Por que foi possivel formar dois períodos simples com base em um composto sem grande adaptação

Plano de Aula

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Período simples e composto

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é enunciado?"; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em 01 de novembro de 2018.

ANUNCIATTO, Pedro e SEMIS, Laís. Qual é a melhor forma de organizar as carteiras na sala de aula? In.: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula - 28 mar. 2018 - Acesso em: 21/11/2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Site: Acervo #MUSEUdeMEMES - In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/).

Por que foi possivel formar dois períodos simples com base em um composto sem grande adaptação

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Professor:

  • Inicie a aula explicando aos alunos que eles estudarão as diferenças entre os períodos simples e compostos, por meio da leitura e reescrita de um meme da internet. O foco do plano está na diferenciação entre período simples e composto. Portanto, é necessário que os alunos tenham o conhecimento prévio do que sejam verbos e locuções verbais para que possam identificá-los enquanto núcleos oracionais dos períodos simples e compostos.
  • O meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella”, usado nesta aula, encontra-se disponível no acervo do #Museu de Memes (http://www.museudememes.com.br/acervo/) e também em “Materiais para Impressão”.
  • Cheque, de de forma breve, os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero memes, por meio de perguntas como:
  • O que são memes?
  • Em que veículos de comunicação eles costumam circular?
  • Quais são as principais características de um meme?
  • Por que os memes fazem tanto sucesso?
  • Cite alguns memes que ficaram famosos.

*Obs.: A escolha do gênero meme atende à proposta de se trabalhar com gêneros do discurso afinados com as esferas e demandas sociais contemporâneas, previstas pela BNCC: “Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas
diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivo.” (BNCC, p.65, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf - Acesso em 18/11/2018).

Além disso, trata-se de um gênero muito conhecido e difundido, sobretudo entre os jovens e adolescentes, por meio dos suportes eletrônicos e digitais do mundo moderno. Segundo as autoras Roxane Rojo e Jacqueline P. Barbosa:

“Não é difícil reconhecer o quanto a escola ainda privilegia quase que exclusivamente a cultura dita ‘culta’, sem levar em conta os multi e novos letramentos, as práticas, procedimentos e gêneros em circulação nos ambientes de cultura de massa e digital no mundo hipermoderno atual.

As demandas sociais devem ser refletidas e refratadas criticamente nos/pelos currículos escolares. Respondendo às questões anteriores, para que a escola possa qualificar a participação dos alunos nas práticas da web, na perspectiva da responsabilização, deve propiciar experiências significativas com produções de diferentes culturas e com práticas, procedimentos e gêneros que circulam em ambientes digitais (...)” (p.135).

(In.: ROJO, Roxane Helena Rodrigues e BARBOSA, Jacqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 135).

  • No site do #Museu de Memes há um texto muito interessante que explica e analisa o fenômeno dos memes, desde o seu surgimento até a sua popularização nos dias atuais. Há, inclusive, uma definição de meme criada pelo e para o Museu:

“Meme (uma abreviação do grego ?????? [mí?m??ma]) é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. Memes são geralmente efêmeros, mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória.”

Por que foi possivel formar dois períodos simples com base em um composto sem grande adaptação

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas e entregue-lhes cópias do meme Gamer Raiz X Gamer Nutella;
  • Como o foco da aula não é, exatamente, a análise das características do gênero, promova uma breve interpretação oral do texto, evidenciando os componentes responsáveis pelo humor do meme, direcionando a leitura por meio de perguntas relacionadas às imagens, à linguagem informal, ao tom provocativo, à comparação das características etc. *Obs.: No acervo do #MUSEUdeMEMES (especificamente na coleção RAIZ X NUTELLA), há um texto bastante divertido explicando a origem desta série de memes, a partir da transformação da palavra “nutella” em gíria, assim como gêneros e formatos, difusão e repercussão, além de exemplos notáveis de situações “Raízes X Nutellas” que viralizaram nas redes sociais e em outros meios de comunicação. In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/ - Acesso em: 18/11/2018).
  • Peça às duplas que identifiquem, usando canetas marca-texto coloridas, os verbos e/ou locuções verbais (núcleos oracionais) das frases empregadas no texto. Caso ache necessário, peça aos alunos para numerar as frases da primeira e segunda colunas, a fim de facilitar a leitura e a organização durante as atividades. Se necessário, retome o conceito de locução verbal com os alunos, para facilitar a sua identificação como núcleo oracional na atividade proposta. Segundo CUNHA E CINTRA (p. 408):

“Os conjuntos formados de um verbo auxiliar com um verbo principal chamam-se LOCUÇÕES VERBAIS. Nas LOCUÇÕES VERBAIS conjuga-se apenas o auxiliar, pois o verbo principal vem sempre numa das formas nominais: no PARTICÍPIO, no GERÚNDIO, ou no INFINITIVO IMPESSOAL.” In.: CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

  • Auxilie os alunos durante o processo de identificação dos verbos e das locuções-verbais, orientando-os a iniciar pelas frases da primeira coluna e, depois, pelas da segunda. Resposta: Coluna 1 - a) diverte jogando; b) valoriza; c) joga; d) passava jogando, tinha; e) ia, assistir jogando. Coluna 2 - a) fala; b) vive reclamando; c) precisa ; d) salva; e) vive assistindo.
  • Peça-lhes, enfim, para diferenciar os períodos simples dos períodos compostos, a partir da identificação das orações no exercício anterior. Resposta: Coluna 1: a, b, c = períodos simples (apenas uma forma verbal); d, e = períodos compostos (duas formas verbais). Coluna 2 - todas os períodos são simples (apenas uma forma verbal).

Materiais complementares:

Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).Canetas marca-texto coloridas.

Atenção, professor!

Observe, abaixo, o trecho de uma reportagem publicada na Revista Nova Escola, sobre as vantagens da disposição dos alunos em duplas:

“Esse formato é recomendado para uma interação mais direta entre os alunos. ‘É uma composição muito utilizada em atividades de produção de texto e de alfabetização, em que se podem construir duplas produtivas’, explica Claudia. O professor pode, por exemplo, propor uma atividade de escrita juntando um aluno com escrita ortográfica (isto é, que já domina a norma padrão da língua e é capaz de construções mais complexas) e outro que ainda não alcançou o mesmo nível, mas é criativo e pode ajudar na elaboração da história. Também pode unir um aluno alfabético e outro silábico para que troquem conhecimentos, ou ainda estudantes com saberes diferentes de matemática para resolver um problema que exige vários procedimentos.” Célia Senna atenta, no entanto, que na composição ideal, os integrantes das duplas não se sentam um ao lado da outro, mas um de frente para o outro. O modelo favorece a interação e discussão entre os dois colegas. ‘Pode parecer só um detalhe, mas dirigir o olhar e a discussão dessa maneira são favorecidos’, diz.

Por que foi possivel formar dois períodos simples com base em um composto sem grande adaptação

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Com base no modelo do meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA”, peça às duplas que criem o meme “CAVALEIRO RAIZ X CAVALEIRO NUTELLA”, empregando períodos simples e compostos;
  • Divida a sala ao meio, em dois grandes grupos, de modo que a turma da esquerda, por exemplo, represente o “CAVALEIRO RAIZ”, e a da direita, o “CAVALEIRO NUTELLA”.
  • Embora seja uma atividade que estimule a brincadeira e a provocação entre os grupos, cuide para que o respeito e a civilidade sejam mantidos durante a descrição das características dos CAVALEIROS.
  • Estipule um tempo (15 minutos) para que as duplas escrevam as características dos dois tipos de cavaleiros;
  • Após o término do tempo, estimule os representantes das duplas a lerem os seus memes aos demais colegas da sala. Organize a atividade de modo a garantir equidade em relação às leituras das produções dos alunos, para que os dois grupos sejam contemplados com as mesmas oportunidades.
  • Explique aos alunos que, por questões relacionadas ao tempo da aula, é possível que nem todas as produções sejam lidas.

Materiais complementares:

Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO6_14ATS03

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200); Padlet (veja como usá-lo em: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso ); programa de edição de imagem básico (celular ou computador).

Introdução

Envie um áudio/vídeo aos alunos dizendo que irão criar um Meme nesta aula. Ative os conhecimentos prévios de seus alunos relembrando os conceitos de Oração, Período Simples e Período Composto. Contextualize o trabalho com o Gênero Meme utilizando as Orientações do Plano. Encaminhe o meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA” (disponível no Plano) como imagem e peça que os alunos marquem no Meme os períodos simples com a cor vermelha e os períodos compostos com a cor amarela, usando os recursos básicos de edição de imagem do celular ou do computador (Paint). Encerre seu áudio/vídeo dizendo que irá encaminhar uma atividade a ser feito EM DUPLAS, por escrito (por whatsapp ou e-mail), que deverá ser postada no Padlet. Caso não seja possível utilizar o Padlet, combine a entrega pelos canais de comunicação que sejam mais fáceis para vocês.

Desenvolvimento

Verifique as imagens que os alunos lhe encaminharam, marcadas com vermelho e amarelo, e confira se a turma está bem apropriada do conceito de Período Simples e Composto. Caso necessário, faça, por escrito, um feedback dessa atividade destacando e reforçando o que achar necessário. Encaminhe, por escrito, a atividade de produção de Meme às duplas, orientando-as a criar, com base no modelo do meme “GAMER RAIZ X GAMER NUTELLA”, um meme no mesmo estilo, mas usando outro sujeito. Se quiser, utilize algumas dessas sugestões: desenho animado raiz x desenho animado nutella; aluno raiz x aluno nutella; mãe raiz x mãe nutella; pijama raiz x pijama nutella. Peça que as duplas usem a criatividade para escolher sobre quem irão falar, que seja algo do universo deles, para ficar mais divertido. Combine uma data de entrega da atividade e crie um mural no Padlet, onde as duplas deverão expor suas produções.
Fechamento

Por áudio, solicite que as duplas visitem os Memes dos colegas e escolham os que mais gostaram, fazendo comentários no próprio Padlet (ou por outro meio combinado por vocês). Retome, no mesmo áudio, os conceitos trabalhados nesta aula (verbo como núcleo da oração, conceitos de período simples e composto) e cite alguns exemplos tirados dos Memes criados pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.

Convite às famílias

Convide as famílias a criarem um Meme do estilo Raiz x Nutella para compartilhar no grupo da turma ou no mesmo Padlet criado para expor os Memes dos alunos. Pode haver até um concurso de Memes, com votação de outras turmas da escola.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudio Santana Bispo
Mentor: Joseana Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Períodos simples e compostos no gênero meme

Finalidade da aula: Compreender as diferenças entre períodos simples e compostos por meio da leitura e reescrita de um meme da internet.Ano:6º ano do Ensino Fundamental.

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.

Habilidade(s) da BNCC EF06LP08: Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas em torno de um núcleo verbal e períodos como conjunto de orações conectadas; EF06LP09: Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1: Identificar e compreender o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
  • Aula 2: Identificar e compreender, por meio de exercícios, o verbo como núcleo oracional dos períodos simples e compostos, a partir do texto “Apólogo dos dois escudos”.
  • Aula 3: Compreender as diferenças entre períodos simples e compostos por meio da leitura e reescrita de um meme da internet.
  • Esta aula possibilita compreender as diferenças entre períodos simples e compostos, a partir de uma atividade de revisão envolvendo a leitura e reescrita de um meme da internet, disponível em: Acervo #MUSEUdeMEMES  (http://www.museudememes.com.br/acervo/) e em “Materiais para Impressão”.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Cópias do meme “Gamer Raiz X Gamer Nutella” (Disponível em: http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2018/05/V%C3%A1rios-memes-de-gera%C3%A7%C3%A3o-Raiz-x-Nutella-2.jpg - Acesso em 18/11/2018).
Canetas marca-texto coloridas.

Dificuldades antecipadas: Compreender as diferenças entre frase, oração e períodos (simples e composto), a partir da identificação do verbo como núcleo oracional.

Referências sobre o assunto:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. "O que é enunciado?"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-enunciado.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2018.

ANUNCIATTO, Pedro e SEMIS, Laís. Qual é a melhor forma de organizar as carteiras na sala de aula? In.: https://novaescola.org.br/conteudo/11093/qual-e-a-melhor-forma-de-organizar-as-carteiras-na-sala-de-aula - 28 mar. 2018 - Acesso em: 21/11/2018.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.

CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Site: Acervo #MUSEUdeMEMES - In.: (http://www.museudememes.com.br/acervo/).