Como fazer para controlar a altitude do voo do balão?

Como fazer para controlar a altitude do voo do balão?
Como fazer para controlar a altitude do voo do balão?

O balonismo é mais que um esporte: é também um hobby, tanto para pilotos quanto passageiros, e uma forma bastante difundida de turismo em diversos países. E, em todas essas variações, andar de balão é muito seguro - a atividade de voo mais segura que existe, mesmo quando comparada à aviação, na avaliação de Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB). Por isso, a notícia de que três brasileiros morreram durante um voo de balão na Capadócia causou espanto entre os entusiastas, que rechaçam a possibilidade de que o tráfego intenso no local tenha motivado o acidente.

"Muitos balões podem voar juntos - em alguns eventos, chegam a voar 700, até mil balões ao mesmo tempo. Não é o tráfego que aumenta ou diminui os riscos de acidente: o que influencia nisso é a negligência às normas de segurança", afirmou Romagnoli ao Terra. "Os acidentes também estão relacionados à falta de controle e à falha humana", acrescentou o presidente da CBB.

Para voar, não há qualquer restrição; já para pilotar, é preciso passar antes por um curso de balonismo, ter mais de 18 anos e demonstrar aptidão física e psicológica. Seja para participar de um esporte, ver o mundo de cima ou simplesmente se divertir, voar de balão é recomendado para muitos interessados. É necessário, porém, tomar cuidado em qualquer parte do mundo e se assegurar de que a atividade é regulamentada e feita por profissionais em uma área adequada. 

Como surgiu?

Considerado precursor da aviação mundial, o balonismo é a forma bem-sucedida mais antiga de transporte humano pelos ares. O primeiro voo de balão realizado com pessoas ocorreu em 1783, na França, devido aos esforços dos pilotos Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlandes. Durante 25 minutos, eles viajaram cerca de 12 quilômetros a uma altitude de quase 1 mil metros ao redor de Paris e pousaram com segurança no bairro francês de Butte-aux-Cailles.

"Os primeiros experimentos de voos com balão (como forma de transporte) aconteceram há três séculos. Já o balonismo como esporte e veículo de turismo tem passado por um desenvolvimento bem grande nos últimos 50 anos. Hoje, o balonismo está difundido no mundo todo", avalia Edson Romagnoli.

Como funciona?

Com o material necessário separado previamente, uma equipe bem treinada consegue montar um balão e deixá-lo pronto para voar em apenas 10 minutos. São necessários um cesto, o globo, combustível e o chamado maçarico, com o qual se dosa as chamas que fazem o balão decolar, se manter no ar e, enfim, pousar. Todo o processo é controlado pelo piloto, que deve equilibrar os esforços necessários para manter o veículo no ar ou levá-lo à terra firme.

Veja queda de balão que causou mortes de brasileiras na Turquia

Video Player

Como fazer para controlar a altitude do voo do balão?

O balão voa regido por uma força da física conhecida como empuxo - descrito por Isaac Newton em suas célebres leis. O presidente da Confederação Brasileira de Balonismo compara o movimento àquele de uma embarcação que flutua na água. "Voar (de balão) é ação de 'maçaricar', manter o ar aquecido (no interior) e equilibrar com o ar exterior. Esse ato provoca empuxo e, depois de ter o ar aquecido, equilibra o peso necessário até possibilitar a decolagem."

O tempo de voo depende da carga de combustível, mas geralmente dura cerca de 1h30. O recomendado, porém, é que os veículos saiam abastecidos com carga suficiente para duas horas de voo, por margem de segurança.

Segurança

Há algumas preocupações que pilotos e passageiros devem ter antes de decidir voar. A principal delas é seguir as normas de segurança - rígidas e difundidas mundialmente, de acordo com Edson Romagnoli. Ele explica que o balão é uma aeronave com prefixo, como qualquer outra (desde aviões Boeing a helicópteros, por exemplo). Assim como na aviação, toda a atividade deve ser feita por profissionais e supervisionada por controladores de voo.

Áreas com aeroportos e onde há grande incidência de linhas de alta tensão não devem receber viagens de balão. Nas regiões onde a prática é permitida, segundo Romagnoli, existe grande segurança, e é muito difícil um balão encostar no outro - ainda que existem dezenas de balões voando juntos. "Para se voar, há uma resevra de espaço aéreo", garante o presidente da CBB. No acidente da Turquia, investigações preliminares apontam que a cesta de um balão que voava mais alto rompeu o tecido de outro globo, causando a queda que vitimou pelo menos três pessoas.

Fonte: Terra

Você já parou para pensar o que faz um balão de ar quente voar?

É o mesmo princípio que mantém a comida congelada nas geladeiras das quitandas e supermercados que permite um balão a ar quente voar. É um princípio muito simples: ar quente sobe e ar frio desce. Enquanto o ar super frio originado no seu congelador envolve a comida nas prateleiras abaixo, o ar quente dentro do balão sobe e empurra o balão para cima, mantendo o balão flutuando. Um balão a ar quente é subdividido em 3 partes principais: o envelope, o maçarico e o cesto. O cesto é onde os passageiros voam. Usualmente é feito de vime, protege os ocupantes, além de ser leve e flexível. O envelope é a parte de tecido colorido que mantém o ar quente.

Quando o ar dentro do envelope é aquecido, o balão flutua.

Voar de balão é um sonho de diversas pessoas! No fundo, todo mundo tem aquela curiosidade, mas as vezes o medo pode impedir de vivermos essa experiência tão particular. Com o intuito de mudar essa situação, a Universo Balonismo preparou esse conteúdo para sanar algumas dúvidas, inclusive a altura atingida durante o vôo.

A resposta é: em alguns momentos do passeio de balão, a aeronave atinge em média 500 metros de altura – concedendo uma visão panorâmica da região -, tudo dependendo da direção e intensidade dois ventos.

O fato do balão não ser dirigem e voar ao sabor dos ventos, no passeio de balão fazemos o voo de balão subindo e descendo pegando as diferentes camadas com diferentes direções e desta forma levamos o balãso para onde querendo onde tem uma área segura para o pouso.  

Como é o passeio de balão?

O passeio de balão é extremamente seguro. O vôo de balão se inicia com o processo de inflagem com ar frio, usamos ventiladores potentes até completar ¾ do balão; então inicia-se o procedimento de aquecer o ar com maçarico até o balão ficar na posição em “pé”. Com tudo pronto, é só embarcar e começar a aventura!

Os voo ocorrem na hora em que o sol está nascendo entre 6 e 7 horas, este horário é fundamental para realizar o passeio de balão com segurança, uma vês que a brisa é suave devido o solo e o ar não estarem aquecidos pelo sol e desta forma não gerando térmicas assim podemos seguir o voo de balão com total segurança e tranquilidade, além é claro de presenciar um belo visual.

Durante todo passeio, desde a decolagem até o pouso, os passageiros são acompanhados de uma equipe experiente e qualificada que segue o balão de acordo com orientações do piloto.

O passeio de balão ocorrem em áreas determinadas que tenham o NOTAM que nada mais é de uma autorização da Anac para fazer voos de balão naquela região, onde existe uma determinação de espaço aéreo onde podemos voar de balão com segurança sem interferência de outras aeronaves.

No pouso do balão o piloto conduz o mesmo para áreas extensas com pastagens e as vezes plantações pois é difícil ter uma precisão, e por vezes pousamos em áreas como chácaras que precisamos da autorização dos donos para podermos retirar o equipamento.Em caso de algum dano na propriedade com amassar a plantação temos que comunicar e indenizar o proprietário.

Após o voo de balão que dura em média 50 minutos fazemos um brinde com espumante que é uma tradição no balonismo.

Passeio de balão com a Universo Balonismo

Por que não viver esse momento inesquecível e aproveitar o melhor preço de passeio de balão?
Aqui na Universo Balonismo você pode. Entre em contato para tirar todas as dúvidas e solicitar um orçamento!

Dividimos no cartão e tem muitos itens inclusos no passeio de balão como desejum de boas vindas, brinde com espumante, vídeo e fotos do passeio, café da manhã completo após o pouso tudo para completar sua experiência no passeio de balão mais especial de todos.

Os passeio de balão quando você faz a pesquisa parecem todos iguais, mas na prática são muito diferentes, tem empresas que só voam baixo e não tem nada do que oferecemos, já com a Universo Balonismo nos subimos alto para o passeio ter este maravilhoso visual do horizonte que sem dúvida é o momento mais marcante no passeio de balão.