasais. Eles são, na maioria das pessoas, em quatro pares: seios maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais. A grosso modo, os seios maxilares ficam abaixo dos olhos; os frontais, na testa; os etmoidais, entre os olhos; e os esfenoidais, também entre os olhos, mas bem atrás. Apesar de serem cavidades no osso, assim como é o nariz, eles são revestidos por mucosa, como o revestimento da parte de dentro do nariz, e nessa mucosa existem cílios que empurram a secreção dos seios para o nariz.

"Por que ocorre a sinusite?"

A sinusite ocorre quando há acúmulo de secreção dentro de qualquer um dos seios paranasais, propiciando a proliferação de bactérias. Esse acúmulo acontece por vários motivos, mas acredita-se que a causa principal seja o entupimento dos hostes dos seios. É como se a porta da sala que dá para o saguão central estivesse fechada ou apenas entreaberta, e não totalmente aberta como deveria estar. Desse modo, a secreção não pode sair do seio paranasal e ir para o nariz, ou sai muito lentamente e acaba se acumulando.

"Como posso saber se estou com sinusite?"

Você pode ter os mesmos sintomas de uma gripe comum, como nariz entupido, nariz escorrendo, dor de cabeça ou sensação de cabeça pesada, além de mal estar, enjôo, mau cheiro no nariz e até dores pelo corpo. Mas esses sintomas são os mesmos de qualquer doença infecciosa, quando ela está no começo, desde gripe comum até meningite, pneumonia e dengue. Não se assuste, na esmagadora maioria dos casos é só gripe mesmo. Mas se os sintomas são muito fortes, não melhoram com o uso de analgésicos comuns ou continuam piorando após 5 dias, você deve procurar seu médico.

"Por que você diz que sinusite NÃO é uma doença que sempre volta, se vira e mexe meu nariz fica entupido e minha cabeça dói?"

Como já disse, sinusite é uma infecção que pode ser curada/erradicada com o tratamento adequado. Se você fica sempre com o nariz entupido e dor de cabeça, ou fica resfriado com muita freqüência, você pode ter outra doença, como rinite por alergia ou irritação. Doenças assim podem provocar obstrução nasal e cefaléia devido ao inchaço das mucosas. Nesses casos, você deve consultar seu médico para que ele faça o diagnóstico correto.

"Qual é o tratamento pra sinusite? Antibióticos?"

O tratamento é feito com antibióticos, para combater as bactérias. Mas existem alguns casos em que somente o antibiótico não basta e é necessário fazer uma cirurgia, a sinusectomia. Lembra dos óstios, que eram as portas que comunicavam o saguão central com as outras salas? Na cirurgia isso é feito. Os óstios são abertos com instrumentos cirúrgicos, para que as portas fiquem bem abertas e o catarro saia e não se acumule. Geralmente a cirurgia é feita toda por dentro do nariz, e não ficam cicatrizes. Para pacientes especiais, como diabéticos ou os que estão fazendo quimioterapia, é necessário, às vezes, dar tratamento diferenciado, porque neles a doença pode ser mais agressiva, progredir mais rápido e ter outras causas, como fungos.

"Por que às vezes o médico pede raio-X e às vezes não?".

O mais importante de tudo é o que o paciente conta para o médico. Baseado nos dados que o paciente fornece (como início do tempo da dor, quando melhora, quando piora, onde é, como é, etc) e no exame do nariz, o médico faz seu diagnóstico. Se mesmo assim há DÚVIDA, o médico pode recorrer a exames, como fibroscopia, que ajuda inclusive a fazer um diagnóstico mais preciso porque mostra o local da infecção. O RX, de modo geral, não é muito útil em rinossinusites

"E enquanto o antibiótico não faz efeito, o que eu posso fazer para aliviar meus sintomas?"

Você pode usar analgésicos comuns ou antiinflamatórios, mas tome cuidado com automedicação. Tomar um remédio inadequado pode lhe dar efeitos colaterais como hemorragias e dor de estômago. Mas além de tomar remédios pra dor, você pode ainda fazer uma coisa que não só vai aliviar a obstrução do seu nariz como vai ajudar a acelerar a cura da doença. Basta fazer lavagem nasal, com soro fisiológico, várias vezes ao dia. A lavagem nasal com soro é muito útil porque ajuda a retirar o catarro acumulado no nariz.

"A sinusite pode se tornar uma doença grave?"

Sim, assim como qualquer outra doença, ela pode se agravar, principalmente se não for tratada, e causar inchaço do olho e até mesmo perda de visão.