Do carnaval pra páscoa são quantos dias

Fiel à sua doutrina, todos os anos a Igreja católica combate com veemência os excessos cometidos pelos foliões durante a maior festa popular do Brasil, o carnaval. O que pouca gente sabe é que esta folia pagã tem o seu calendário definido em conseqüência de um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja católica.

Por essa metodologia, a igreja, primeiro, define uma de suas datas mais sagradas, o domingo de Páscoa, quando comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A partir daí, chega-se ao domingo de carnaval com uma fórmula simples: contam-se retroativamente sete domingos.

É exatamente por isso que o domingo de Páscoa e o carnaval são datas móveis, ao contrário de outros feriados, fixos, a exemplo do 21 de abril (morte de Tiradentes), 7 de setembro (Independência), 2 de novembro (Finados) ou 15 de novembro (Proclamação da República).

Lua cheia eclesiástica

Como regra básica, a Páscoa tem de cair no primeiro domingo após a lua cheia que seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte. O equinócio marca o início da primavera - geralmente, a 21 de março. No entanto, a Igreja católica se baseia em projeções sobre o satélite feitas no início da Idade Média, que já não coincidem com o ciclo lunar real. Assim a Páscoa depende da chamada "lua cheia eclesiástica".

Durante muitos séculos, os fiéis e os próprios representantes da Igreja católica encontraram muitas dificuldades para entender e explicar a fixação do calendário da Páscoa e do próprio carnaval porque havia uma discrepância muito grande entre as datas.

Somente com a entrada em vigor do atual calendário, o gregoriano, criado pelo papa Gregório 13 (1502-1585), no século 16, é que o domingo de Páscoa passou a cair obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril. A partir destas duas referências, os responsáveis pela organização do carnaval podem programar a festa com muita antecedência.

A instituição do calendário gregoriano aconteceu em 1582. Alertado por astrônomos sobre algumas imprecisões no calendário juliano, a Igreja católica suprimiu dez dias (de 5 a 14 de outubro) daquele ano para efetuar o ajuste no tempo. Ou seja: as pessoas foram dormir no dia 4 de outubro e acordaram no dia 15.

Carnaval fixo

A partir da década de 70, empresários e agentes hoteleiros que trabalham principalmente em cidades turísticas, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, iniciaram um movimento, para determinar uma data fixa para a folia carnavalesca, sob a alegação de que a festa móvel traz prejuízos econômicos ao país.

Mesmo sabendo da data com anos de antecedência, muitos turistas estrangeiros não conseguem vir ao Brasil porque não estão de férias no período carnavalesco. De acordo com os empresários, com uma data fixa, os turistas e os milhões de brasileiros que gostam do carnaval poderiam se programar para participar da festa. Por enquanto, eles ainda não obtiveram sucesso. Prevalece a tradição católica.

Quaresma começaria em Quarta-feira de Cinzas, data limite para poder fazer qualquer tipo de festa, motivo por que foram tiradas três dias antes de Quarta-feira de Cinzas para celebrar o que foi chamado carnaval ou festa para retirar a carne.

El carnaval está consertado 40 dias antes Semana Santa, Também conhecido como Semana do Turismo.

A tradição de celebrar carnaval ainda está muito vivo em muitos países da Europa e da América. o data Sua celebração é variável, já que se estabelece 40 dias antes da festa cristã do Domingo de Ramos, e isso não depende do calendário gregoriano (exclusivamente solar), mas do antigo calendário solar / lunar.

La emprestado É um período de 40 dias marcado pela preparação para a celebração da Páscoa e da Paixão de Jesus. o carnaval nasce associado com emprestado. Desde durante o emprestado todas as atividades de entretenimento deveriam ser suprimidas, carnaval constitui uma concentração de atividades recreativas.

É INTERESSANTE:  Pergunta: O que Cristo sofreu na cruz?

Dias Festivos

Terça-feira de carnaval é um feriado em que prevalecem as festas, desfiles e fantasias. É considerado feriado em Argentina e o encerramento das comemorações de carnaval, não tem um data fixado no calendário de feriados, por o que todo ano é mudanças de data.

Uma vez que o domingo é definido, 40 são contados dia de volta e é assim que você consegue a quarta-feira de cinzas; a dia acima, terça-feira, é a chamada terça-feira de carnaval (O dia que termina o carnaval, quando ocorre o Enterro da Sardinha) e na semana anterior será, então, a semana de carnaval.

Argentina está às portas do primeiro feriado extra longo de 2021. É sobre a festa de carnaval que, de acordo com o calendário divulgado pelo Governo Nacional no final do ano passado, cae Segunda-feira, 15 de fevereiro e terça-feira, 16 de fevereiro. Feriados de carnaval eles são considerados imóveis.

Quando o Carnaval é celebrado?

Entre a segunda e a terceira semana de fevereiro, para além das comemorações do Dia dos Namorados, realiza-se uma festa cada vez mais difundida em todo o território nacional: a carnavais. Durante esses dias, as ruas de todo o país se eles se enchem de alegria, música e cor com danças e fantasias de todos os tipos.

Também é comemorado este Quarta-feira, coincidindo com o Quarta-feira de Cinzas. Esta celebração é uma forma de dizer adeus ao carnaval, em que a devassidão deste feriado passa pela estaca para que tudo volte à "ordem natural" (novamente de acordo com a doutrina religiosa).

É INTERESSANTE:  Qual era o nome da mulher infiel do profeta Oséias?

Como todos descobrimos na infância o Carnaval muda de data todo ano, sendo comemorado em fevereiro ou março, em dias que pouco se repetem nos anos seguintes.

O por que disso, não tem a ver – diretamente – com essa festa pagã, mas sim com uma data muito especial para a Igreja Católica: a Páscoa.

Páscoa é comemorada sempre num determinado domingo do calendário, marcando a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias após sua crucificação.

O Carnaval, palavra derivada da expressão latina Carne Levare e que significa Abstenção de Carne, é a véspera da Quarta-feira de Cinzas, dia que se inicia a exigência da abstenção de carne, o chamado Jejum Quaresmal. Assim a festa do Carnaval marca os três dias que antecedem a abstinência de carne que a quaresma requer.

Mas como se calculam tais datas, chamadas de datas móveis do calendário?

Cálculo da data da Páscoa

O cálculo da data da Páscoa é importante para a marcação de todos os feriados móveis cristãos. Por exemplo, a terça-feira de Carnaval ocorre 46 ou 47 dias (quando o ano for bissexto) antes do domingo de Páscoa. A Quaresma, marca os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos. Já o domingo de Pentecostes acontece 49 dias depois da Páscoa.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre depois do Equinócio do Outono no hemisfério sul (ou da Primavera no hemisfério norte).

Retrocedendo-se 46 dias no calendário, chega-se à Quarta-feira de Cinzas, e portanto os três dias anteriores são o período das festas do Carnaval.

O que são os Equinócios?

Os equinócios marcam o início das estações do outono (no Sul) e primavera (no Norte) e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra. Nesses eventos, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, iluminando então, de forma igualitária, os dois hemisférios.

Uma definição mais precisa determina que esse é o momento em que o Sol cruza o equador celeste.

São os únicos dias do ano em que os dias e as noites têm a mesma duração. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro. No ano de 2022 esse equinócio cai no dia 20 de março.

O carnaval é uma data incluída no calendário cristão, no entanto se trata de uma festa de origem pagã. Muitas pessoas possuem uma dúvida quanto a data da comemoração, já que ela muda todo ano. Antes de explicarmos a razão destas mudanças é importante destacarmos que o carnaval pode ser um feriado ou ponto facultativo, sendo determinado por cada estado, ou município, através de um decreto.

Já sabemos que o carnaval pode cair em fevereiro ou até março, e essa data está subordinada à Páscoa do calendário cristão, quando se tem a chamada “liberdade” que antecede a Quaresma.

O carnaval deve encerrar na véspera da Quarta-feira de Cinzas e, deste modo, também se inicia aquele período de abstenção de carne. Como sabemos, a Quaresma são 40 dias até a Sexta-feira Santa, dia que se lembra a morte de Jesus Cristo. Dois dias depois ocorre a Páscoa, antiga festa Judaica que foi incorporada ao calendário cristão, para comemorar a ressurreição de Cristo.

Desta maneira, quando se estabelece a data do carnaval, é considerado os 7 dias que antecedem a Páscoa, ou seja, o Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

A chamada Semana Santa tem início justamente no Domingo de Ramos. Logo, os 40 dias que antecedem a Páscoa é na terça-feira de carnaval. São basicamente 7 domingos antes da Páscoa e, por isso, ocorrem mudanças para ajustes do calendário.

Até aqui já entendemos que o carnaval deve ser em um determinado prazo antes da Páscoa, mas a pergunta que não se cala é a seguinte: quando e como é definida a Páscoa?

A Igreja Católica Apostólica Romana definiu como base para a Páscoa o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, que ocorre em março no hemisfério norte, e o de outono, no sul.

O equinócio é o fenômeno natural em que nenhum dos hemisférios, tanto norte quanto o sul, ficam inclinados em relação ao Sol. Isso faz com que os raios solares mirem a Linha do Equador e os dois hemisférios recebam a mesma quantidade de luz. Desta forma, teremos 12 horas tanto durante o dia quanto durante a noite, determinando as 24 horas.